capa do post sobre virginie viard deixar a chanel
|

Virginie Viard deixa o cargo de diretora criativa da Chanel!

Foi anunciado na noite da última quarta feira, 05 de Junho, uma notícia que chocou a todos no mundo da moda: a estilista Virginie Viard irá deixar seu cargo de diretora criativa da Chanel após cinco anos nele e quase três décadas trabalhando na maison francesa.

A notícia foi noticiada primeiramente pela Vogue Business, que reportou com exclusividade. Confira abaixo mais detalhes sobre a saída de Viard da casa de moda e uma breve trajetória da estilista dentro de uma das principais marcas de luxo da indústria da moda.

Virginie Viard deixa a Chanel

Após 30 anos, incluindo os últimos cinco como diretora artística, Virginie Viard está deixando a Chanel. A casa confirmou sua saída para a Vogue Business na última quarta-feira, 05 de Junho.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

“A Chanel confirma a saída de Virginie Viard após uma rica colaboração de cinco anos como diretora artística de coleções de moda, durante os quais conseguiu renovar os códigos da casa respeitando a herança criativa da Chanel, e quase trinta anos dentro da casa. Uma nova organização criativa será anunciada oportunamente. A Chanel gostaria de agradecer a Virginie Viard pela sua notável contribuição para a moda, criatividade e vitalidade da Chanel,” disse a maison em um comunicado de imprensa.

Viard was appointed artistic creative director in 2019 after Karl Lagerfeld passed away. The Haute Couture Fall-Winter 2024/25 collection will be presented as planned on June 25th at the Opéra Garnier. Viard foi nomeada diretora criativa em 2019, após o falecimento de Karl Lagerfeld. A coleção de Alta-Costura Outono/Inverno 2024/25 será apresentada como planejado no dia 25 de Junho na Opéra Garnier, em Paris.

Virginie Viard. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)
Virginie Viard. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)

Virginie e sua relação com a Chanel

Virginie Viard nasceu em 1962  e foi criada na cidade de Lyon, localizada na histórica região francesa de Ródano-Alpes. Sua paixão e imersão no mundo da moda começou desde pequena, já que seus avós trabalhavam como fabricantes de seda.

Sua história na Chanel começou por intermédio de um camareiro do príncipe Rainier III de Mônaco,  amigo da família da francesa, que indicou a então jovem estilista para estágio na maison, dentro do ateliê de bordados de alta-costura, em 1987. Foi na marca francesa que Virginie construiu praticamente toda a sua carreira – salvo por um hiato de cinco anos, entre 1992 e 1997, quando trabalhou na Chloé a pedido de Karl, que também comandava a grife na época.

Durante sua passagem pela Chloé, a estilista continuou seu envolvimento com figurinos, criando os figurinos dos filmes “Três Cores: Azul” (1993) e “Três Cores: Branco” (1994).

Virginie Viard no desfile Chanel Cruise 2024/25. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Edition.Cnn.com)
Virginie Viard no desfile Chanel Cruise 2024/25. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Edition.Cnn.com)

Viard voltou para a Chanel cinco anos depois, indo trabalhar como coordenadora de de Alta-Costura. Em 2000, tornou-se diretora do estúdio de criação da Chanel, onde supervisionou as coleções de alta costura,Ready-to-Wear e acessórios.

Como diretora do estúdio de criação, posto que ocupou desde seu retorno a Chanel até a morte de seu chefe, Virginie supervisionava a concepção de oito coleções por ano, desde o prêt-à-porter até a alta-costura, e mais duas coleções que não são desfiladas.

Ávida pesquisadora do legado de Gabrielle Chanel(é ela quem remexe os arquivos da marca, mantidos em Pantin, a 40 minutos de Paris, procurando referências para cada coleção), a estilista era responsável por transformar a visão de Karl em realidade. “Braço direito (e esquerdo)”, como dizia o próprio, Virginie transformava os famosos desenhos em lápis-colorido e pastel do designer (que ele produzia à mão, um por um) em complexas peças. Mas não só. A estilista também supervisionava a produção de pelo menos 200 costureiras espalhadas em seis ateliês, participava da escolha de modelos, fittings e concepção de desfiles.

Karl Lagerfeld e Virginie Viard no desfile de Primavera/Verão da Chanel em 2018. Clique na imagem e confira criações da marca!
Karl Lagerfeld e Virginie Viard no desfile de Primavera/Verão da Chanel em 2018. Clique na imagem e confira criações da marca!

Virginie Viard se tornou diretora criativa da Chanel em 2019, quando foi anunciada como sucessora de Karl Lagerfeld após seu falecimento. Sua promoção para o cargo foi um símbolo para a grife: ela foi a primeira mulher desde Gabrielle Chanel a comandar a criação de moda da etiqueta francesa.

Sua estreia se deu com a coleção Resort 2020, que foi desfilada em Maio de 2019 no Grand Palais em Paris. Nela, a estilista manteve vivo o legado do “Kaiser Karl” em termos de cenário e estilo, apresentando peças cheias de cores, ternos em preto e branco e longos vestidos plissados nas passarelas.

Durante os cinco anos que ocupou o cargo, Viard ficou conhecida por procurar inspiração para suas criações em mulheres “de verdade” e seu lifestyle. A cada coleção, era possível observar a identidade de Virgnie em cumprir a missão de refrescar uma das mais tradicionais marcas de luxo do mundo e conquistar a disputada atenção de millennials e gen Z. Da sua personalidade, veio a influência rock’n’roll, e a ode à praticidade das peças, sem perder de vista os detalhes ultratrabalhados, que são marca registrada da grife, como o tradicional tailleur de tweed e as técnicas de bordado impecáveis do ateliê Lesage.

Até o momento ainda não foi divulgado quem irá ocupar o cargo de diretor criativo da Chanel.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…