Os Monogramas Clássicos das marcas!
Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectar a “criação com o criador”.
Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para criar um símbolo que quase sempre é usado como logo da marca ou usado como padrão em repetição para estampa. Acredita-se que os primeiros monogramas foram usados em moedas, por volta de 350AC.
Marcas como Louis Vuitton, Gucci, Fendi e Goyard são referência no uso desta padronagem e tornaram este recurso uma de suas marcas registradas.
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Confira abaixo os monogramas clássicos das maiores marcas de moda:
Louis Vuitton
O monograma da Louis Vuitton é reconhecido por todos e se tornou a marca registrada da maison francesa e também altamente copiado ao redor do mundo. E foram as cópias de seus produtos o motivo para ser criado.
A criação do Damier (que remete a um tabuleiro de damas) foi em 1888 como uma forma de Louis Vuitton de boicotar as imitações de suas criações que já aconteciam naquela época. A primeira versão foi em tons de marrom e bege trazendo a inscrição “marque L. Vuitton déposée”, que significa “marca registrada de Louis Vuitton”. Atualmente existem duas versões do Damier: a original, Damier Ébène, em dois tons de marrom e Damier Azur, com as cores branca e um azul acintenzado.
Já a criação da estampa do monograma clássico como conhecemos hoje (com as letras LV granulados, nas cores bege e marrom e com os símbolos de fleur de lis, a fleur de lis invertida e o quatrefoil), começou a ser utilizada apenas em 1896 por Georges Vuitton (filho de Louis) com o intuito de diferenciar os produtos da marca de falsificações.
Gucci
Assim como a Louis Vuitton e a Chanel, a Gucci possui um dos monogramas mais conhecidos e queridos atualmente. Batizado de GG Supreme, a estampa com a dupla letra G foi introduzida na marca italiana na década de 1930 e possui um ar mais retrô.
Formado por dois “G”, virados um de frente para o outro e inversos, a padronagem varia em cor, tecido e aparece em sobreposições, além de outras estampas da marca como a floral, animal print, dentre outras. Atualmente o monograma aparece em variadas peças, desde as de vestuário até acessórios e artigos de home decor.
Fendi
Durante o boom da logomania nos últimos anos, um dos destaques foi o monograma de letras F duplas da Fendi. Karl Lagerfeld, que dirigiu a marca de 1965 até seu falecimento, foi o grande responsável pela criação do icônico monograma. Além de F ser a inicial da empresa italiana, o FF da estampa significava inicialmente “Fun Fur”, já que a marca é especializada no trabalho com pele. Ela foi batizada de “Zucca” quando é maior e “Zucchino” quando é menor
A forma mais tradicional dela é versão com letras pretas e fundo marrom, mas ela já foi usada de formas variadas, em novas cores e alto relevo, incluindo uma versão com efeito distorcido.
Goyard
Vários pontinhos unidos em formato de Y dão forma ao monograma Goyardine, da marca francesa Goyard. A estampa foi criada por Edmond Goyard em 1892, que era filhoo de François Goyard, herdeiro da House of Morel (inicialmente chamada House of Martin) e fundador da Goyard. Uma das letras Y que compõem a o monograma exibe o nome E. Goyard e o endereço da icônica loja na 233 R St. Honoré Paris.
Atualmente está presente em diversos acessórios da maison, incluíndo a icônica bolsa St. Louis.
Estes são apenas alguns dos monogramas clássicos das principais marcas de moda! Qual seu favorito? Nos conte nos comentários!