Jaquetas de tweed Chanel. Clique na imagem e confira mais peças da marca!
|

3 Curiosidades sobre o Tweed da Chanel!

No mundo da moda, poucas marcas de luxo conseguiram um código tão emblemático quanto o tweed da Chanel. Fundada por Gabrielle “Coco” Chanel, a grife francesa tem uma história rica e fascinante que envolve uma gama de símbolos distintivos que vão desde pérolas, alça de corrente, matelassê e até camélias.

No entanto, entre todos eles, o tweed da Chanel se destaca como o único tecido se tornando um verdadeiro ícone. Nada é tão reconhecível e atemporal quanto uma peça clássica de tweed da maison. Se você já teve o privilégio de usar uma casaco, vestido ou saia feita deste material assinado pela marca, você sabe que sua textura, seu peso e sua aura exclusiva são os ingredientes da verdadeira magia da moda.

Descubra 3 fatos curiosos sobre o tweed da Chanel.

3. Tão famoso quanto os C’s entrelaçados

Quando se pensa em Chanel, a primeira coisa que provavelmente vem à mente são os icônicos”C’s entrelaçados” presentes nas peças da grife. No entanto, há outro signo igualmente reconhecível no mundo da moda que se tornou tão famoso quanto o emblema da Chanel – o tweed. Uma das curiosidades mais fascinantes sobre o tweed da Chanel é que, embora seja um tecido, ele se tornou um símbolo da moda por direito próprio.

O tweed é uma das poucas texturas de tecido que está essencialmente associada a uma grife de luxo. A Chanel, sob a liderança visionária de sua fundadora Gabrielle Coco Chanel, transformou o material em sinônimo de elegância e sofisticação. Essa ligação entre Chanel e o tweed é tão forte que, ao lado dos famosos logotipos “CC”, o tweed é imediatamente reconhecido como uma parte fundamental da identidade da marca.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Enquanto os famosos “C’s entrelaçados” foram concebidos e projetados por Karl Lagerfeld, o tweed da Chanel tem raízes profundas na história da própria Coco Chanel. Foi em 1954 que a estilista revolucionária introduziu o clássico casaquinho de tweed Chanel. Incialmente, criado especialmente para proporcionar mais conforto e mobilidade às mulheres da época. A peça rapidamente se tornou um item atemporal, uma expressão do estilo e da visão de Coco.

Embora o tweed não seja exclusivo da Chanel, sempre que vemos uma peça feita a partir desse tecido, imediatamente a associamos à grife parisiense, assim como reconhecemos os logotipos “CC” em suas icônicas bolsas, como por exemplo, a cobiçada Double Flap.

Montagem com duas fotos de casacos de tweed da Chanel.
Clique na imagem e descubra Casacos de Tweed da Chanel com Descontos Incríveis!

2. Está Presente em Todos os Desfiles da Chanel

Você já deve ter reparado que tweed está presente em todos os desfiles da Chanel, seja nas coleções de alta-costura ou prêt-à-porter, o tecido sempre marca presença nas coleções da grife. E isso contiua mesmo após a morte de Karl Largerfeld. É inegável que o eterno Kaiser soube manter o legado de Coco Chanel vivo. Mas Virgine Viard, a atual diretora criativa, continua explorando todos os códigos já consagrados em suas criações. E isso inclui, por exemplo, usar o material emblemático das mais diversas formas.

Além disso, o tweed não se limita apenas aos famosos tailleurs, casacos e vestidos da Chanel. O tecido invade também sapatilhas, tênis e até bolsas da marca, somando sofisticação ao lado das também famosas alças de correntes e os inconfundíveis C’s, como por exemplo, na Bolsa Beauty Lock.

O tweed da Chanel é uma história de sucesso que transcende as tendências passageiras e se mantém relevante ao longo das décadas. É uma homenagem à visão audaciosa de Coco Chanel, que trouxe o tweed para o mundo do luxo e o transformou em um símbolo de elegância eterna. Mesmo depois de 69 anos desde a criação do primeiro casaquinho de tweed, sua presença é sentida nas passarelas e nas ruas, como um testemunho do legado duradouro de uma das mais importantes marcas de luxo do mundo.

Bolsas Chanel de Tweed.
Clique na imagem e descubra Bolsas da Chanel com Descontos Incríveis!

1. Era Exclusivo do Guarda-Roupa Masculino

O tweed é um tecido de lã grossa, geralmente feito com fibras de diferentes cores e texturas. Originalmente, era usado em roupas masculinas, mas a estilista francesa Coco Chanel o popularizou no mundo feminino.

A história do tweed da Chanel começa em 1924, quando a estilista conheceu o Duque de Westminster, um dos homens mais ricos da Inglaterra. O duque era um grande apreciador do tecido e costumava usar tweed em suas roupas de caça e campo.

Chanel ficou encantada com o material e começou a usá-lo em suas próprias criações. Embora nunca possamos saber exatamente como ela teve a ideia de fazer tailluers femininos em tecido de tweed, acredita-se que a estilista como uma boa empresária, viu uma ótima oportunidade. É importante mencionar que Coco adorava roupas masculinas antes mesmo de conhecer o duque. Ela pegava roupas emprestadas dos namorados porque gostava desse estilo, do conforto e da liberdade.

Inicialmente, para garantir a qualidade e a exclusividade do seu tweed, Coco começou a utilizá-lo de uma fábrica escocesa em 1924. A fábrica, chamada de Harris Tweed Authority, fica na região fronteiriça da Escócia, onde o tweed é feito de forma tradicional, com técnicas artesanais.

Coco gostava de visitar a fábrica pessoalmente para escolher os tecidos e as cores. Além disso, ela era uma grande observadora da natureza e costumava caminhar pelas margens do rio Tweed, em busca de inspirações de novas tonalidades.

Mais tarde, a própria Chanel acabou por começar a fazer os seus próprios tweeds na França, reimaginando o material com a adição de sedas, algodões e até celofane. O que resultou em uma textura mais leve, brilhante e ainda mais luxuosa.

Casaquinho de tweed da Chanel e sapatilha chanel.
Clique na imagem e descubra Peças de Tweed da Chanel com Descontos Incríveis!

A criação do Casaquinho de Tweed da Chanel

O tweed da Chanel se tornou um símbolo de feminilidade, poder e independência. O tecido é durável e resistente, e pode ser usado em qualquer estação do ano. As peças em tweed da Chanel são atemporais e continuam a ser populares até hoje. Mas vale lembrar que antes de invadir outros itens da grife, o tecido sofisticado foi utilizado primeiro no icônico casaquinho de tweed da Chanel.

Assita ao vídeo da própria marca que conta a história da criação da peça emblemática:

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…

Revelado mais um Embaixador da Dior: Louis Garrel!

Desde sua fundação em 1946, a maison Dior tem sido referência em bolsas e outros artigos de luxo. Com um legado que atravessa décadas, a marca continua a surpreender, expandindo sua lista de embaixadores famosos. Recentemente, a notícia da adição de Louis Garrel ao seu seleto time de representantes masculinos causou alvoroço no mundo da…
capa do post sobre sapatos de luxo para investir na super sale

4 Sapatos de Luxo para investir na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…