banner summer sale

capa do post sobre o tema do met gala 2024

Tudo sobre o tema do Met Gala 2024!

Um dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala.

Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de marcar a abertura da exposição daquele ano do Instituto.

O evento de cada ano celebra o tema da exposição do Costume Institute daquele ano, e a exposição dá o tom para o traje da noite, já que é sugerido que os convidados escolham seus looks para combinar com o tema da exibição.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais sobre a história deste icônico evento e sobre o tema do Met Gala 2024:

O Met Gala

O Met Gala foi criado em 1948 como uma forma de arrecadar fundos para o recém-fundado Costume Institute no Metropolitan Museum of Art e marcar a abertura de sua exposição anual.

O primeira gala foi um jantar realizado à meia-noite e os ingressos custaram cerca de cinquenta dólares cada. Baseado no legado deixado pela ex-editora-chefe da Vogue Diana Vreeland como “consultora especial” do Costume Institute, desde 1973 o Met Gala se tornou conhecido como um evento de luxo e sucesso de público e é considerado “a joia da coroa social da cidade de Nova Iorque.”

O evento é amplamente considerado como um dos eventos sociais mais importantes e exclusivos do mundo. É também uma das maiores noites de angariação de fundos da cidade de Nova Iorque. É também é uma das fontes mais notáveis ​​de financiamento para o Instituto.

O Tema da edição de 2024

Curadoria e tecnologia de ponta revelarão juntas obras-primas preciosas da moda como nunca foram vistas antes na exposição do Costume Institute do próximo ano no Metropolitan Museum of Art.

O tema da exposição do próximo ano será batizada de “Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”. Aproximadamente 250 itens da coleção permanente do Costume Institute – alguns raramente vistos em público antes – serão exibidos de uma forma totalmente nova.

“Este show inovador vai ultrapassar os limites da nossa imaginação e nos convidar a experimentar muitas facetas de uma obra, a aprender mais sobre sua história e, em última análise, a ganhar uma visão apreciação mais profunda de sua beleza,” disse Max Hollein, diretor e CEO francês da Marina Kellen do Met.

Criações que serão exibidas na nova exposição do The Costume Institute. (Fotos: Reprodução/Instagram @voguemagazine)
Criações que serão exibidas na nova exposição do The Costume Institute. (Fotos: Reprodução/Instagram @voguemagazine)

Desde um corpete inglês da era elisabetana do século XVII até aquisições do século XXI de designers como Phillip Lim, Stella McCartney e Connor Ives, a exposição principal abrangerá 400 anos de história. Outras peças apresentadas incluirão designs de Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Hubert de Givenchy e muitos outros criadores de moda canônicos. Estes estarão no centro de uma curadoria que visa desvendar e iluminar a compreensão do mundo natural através da confecção de vestidos e têxteis.

“A moda é uma das formas artísticas mais emocionais pela sua ligação com o corpo. Está imbuída de memória e emoções, e nos relacionamos muito com ela através dos nossos sentidos. Uma coisa que espero que esta exibição ative é a apreciação sensorial da moda,” disse Andrew Bolton, curador Wendy Yu encarregado do The Costume Institute.

Bolton explicou que a exposição será estruturada em torno de aproximadamente 50 peças historicamente significativas e esteticamente bonitas da coleção, que são frágeis demais para serem usadas novamente. “Estas são as ‘Belas Adormecidas’ do título”, disse ele. Em vez de cumprirem a sua função original de uso, estas peças – incluindo o corpete elisabetano e um vestido de baile de cetim de seda do costureiro americano Charles Frederick Worth de 1877 que foi a inspiração original da exibição – serão transformadas através da exposição.

Criações que serão exibidas na nova exposição do The Costume Institute. (Fotos: Reprodução/Instagram @voguemagazine)
Criações que serão exibidas na nova exposição do The Costume Institute. (Fotos: Reprodução/Instagram @voguemagazine)

Muitas peças serão exibidas em conjunto com trabalhos de moda contemporânea que involuntariamente ecoam os mais velhos. A técnica de ilusão conhecida como fantasma de Pepper será usada para revivificar alguns, enquanto animação de vídeo, projeção de luz, paisagem sonora, IA, CGI e outras formas de estimulação sensorial serão empregadas de diversas maneiras para tecer um tecido contextual de compreensão em torno de cada peça.

Bolton acrescentou que a exposição será moldada em torno de três “zonas” principais – Terra, Mar e Céu – à medida que traça a evolução das atitudes em relação ao mundo natural através do artesanato e da manipulação de materiais naturais para criar peças de vestuário. Ele disse: “É uma ode à natureza e à poética emocional da moda”. A ênfase contemporânea na sustentabilidade e nas formas regenerativas de produção será representada por peças recentemente adquiridas de alguns dos criadores mais inovadores da moda moderna.

Criações que serão exibidas na nova exposição do The Costume Institute. (Fotos: Reprodução/Instagram @voguemagazine)
Criações que serão exibidas na nova exposição do The Costume Institute. (Fotos: Reprodução/Instagram @voguemagazine)

O que achou do tema do Met Gala 2024? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Joias e Bijoux de Grandes Marcas de Luxo na Summer Sale

    No luxo, o detalhe nunca é apenas um detalhe. Joias e bijoux de grandes marcas revelam como acessórios pequenos em proporção podem ter um peso estético e simbólico imenso na construção de um visual. Para quem deseja se aproximar de grifes como Valentino ou Louis Vuitton, esses itens surgem como um primeiro contato possível com…
  • Valentino: Clássicos Eternos da Maison Italiana na Summer Sale

    A Valentino construiu sua relevância não apenas por meio da alta-costura, mas também através de acessórios clássicos e eternos que atravessam décadas sem perder atualidade. São peças que funcionam fora do ciclo acelerado das tendências, porque carregam códigos sólidos da maison: forma, cor, símbolo e memória.
  • 5 Bolsas de Luxo Nada Óbvias para investir na Summer Sale

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • 4 Peças de Marcas de Luxo Francesas na Summer Sale

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • As bolsas das melhores marcas de luxo na Summer Sale

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Preppy Coco: A nova Bolsa da Chanel para 2026 já domina o radar da moda!

    Antes mesmo de chegar oficialmente às lojas, a nova bolsa da Chanel para 2026 já cumpre um papel conhecido na história da maison: provocar desejo. Sem campanhas ostensivas ou anúncios formais, o modelo começou a circular de forma quase orgânica e misteriosa: primeiro em posts discretos de embaixadoras da marca, depois em aparições pontuais no…
  • Burberry revela sua Coleção Primavera 2026 em Nova Campanha

    Em paralelo a Semana de Moda Masculina de Milão que desfila o inverno, a Burberry revelou sua nova Campanha de Primavera 2026. No mercado de luxo poucas marcas construíram sua identidade de forma tão inseparável do clima quanto a “grife do xadrez”. Desde 1856, quando Thomas Burberry desenvolveu a gabardine para responder às exigências do…
  • Entenda o Desfile Masculino da Prada Inverno 2026/27 na MFW

    O último fim de semana foi particularmente movimentado no calendário da moda, com destaque para o terceiro dia da Milan Fashion Week (MFW), quando a Prada apresentou seu aguardado desfile masculino para o inverno 2026/27. A maison italiana, reconhecida por bolsas que atravessam temporadas como Galleria, Cleo e Re-Edition, levou à passarela uma coleção marcada…
  • Drew Starkey é o novo embaixador da Dior!

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Como usar blazer no verão? 10 Ideias Estilosas para se Inspirar!

    O blazer é capaz de elevar o status da sua produção em instantes e levanta dúvidas de como usá-lo no verão já que a estação é marcada por altas temperaturas. A peça deixou de ser exclusiva para visuais mais formais e ambientes corporativos e ganhou espaço em looks casuais do dia a dia em qualquer…