Sarah Burton deixa a Alexander McQueen
Caso você não seja um fashionista ou apaixonado por moda, é provável que não conheça Sarah Burton. Pelo menos não por nome. Mas certamente já viu uma das criações mais icônicas da estilista: o vestido de noiva de Kate Middleton.
É que há 13 anos, a designer está à frente de uma das marcas britânicas mais emblemáticas da história: a Alexander McQueen. No entanto, o mundo acaba de ser surpreendido com a notícia de que Sarah Burton deixará o comando da grife.
A Alexander McQueen é uma etiqueta homônima que foi fundada por Lee Alexander McQueen em 1992. Se tornou conhecida por suas roupas inovadoras com caimento perfeito e seus desfiles chocantes e teatrais. Entre as bolsas mais famosas da label está as bolsas e clutches com soco inglês. Além disso, conquistou fama e renome mundial ao lado de outras já consagradas marcas inglesas como a Burberry.
A “grife da caveira”mudou o conceito de como a moda é vista e seu significado, mostrando que pode ser uma forma de expressão cultural e política. Com criatividade, aliada à sua habilidade, arquitetou roupas que foram além da utilidade do vestir. Seus desfiles dramáticos e suas peças irreverentes chocaram e encantaram o mundo.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
No entanto, Lee Mcqueen, nos deixou precomente em 2010. E desde então, Sarah Burton, seu fiél braço-direito está no comando das criações. Bem, estava, a estilista deixará o cargo e apresentará a sua útima coleção para a grife ainda esse mês.
Entenda tudo nesse post.
O Desfile de Despedida de Sarah Burton na Alexander Mcqueen
Uma era está chegando ao fim a famosa grife britânica Alexander McQueen. Depois de uma trajetória de 26 anos na empresa, com 13 anos à frente da marca, Sarah Burton anunciou que está se despedindo do cargo de diretora criativa. Sua última coleção, para a primavera/verão de 2024, será apresentada em Paris no final de setembro desse ano, marcando o encerramento de uma colaboração notáve e bem-sucedida.
Sarah Burton ingressou na Alexander McQueen como estagiária em 1996 e, após concluir seus estudos, retornou rapidamente à etiqueta famosa por sua caveira. Trabalhando de perto com o fundador da marca, Lee McQueen, ela ascendeu na marcae foi promovida a chefe de design de moda feminina em 2000. Após o trágico falecimento de McQueen, Sarah foi escolhida para assumir o papel de diretora criativa, continuando o legado do estilista.
Durante sua notável jornada na Alexander McQueen, Sarah Burton deixou sua marca na indústria da moda global. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios e pela mídia especializada, e ela foi a mente criativa por trás de um dos vestidos mais famosos desta geração: o vestido de casamento de Kate Middleton.
Em um comunicado oficial , François-Henri Pinault, CEO da Kering, o conglomerado de luxo que detém a marca McQueen, expressou sua gratidão a Sarah Burton:
“Sou imensamente grato a Sarah e quero agradecê-la pessoalmente por seu trabalho ao longo das últimas duas décadas, primeiro ao lado de Lee Alexander McQueen, onde seu papel foi fundamental para o sucesso dele, e depois como diretora criativa desde 2010. Através de sua própria experiência, sensibilidade e talento, Sarah continuou a evoluir a expressão artística desta casa icônica. Ela manteve e continuou o legado de Lee, com atenção aos detalhes e visão únicos, enquanto adicionava seu toque pessoal extremamente criativo.
No entanto, a Kering, que esse ano já surpreendeu o mercado ao adquirir parte da Valentino, ainda não anunciou informações adicionais sobre o futuro da grife e quem poderá suceder Sarah Burton, mas confirmou que o desfile da coleção de primavera/verão de 2024 marcará o encerramento da designer na etiqueta britânica.