capa do post sobre Pierpaolo Piccioli deixar a Valentino
|

Pierpaolo Piccioli deixa a Valentino depois de 25 anos!

O mundo da moda acordou com um grande choque nesta sexta feira, 22 de Março: Pierpaolo Piccioli irá deixar a Valentino depois de uma parceria de mais de duas décadas.

Em resposta ao site WWD, Jacopo Venturini, chefe executivo da maison italiana disse, “Sou grato a Pierpaolo pelo seu papel como diretor criativo e pela sua visão, compromisso e criatividade que trouxeram a Maison Valentino ao que representa hoje.”

“Estendemos nossa mais profunda gratidão a Pierpaolo por escrever um capítulo importante na história da Maison Valentino. A sua contribuição nos últimos 25 anos deixará uma marca indelével”, disse Rachid Mohamed Rachid, presidente da Valentino.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Trajetória de Pierpaolo Piccioli na Valentino

Pierpaolo foi nomeado único diretor criativo da Valentino em julho de 2016, após a saída de Maria Grazia Chiuri para ingressar na Dior. Chiuri e Piccioli trabalharam juntos pela primeira vez na Fendi durante 10 anos. Em 1999, Valentino Garavani selecionou os designers para impulsionar a categoria de acessórios da sua marca, o que eles fizeram, rejuvenescendo essa divisão.

A dupla foi promovida a diretores criativos de acessórios da Valentino quando Alessandra Facchinetti recebeu o mesmo título para a divisão de ready-to-wear após a aposentadoria de Garavani em 2007. Em 2008, eles sucederam Facchinetti como diretores criativos da marca.

Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)
Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)

Embora respeitasse Garavani e a herança de Valentino – enfatizando em particular a alta costura da marca – Piccioli abraçou uma abordagem mais diversificada e inclusiva, distanciando-se dos dias exclusivos e dos tempos passados. Com sua maneira discreta, Piccioli continuou a viver em Nettuno, Itália, uma cidade litorânea 70 quilômetros ao sul de Roma, onde nasceu, onde conheceu sua esposa, Simona, e onde estão criando seus três filhos.

O estilista afirma há anos que também considera a Valentino a sua casa e aproveita repetidamente a oportunidade para prestar homenagem ao talento das costureiras que há muito trabalham para a empresa – destacando o requintado artesanato do atelier de Valentino.

Ao mesmo tempo, trouxe um espírito mais jovem para a maison com uma nova perspectiva, escolhendo por exemplo como embaixadores Di.Vas, sigla que significa Valores Diferentes, o heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton e Suga, o querido membro da boy band BTS. Piccioli telegrafou sua mensagem de inclusão ao contrariar os estereótipos romanos, escalando Adut Akech e Anwar Hadid para a fragrância Valentino Born in Roma.

Coleção Valentino Fall 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Coleção Valentino Fall 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

Com seus designs influentes, ele introduziu volumes e cores ousadas – incluindo o novo tom PP Pink Pantone – desenvolvendo looks mais daywear e brincando com o streetwear. Sua atenção aos detalhes foi exemplificada, por exemplo, pelo estudo cuidadoso da camisa branca da coleção prêt-à-porter primavera 2019 da Valentino.

“Nem todas as histórias têm começo ou fim, algumas vivem uma espécie de presente eterno que brilha tanto que não produz sombra. Estou nesta empresa há 25 anos, e há 25 anos existo e convivo com as pessoas que teceram as tramas dessa linda história que é minha e nossa. Tudo existiu e existe graças às pessoas que conheci, com quem trabalhei, com quem partilhei sonhos e criei beleza, com quem construí algo que é de todos, e que permanece imutável e tangível. Essa herança de amor, de sonhos, de beleza e de humanidade, carrego comigo, hoje e sempre.

Esta é a beleza que criamos: vida, esperança, oportunidade e gratidão, e meu povo, meu coração, e o amor que lhe dá todas as possibilidades do mundo, especialmente aquelas que você não poderia imaginar sozinho. Obrigado ao senhor Valentino e Giancarlo Giammetti que me abençoaram com sua confiança, obrigado a cada pessoa que tornou isso possível de uma forma ou de outra, foi um privilégio e uma honra compartilhar minha jornada e meus sonhos com vocês,” disse o estilista italiano em um comunicado de imprensa.

Coleção Valentino Fall 2022. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Coleção Valentino Fall 2022. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

Embora ainda recente, a especulação é de que o proprietário de Valentino, Mayhoola, poderia estar de olho em Alessandro Michele ou mesmo Chiuri como um potencial sucessor. O nome do escolhido será revelado para maison italiana em breve.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre falecimento do estilista roberto cavalli

Icônico estilista Roberto Cavalli morre aos 83 anos

O mundo da moda recebeu uma triste notícia na tarde desta sexta feira, 12 de Abril. O icônico designer italiano Roberto Cavalli faleceu aos 83 anos de idade na cidade de Florença, Itália. A informação foi confirmada na página oficial da marca no Instagram. Herdeiro de uma família de artistas, Cavalli estudou no Instituto de…

SPFW N57: 3 Desfiles que se Destacaram na Semana de Moda de São Paulo!

A tradicional São Paulo Fashion Week (SPFW) realiza em 2024 a sua 57ª edição, trazendo um espetáculo de criatividade e inovação para a moda brasileira. Com o tema “Sintonia”, o evento começou na terça-feira, dia 9 de abril, e continua até domingo, 14 de abril, destacando a riqueza da diversidade e da representatividade nas passarelas….

Elegância e Sofisticação: Conheça a história da Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações do estilista se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre exposição de alexander mcqueen nos eua

Alexander McQueen irá ganhar nova exposição nos Estados Unidos

A Alexander McQueen é uma marca inglesa que foi fundada por Lee Alexander McQueen em 1992. Se tornou conhecida por suas roupas inovadoras com caimento perfeito e seus desfiles chocantes e teatrais. A marca mudou o conceito de como a moda é vista e seu significado, mostrando que pode ser uma forma de expressão cultural…
descubra-o-nome-por-tras-das-iniciais-mk

Revelado: O Nome da Marca MK Que Todo Fashionista Precisa Conhecer!

Se você é um apaixonado por bolsas de luxo, é muito provável que já tenha se deparado com modelos adornados com as iniciais “MK” e se perguntado: afinal, qual é o nome da marca MK? Essa é uma dúvida bastante compreensível, especialmente se você não é um especialista no mundo da moda. Enquanto estamos acostumados…
capa do post de best of new in

Best of Monogram: 5 Peças de Monograma no Etiqueta Única

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa do post sobre bolsas clássicas louis vuitton para presentear sua mãe

Dia das Mães: Bolsas Louis Vuitton Clássicas para presentear!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre quanto custa uma bolsa da Dior nos EUA

Quanto custa uma bolsa Dior nos Estados Unidos?

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Nos Bastidores da Moda: Descubra Onde fica a Fábrica da Versace!

Que a grife da medusa é uma das mais famosas e conhecidas no mercado de luxo, não é novidade para ninguém. No entanto você sabe onde fica a fábrica da Versace? A marca fundada em Milão em 1978 por Gianni Versace estabeleceu um lugar de destaque na indústria da moda. Ela ficou conhecida por suas…
capa do post de curiosidades sobre christian louboutin

Dicas de autenticidade de sapatos Christian Louboutin

Christian Louboutin é uma marca francesa mundialmente conhecida por seus sapatos com as icônicas solas vermelhas e com design pensados em alongar as pernas femininas e valorizar sua silhueta. O estilista homônimo se tornou referência em sapatos de salto alto e seus produtos são considerados alguns dos melhores do mundo no ramo da sapataria. Há…
capa do post sobre a parceria h&m x mugler

Mugler lança coleção de calçados!

A Mugler foi fundada por Thierry Mugler em 1973 na cidade de Paris, França. Suas primeiras criações foram marcadas por terem um visual que combinava a estética punk com os clássicos ternos de ombros largos inspirados nos uniformes militares franceses, resultando em um visual sofisticadamente urbano. Atualmente, é conhecida por sempre procurar pela inovação que…
capa do post sobre sapatos para usar neste outono

4 Sapatos para usar neste outono!

O Outono já começou e, em breve, os dias mais friozinhos e de temperaturas baixas irão se tornar realidade em inúmeras cidades brasileiras. Fato com que faz com  que nosso guarda roupa também sofra mudanças. As roupas fresquinhas e leves de verão e primavera dão lugar para aquelas mais pesadas e confeccionadas de tecidos como…