Gucci lança o “Circular Hub”
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A grife italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas ao redor do mundo.
Além de suas criações incríveis, a Gucci está cada vez mais sendo reconhecida por seus esforços para se tornar mais sustentável. A maison anunciou recentemente sua nova iniciativa para incentivar uma economia mais circular na moda: o Circular Hub. Confira mais detalhes abaixo:
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O Gucci “Circular Hub”
A Gucci anunciou nesta semana o o lançamento do “primeiro centro circular de luxo da Itália”. Batizado de “Circular Hub”, a iniciativa tem como objetivo “acelerar a transformação circular do modelo de produção da indústria da moda italiana, redefinindo toda a cadeia de valor”.
Segundo a marca, esta será uma “plataforma de inovação aberta para a concepção e fabricação de produtos circulares e a busca de novas soluções”, com um foco que passará das matérias-primas e do design à otimização da produção e logística.
O Circular Hub estará localizado na região da Toscana e “envolverá as instalações da Kering” (como por exemplo, irá aproveitar a experiência do Laboratório de Inovação de Materiais da Kering em Milão) e “apoiará a criação de produtos circulares de luxo do futuro”.
A marca define-os como produtos que aproveitam ao máximo os materiais reciclados, bem como a criação de produtos duráveis, reparáveis e recicláveis no final da sua vida útil. Além do envolvimento da Kering, os fornecedores italianos de matérias-primas e fabricantes de produtos acabados da Gucci (mais de 4.000 empresas no total) também irão participar da iniciativa. O objetivo é expandir as atividades para outras marcas que integram o Grupo Kering.
O Circular Hub irá aumentar o impacto ambiental da Kering e da Gucci, incentivando o uso de menos recursos naturais, minimizando o desperdício e a poluição e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE), ao mesmo tempo em que cria oportunidades de emprego. A empresa calcula que, em relação ao ecossistema de artigos de couro Gucci, será possível reduzir em até 60% as emissões de GEE que são geradas atualmente na gestão dos resíduos da produção.
“A indústria da moda precisa acelerar e tomar medidas sérias para catalisar mudanças profundas, repensando também a forma como produzimos e usamos recursos. Nosso ‘Circular Hub’ representa um marco nessa direção”, disse Marie-Claire Daveu, gerente geral de sustentabilidade da Kering e assuntos corporativos.
Segundo Antonella Centra, vice-presidente executiva e conselheira geral de assuntos corporativos e sustentabilidade da Gucci, a grife ainda possui enormes desafios pela frente, mas também oportunidades.
“Teremos a responsabilidade e, acima de tudo, a estrutura para criar um caminho para a indústria de o luxo do futuro. Compartilhando os mesmos objetivos e reunindo recursos, conhecimento técnico e sinergias, o hub permitirá que toda a cadeia de suprimentos de luxo e especialmente as pequenas e médias empresas, o coração da indústria em nosso país, tenham um papel ativo, com o espírito inovador que torna o know-how italiano único no mundo”, disse Centra em um comunicado de imprensa.
A Gucci vem se mostrando ser pioneira no quesito sustentabilidade e também mostra seu sério comprometimento em ser mais eco-friendly. O que achou da nova iniciativa? Nos conte nos comentários!