|

Luxo e Sustentabilidade Podem Andar Juntos?

No mundo de hoje, onde a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade está em ascensão, muitos de nós nos perguntamos se é possível continuar apreciando o luxo enquanto adotamos um estilo de vida mais responsável. E já adiantamos, sim, é super possível!

Uma das coisas mais interessantes do mundinho fashion, é que os itens de luxo não saem de moda, e você consegue reciclar coleção após coleção suas roupas e inventar novas combinações sem ficar repetitivo.

A ideia de sustentabilidade depende de satisfazer as nossas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem também as suas. O luxo parece ser uma indústria ideal para adotar medidas sustentáveis; já que qualidade, artesanato e durabilidade estão entre seus pilares.

Além disso, muitas grifes famosas estão se adaptando aos valores sustentáveis. Elas adotam práticas responsáveis em sua produção, utilizam materiais eco-friendly e buscam minimizar seu impacto ambiental (o E.Ú.ama!).

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A Prada com sua linha Re-Nylon, por exemplo, oferece artigos de luxo em diversas categorias. Desde bolsas, sapatos, tiaras e até roupas – incluindo vestidos– fabricados a partir de plásticos retirados os oceanos.

Já a Gucci, foi uma das pioneiras em anunciar medidas rumo a sustentabilidade. Em setembro de 2019, a grife italiana anunciou que se tornaria carbon neutral . Dessa forma, ela passou a compensar todas suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas próprias operações e de toda sua cadeia de suprimentos.

A verdade é que à medida que o alinhamento de valores entre uma marca e os consumidores se tornou um fator importande e decisivo tanto de compra quanto de fidelidade, as empresas que desejam manter o seu status de luxo foram se adaptando às preocupações de práticas éticas, sustentáveis e responsáveis.

Prada Re-nylon é uma das provas que luxo e sustentabilidade podem andar juntos
Prada Re-nylon é uma das provas de que Luxo e Sustentabilidade podem andar juntos. Clique na imagem e descubra Bolsas Prada Originais em Promoção!

Dicas para um Consumo de Luxo Sustentável

A indústria do luxo está em evolução contínua. O que anteriormente representava um nicho de mercado direcionado a um público específico, agora apresenta uma segmentação crescente, onde os consumidores têm expectativas cada vez mais elevadas em relação às marcas das quais compram.

Salvar o planeta é uma preoupação principalmente da nova geração, e isso muda inclusive a forma que eles consomem artigos de luxo. Tanto os millennials quanto a geração Z tendem a comprar das marcas que se posicionam sobre as questões do meio ambiente.

Mas há 5 dicas que qualquer um, independente da geração, pode seguir para um consumir luxo de maneira mais sustentável. São elas:

5 – Conscientização

Esteja ciente do impacto de suas escolhas de consumo e como elas afetam o meio ambiente.Preste atenção aos materiais utilizados nos produtos. Opte por materiais sustentáveis, como couro vegano ou fibras orgânicas.

O ponto crucial dos produtos de moda sustentáveis é a sua durabilidade. O descarte de roupas geralmente é um sintoma de itens de fast fashion e de baixa qualidade. Estima-se que pelo menos 51,7% dos resíduos de moda vão para aterros sanitários.

4 – Pesquisa

Dedique tempo para pesquisar marcas sustentáveis de luxo e seus produtos. Pesquise as práticas de produção das marcas para garantir que elas estejam alinhadas com princípios éticos e ecológicos. Felizmente, hoje a sustentabilidade faz parte dos alicerces das principais marcas famosas do mundo.

A britânica Stella McCartney, por exemplo,  é conhecida desde sua fundação por ter pilares na sustentabilidade e veganismo, não utilizando peles de animais em suas peças, optando por couros veganos. Entre produtos sustentáveis já lançados pela grife estão bolsas Frayme, feitas com couro de cogumelo e até as primeiras peças de roupas do mundo feitas com lantejoulas biodegradáveis.

Já as as marcas PradaEmporio Armani Alexander McQueen já inovaram em suas escolhas de matérias primas, dando preferência àquelas recicladas. Na curadoria afiada do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina, você encontra uma seleção enorme de marcas de moda sustentáveis.

Bolsa Chanel e Stella Mccartney, marcas que comprovam que luxo e sustentabilidade podem andar juntas.
Clique na imagem e descubra Bolsas de Grife Originais de diversas Marcas de Luxo Sustentáveis!

3 – Qualidade, Não Quantidade

Opte pela qualidade em vez da quantidade. Invista em peças atemporais que você usará repetidamente. Produtos de luxo geralmente são conhecidos por sua durabilidade e qualidade superior.

Escolher itens que durem muito tempo é uma forma eficaz de reduzir o consumo excessivo e o desperdício. Com foco em materiais de alta qualidade, as criações das grifes desse segmento do mercado são feita para durar mais do que a média de outros produtos, exigindo menos necessidade de incineração e também menos resíduos têxteis.

2 – Second Hand

Explore lojas vintage, brechós e portais especializados em artigos de luxo de segunda mão para descobrir peças únicas. Hoje é possível encontrar peças com cara de novas, super conservadas e até de coleções exclusivas que não são mais produzidas, com ótimas oportunidades de compra, incluindo valores mais atrativos. No Etiqueta Única, por exemplo, é possível parcelar aquela tão sonhada Bolsa Louis Vuitton em até 10x sem juros.

1- Cuidado e Manutenção

Cuide bem de seus produtos de luxo, garantindo que eles durem o máximo possível. Quando o item não fizer mais sentido no seu armário, seja por que você não usa mais ou qualquer outro, dê um novo significado para ele.

Você pode doar ou até mesmo vender e lucrar com o seu desapego. No etiqueta única, são milhares de pessoas buscando diariamente, por exemplo, por aquela bolsa Chanel que fez parte de boas histórias da sua vida ou aquele cinto Hermès que você não usa mais. Além disso, é possível começar a vender, sem sair de casa!

bolsas e outros artigos de luxo que você pode vender no etiqueta única e fazer parte de uma moda mais sustentável.
Luxo e sustentabilidade andam juntos quando você desapega . Clique na imagem e comece a vender os artigos que luxo que você não usa mais!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…
capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…