|

Tudo sobre o figurino do filme Barbie!

Barbie talvez seja um dos filmes, se não o mais, aguardado de 2023. Inspirado na boneca mais famosa do mundo, o longa é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling e dirigido pela renomada diretora Greta Gerwin e tem estreia marcada para o dia 20 de Julho nos cinemas brasileiros.

Além de seu enredo, grande elenco e sets que mais parecem brinquedos , o figurino usado pelos personagens, principalmente pela protagonista, é um dos pontos que mais chamam atenção no longa. Assinado por Jacqueline Durran, que também foi responsável pelos figurinos de filmes “Adoráveis Mulheres”, “Anna Karenina” e “A Bela e a Fera”, os looks usados pelos personagens são verdadeiras obras de artes que foram criados pela figurinista, mas também contaram com peças vintage da marca francesa Chanel.

Em entrevista com exclusividade para a Vogue americana, Jacqueline conta mais detalhes sobre o figurino de Barbie e o processo de criação. Confira abaixo:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Depois de ganhar um Oscar por seu trabalho em “Adoráveis Mulheres”, Jacqueline Durran foi convocada pela diretora Greta Gerwin para seu próximo projeto: materializar um mundo inteiro da Barbie. Durran notou que o processo era diferente de seus outros trabalhos: “Você não trata a Barbie como trata um personagem normal, porque a motivação para o que ela está vestindo não vem de dentro”.

“A Barbie realmente está interligada com a moda, já que uma das principais formas de brincar com ela é justamente vestindo-a. A roupa é a sua forma de expressão,” disse Durran à Vogue.

A Barbie é prática. “O que define o que ela veste é para onde está indo e o que está fazendo”, explica

Durran. “Trata-se de estar completamente vestida para o trabalho ou tarefa.” Cada boneca é vendida com um pacote de moda. Então, para ir à praia, a Barbie precisa de um vestido, uma bolsa, chapéu, sapatos adequados e acessórios. Esses conjuntos de roupas mudam e se transformam dependendo do que está acontecendo na Barbie Land.

Margot Robbie em "Barbie". (Fotos: Reprodução/Instagram @harpersbazaarus)
Margot Robbie em “Barbie”. (Fotos: Reprodução/Instagram @harpersbazaarus)

E a praia é um dos cenários mais importantes e cruciais do filme. Então, a coleção Malibu Barbie foi a chave”. Mas, em vez de uma cópia direta da boneca original, Durran também desenhou modelos das décadas de 1950 e 1960 para um toque retrô, inspirado em Brigitte Bardot como um estilo beach-babe idéale. Todos os figurinos da Barbie Land se encaixam em uma das cerca de quinze combinações de cores “que deram origem à ideia de uma praia na Riviera Francesa no início dos anos 1960”. Pense em trios vibrantes de tons pastel: “lavanda, azul brilhante, azul claro; verde, laranja, bege; laranja, azul, rosa; dois rosas e um amarelo…”

“Eu tinha compradores saindo todos os dias em busca de roupas em cores específicas em todas as lojas de Londres”, diz Durran. A figurinista explica que a equipe seguia uma tabela rigorosa de combinações de tons para consultar ao longo do processo. “Queríamos que aquele mundo fosse um ambiente realmente controlado”, diz ela. E era uma tarefa vertiginosa. “Greta escreve a 100 milhas por hora, muitas vezes quatro cenas em uma página de roteiro… Há muitas mudanças de figurino”, diz ela sobre as centenas de looks que sua equipe criou.

De coletores de lixo a funcionários dos correios, havia dezenas de trabalhos do mundo da Barbie para vestir, deixando a equipe de Durran vasculhando as lojas em busca do macacão rosa perfeito ou kit de ferramentas. Para uma roupa de médico, a equipe tirou fotos de todos os profissionais dessa área que a Mattel criou nos últimos 60 anos como inspiração.

Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken em "Barbie". (Fotos: Reprodução/Instagram @filmupdatesmain)
Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken em “Barbie”. (Fotos: Reprodução/Instagram @filmupdatesmain)

Jacqueline e sua equipe tiveram apenas onze semanas para fazer todos os figurinos, e o time ainda estava criando figurinos durante as filmagens. Para construir o figurino, ela procurou referencias na história da boneca, começando com sua versão mais antiga: a Barbie de 1959, que ostentava um maiô preto e branco, batom vermelho, sombra azul e salto alto. 

Sua recriação quase idêntica, estreou no primeiro trailer do filme: uma  paródia de 2001: Uma Odisséia no Espaço. As primeiras fotos dos paparazzi das filmagens que mostravam Robbie e Gosling em looks de patinação ácido-neon foram adaptadas da Hot Skatin’Barbie de 1994. “Ken é uma espécie de subsidiária da Barbie. Então, Hot Skatin’Barbie é a influência no mundo real do visual de patins, e Ken tem sua própria versão.”

É claro, a cor rosa era muito importante e que esteve presente com grande frequência nos looks usados pelas Barbies no filme, mas não era a única cor usada por elas. “É uma parte muito forte de seu guarda-roupa, mas não é 100% dele”, diz Durran. “Mas se você quiser fazer algo imediatamente parecer ‘Barbie’, acho que o rosa faz isso por você.” A maioria dos tecidos da Barbie Land foi adquirida por sua equipe, mas “se Margot usa algo que não fizemos, é praticamente Chanel,  marca a qual a atriz é embaixadora desde 2018.

“Eles estão muito interessados em apoiar o cinema e nos ajudaram a encontrar looks que funcionariam na história”, diz Durran. “Eles nos enviaram qualquer coisa que queríamos. Foram ótimos parceiros.”

Margot Robbie e Issa Rae em "Barbie". (Fotos: Reprodução/People.com)
Margot Robbie e Issa Rae em “Barbie”. (Fotos: Reprodução/People.com)

Do acervo da grife francesa, a equipe usou terninhos, moda praia, esporte e acessórios – principalmente peças dos anos 1980. “Qualquer peça que gostamos, mas que não eram do tamanho ou cor certa, eles refizeram para nós”, diz a figurinista. Enquanto seu look favorito pessoal é um vestido rosa Coco Beach contemporâneo com acessórios Chanel – joias de logomania, bolsa, sapatos – muitos dos outros figurinos tinham um toque dos anos 80.

Sobre o Filme

Nem tudo são flores para a excêntrica e individualista boneca Barbie (Margot Robbie). Por conta de suas imperfeições, ela acabou saindo de Barbielândia e foi parar no mundo humano. Lá, Barbie foi buscar sua verdadeira felicidade. Contudo, quando descobre que sua terra natal corre perigo, ela não pensa duas vezes e decide retornar para ajudar velhos conhecidos, como Ken (Ryan Gosling).

Barbie é um dos filmes mais aguardados pelo público e promete ser um dos maiores sucessos do ano. Para conferir a entrevista completa da figurinista do filme, clique aqui.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…