Tudo sobre o figurino de Spencer, novo filme sobre Lady Diana
Um dos filmes mais aguardados de 2021 é “Spencer”, que conta a história de Lady Diana durante os anos finais de seu casamento com o Príncipe Charles. Dirigido pelo chileno Pablo Larraín (diretor do aclamado longa “Jackie”) e estrelado pela atriz americana Kristen Stewart, o drama já é considerado um dos favoritos para a temporada de premiação 2022, incluindo o Oscar.
Além da atuação impressionante de Stewart, outro fator que chama a atenção é o figurino do filme, não apenas por Lady Diana ser considerada um ícone da moda, mas também pois é assinado pela marca francesa Chanel.
Confiram abaixo mais sobre a história de “Spencer” e também seu glamuroso figurino:
Sobre o Filme
O título do filme, “Spencer”, é referência ao sobrenome de solteira de Diana. Ele se passa na década de 1990, quando Diana passa o feriado do Natal com a família real na propriedade localizada Sandringham, em Norfolk, Reino Unido. Apesar das bebidas, brincadeiras e comidas que Diana já sabe o roteiro, esse final de ano vai ser diferente.
Após rumores de traição e de divórcio, a princesa se vê em um impasse quando percebe que seu casamento com Príncipe Charles já não está dando mais certo, mesmo com os dois filhos, portanto ela decide o deixar. “Spencer” é apenas uma especulação do que pode ter acontecido durante esses turbulentos dias e notícias.
O Figurino
Como falamos acima, um dos fatores que mais chama a atenção no longa é seu figurino, que é composto de belíssimas peças, já que Lady Diana era, e ainda é, um grande ícone da moda. Ele é assinado pela grife francesa Chanel em conjunto com a premiada figurinista Jacqueline Durran.
“Trabalho com a Chanel em filmes nos últimos 15 anos e sempre gostei muito da parceria! Eu revisei as fotos de Diana usando a grife, como, por exemplo, o casaco de Tweed vermelho feito sob medida que ela usou ao chegar em Paris, em 1988 – este tornou-se o casaco vermelho usado na cena da igreja de Natal. O cardigã azul combinava muito bem com o estilo que ela usava na época – então acreditei que se encaixaria perfeitamente. As joias da Chanel que usamos também eram ideais para nosso encontro e para o estilo de Diana”, contou a figurinista que ganhou um Oscar por “Anna Karerina”.
A maioria das peças vistas no filme pertencem ao patrimônio histórico da Chanel, e, segundo Jacqueline, o look mais icônico do filme é um vestido de gala off-white repleto de bordados.
“O vestido era um original desenhado em 1988 por Karl Lagerfeld, e era precioso demais para ser usado muitas vezes, durante vários dias, incluindo filmagens noturnas externas – havia uma chance de danificá-lo. Por um momento pensamos que não poderíamos usá-lo, mas a Chanel se ofereceu para refazer o vestido nas salas de Alta Costura – uma réplica exata que significava recriar os bordados do original – a habilidade dos artesãos que trabalham lá é incrível – quando o vestido chegou era uma cópia perfeita – nenhuma parte da beleza havia sido perdida – ficamos extremamente emocionados”, disse ela em uma entrevista.
A marca então criou uma réplica do icônico vestido da coleção Primavera/Verão 1988 que foi feito com organza bege e bordada com lantejoulas prateadas no formato de flores e possui decote reto tomara-que-caia, um laço amarrado na parte frontal e uma saia volumosa.
Para recriá-la, foram necessários mais de 1.304 horas de confecção, sendo a parte mais demorada a criação do bordado feito à mão, algo que levou cerca de 700h para ser finalizado. Todo o esforço foi recompensado e a peça se tornou uma das mais emblemáticas de todo o filme.
“Spencer não é uma grande produção, mas queríamos estabelecer um mundo que em muitos aspectos fosse como um conto de fadas – O luxo que Chanel representa faz parte da história que estávamos contando – queríamos que o público entendesse o privilégio de o mundo do qual a princesa Diana fazia parte, e o ateliê nos ajudou a passar essa ideia”, acrescentou Durran.
Outras conexões com a Chanel
Não é apenas a figurinista Jacqueline Durran que possui conexões com a Chanel, Kristen Stewart, protagonista de ‘Spencer’, é embaixadora da marca francesa desde 2013, aparecendo em diferentes campanhas publicitárias de bolsas, coleções especiais e também de perfume.
Stewart comentou em uma entrevista para divulgar o filme que, a maneira que a Princesa Diana se vestia dizia muito sobre como ela se sentia, e quando ela se sentia forte e poderosa, ela estava sempre com as peças de Alta Costura.
“Quando incorporamos os looks no filme, sempre quis ter certeza de que se fosse uma cena que fosse mais difícil ou onde ela se sentisse ameaçada, nós a colocássemos em um terno Chanel, então demos a personagem um pouco de apoio através das roupas. Mesmo que ela não estivesse se sentindo bem por dentro, aqueles eram os momentos em que ela realmente se destacava e brilhava. Quando você assiste ao filme, todos os looks Chanel são usados quando ela precisa de ajuda. E parece tão bom! Existe uma delicadeza e uma vulnerabilidade que a torna ainda mais bonita. Ela é tão crua e honesta que, quando coloca aquelas roupas, você pode sentir que ela realmente as ama. Se eu não tivesse um relacionamento com Chanel, teríamos implorado à Casa para brincar com suas roupas e, se não tivéssemos permissão, provavelmente os teríamos imitado. O personagem precisava disso, é uma parte dela”, disse Kristen.
O que acharam sobre o figurino assinado pela Chanel de ‘Spencer’? Nos conte nos comentários!