capa do post sobre Pierpaolo Piccioli deixar a Valentino
|

Pierpaolo Piccioli deixa a Valentino depois de 25 anos!

O mundo da moda acordou com um grande choque nesta sexta feira, 22 de Março: Pierpaolo Piccioli irá deixar a Valentino depois de uma parceria de mais de duas décadas.

Em resposta ao site WWD, Jacopo Venturini, chefe executivo da maison italiana disse, “Sou grato a Pierpaolo pelo seu papel como diretor criativo e pela sua visão, compromisso e criatividade que trouxeram a Maison Valentino ao que representa hoje.”

“Estendemos nossa mais profunda gratidão a Pierpaolo por escrever um capítulo importante na história da Maison Valentino. A sua contribuição nos últimos 25 anos deixará uma marca indelével”, disse Rachid Mohamed Rachid, presidente da Valentino.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Trajetória de Pierpaolo Piccioli na Valentino

Pierpaolo foi nomeado único diretor criativo da Valentino em julho de 2016, após a saída de Maria Grazia Chiuri para ingressar na Dior. Chiuri e Piccioli trabalharam juntos pela primeira vez na Fendi durante 10 anos. Em 1999, Valentino Garavani selecionou os designers para impulsionar a categoria de acessórios da sua marca, o que eles fizeram, rejuvenescendo essa divisão.

A dupla foi promovida a diretores criativos de acessórios da Valentino quando Alessandra Facchinetti recebeu o mesmo título para a divisão de ready-to-wear após a aposentadoria de Garavani em 2007. Em 2008, eles sucederam Facchinetti como diretores criativos da marca.

Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)
Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)

Embora respeitasse Garavani e a herança de Valentino – enfatizando em particular a alta costura da marca – Piccioli abraçou uma abordagem mais diversificada e inclusiva, distanciando-se dos dias exclusivos e dos tempos passados. Com sua maneira discreta, Piccioli continuou a viver em Nettuno, Itália, uma cidade litorânea 70 quilômetros ao sul de Roma, onde nasceu, onde conheceu sua esposa, Simona, e onde estão criando seus três filhos.

O estilista afirma há anos que também considera a Valentino a sua casa e aproveita repetidamente a oportunidade para prestar homenagem ao talento das costureiras que há muito trabalham para a empresa – destacando o requintado artesanato do atelier de Valentino.

Ao mesmo tempo, trouxe um espírito mais jovem para a maison com uma nova perspectiva, escolhendo por exemplo como embaixadores Di.Vas, sigla que significa Valores Diferentes, o heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton e Suga, o querido membro da boy band BTS. Piccioli telegrafou sua mensagem de inclusão ao contrariar os estereótipos romanos, escalando Adut Akech e Anwar Hadid para a fragrância Valentino Born in Roma.

Coleção Valentino Fall 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Coleção Valentino Fall 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

Com seus designs influentes, ele introduziu volumes e cores ousadas – incluindo o novo tom PP Pink Pantone – desenvolvendo looks mais daywear e brincando com o streetwear. Sua atenção aos detalhes foi exemplificada, por exemplo, pelo estudo cuidadoso da camisa branca da coleção prêt-à-porter primavera 2019 da Valentino.

“Nem todas as histórias têm começo ou fim, algumas vivem uma espécie de presente eterno que brilha tanto que não produz sombra. Estou nesta empresa há 25 anos, e há 25 anos existo e convivo com as pessoas que teceram as tramas dessa linda história que é minha e nossa. Tudo existiu e existe graças às pessoas que conheci, com quem trabalhei, com quem partilhei sonhos e criei beleza, com quem construí algo que é de todos, e que permanece imutável e tangível. Essa herança de amor, de sonhos, de beleza e de humanidade, carrego comigo, hoje e sempre.

Esta é a beleza que criamos: vida, esperança, oportunidade e gratidão, e meu povo, meu coração, e o amor que lhe dá todas as possibilidades do mundo, especialmente aquelas que você não poderia imaginar sozinho. Obrigado ao senhor Valentino e Giancarlo Giammetti que me abençoaram com sua confiança, obrigado a cada pessoa que tornou isso possível de uma forma ou de outra, foi um privilégio e uma honra compartilhar minha jornada e meus sonhos com vocês,” disse o estilista italiano em um comunicado de imprensa.

Coleção Valentino Fall 2022. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Coleção Valentino Fall 2022. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

Embora ainda recente, a especulação é de que o proprietário de Valentino, Mayhoola, poderia estar de olho em Alessandro Michele ou mesmo Chiuri como um potencial sucessor. O nome do escolhido será revelado para maison italiana em breve.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre curiosidades sobre a tiffany & co

As Peças Tiffany & Co para presentear no Dia das Mães

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Ela é uma das joalherias mais conhecidas…
capa do post sobre onde são feitas as bolsas Louis Vuitton

Onde são feitas as bolsas da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…