10 Hábitos sustentáveis para se ter um consumo consciente de moda

No mundo em constante evolução da moda, cada peça que escolhemos pode ter um impacto duradouro. Em meio a tendências passageiras e mudanças rápidas, surge a necessidade de adotar hábitos sustentáveis para um consumo consciente. Sendo assim, leia a seguir algumas maneiras de construir um guarda-roupa que seja gentil com o planeta e, ao mesmo tempo, reflita nosso estilo único.

Confira, 10 Hábitos sustentáveis para se ter um consumo consciente de moda:

10. Priorizar peças duráveis

Ao adquirir uma peça de vestuário, verifique os tecidos utilizados em sua confecção. Com frequência, as roupas são produzidas com poliéster, que é, essencialmente, plástico e pode possuir qualidade significativamente inferior em comparação a tecidos nobres como linho ou algodão.

Além disso, os tecidos de poliéster, tem uma durabilidade muito inferior a outros tecidos, podendo ser facilmente deteriorado e tendo sua vida útil encurtada. Com isso, o descarte dessa peça será feito em menos tempo, o que contribui para um consumo desenfreado, visto que novas peças serão compradas para substituir aquela.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Clique na imagem e confira peças de second hand!

9. Não usar só tendências

Outra maneira de aderir a um consumo consciente é deixando de usar apenas tendências. Um guarda-roupa onde não se tem peças básicas para a composição de um look, acaba com que as peças são usadas poucas vezes e já são descartadas assim que a tendência acabar. Portanto, o ideal é construir um guarda-roupa cápsula e dosar as peças tendências nos armários.

8. Ter um armário cápsula

O guarda-roupa cápsula nada mais é do que um armário inteligente, onde possui peças básicas e chave, que podem combinar entre si. Sendo assim, a base desse guarda-roupa é constituída de peças atemporais que nunca saem de moda como um bom jeans, camiseta preta e branca, jaqueta de couro, camisa branca e assim por diante.

Clique na imagem e confira peças de second hand!

7. Troque de roupa com as amigas

Uma das formas de evitar comprar novas roupas e mesmo assim continuar inovando nos looks é dividir o armário com sua amiga ou amigo mais próximo. Assim, as peças vão ter mais circularidade e você evita ficar comprando coisas novas para usar poucas vezes. Sendo assim, procure o seu amigo ou amiga mais estilosa e combine com ela essa troca!

6. Leia a etiqueta de composição

Por conseguinte, para evitar que suas roupas tenham menos tempo de vida útil, um passo importante para ela é saber como cuidar das mesmas. Pois um mal uso das peças, fazem com que sua durabilidade seja encurtada, fazendo o descarte da peça ser mais rápido que o tempo possível de duração dela.

No entanto, as marcas são obrigadas a colocarem etiquetas de composição informando tudo que pode e o que não pode fazer com elas. Então sempre observe se sua roupa pode ir na máquina de lavar, se pode usar cloro, passar ou secar na secadora, assim suas roupas irão durar muito mais tempo como novas.

Clique na imagem e confira peças de second hand!

5. Customize e repare peças antigas

Ademais, outra forma de adquirir um novo destino para suas peças antigas ou as que você já enjoou, é customizando-as. Procurar um DIY (do it yourself) para fazer, seja pintando, colando patches, recortando ou costurando, do jeito que você preferir. Assim você vai dar uma cara nova para elas e renovar o seu guarda-roupa com peças exclusivas.

4. Compre de marcas conscientes

Outra forma de começar a aderir um consumo consciente, é procurar marcas com o mesmo propósito. Marcas que tem zero desperdício de tecido durante a produção, que reciclam suas sobras, que fazem compensação de carbono, evitam ao máximo usar plástico na sua cadeia produtiva e entre outros. Sendo assim, se alinhar com essas práticas, ajuda as marcas que tomam essas iniciativas a crescerem e influenciarem as outras a seguir da mesma forma.

10 hábitos sustentáveis para se ter
Clique na imagem e confira peças de second hand!

3. Descartar tecidos no lugar correto

Se você tem roupas que não estão em boas condições para serem reaproveitadas por outras pessoas em doações ou vendendo, o descarte das mesmas deve ser feito de maneira correta. Portanto, roupa não se joga no lixo comum, pois assim elas vão parar em aterros sanitários e demoram anos para se decompor emitindo gases de efeito estufa.

Sendo assim, a melhor maneira de descartar os tecidos, é em pontos de coleta que algumas lojas oferecem ou encontrando algum próximo em seu bairro. O tecido ao ser reciclado ele pode ser reaproveitado para enchimentos de carro e até para a produção de cobertores para moradores de rua.

2. Compre peças vintage e de segunda mão

Como resultado, cada vez mais as pessoas estão criando o hábito de usar peças de second hand, no qual, outras pessoas passaram para a frente. Essa maneira é um ótimo jeito de garantir peças vintage e exclusivas de coleções passadas que não estão mais em circulação no mercado habitual. Portanto, o Etiqueta Única é um ótimo local para garimpar essas peças exclusivas!

10 hábitos sustentáveis para se ter
Clique na imagem e confira peças de second hand!

1. Desapegue do que não usa mais

Por fim, se você não usa uma peça tem mais de 6 meses, é hora de colocá-la em circulação. Contudo, uma ótima maneira de garantir uma renda extra e lucrar com o que você não usa mais, é vendendo as suas peças. Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!!

10 hábitos sustentáveis para se ter
Clique na imagem e confira peças de second hand!

Esses foram os 10 hábitos sustentáveis para se ter um consumo consciente de moda. Qual você já está aderindo? Conte para nós!

Confira também: 8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

10 hábitos sustentáveis para se ter

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…
capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…

Revelado mais um Embaixador da Dior: Louis Garrel!

Desde sua fundação em 1946, a maison Dior tem sido referência em bolsas e outros artigos de luxo. Com um legado que atravessa décadas, a marca continua a surpreender, expandindo sua lista de embaixadores famosos. Recentemente, a notícia da adição de Louis Garrel ao seu seleto time de representantes masculinos causou alvoroço no mundo da…