|

Como reduzir sua pegada insustentável na moda

As pessoas usam amplamente o termo “pegada” ou “footprint” em inglês para indicar os rastros que deixam em relação aos impactos negativos no planeta. No entanto, todo mundo deixa algum rastro, ninguém é isento de impactos nas ações que fazemos todos os dias principalmente na maneira em que nós compramos.

Um estudo recente da Global Fashion Agenda, manteve o setor de vestuário o 2º maior poluidor do mundo. Nos últimos anos, foram descartadas mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis. Contudo, o estudo ainda revela que nos próximos oito anos, essa estimativa deve avançar para 140 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados.

Nesse caso, na maioria das vezes, o descarte ocorre de forma incorreta, pois em vez de ser reciclado e reutilizado, esses resíduos acabam sendo enviados para aterros sanitários ou incinerados. Analisando este contexto, a forma com que compramos e o destino que damos as nossas roupas, podem ajudar a diminuir nossa pegada no planeta. Dia 15/10 é o Dia do Consumo Consciente, que tal começar nesta data maneiras de reduzir seu impacto no meio ambiente? Leia a seguir!

Confira, Como reduzir sua pegada insustentável na moda:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

3. Compre sempre de Second Hand

Segundo o Resale Report 2023 do ThredUP, o mercado de Second Hand teve um forte crescimento em 2022, chegando a 28% comparado com 2021. Sendo assim, o mercado global de Second Hand tende a crescer 3x mais rápido até 2027, alcançando 350 bilhões de dólares.

Além disso, o mercado Second Hand contribui para evitar a criação de novas peças do zero, o que resultaria no desperdício de ainda mais recursos naturais do nosso planeta. Portanto, comprar roupas que já foram usadas uma vez não apenas beneficia o planeta, mas também adiciona originalidade e exclusividade às suas próximas produções.

2. Revenda ou doe as roupas que não quer mais

O mercado de Second Hand não vive apenas com as pessoas que compram as peças, mas sim com quem também desapega delas. Se você tem roupas pouco usadas e em ótimo estado no seu guarda-roupa, uma das melhores opções é vendê-las e oferecer um novo destino para que outras pessoas as aproveitem.

Além de lucrar com a venda das peças, com esse dinheiro você pode usá-lo para comprar desapegos de outras pessoas. Contudo, se as roupas não são adequadas para venda, mas ainda podem ser usadas por outras pessoas, você pode doá-las para ONGs ou instituições de caridade.

1. Faça reparos nas roupas a cada estação

Por fim, sempre que vemos uma roupa com um furo, sem um botão ou uma pequena mancha, o primeiro pensamento que vem a cabeça é “preciso comprar outra.” No entanto, se o dano na peça for bem pontual, uma das melhores opções para garantir menos desperdício na hora de comprar outra peça, é levá-las para o reparo.

Você pode costurar um furo e um botão, além de lavar uma mancha de forma especial, garantindo não apenas economia, mas também evitando o descarte desnecessário da peça. Sendo assim, você mantém o uso daquela peça por mais tempo e garante que não irá comprar uma roupa nova feita com mais recursos gastos do planeta.

Portando, essas dicas vão te ajudar a como reduzir sua pegada insustentável na moda. Qual dessas ações você já pratica? Quais outras você acha importante? Conte para nós!

Confira também: As marcas sustentáveis que você encontra no Etiqueta Única!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Balenciaga lança Novo Tênis em 2024: Conheça o Reptile!

A tradicional e polêmica marca de luxo Balenciaga está mais uma vez surpreendendo o mundo da moda. Dessa vez, trata-se do lançamento de um novo tênis que promete ser tão inusitado quanto seus antecessores. Sob a orientação do diretor criativo Demna Gvasalia, conhecido por suas criações provocativas, a grife apresenta agora o Reptile, o mais…

Prada cria Coleção-Cápsula inspirada em Série Chinesa!

Desde sua criação em 1913 por Mario Prada, a marca italiana Prada tem sido constantemente associada à inovação criativa e sofisticação. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma das principais referências no setor, especialmente reconhecida por suas icônicas bolsas de couro e nylon, sapatos, acessórios de viagem, fragrâncias e muito mais. Atualmente liderada por Miuccia…
capa do post sobre combinações de cores para apostar neste verão

5 Combinações de cores para apostar!

Com certeza você já se viu diante de um dilema de combinação de cores de roupas na hora de montar um look, seja para uma ocasião especial ou até mesmo para uma produção do dia a dia. Perguntas como “Qual cor combina com qual? Quais ficam harmoniosas? Posso usar este tom com aquele?” são super…
capa do post de como desapegar no etiqueta única

Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…

Conheça os 5 Tipos de Monogramas da Gucci e Evite Falsificações!

Você pode até não saber o nome da bolsa, mas certamente reconhece os monogramas Gucci quando vê um. No entanto, é preciso lembrar que existem mais de um tipo. Ao longo da sua história na indústria fashion a grife milanesa já criou pelo menos cinco variações diferentes. E conhecer todas elas é uma das maneiras…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel para investir

Best of Chanel: 5 Bolsas clássicas para investir

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post sobre bolsas que as brasileiras estão usando na pfw

4 Bolsas que as Brasileiras estão usando na PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante de todo o calendário da moda, com sua cidade sede sendo conhecida por ser a capital da moda e local de nascimento de algumas das principais marca da indústria, como Chanel, Christian Dior e Louis Vuitton. Por ter tamanha importância, seus desfiles são alguns…
capa do post sobre curiosidades de bolsas flap chanel

5 Curiosidades para saber sobre bolsas flap Chanel!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de top modelos de bolsa hermès

Best of Hermès: As bolsas icônicas que você encontra no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 185 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…

Luxo Consciente: Pandora Lança Coleção de Joias com Diamantes Sustentáveis!

No cenário global das joias, a Pandora, criadora das pulseiras mais descoladas e desejadas do mundo, continua na vanguarda da inovação. Em 29 de fevereiro, a marca dinamarquesa revelou ao mundo sua mais recente e exclusiva coleção denominada Diamonds by Pandora. Além de ostentar luxo e sofisticação, os designs destacam-se ainda mais por apresentarem diamantes…
capa do post sobre desfiles que se destacaram na pfw

4 Desfiles que se destacaram nos primeiros dias de PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante no calendário de desfiles da indústria da moda e é palco das apresentações de algumas das marcas mais importantes e celebradas do ramo. Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, foi a vez da capital da moda finalizar os desfiles para a próxima temporada….