Os destaques da semana de alta-costura 2023

A semana de alta costura terminou hoje (26/01/2023) e trouxe muito surrealismo e polêmicas. Os desfiles em sua maioria foram marcantes e não convencionais, com grandes histórias por trás e peças que chamaram atenção da crítica. Separamos os desfiles que mais marcaram essa temporada de alta-costura contando um pouco da história e as percepções sobre as coleções.

Confira os destaques da semana de alta costura Primavera/Verão 2023:

Viktor & Rolf

Um desfile de moda nunca foi tão divertido após a apresentação da coleção da Viktor & Rolf. O desfile apresentou 18 modelos de vestidos estilo debutante, com suas saias bufantes de tule e tons pasteis, em uma abordagem não convencional que causou risos entre a plateia. Os vestidos, em sua maioria, foram projetados para fora do corpo, com silhuetas ligeiramente tortas, como um erro de photoshop. Um outro contexto que pode-se fazer alusão ao desfile, são os recursos visuais do telefone, que invertem as imagens sendo possível distorcer os corpos e estruturas, distorcendo o senso de realidade.

A primeira fileira do desfile contou, novamente, com a participação de Doja Cat, que mais uma vez entregou tudo no visual. A cantora transformou cílios postiços em sobrancelhas, bigode e cavanhaque, voltando novamente a atenção para ela após sua aparição no desfile da Schiaparelli. Os internautas ficaram “desapontados” com o look dela para o desfile anterior, por não ter a presença de cílios em sua maquiagem, então eles queriam cílios e ela deu

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Foto 1: Desfile Viktor & Rolf (Foto/Reprodução: Vogue Runway) / Foto 2: Doja Cat (Foto/Reprodução: Elle). Clique na imagem e confira mais peças similares.

Valentino

A coleção “Le Club Couture” trouxe ideias clássicas em modelos ousados para a alta costura esse ano. Com muitas plumas e babados, a coleção de Pierpaolo Piccioli era brilhante e divertida. As modelos usavam camisas sociais com gravatas, combinadas juntamente a calcinhas com laços enormes. Entre cortes retos e amplos, os modelos alternavam-se entre eles com peças mais despojadas com muita cor e brilho.

A cor que predominou o desfile de outono em 2022, foi o Valentino PP Pink, que não ficou de foa e também teve sua aparição no desfile esse ano. Mas ao invés dos looks monocromáticos, ele veio como ponto de cor nos acessórios como cinto, luva, meias e no sapatos. O desfile da Valentino contou com diversas aparições de celebridades como Sam Smith, Anne Hathaway, Doja Cat, Dove Cameron e Charli XCX.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Chanel

O desfile da Chanel, trouxe cores lúdicas e criaturas mitológicas na passarela. O antigo apartamento de Gabrielle Chanel, na Rue Canbom em Paris, foi restaurado por Jacques Grange em 2021, 50 anos após a sua morte, e serviu como fonte de inspiração para a diretora criativa Virginie Viard criar a coleção. O imóvel possui diversos objetos e esculturas de animais como leões, pássaros e camelos, que tiveram sua interpretação em esculturas gigantes feitas de material reciclável por Xavier Veilhan.

Nas roupas o branco foi predominado, os conjuntos de tweed clássicos bem estruturados e colados ao corpo, contaram com bordados e rendas representando a excepcionalidade da alta-costura. O desfile se encerrou com o tradicional vestido de noiva com saia curta, braços descobertos, gravata de borboleta e andorinhas bordadas na renda.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Armani Privé

A inspiração de Giorgio Armani neste desfile, foram os arlequins, com suas formas e cores, tomaram conta do cenário e das roupas. Nos modelos é possível ver a própria interpretação dos Arlequins para o estilista, com estampas geométricas e o xadrez marcante na coleção, ao invés das marcantes cores dos arlequins, vieram cores como o verde, azul, rosa e lilás. Outra fonte de inspiração para ele foi a Commedia dell’arte, que é uma vertente do teatro renascentista italiano do século XV, que mostrava a arte do improviso entre os atores que contavam histórias de comédia com acrobacias.

A coleção apresentou jaquetas, bem estruturadas, com ombreiras, de modelagem reta porém assimétricas, recortes nas saias e vestidos marcaram presença, principalmente com bastante pele a mostra. As estampas sempre combinada ao contorno preto, assim como os arlequins e os babados, laços e o tecido acetinado também foram explorados no desfile.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Fendi e Robert Wun

Kim Jones trouxe para Fendi a leveza da lingerie para as ruas, tendo novamente a moda de “ficar em casa” retratada nos desfiles, mas dessa vez, presentes na primavera/verão 2023. Modelos de vestidos longos, com a leveza das roupas intimas, trouxe a sensualidade e a transparência nas peças acompanhado de cores pálidas. O drapeado e a presença de rendas nas coleções marcaram a semana de desfiles para alta-costura. A primeira fila do desfile da Fendi, contou com celebridades como a Rita Ora, Courtney Love, Shalom Harlow e Amber Valletta.

O último desfile que encerrou a semana, foi a marca do estilista Robert Wun. Nascido em Hong Kong, ele lançou sua marca em 2014 e estreou hoje na alta-costura desfilando como estilista convidado. A presença futurista e estruturas marcantes em suas peças, fazem o desfile de Wun um verdadeiro show, sua peças fluidas, plissados, cores intensas e o surrealismo nas peças, fechou a semana com chave de ouro.

(Foto/Reprodução: vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Outro desfile marcante que fizemos um post exclusivo foi o da Schiaparelli. Para você, qual desfile mais te marcou?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Prada Beauty Expande Linha com Creme para as Mãos

    O luxo agora também se sente, se cheira e hidrata. A Prada Beauty acaba de lançar o Prada The Hand, com embalagem que é puro desejo e textura que traduz o DNA sofisticado da maison milanesa. Um lançamento que está movimentando o mundo da beleza e merece atenção. Descubra todos os detalhes e como a…
  • Os Sapatos de Luxo Nunca Usados no Etiqueta Única: 5 Modelos Femininos Icônicos

    Existem momentos em que um par de sapatos parece falar diretamente com quem o observa. Para mulheres apaixonadas por moda, o encontro com um modelo de luxo icônico é quase ritualístico: um toque de cristal, uma fivela emblemática ou a curva perfeita do salto podem despertar a mesma emoção que Carrie Bradshaw sentia diante de…
  • 4 Bolsas Icônicas de Marcas de Luxo com Estampa Monograma

    Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
  • As Melhores Peças da Hermès para investir

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • Classic Black: As Bolsas Pretas de luxo para investir!

    Quando falamos de cores de bolsas, os modelos em preto são os mais queridos e tradicionais, estando presente no guarda roupa de quase todas as mulheres. Esta é uma cor versátil, clássica e atemporal e investir em peças neste tom garante combinações para quase todo  look que usamos, sejam eles para ocasiões casuais ou mais…
  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…