Capa do post sobre a linha do tempo da Hermès

Conheça a Linha do Tempo da Hermès

A Hermès é uma marca de moda imersa em história e tradição, provavelmente uma das mais desejadas do mundo quando pensamos em luxo e exclusividade, e sua história não poderia deixar de ser tão interessante, confira!

Negócio familiar por cinco gerações, seu nome sempre foi símbolo de classe em todo o mundo.

Desde os primórdios da montaria e dos finos artigos equestres de couro, até as famosas bolsas Hermès atuais, a Hermès é conhecida por uma variedade de itens de alta costura.

Eles certamente percorreram um longo caminho nos últimos dois séculos e, hoje, descobrimos um pouco mais sobre a história por trás desta marca icônica.

Linha do Tempo da Hermès

1801 – Nasce, em Krefeld, Alemanha, Thierry Hermes – filho de um pai imigrante francês, Thierry Hermes, e de uma mãe alemã, Agnese Kuhnen. Krefeld é conhecida como ‘Stadt wie Samt und Seide’, ou seja, Cidade da Seda e do Veludo, devido a sua forte tradição têxtil.

1828 – A família Hermes se muda para Pont Audemer, ao norte de Paris, onde o Thierry Jr. aprende técnicas de fabricação de couro e passa a fazer couraças.

1831 – Thierry e sua esposa, Petronille Pierrtant, dão as boas vindas a seu primeiro filho e futuro herdeiro do trono Hermes, Charles-Emile Hermes.

1837 – Thierry Hermes funda a marca francesa Hermès como oficina de arnês no bairro Grands Boulevards de Paris. Sua loja serve os nobres europeus da época. A oficina também produz arneses de ferro forjado e freios para comércio de carruagens.

1855 – Os arneses e freios de alta qualidade criados por Hermès ganham reconhecimento, recebendo vários prêmios, como a Medalha da Primeira Classe na Exposição de Paris.

Fachada da loja da Hermès

1867 – Hermès ganha a Medalha da Primeira Classe pela segunda vez na Exposição Universelles em Paris.

1878 – Falece Thierry Hermes.

1880 – O filho de Hermès, Charles-Emile Hermès, assume a gestão da oficina do pai e se muda para um local diferente, na 24 Rue du Faubourg Saint-Honore, onde a loja permanece até hoje. Aqui, ele continua com a manufatura de itens de montaria e passa a se concentrar nas vendas de varejo internacionais com linhas para a elite da Europa, Rússia, África do Norte, Ásia e as Américas.

1900 – Com apoio de seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, Charles-Emile desenha o modelo ‘Haut a Courroies’, bolsa cuja intenção era permitir que os montadores carregassem suas selas.

1902 – Charles-Emile se aposenta, deixando o negócio para seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, que o renomeiam Hermès Freres ou Irmãos Hermes.

Anúncio antigo da Hermès

1914 – Emile-Maurice começa a fornecer selas ao czar da Rússia e até 80 artesãos de selas são empregados pela oficina. Com isso, Emile-Maurice ganha direitos exclusivos sobre o uso do zíper em artigos de couro e roupas, tornando-se a primeira marca na França a apresentar este dispositivo.

1918 – A Hermès apresenta o primeiro casaco de couro com um zíper, produzido para o Príncipe de Gales, Edward. Devido ao seu exclusivo acordo de direitos, o zíper se torna conhecido em toda a França como fermeture Hermès, ou seja, o fecho da Hermès.

1919 – Um declínio nas vendas de couraça e equipamentos de montaria leva Adolphe Hermès a deixar a empresa com Emile-Maurice, que compra a parte de seu irmão.

1922 – As primeiras bolsas femininas surgem quando a esposa de Emile-Maurice se queixa de não encontrar um modelo que lhe agrade. O próprio Emile-Maurice desenha, então, uma versão menor da bolsa ‘Haut a Courroies’.

1924 – A marca estabelece sua presença nos EUA e abre duas novas lojas em resorts franceses.

1929 – A Hermès apresenta a primeira coleção feminina de vestuário de alta costura, que inclui roupas de banho e tem lançamento em Paris.

1935 – A Hermès lança um de seus itens originais mais famosos, a bolsa tiracolo que mais tarde se tornaria conhecida como a Kelly.

Bolsa Hermès

1937 – A marca apresenta seu lenço de seda, que, imediatamente, se torna um grande sucesso entre celebridades, como a Jacqueline Kennedy.

1938 – A pulseira ‘Chaine d’ancre’ e a jaqueta e demais trajes de montaria juntam-se à coleção clássica. Os designers da empresa também começam a se inspirar em livros, pinturas e objetos de arte por volta desta época.

1950 – É lançada a divisão de perfumes da marca.

1951 – Falece Emile-Maurice Hermes, e Robert Dumas Hermès, marido de Jacqueline Hermès, assume a empresa com o perfumista Jean Rene Guerrand, marido de Aline Hermès, ambas bisnetas de Thierry Herme.

Caixa da Hermès

Início de 1950 – A Hermès começa a usar um logotipo com base em um desenho do pintor francês Alfred de Dreux. Nessa época também, a marca começa a usar suas icônicas caixas de cor laranja.

1956 – Uma foto da atriz hollywoodiana, que depois virou Princesa de Mônaco, Grace Kelly, carregando uma bolsa Hermes modelo ‘Sac a Depeches’ para cobrir sua barriga grávida, foi publicada na capa da revista Life. Subitamente, mulheres de todo o mundo foram às lojas Hermes procurando  “a bolsa da Kelly“. Hermés, então, renomeou esse estilo como Kelly.

1978 – Jean Louis Dumas, filho do tataraneto de Thierry Hermès, assume a empresa e, no mesmo ano, a Hermès compra o prédio ao lado da loja na 24 Rue Faubourg Saint-Honoré, ampliando o seu carro-chefe em Paris.

Loja da Hermès em Paris

1981 – O icônico modelo de bolsa Birkin é lançado com homenagem à atriz britânica Jane Birkin, após um encontro casual no ano anterior.

2003 – Seguindo a aposentadoria de Jean Louis Dumas, Patrick Thomas se torna o novo líder do negócio Hermès.

2007 – Com a compra do edifício número 28 da Rue Faubourg Saint-Honore, a Hermès, mais uma vez, expande seu carro-chefe em Paris.

2012 – Membro da sexta geração da família Hermès, Axel Dumas, é nomeado CEO da companhia e permanece nesta posição até os dias atuais.

2016 – Pesquisa realizada comprova que uma bolsa Hermès modelo Birkin tem sido um investimento melhor do que ações na Bolsa de Valores ou em barras de ouro durante os últimos 35 anos.

Curiosidades

  • Atualmente, a Hermès vende um lenço de seda a cada 20 segundos
  • A bolsa Birkin é a mais demorada na lista de acessórios de luxo hoje, podendo levar em torno de 6 anos para ser entregue!
  • A Hermès tem 240 lojas pelo mundo, incluindo as famosas unidades da Wall Street e da Madison Avenue em NYC.
  • Entre as famosas clientes da Hermès, estão: Madonna, Elle MacPherson, Kim Kardashian, Victoria Beckham, Nicole Kidman, e Julianne Moore.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.