capa do post sobre momentos que marcaram o mundo da moda
|

5 momentos que marcaram o mundo da moda!

A história da moda é recheada de momentos e eventos muito marcantes, mostrando que há fortes e diferentes maneiras de expressão dentro dela.

Com tantos séculos de mudanças e avanços seja na maneira de vestir ou na tecnologia, existem algumas criações e acontecimentos que foram grandes marcos no mundo da moda, que tiveram a capacidade de revolucionar os guarda-roupas de diferentes gerações.

Confiram abaixo cinco momentos que marcaram o mundo da moda:

1. Paul Poiret liberta as mulheres do espartilho

O espartilho foi uma peça presente no guarda roupa feminino por muitos séculos, surgindo no século XVI na Inglaterra com o objetivo de manter a postura e dar suporte aos seios. Porém, ele não era nada confortável para as mulheres e, por muitas vezes, causava ferimentos nas mesmas por ser muito apertado.

O responsável por libertar o público feminino do espartilho foi Paul Poiret, um estilista de origem francesa. Poiret apresentou em 1906 uma nova modelagem de vestido, sendo esta mais solta e não apertada, dando a chance das mulheres usarem ligas e soutiens. Para o costureiro, a beleza da mulher deveria ser vista de forma natural.

O costureiro francês Paul Poiret foi o responsável por libertar as mulheres dos espartilhos. (Foto: Reprodução/Instagram @myoldpapers)
O costureiro francês Paul Poiret foi o responsável por libertar as mulheres dos espartilhos. (Foto: Reprodução/Instagram @myoldpapers)

2. Apresentação do ‘Little Black Dress’ na revista Vogue

O vestido preto, popularmente conhecido por ‘little black dress’, é uma peça clássica no mundo da moda e considerada essencial no guarda roupa de qualquer mulher. A peça foi introduzida pela icônica e lendária estilista francesa Gabriele Chanel no ano de 1926 na capa da revista Vogue.

Este foi um grande marco para o mundo da moda, pois as mulheres apenas usavam a cor preta em ocasiões de luto. O modelo se tornou altamente popular entre as mulheres na década de 30, principalmente graças à Grande Depressão, por conta de sua simplicidade em um momento onde mulheres desejavam roupas mais acessíveis.

Desenho do primeiro Little Black Dress na revista Vogue. Clique na imagem e confira mais criações Chanel! (Foto: Reprodução/Vogue.in)
Desenho do primeiro Little Black Dress na revista Vogue. Clique na imagem e confira mais criações Chanel! (Foto: Reprodução/Vogue.in)

3. New Look de Christian Dior

Outro grande marco na história da moda foi a apresentação do ‘New Look’ criado pelo estilista francês Christian Dior. A grande novidade foi lançada na coleção “Corolle”, em 1947, onde foram mostradas peças como a saia na altura do tornozelo, vestidos volumosos, saias rodadas, ombros à mostra e modelos com a cintura definida.

O grande destaque no entanto foi o modelo “Tailleur Bar”, que consistia em um casaquinho de seda acinturado com uma saia plissada preta na altura dos tornozelos, que foi então apelidado pela editora da revista americana Harper’s Bazaar, Carmel Snow, de ‘New Look’.

O New Look de Christian Dior revolucionou o mundo da moda. Clique na imagem e confira mais criações de Christian Dior!
O New Look de Christian Dior revolucionou o mundo da moda. Clique na imagem e confira mais criações de Christian Dior!

4. Yves Saint Laurent une a Moda e Arte

A arte e a moda sempre andaram juntas e constantemente podem servir como inspiração uma para a outra. Um dos maiores marcos de sua junção foi apresentada em 1965 por Yves Saint Laurent.

O estilista francês passou a utilizar detalhes da arte tradicional à sua composição, como no vestido Mondrian, que eram feitos em jérsei branco e tinham silhuetas mais retas, ornando perfeitamente com linhas verticais e horizontais no tom preto, abrindo espaços também para cores primárias, feitas em homenagem ao mestre cubista holandês Piet Mondrian.

O vestidro Mondrian foi um exemplo da junção de arte e moda. Clique na imagem e confira mais criações de Saint Laurent!
O vestidro Mondrian foi um exemplo da junção de arte e moda. Clique na imagem e confira mais criações de Saint Laurent!

5. Primeira Aparição da Calça Jeans nas Passarelas

A calça jeans, atualmente, é um dos artigos de roupa mais clássicos e amados existentes. A história da peça começa por volta de 1792 na cidade de Nimes, localizada no sul da  França, com um tecido de algodão sarjado, robusto e durável, que ficou popularmente conhecido com “tecido de Nimes” e, com o tempo, foi abreviado para “denim” e serviu de matéria prima para a calça jeans.

Após anos de uso por parte de trabalhadores, o grande estrelato da calça jeans se deu nos em 1976, quando a marca americana Calvin Klein a trouxe para a passarela de um desfile. O estilista foi muito criticado pelos mais conservadores da época, que não imaginariam a popularidade que a peça teria anos mais tarde.

A Calvin Klein foi a primeira marca a colocar a calça jeans em um desfile. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/ifaparis.com)
A Calvin Klein foi a primeira marca a colocar a calça jeans em um desfile. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/ifaparis.com)

Estes são alguns dos momentos que marcaram a história da moda! Já conhecia algum deles? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

6 sapatos queridinhos das fashionistas!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências, diversas peças que estão em alta agora são rapidamente esquecidas na temporada seguinte, às vezes retornando à moda após vários anos. Isso vale para roupas, acessórios e até mesmo sapatos! Por mais que existam modelos que são clássicos e icônicos que nunca saem…
capa do post sobre como desapegar no app do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
capa do post sobre credit month

Saiba tudo sobre o Credit Month!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
Foto: Reprodução/Twitter @versace

Versace lança coleção Upcycle Kids!

A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos. Empresas de moda têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas…
capa do post sobre frases feed de instagram férias

30  Frases para feed no instagram de ferias

As redes sociais são uma parte do cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo. Seja para postar fotos próprias, de momentos especiais, ou até mesmo para manter contato atualmente com amigos e familiares que moram em outras cidades ou estados. Outro motivo em que as redes sociais, principalmente o instagram atualmente, são usadas…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (no dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e nas semanas que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado…
capa do post sobre looks coringas para o inverno

5 Looks Coringas para usar no inverno!

O inverno está se encaminhando para seu ápice e os dias de friozinho e temperaturas mais amenas se tornou realidade em diversas cidades brasileiras, fazendo com que nosso guarda-roupa sofra uma mudança drástica rapidamente. Peças fresquinhas e mais leves dão lugar aquelas mais pesadas e confeccionadas em materiais mais quentinhos como a lã, couro e…
capa do post sobre o porque é o melhor momento para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…