Capa do post sobre monogramas classicos
|

Os Monogramas Clássicos das marcas!

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectar a “criação com o criador”.

Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para criar um símbolo que quase sempre é usado como logo da marca ou usado como padrão em repetição para estampa. Acredita-se que os primeiros monogramas foram usados em moedas, por volta de 350AC.

Marcas como Louis Vuitton, Gucci, Fendi e Goyard são referência no uso desta padronagem e tornaram este recurso uma de suas marcas registradas.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo os monogramas clássicos das maiores marcas de moda:

Louis Vuitton

O monograma da Louis Vuitton é reconhecido por todos e se tornou a marca registrada da maison francesa e também altamente copiado ao redor do mundo. E foram as cópias de seus produtos o motivo para ser criado.

A criação do Damier (que remete a um tabuleiro de damas) foi em 1888 como uma forma de Louis Vuitton de boicotar as imitações de suas criações que já aconteciam naquela época. A primeira versão foi em tons de marrom e bege trazendo a inscrição “marque L. Vuitton déposée”, que significa “marca registrada de Louis Vuitton”. Atualmente existem duas versões do Damier: a original, Damier Ébène, em dois tons de marrom e Damier Azur, com as cores branca e um azul acintenzado.

Já a criação da estampa do monograma clássico como conhecemos hoje (com as letras LV granulados, nas cores bege e marrom e com os símbolos de fleur de lis, a fleur de lis invertida e o quatrefoil), começou a ser utilizada apenas em 1896 por Georges Vuitton (filho de Louis) com o intuito de diferenciar os produtos da marca de falsificações.

Monograma clássico Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma clássico Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!

 

 

Monograma Damier Azur Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Damier Azur Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Damier Ébène Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Damier Ébène Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!

Gucci

Assim como a Louis Vuitton e a Chanel, a Gucci possui um dos monogramas mais conhecidos e queridos atualmente. Batizado de GG Supreme,  a estampa com a dupla letra G foi introduzida na marca italiana na década de 1930 e possui um ar mais retrô. 

Formado por dois “G”, virados um de frente para o outro e inversos, a padronagem varia em cor, tecido e aparece em sobreposições, além de outras estampas da marca como a floral, animal print, dentre outras. Atualmente o monograma aparece em variadas peças, desde as de vestuário até acessórios e artigos de home decor. 

Monograma Gucci GG Supreme. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Gucci GG Supreme. Clique na imagem e confira peças da marca!

Fendi

Durante o boom da logomania nos últimos anos, um dos destaques foi o monograma de letras F duplas da Fendi. Karl Lagerfeld, que dirigiu a marca de 1965 até seu falecimento, foi o grande responsável pela criação do icônico monograma. Além de F ser a inicial da empresa italiana, o FF da estampa significava inicialmente “Fun Fur”, já que a marca é especializada no trabalho com pele. Ela foi batizada de “Zucca” quando é maior e “Zucchino” quando é menor

A forma mais tradicional dela é versão com letras pretas e fundo marrom, mas ela já foi usada de formas variadas, em novas cores e alto relevo, incluindo uma versão com efeito distorcido.

Monograma Fendi Zucca. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Fendi Zucca. Clique na imagem e confira peças da marca!

Goyard

Vários pontinhos unidos em formato de Y dão forma ao monograma Goyardine, da marca francesa Goyard. A estampa foi criada por Edmond Goyard em 1892, que era filhoo de François Goyard, herdeiro da House of Morel (inicialmente chamada House of Martin) e fundador da Goyard. Uma das letras Y que compõem a o monograma exibe o nome E. Goyard e o endereço da icônica loja na 233 R St. Honoré Paris. 

Atualmente está presente em diversos acessórios da maison, incluíndo a icônica bolsa St. Louis.

Monograma Goyardine Goyard Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Goyardine Goyard Clique na imagem e confira peças da marca!

Estes são apenas alguns dos monogramas clássicos das principais marcas de moda! Qual seu favorito? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Louis-Vuitton-X-Takashi-Murakami-Zendaya-estrela-a-ultima-Colecao-160525

Louis Vuitton X Takashi Murakami: Zendaya estrela a Última Coleção

Há colaborações que marcam época e mudam para sempre os códigos do luxo. A união entre a Louis Vuitton e o artista japonês Takashi Murakami é uma delas. Mais de vinte anos depois da estreia do primeiro Monogram Multicolor, a maison francesa apresenta o capítulo final dessa colaboração histórica — com direito a campanha estrelada…
gucci-cruise-2026-como-foi-o-desfile-ainda-sem-demna-160525

Gucci Cruise 2026: Como foi o Desfile ainda sem Demna?

A Gucci, uma das casas de luxo mais emblemáticas da moda italiana, atravessa um período de transição e expectativa. Com quedas recentes na receita e o anúncio do fechamento de diversas lojas ao redor do mundo, o cenário é de atenção redobrada. Ainda assim, o desfile Gucci Cruise 2026, apresentado ontem em Florença, veio como…

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado…
capa do post sobre peças mais amadas da chanel para aproveitar no etiqueta única

5 Oportunidades da Chanel na Super Sale do Mês das Mães!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
Tudo-sobre-a-nova-Bolsa-Valentino-Nellcote_-o-Novo-icone-Hippie-Chic-150525

Tudo sobre a nova Bolsa Valentino Nellcôte: o Novo Ícone Hippie-Chic!

Desde que Alessandro Michele assumiu a direção criativa da Valentino em 2024 , o universo da moda sabia que mudanças viriam. Conhecido por sua estética maximalista e poética, Michele, ex-Gucci, não apenas trouxe um novo fôlego à maison italiana como também resgatou suas origens mais exuberantes. E em meio a essa nova fase, um acessório…
Dior-O-Polemico-Vestido-de-Jornal-de-R460-mil-reaparece-com-Jenna-Ortega-150525

Dior: O Polêmico Vestido de Jornal de R$460 mil reaparece com Jenna Ortega

Você já ouviu falar do vestido de jornal da Dior? Essa peça icônica, que mistura moda e polêmica, voltou a ganhar os holofotes recentemente com Jenna Ortega — e carrega uma história que ultrapassa tendências. Criado pelo controverso John Galliano para a coleção de inverno de 2000, o vestido de jornal não é apenas uma…
capa do post sobre looks clássicos com blazer

4 Looks Clássicos com Blazer para se Inspirar

O blazer é uma peça originária do guarda roupa masculino, mas que, ao longo dos séculos, começou a ser adotado pelas mulheres e deixou de ser de uso exclusivo dos homens.  Atualmente, se tornou uma peça básica e necessária de se ter no armário de qualquer pessoa. Muito versátil, atemporal e elegante, o artigo deixa…
capa do post sobre bolsas de marcas francesas para presentear no dia das mães

5 Bolsas Grandes Para Trabalhar para aproveitar na Super Sale das Mães!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
miu-miu-x-new-balance-tenista-coco-gauff-lidera-a-nova-collab-que-voce-vai-amar-140525

Miu Miu X New Balance: Tênista Coco Gauff lidera a Nova Collab que você vai amar!

Miu Miu X New Balance: Só essa combinação de nomes já promete causar um frisson entre fashionistas, esportistas e fãs de collabs icônicas. Mas o que exatamente une a grife italiana queridinha de influencers de moda e celebridades e a marca americana que domina as ruas com seus tênis funcionais e estilosos? A resposta envolve…
os-melhores-investimentos-da-moda-francesa-na-super-sale-do-etiqueta-unica-bolsas-de-luxo-que-valem-a-pena-investir-140525

Os 5 Melhores Investimentos da Moda Francesa na Super Sale

Quando se fala em moda francesa, é impossível não pensar imediatamente em Paris. Muito além de um simples destino turístico, a capital da França é considerada o berço da moda de luxo no mundo. Foi ali que nasceram algumas das maiores maisons da história e onde até hoje estão localizados os ateliês mais respeitados da…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

9 Curiosidades que você não sabia sobre a Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 185 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
capa do post sobre bolsas de marcas de luxo para impressionar

As bolsas crossbody de luxo na Super Sale do Mês das Mães!

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…