Foto: Reprodução/Instagram @chanelfrenchboy.
|

O Desfile Métiers D’Art F/W 2021/22 da Chanel!

Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grande como a marca francesa Chanel.

A Chanel é conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, nunca poupando esforços para fazer de suas apresentações nas semanas de moda espetáculos memoráveis, fazendo com que sejam altamente esperados e comentados entre as temporadas.

Para suas coleções Métiers D’Art, que são apresentações anuais em celebração ao trabalho artesanal de ateliês históricos administrados e financiados pela marca, a marca francesa gosta de eleger diferentes locações para cada apresentação, sempre tendo relação com o tema da coleção apresentada, muitas vezes tendo servindo como inspiração de alguma maneira.

Após um ano sem desfiles em formatos tradicionais e presenciais, a Chanel voltou a fazer a apresentar suas criações em seus desfiles espetaculares, e, na última segunda feira, 07 de Dezembro, a marca francesa apresentou sua nova coleção Métiers D’Art Outono/Inverno 2021/22. Confiram abaixo mais detalhes sobre ela e suas inspirações:

O local do desfile

Para a coleção Métiers D’Art Outono/Inverno 2021/22, o local escolhido para o desfile teve um significado especial: o novo centro de artesanato e alta costura da Chanel em Paris, batizado de Le19M. O espaço foi inaugurado há alguns meses e abriga, entre outras coisas, oito casas focadas em artesanato e técnicas centenárias.

São elas: Lesage e Montex, especializados em bordados, Lemarié, dedicado a plumas e ornamentos florais, Lognon, de plissado, Goossens, para bijoux e ourivesaria, Maison Michel, de chapéus, e Massaro, de sapatos.

O prédio foi projetado pelo arquiteto francês Rudy Ricciotti e está localizado perto de Porte d’Aubervilliers, ao norte da capital francesa e possui cerca de 25.500 m² e abriga, desde março de 2021, 600 pessoas que trabalham para os ateliês. Seu nome é uma referência ao distrito que está localizado, o número 19 e também simbólico para Coco Chanel. Já o M, é uma representação as palavras “mains”, “mode”, “métiers”, “maisons” e “manufactures” (“mãos”, “moda”, “comércios”, “casas” e “fábricas” em tradução livre).

Sede da Le19M em Paris. Clique na imagem e confira mais peças Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @marieclairetw).
Sede da Le19M em Paris. Clique na imagem e confira mais peças Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @marieclairetw).

A coleção Métiers D’Art Outono/Inverno 2021/22

Ao contrário de outras coleções passadas da Chanel, esta não possui um tema em específico. Seu foco são as habilidades manuais de cada um dos oitos ateliês atualmente localizados no Le19M. Algumas peças possuem inspiração na própria arquitetura do local, como os bordados do Atelier Montex, que mimetizam as estruturas de concreto branco da fachada, aplicados em bolsos de roupas e acessórios.

Um fato que chamou atenção na coleção foram roupas ricas em detalhes e acabamentos manuais, que são outro exemplo da transformação ministrada por Virginie Viard, diretora criativa da Chanel, dentro da marca, que tem como objetivo criar peças menos teatrais e mais próxima aos desejos e realidades das clientes.

Além disso, ela possui formas afastadas do corpo, alfaiataria relaxada ao mesmo tempo que arrumada, com direito à cintura baixa, barriga de fora e cintos de corrente. Há também um maior mix de produtos, desde o jeans em lavagem mais clara a tricôs e tweeds encorpados aos clássicos preto e branco em tecidos mais suaves.

Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Outros detalhes vistos nas peças foram terninhos pretos acompanhados de múltiplas correntes e colares de pérolas, alfinetes de estanho dourado com cabeças de leão, mini bolsas de mão e braceletes com pendentes.

“Queríamos destacar as habilidades das grandes marcas aqui no 19M, mas com uma reviravolta mais urbana. Adoro o local. Adoro vir aqui regularmente. É um pouco como visitar os amigos no campus universitário, como ir à faculdade!”, disse Virginie Viard após o desfile.

Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Fotos: Reprodução/Instagram @voguebrasil. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @voguebrasil. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Você pode conferir o desfile completo no vídeo abaixo:

O que acharam do desfile da Chanel e de sua proposta? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.
  • Best of Chanel no Black Month do Etiqueta Única

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
  • 6 Bolsas da Valentino que são imperdíveis no Black Month

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • Rolex Submariner Desk Clock: O Clássico Agora em Versão para Mesa

    O assunto do momento no mundo da alta relojoaria é, sem dúvidas, o Submariner Date Desk Clock — e não apenas pelo preço elevado. A Rolex é conhecida por criar objetos que ultrapassam a função de medir o tempo. Seus relógios são parte da cultura, do imaginário masculino e feminino e de um certo estilo…
  • Os Relógios Favoritos de Ayrton Senna: 3 Modelos Tag Heuer do Piloto de F1

    Se tem algo que Ayrton Senna entendia como poucos era o valor de cada segundo. Não só na pista. Na vida. Entre viagens, treinos e pódios, alguns acessórios passavam quase despercebidos, mas diziam muito. Os relógios favoritos de Ayrton Senna revelam um lado mais pessoal do campeão de automobilismo: gosto apurado, atenção aos detalhes e…
  • Black Month: 4 Bolsas de Marcas Francesas para Investir

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • Os acessórios de luxo no Black Month do Etiqueta Única

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • 5 Bolsas Crossbody para investir no Black Month

    40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade, algo que as bolsas da época não ofereciam. Foi então que, na década de 50, Coco…
  • Melhores Acessórios Masculinos no Black Month: Itens de Luxo Atemporais!

    Nos últimos anos, o homem contemporâneo assumiu uma relação mais direta com a moda: sem exageros, sem pressa, apenas boas escolhas. E é justamente nesse contexto que acessórios ganham protagonismo. Pastas minimalistas, bolsas estruturadas, tênis com acabamento impecável e mochilas de couro funcionam como extensão da personalidade e, ao mesmo tempo, como ferramentas práticas da…