Tudo sobre o tema do Met Gala 2024!
Um dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala.
Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de marcar a abertura da exposição daquele ano do Instituto.
O evento de cada ano celebra o tema da exposição do Costume Institute daquele ano, e a exposição dá o tom para o traje da noite, já que é sugerido que os convidados escolham seus looks para combinar com o tema da exibição.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Confira abaixo mais sobre a história deste icônico evento e sobre o tema do Met Gala 2024:
O Met Gala
O Met Gala foi criado em 1948 como uma forma de arrecadar fundos para o recém-fundado Costume Institute no Metropolitan Museum of Art e marcar a abertura de sua exposição anual.
O primeira gala foi um jantar realizado à meia-noite e os ingressos custaram cerca de cinquenta dólares cada. Baseado no legado deixado pela ex-editora-chefe da Vogue Diana Vreeland como “consultora especial” do Costume Institute, desde 1973 o Met Gala se tornou conhecido como um evento de luxo e sucesso de público e é considerado “a joia da coroa social da cidade de Nova Iorque.”
O evento é amplamente considerado como um dos eventos sociais mais importantes e exclusivos do mundo. É também uma das maiores noites de angariação de fundos da cidade de Nova Iorque. É também é uma das fontes mais notáveis de financiamento para o Instituto.
O Tema da edição de 2024
Curadoria e tecnologia de ponta revelarão juntas obras-primas preciosas da moda como nunca foram vistas antes na exposição do Costume Institute do próximo ano no Metropolitan Museum of Art.
O tema da exposição do próximo ano será batizada de “Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”. Aproximadamente 250 itens da coleção permanente do Costume Institute – alguns raramente vistos em público antes – serão exibidos de uma forma totalmente nova.
“Este show inovador vai ultrapassar os limites da nossa imaginação e nos convidar a experimentar muitas facetas de uma obra, a aprender mais sobre sua história e, em última análise, a ganhar uma visão apreciação mais profunda de sua beleza,” disse Max Hollein, diretor e CEO francês da Marina Kellen do Met.
Desde um corpete inglês da era elisabetana do século XVII até aquisições do século XXI de designers como Phillip Lim, Stella McCartney e Connor Ives, a exposição principal abrangerá 400 anos de história. Outras peças apresentadas incluirão designs de Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Hubert de Givenchy e muitos outros criadores de moda canônicos. Estes estarão no centro de uma curadoria que visa desvendar e iluminar a compreensão do mundo natural através da confecção de vestidos e têxteis.
“A moda é uma das formas artísticas mais emocionais pela sua ligação com o corpo. Está imbuída de memória e emoções, e nos relacionamos muito com ela através dos nossos sentidos. Uma coisa que espero que esta exibição ative é a apreciação sensorial da moda,” disse Andrew Bolton, curador Wendy Yu encarregado do The Costume Institute.
Bolton explicou que a exposição será estruturada em torno de aproximadamente 50 peças historicamente significativas e esteticamente bonitas da coleção, que são frágeis demais para serem usadas novamente. “Estas são as ‘Belas Adormecidas’ do título”, disse ele. Em vez de cumprirem a sua função original de uso, estas peças – incluindo o corpete elisabetano e um vestido de baile de cetim de seda do costureiro americano Charles Frederick Worth de 1877 que foi a inspiração original da exibição – serão transformadas através da exposição.
Muitas peças serão exibidas em conjunto com trabalhos de moda contemporânea que involuntariamente ecoam os mais velhos. A técnica de ilusão conhecida como fantasma de Pepper será usada para revivificar alguns, enquanto animação de vídeo, projeção de luz, paisagem sonora, IA, CGI e outras formas de estimulação sensorial serão empregadas de diversas maneiras para tecer um tecido contextual de compreensão em torno de cada peça.
Bolton acrescentou que a exposição será moldada em torno de três “zonas” principais – Terra, Mar e Céu – à medida que traça a evolução das atitudes em relação ao mundo natural através do artesanato e da manipulação de materiais naturais para criar peças de vestuário. Ele disse: “É uma ode à natureza e à poética emocional da moda”. A ênfase contemporânea na sustentabilidade e nas formas regenerativas de produção será representada por peças recentemente adquiridas de alguns dos criadores mais inovadores da moda moderna.
O que achou do tema do Met Gala 2024? Nos conte nos comentários!