capa do post de momentos quer marcaram o mundo da moda
|

5 momentos que marcaram o mundo da moda!

A história da moda é recheada de momentos e eventos muito marcantes, mostrando que há fortes e diferentes maneiras de expressão dentro dela.

Com tantos séculos de mudanças e avanços seja na maneira de vestir ou na tecnologia, existem algumas criações e acontecimentos que foram grandes marcos no mundo da moda, que tiveram a capacidade de revolucionar os guarda-roupas de diferentes gerações.

Confiram abaixo cinco momentos que marcaram o mundo da moda:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

05. Paul Poiret liberta as mulheres do espartilho

O espartilho foi uma peça presente no guarda roupa feminino por muitos séculos, surgindo no século XVI na Inglaterra com o objetivo de manter a postura e dar suporte aos seios. Porém, ele não era nada confortável para as mulheres e, por muitas vezes, causava ferimentos nas mesmas por ser muito apertado.

O responsável por libertar o público feminino do espartilho foi Paul Poiret, um estilista de origem francesa. Poiret apresentou em 1906 uma nova modelagem de vestido, sendo esta mais solta e não apertada, dando a chance das mulheres usarem ligas e soutiens. Para o costureiro, a beleza da mulher deveria ser vista de forma natural.

O costureiro francês Paul Poiret foi o responsável por libertar as mulheres dos espartilhos. (Foto: Reprodução/Instagram @myoldpapers)
O costureiro francês Paul Poiret foi o responsável por libertar as mulheres dos espartilhos. (Foto: Reprodução/Instagram @myoldpapers)

04. Apresentação do ‘Little Black Dress’ na revista Vogue

O vestido preto, popularmente conhecido por ‘little black dress’, é uma peça clássica no mundo da moda e considerada essencial no guarda roupa de qualquer mulher. A peça foi introduzida pela icônica e lendária estilista francesa Gabriele Chanel no ano de 1926 na capa da revista Vogue.

Este foi um grande marco para o mundo da moda, pois as mulheres apenas usavam a cor preta em ocasiões de luto. O modelo se tornou altamente popular entre as mulheres na década de 30, principalmente graças à Grande Depressão, por conta de sua simplicidade em um momento onde mulheres desejavam roupas mais acessíveis.

Desenho do primeiro Little Black Dress na revista Vogue em 1926. Clique na imagem e confira mais criações Chanel! (Foto: Reprodução/Vogue.in)
Desenho do primeiro Little Black Dress na revista Vogue em 1926. Clique na imagem e confira mais criações Chanel! (Foto: Reprodução/Vogue.in)

03. New Look de Christian Dior

Outro grande marco na história da moda foi a apresentação do ‘New Look’ criado pelo estilista francês Christian Dior. A grande novidade foi lançada na coleção “Corolle”, em 1947, onde foram mostradas peças como a saia na altura do tornozelo, vestidos volumosos, saias rodadas, ombros à mostra e modelos com a cintura definida.

O grande destaque no entanto foi o modelo “Tailleur Bar”, que consistia em um casaquinho de seda acinturado com uma saia plissada preta na altura dos tornozelos, que foi então apelidado pela editora da revista americana Harper’s Bazaar, Carmel Snow, de ‘New Look’.

O New Look de Christian Dior revolucionou o mundo da moda. Clique na imagem e confira mais criações de Christian Dior! (Foto: Reprodução/Instagram @passarelando)
O New Look de Christian Dior revolucionou o mundo da moda. Clique na imagem e confira mais criações de Christian Dior! (Foto: Reprodução/Instagram @passarelando)

02. Yves Saint Laurent une a Moda e Arte

A arte e a moda sempre andaram juntas e constantemente podem servir como inspiração uma para a outra. Um dos maiores marcos de sua junção foi apresentada em 1965 por Yves Saint Laurent.

O estilista francês passou a utilizar detalhes da arte tradicional à sua composição, como no vestido Mondrian, que eram feitos em jérsei branco e tinham silhuetas mais retas, ornando perfeitamente com linhas verticais e horizontais no tom preto, abrindo espaços também para cores primárias, feitas em homenagem ao mestre cubista holandês Piet Mondrian.

O vestido Mondrian foi um exemplo da junção de arte e moda. Clique na imagem e confira mais criações de Saint Laurent!
O vestido Mondrian foi um exemplo da junção de arte e moda. Clique na imagem e confira mais criações de Saint Laurent!

01. Primeira Aparição da Calça Jeans nas Passarelas

A calça jeans, atualmente, é um dos artigos de roupa mais clássicos e amados existentes. A história da peça começa por volta de 1792 na cidade de Nimes, localizada no sul da  França, com um tecido de algodão sarjado, robusto e durável, que ficou popularmente conhecido com “tecido de Nimes” e, com o tempo, foi abreviado para “denim” e serviu de matéria prima para a calça jeans.

Após anos de uso por parte de trabalhadores, o grande estrelato da calça jeans se deu nos em 1976, quando a marca americana Calvin Klein a trouxe para a passarela de um desfile. O estilista foi muito criticado pelos mais conservadores da época, que não imaginariam a popularidade que a peça teria anos mais tarde.

A Calvin Klein foi a primeira marca a colocar a calça jeans em um desfile. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/ifaparis.com)
A Calvin Klein foi a primeira marca a colocar a calça jeans em um desfile. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/ifaparis.com)

Estes são alguns dos momentos que marcaram o mundo da moda! Já conhecia algum deles? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…