Foto: Reprodução/Instagram @chanelfrenchboy.
|

O Desfile Métiers D’Art F/W 2021/22 da Chanel!

Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grande como a marca francesa Chanel.

A Chanel é conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, nunca poupando esforços para fazer de suas apresentações nas semanas de moda espetáculos memoráveis, fazendo com que sejam altamente esperados e comentados entre as temporadas.

Para suas coleções Métiers D’Art, que são apresentações anuais em celebração ao trabalho artesanal de ateliês históricos administrados e financiados pela marca, a marca francesa gosta de eleger diferentes locações para cada apresentação, sempre tendo relação com o tema da coleção apresentada, muitas vezes tendo servindo como inspiração de alguma maneira.

Após um ano sem desfiles em formatos tradicionais e presenciais, a Chanel voltou a fazer a apresentar suas criações em seus desfiles espetaculares, e, na última segunda feira, 07 de Dezembro, a marca francesa apresentou sua nova coleção Métiers D’Art Outono/Inverno 2021/22. Confiram abaixo mais detalhes sobre ela e suas inspirações:

O local do desfile

Para a coleção Métiers D’Art Outono/Inverno 2021/22, o local escolhido para o desfile teve um significado especial: o novo centro de artesanato e alta costura da Chanel em Paris, batizado de Le19M. O espaço foi inaugurado há alguns meses e abriga, entre outras coisas, oito casas focadas em artesanato e técnicas centenárias.

São elas: Lesage e Montex, especializados em bordados, Lemarié, dedicado a plumas e ornamentos florais, Lognon, de plissado, Goossens, para bijoux e ourivesaria, Maison Michel, de chapéus, e Massaro, de sapatos.

O prédio foi projetado pelo arquiteto francês Rudy Ricciotti e está localizado perto de Porte d’Aubervilliers, ao norte da capital francesa e possui cerca de 25.500 m² e abriga, desde março de 2021, 600 pessoas que trabalham para os ateliês. Seu nome é uma referência ao distrito que está localizado, o número 19 e também simbólico para Coco Chanel. Já o M, é uma representação as palavras “mains”, “mode”, “métiers”, “maisons” e “manufactures” (“mãos”, “moda”, “comércios”, “casas” e “fábricas” em tradução livre).

Sede da Le19M em Paris. Clique na imagem e confira mais peças Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @marieclairetw).
Sede da Le19M em Paris. Clique na imagem e confira mais peças Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @marieclairetw).

A coleção Métiers D’Art Outono/Inverno 2021/22

Ao contrário de outras coleções passadas da Chanel, esta não possui um tema em específico. Seu foco são as habilidades manuais de cada um dos oitos ateliês atualmente localizados no Le19M. Algumas peças possuem inspiração na própria arquitetura do local, como os bordados do Atelier Montex, que mimetizam as estruturas de concreto branco da fachada, aplicados em bolsos de roupas e acessórios.

Um fato que chamou atenção na coleção foram roupas ricas em detalhes e acabamentos manuais, que são outro exemplo da transformação ministrada por Virginie Viard, diretora criativa da Chanel, dentro da marca, que tem como objetivo criar peças menos teatrais e mais próxima aos desejos e realidades das clientes.

Além disso, ela possui formas afastadas do corpo, alfaiataria relaxada ao mesmo tempo que arrumada, com direito à cintura baixa, barriga de fora e cintos de corrente. Há também um maior mix de produtos, desde o jeans em lavagem mais clara a tricôs e tweeds encorpados aos clássicos preto e branco em tecidos mais suaves.

Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Outros detalhes vistos nas peças foram terninhos pretos acompanhados de múltiplas correntes e colares de pérolas, alfinetes de estanho dourado com cabeças de leão, mini bolsas de mão e braceletes com pendentes.

“Queríamos destacar as habilidades das grandes marcas aqui no 19M, mas com uma reviravolta mais urbana. Adoro o local. Adoro vir aqui regularmente. É um pouco como visitar os amigos no campus universitário, como ir à faculdade!”, disse Virginie Viard após o desfile.

Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @marieclairefr. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Fotos: Reprodução/Instagram @voguebrasil. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @voguebrasil. Clique na imagem e confira mais peças Chanel!

Você pode conferir o desfile completo no vídeo abaixo:

O que acharam do desfile da Chanel e de sua proposta? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.