Capa do post sobre looks inspirados em mulheres negras poderosas

4 Looks inspirados em Mulheres Negras Incríveis

Hoje, 20 de Novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra. Criado em 2003, o feriado é comemorado em cerca de mil cidades no território brasileiro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Um dia muito importante para gerar uma reflexão e questionamentos em relação a tópicos e problemas que, infelizmente, ainda são muito recorrentes na sociedade atual, como o racismo, discriminação, igualdade social e a inclusão de negros na sociedade.

Para comemorar esta data de extrema importância, elegemos quatro mulheres negras que são destaque em diferentes indústrias, além de servirem de inspiração para milhares de pessoas ao redor do mundo para recriar looks e contar um pouco de sua história.

Confiram abaixo quatro looks inspirados em mulheres negras incríveis para se inspirar.

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama nasceu no dia 17 de Janeiro de 1964 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Advogada por formação, Michelle se graduou na Universidade de Princeton e também na Harvard Law School, ambas prestigiosas universidades americanas. Após completar os estudos, voltou para sua cidade natal, onde aceitou um emprego no escritório de advocacia Sidley Austin, onde conheceu seu marido e futuro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

Em 2008, se tornou a 46º Primeira Dama dos Estados Unidos quando seu marido foi eleito Presidente do país, além de ser a primeira afro-descendente a ocupar o posto. Durante os 8 anos em que foi primeira dama, Michelle não se tornou apenas um ícone da moda para milhares de mulheres, mas também ficou conhecida por sua luta com as causas que apoia, como a igualdade de pagamento entre gêneros, defesa do direito das mulheres e o racismo e intolerância.

Foto: Reprodução/Instagram @michelleobama. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @michelleobama. Clique na imagem e confira peças similares!

Lupita Nyong’o

Lupita Amondi Nyong’o nasceu no dia 1º de Março de 1983 na Cidade do México, capital do México, porém, se mudou ao Quênia (terra natal de sua família) quando tinha menos de um ano de idade. Se mudou para os Estados Unidos para cursar a faculdade, graduando-se no Hampshire College em estudos de cinema e teatro. Antes de se tornar uma atriz renomada de Hollywood, Lupita começou como assistente de produção, onde trabalhou em diversas produções, como “O Jardineiro Fiel”.

Sua carreira de atuação se iniciou em 2008 ao estrelar o curta East River, dirigido por Marc Grey. Após isso, retornou ao Quênia, onde atuou na série de televisão Shuga de 2009 a 2012. Seu grande papel de destaque veio no ano seguinte, em 2013, ao interpretar Patsey no longa “12 anos de Escravidão”. Sua atuação foi extremamente elogiada pela crítica e pelo público, e o papel lhe rendeu diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, onde foi a primeira atriz mexicana e queniana a ganhar a categoria.

Além de diversos trabalhos no cinema e ter se tornado um ícone d, Lupita também é engajada em causas sociais em diversos campos, é embaixadora global da ONG WildAid, que luta contra a extinção de elefantes na África, além de lutar contra o racismo e grande defensora da inclusão e da autoconfiança para meninas negras, tópico o qual escreveu um livro infantil batizado de “Sulwe”.

Foto: Reprodução/Instagram @ lupitanyongo. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @lupitanyongo. Clique na imagem e confira peças similares!

Viola Davis

Viola Davis nasceu no dia 11 de Agosto de 1965 na cidade de St. Matthews, no estado da Carolina do Sul, Estados Unidos. Mudou-se com a família para o estado de Rhode Island quando tinha apenas dois meses de idade. Sua mãe, Mary Alice, foi uma ativista durante o Movimento dos Direitos Civis dos Negros nos Estados Unidos e, quando Viola tinha dois anos, foi presa durante um protesto e a levou consigo. Graduou-se em teatro em 1988 no Rhode Island College e, posteriormente, estudou na prestigiada Julliard School em Nova Iorque.

Sua carreira de atriz se iniciou em 1996, ao interpretar uma enfermeira no longa “The Substance of Fire”. Em 2001, ganhou o primeiro grande prêmio de sua carreira, um Tony Awards de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance na peça “Rei Hedley II”, onde interpretou uma mãe de 35 anos de idade lutando eloquentemente pelo direito de abortar uma gravidez. Após isso, participou de diversos filmes, como Out of Sight, Solaris e Traffic. Porém, o reconhecimento veio apenas em 2008 quando integrou o elenco de “Dúvida” ao lado de Meryl Streep, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman. Apesar de aparecer em apenas uma cena, sua atuação foi imensamente elogiada e Viola foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar.

Ao longo de sua carreira, Viola acumulou papéis onde foi aclamada pela crítica e nomeações nas principais premiações do cinema ao redor do mundo. Em 2015, Davis se tornou a primeira mulher negra a ganhar o Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama por seu papel de Annalise Keating na série “How To Get Away with Murder”. Por seu papel de Rose Maxson em “Fences” (papel que interpretou também no teatro e ganhou seu segundo Tony Awards em 2010) em 2016, a atriz, mais uma vez, foi aclamada pela crítica e ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, se tornando a primeira negra a ser indicada três vezes ao Oscar.

Foto: Reprodução/Instagram @violadavis. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @violadavis. Clique na imagem e confira peças similares!

Oprah Winfrey

Oprah Gail Winfrey nasceu no dia 29 de Janeiro de 1954 na cidade de Kosciusko, localizada no estado do Mississippi, Estados Unidos. Seu nome foi uma homenagem a Orpah, uma das pessoas do Livro de Rute (livro da terceira divisão da Bíblia hebraica). Porém, devido a problemas de soletração ou pronúncia, seu nome ficou como Oprah, mas seu pais resolveram deixá-lo com a escrita diferente. Sua infância e juventude foram marcadas por muita dificuldade financeira, abusos e negligências por parte de integrantes de sua família e outros acontecimentos traumáticos, como a perda de um filho horas depois de seu nascimento.

Após muita luta e dedicação aos estudos, Oprah ganhou uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee após ganhar um concurso de locução, onde estudou Comunicação Televisiva. Em seus dois primeiros anos na faculdade, trabalhou como locutora de notícias de plantão na rádio local WVOL. Quando começou a trabalhar na mídia local, foi a mais jovem e única pessoa negra a ocupar o cargo de âncora em um jornal na cidade de Nashville, capital do estado. Em 1976, mudou-se para Baltimore, Maryland, após ser convidada para ser convidada a ser repórter e apresentadora de um jornal local.

Alguns anos mais tarde, mudou-se para Chicago, onde liderou o talk show matinal AM Chicago. Dentro de poucos meses, o programa se tornou o mais visto da região de Chicago, superando o concorrente The Phil Donahue Show. Devido ao enorme sucesso, a emissora cedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em Setembro de 1986. O sucesso foi duplicado e logo se tornou o talk show mais visto dos Estados Unidos. Ao longo de 25 anos de existência do programa, Oprah se tornou uma das apresentadoras mais conhecidas do mundo, além de entrevistar diversas pessoas importantes, desde celebridades, até políticos e presidentes americanos.

Foto: Reprodução/Instagram @oprahmagazine. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @oprahmagazine. Clique na imagem e confira peças similares!

Todas estas mulheres são incríveis e admiráveis não apenas em sua profissão, mas também na luta contra o racismo e a desigualdade. Com qual delas você mais se identifica com o estilo? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.