5 Marcas de relógio de luxo no Etiqueta Única!
Os relógios são usados há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.
Os relógios de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas, além de serem verdadeiras obras de arte.
Confira abaixo as marcas de relógio de luxo que você encontra no Etiqueta Única:
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05. Panerai
A história da Panerai começou em 1860 quando o empresário e inovador artesão Giovanni Panerai inaugurou uma pequena oficina relojoeira em Ponte alle Grazie (que se mudaria mais tarde para o Palazzo Arcivescovile) na cidade de Florença, no norte da Itália, com o apoio de alguns dos maiores mestres suíços da relojoaria e que incluía também uma escola de relojoaria.
Após a morte de Giovani em 1897, seu filho, Leon Francesco o sucedeu. Muito embora os documentos originais desta época tenham desaparecido nas enchentes que ocorreram em 1966, o que torna a história da empresa familiar difícil de reconstruir, é sabido que, no início do século XX, a empresa tinha o nome de Orologeria Svizzera.
No início, a Panerai importava componentes de relógios suíços, que eram depois montados e regulados na oficina em Florença, um trabalho que era feito pelos relojoeiros formados na própria escola da empresa. A marca já contava com grande notoriedade, tendo como clientes figuras proeminentes da sociedade florentina e até mesmo da família real italiana.
À partir de 1910, a empresa começou a produzir instrumentos técnicos de elevada precisão para a Real Marinha Italiana, parceria que se firmaria de forma muito intensa durante toda a época das Guerras Mundiais. Iniciou-se assim as primeiras experiências com materiais luminescentes, para permitir a legibilidade dos instrumentos em ambientes sem luz, até descobrirem um novo tipo de material baseado em fluído de zinco ativado com rádio, batizado de Radiomir (que posteriormente nomearia o primeiro relógio Panerai).
O grande reconhecimento da marca veio na década de 1930 durante a militarização italiana da era fascista, quando a Panerai passou a fornecer bússolas, relógios e lanternas de mergulho para as unidades submarinas de elite da Marinha Italiana, os célebres homens-rã. Foi em 1936 que a então Guido Panerai & Figlio foi renomeada para Officine Panerai e criou o primeiro protótipo de um relógio com uma concepção inteiramente nova, projetado para uma unidade militar especial secreta da Marinha Italiana.
Esta produção, de uma natureza altamente especializada, já havia criado uma firme ligação entre a marca e o mundo naval, com medidas de tempo e espaço e o desenvolvimento de padrões de qualidade e segurança superiores às normas, uma vez que ela era reservada exclusivamente para atender aos militares. Medidores de distância mecânicos, luminosos para lançamento de torpedos, dispositivos de mira, profundimetros, bússolas, temporizadores para minas – foi graças à tecnologia anteriormente desenvolvida neste setor que a marca foi capaz de criar um relógio militar especializado para uso subaquático.
E foi assim que nasceu o primeiro relógio à prova d’água militar para mergulho da marca italiana, que foi batizado de Radiomir. O modelo possuía uma grande caixa em forma de almofada em aço, com 47 milímetros de diâmetro, movimento Rolex, coroa rosqueada, além de um mostrador híbrido que combinava os algarismos romanos e árabes com um triângulo posicionado às 12 horas.
À partir daí, a marca não parou de crescer e criar diferentes modelos de relógios como o Panerai Mare Nostrum, Panerai Luminor, dentre muitos outros. Em 1997 a Panerai foi comprada pelo conglomerado de luxo Richemont, proprietária de outras marcas de luxo de relógios como Cartier, IWC e Mont Blanc. A integração da marca ao Grupo permitiu sua evolução, tanto em termos técnicos como de desenvolvimento de imagem, já que anteriormente seus relógios eram de um nicho específico e difíceis de se encontrar.
04. Cartier
A Cartier é uma marca francesa fundada por Louis-François Cartier em 1847.
Louis-François assumiu o controle a pequena oficina de seu mestre, Adolphe Picard, em 1847 que era localizada na Rue Montorgueil, a mais chique e cara da época e resolveu patentear sua própria marca representada pelo famoso coração entre as iniciais L e C em um losango. Apenas quatro anos depois de sua fundação, graças a Condessa Nieuwerkerke, a Cartier se tornou fornecedora da Corte Real de Napoleão III. Além disso, em 1853 implantou o atendimento personalizado e elitizado, o que trouxe uma clientela exclusiva e privada para a maison.
Em 1859, alugou um imóvel no Boulevard des Italiens, imóvel onde ficaria por 40 anos, e sua localização avantajada perto dos Jardins des Tuileries e suas jóias que possuíam toque leve, arejado, em contraste com os ornamentos formais e pesados da época atraíram uma ampla clientela, como as damas da alta sociedade que passavam por ali.
Além das damas francesas, a Imperatriz Eugénie da França se encantou com a Cartier e encomendou um conjunto de chá em prata e se tornou uma cliente fiel da maison. Em 1873, o filho de Louis-François, Albert, entrou como sócio na maison e expandiu os produtos da marca, incluíndo relógios. Em 1898, seu filho, Louis, também começou a trabalhar na marca e a loja passou a se chamar Alfred Cartier & Fils.
Louis Cartier, sempre inovador, criou o primeiro relógio de pulso com pulseira de couro do mundo, a pedido de seu amigo, o aviador brasileiro Alberto Santos Dumont. Atualmente, a Cartier é conhecida não apenas por suas incríveis jóias, mas também por relógios que são alguns dos mais celebrados no mercado e se estabeleceu como uma das maiores marcas do ramo.
03. Breitling
A história da Breitling começou em 1884 na cidade montanhosa de St-Imier, quando o jovem Léon Breitling, filho de alemães e então com apenas 24 anos de idade, abriu uma pequena oficina especializada na fabricação de cronógrafos e medidores de alta precisão para uso esportivo, científico e industrial.
Ele possuía uma estratégia de produzir relógios com alta qualidade técnica que, aos poucos, foi dando resultados e, em 1892, o jovem relojoeiro realocou a pequena oficina para a vila de La Chaux-de-Fonds, centro da indústria de relógios suíços na época, e começou a se especializar na produção de cronógrafos.
Após a abertura da nova fábrica (que continha agora 60 funcionários), a empresa adotou um novo nome: G. Léon Breitling S.A. Montbrillant Watch Manufactory. No dia 11 de agosto de 1914, aos 54 anos, Léon Breitling faleceu, e seu filho, Gaston, assumiu o comando da empresa e iniciou a produção de relógios de pulso, ao conceber o primeiro cronógrafo com ponteiros centrais e contador de 30 minutos. Este é também o primeiro instrumento criado pela empresa que se destinava a equipar os pilotos do exército em guerra.
O primeiro cronógrafo com botões independentes foi criado no ano de 1923 e utilizava a coroa como botão, significando que ele separa as funções “início/paragem” da função “reinício”. Esta inovação patenteada permitiu, a partir de então, adicionar vários tempos sucessivos, sem ser necessário reiniciar o cronógrafo – quer se trate de cronometrar uma competição esportiva ou um tempo de voo.
Após a morte repentina de Gaston Breitiling em 1927, não havia nenhum herdeiro apropriado na família para assumir a empresa, portanto, os gerentes tomaram frente do negócio pelos próximos anos, o que foi um período delicado, já que coincidiu com a quebra da Bolsa de Valores em 1929 e a subsequente Grande Depressão Americana. Fato com que fez com que a empresa lutasse arduamente para se manter em atividade.
Felizmente, seus executivos foram capazes de conseguir encomendas suficientes até que Willy Breitling, filho de Gaston, pudesse assumir a empresa, em 1932. Ele possuía conhecimentos técnicos e comerciais do negócio e começou a dirigir a empresa de acordo com sua visão sobre o futuro. Pouco depois, em 1934, a Breitling introduziu uma importante inovação: um segundo botão de reinício que permitia a medição de vários períodos curtos sucessivos, tecnologia que é utilizada até hoje nas configurações dos equipamentos contemporâneos e adotada pela concorrência.
Nas próximas décadas, a marca não parou de crescer e lanças grandes inovações que entraram para a história da relojoaria como o Chronomat, Aerospace e o SuperQuartz™, se consagrando como uma das melhores marcas de relógios do mundo e também fornecedora das Forças Aéreas de diferentes países.
02. Audemars Piguet
A história da Audemars Piguet começou exatamente no dia 17 de Dezembro de 1881, fruto da parceria de dois estudantes de tecnologia e economia: Jules-Louis Audemars e Edward-Auguste Piguet.
A dupla se conheceu em 1873 na cidade de Le Brassus, no Vallée de Joux, um dos berços da alta relojoaria. Dois anos mais tarde, em 1875, eles se uniram para desenvolver e fabricar relógios equipados com mecanismos complexos e resolveram dividir as tarefas: enquanto Jules-Louis ficou responsável pela parte mais técnica, no que se referia ao processo de produção das peças, Edward-Auguste cuidava das vendas e o marketing, o que fez com que ele viajasse por diversas cidades e, posteriormente, continentes, para estabelecer contatos que não muito tempo depois seriam essenciais para estabelecer a marca, principalmente na Europa.
Logo quando fundaram sua marca em 1881, seus relógios se destacavam no mercado por seu funcionamento preciso e alta qualidade. Oito anos mais tarde, a AP (como ficou popularmente conhecida) inaugurou sua primeira oficina na cidade de Genebra, na Suíça, e rapidamente começou a crescer e prosperar e no mesmo ano, exibiu seus modelos de relógios pela primeira vez na Exposição Universal de Paris.
Em 1892, uma época onde os relógios de pulso estavam começando a cair no gosto dos consumidores e se tornar populares, a Audemars Piguet desenvolveu o primeiro modelo desta categoria com repetidor de minutos. Nas décadas seguintes, seu sucesso apenas cresceu e ultrapassou os limites do continente Europeu e chegou à América.
Em 1915, a marca voltou a chamar à atenção do setor relojoeiro ao fabricar o menor calibre feito com repetição de cinco minutos, com um diâmetro de apenas 15,80 milímetros. Além disso, apresentou um de seus primeiros relógios de alta complexidade, com 400 peças. Cinco anos mais tarde, a empresa produziu um sofisticado relógio composto de 16 complicações (turbilhão, carrilhão grande e pequeno, indicador de equação de tempo, calendário perpétuo, indicador de tempo sideral e um mostrador de esmalte azul gravado com 315 estrelas que reproduziam o céu noturno de Londres).
Nos anos seguintes, a marca continuou a surpreender o mundo com seus designs inovadores e tecnológicos, como, por exemplo, quando apresentou o primeiro relógio que mostrava seus mecanismos visíveis através do vidro no ano de 1928, ou quando lançou seu primeiro relógio modelo Skeleton que permitia que as partes móveis do calibre fossem vistas na parte posterior do mostrador.
Com 142 anos de história, atualmente a Audemars Piguet ainda detém o título de mais antiga manufatura de relógios do mundo e permanece nas mãos das famílias fundadoras, sendo considerada uma empresa familiar desde sua fundação. Seus relógios luxuosos são considerados como um dos melhores do setor no cenário atual e são muito cobiçados, tendo produção restrita de cerca de 40 mil unidades por ano.
01. Tag Heuer
A história da Tag Heuer começou com a paixão do suíço Edouard Heuer por precisão. Fundou sua modesta oficina na cidade de St-Imier, localizada nas remotas montanhas do Jura na Suíça, no ano de 1860 quando tinha apenas 20 anos de idade. Ele tinha apenas um objetivo: levar a medição do tempo a novos patamares transformando a forma como era mensurado.
Apenas nove anos após a fundação da oficina, Heuer patenteou o primeiro cronômetro, que marcava um quinto de segundo, além de apresentar um mecanismo patenteado de corda pela coroa para relógios de bolso, que eliminava assim a necessidade do uso de uma chave.
Desde então, a empresa suíça tem estado na vanguarda da relojoaria, tanto em termos de tecnologia, quanto na escolha de materiais e até mesmo no design. Da primeira patente de um cronógrafo em 1882, passando pela invenção da “engrenagem oscilante” em 1887 (que ainda é usada hoje em dia pelos maiores relojoeiros na fabricação de cronógrafos), a patente da caixa resistente a água em 1895 e o primeiro cronógrafo para painel de automóveis e aviões (Tempo de Percurso) em 1911, Edouard Heuer foi responsável por alguns dos mais importantes feitos da história mundial da relojoaria.
Essas e muitas outras inovações foram passos muito significativos para o universo esportivo, já que assim foi possível medir o desempenho cada vez mais preciso dos atletas. É por isso que, desde que foi fundada, a Tag Heuer é identificada com esportes competitivos, principalmente automobilismo, vela e esqui, onde milésimos fazem toda a diferença.
Em 1912, 52 anos após sua fundação, a marca começou a fabricar relógios de pulso para o público feminino. Dois anos mais tarde, foram lançados os primeiros cronógrafos de pulso com caixa de prata, mostrador esmaltado e ponteiros luminescentes. Nós próximos anos, novas inovações foram lançadas, como o AUTAVIA (1933), primeiro cronômetro de painel para carros de corrida e aviões, cujo nome era uma contração das palavras AUTomóveis e AVIAção; e um cronógrafo de pulso resistente á água, com seus botões redondos inconfundíveis, em 1939.
Nas décadas seguintes, a marca não parou de crescer e criar novas inovações, como o HEUER MONACO, FORMULA 1 e a linha LINK. Além disso, como falamos acima, a Tag Heuer se tornou a queridinha de celebridades, astros de Hollywood e, principalmente de esportistas, já que a empresa possui uma ampla gama de modelos que são perfeitos para diferentes propósitos. Até hoje a marca é uma das líderes no setor de relojoaria de luxo.
Estas são apenas algumas marcas incríveis de relógio de luxo que você encontra no Etiqueta Única! Qual sua favorita?