7 tipos de salto que toda mulher precisa conhecer

Quando se trata de sapato de salto, as opções e tipos disponíveis para compra podem parecer infinitas. Eles são capazes de aumentar a confiança, transformar o visual e chamar atenção no ambiente que você chega e por isso a moda oferece tantas opções.

Seja estiletes extravagantes do tipo que Christian Louboutin adora criar ou plataformas que proporcionam conforto nas alturas como as desfiladas na Gucci, apresentamos abaixo os diferentes tipos de salto que você deveria conhecer ao escolher seu próximo par de sapatos.

Os tipos de salto

Provavelmente, a maioria das pessoas sabem diferenciar apenas dois ou três tipos de saltos. No entanto, existem de fato, um grande número a mais. Sem perceber, a maioria deles provavelmente já cruzou seu caminho. Alguns até podem ter sido notados, mas talvez não foi identificado. Para atualizar o seu repertório de moda e proporcionar compras mais assertivas, listamos abaixo os 7 tipos mais comuns de salto.

7 – Salto fino

Os saltos finos vêm nas mais variadas alturas. Os tipos mais comuns de sapatos que eles aparecem são os scarpins e as sandálias de salto alto. Aliás, bastam apenas 7 centímetros para o calçado ser considerado um “sapato de salto alto”. O famoso salto agulha também está nessa categoria.

Sem dúvidas este é o modelo de salto que oferece menos conforto, devido a inclinação e a má distruibuição do peso do corpo que ele causa . Por outro lado, ele proporciona uma certa sensualidade, seja pela postura que ele exige para usá-lo, pelas curvas que ele “desenha” nos pés ou simplesmente pelo estereótipo de objeto super feminino que ele carrega.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Normalmente os sapatos com esse tipo de salto são o eleitos para eventos mais formais e ocasiões especiais como festas, formaturas e casamentos. Caso opte por modelos de salto fino super altos, é válido analisar se o evento exigirá horas em pé.

6 – Salto grosso

Ao contrário do salto fino, o salto grosso oferece maior estabilidade e segurança ao caminhar, justamente por ele ter uma base mais larga para sustentar o peso do corpo, proporcionando assim uma divisão mais equilibrada entre o calcanhar e a ponta do pé.

Em contrapartida, justamente por ser menos delicado ele não oferece aquele toque sexy e super feminino, mas ainda assim garante muita elegância e muita personalidade.

Os sapatos com salto grosso são perfeitos para produções casuais e também para os looks de trabalhos. Eles garantem conforto para quem precisa transitar por reuniões e almoços fora do escritório e combinam perfeitamente com alfaitaria e produções mais arrumadas.

5 – Flatform

Os calçados flatform apareceram como uma ótima alternativa para quem não abre mão de estar nas alturas mas extremamente confortável. Esse tipo de salto é mais comum nas coleções de verão das marcas e apesar de, à primeira vista, parecerem pesados, são super leves, porém nada sofisticados.

A principal característica desse tipo de salto é o solado que é inteiriço e alguns modelos totalmente planos, portanto, por mais alto que seja, você vai sentir que está andando de tênis, com uma distruibuição do seu peso totalmente uniforme, sem pressionar nenhuma parte do pé em específico.

Já que a sua aparência é mais robusta não é todo tipo de evento que ele se encaixa. O ideal é usar a flatform em produções mais descontraídas e ocasiões que não exiajam nenhuma formalidade. Sliders e sandálias com esse tipo de salto são ótimas para combinar com peças extremamente românticas e delicadas como vestidos com babados e mangas bufantes. O look fica super equilibrado!

Sandália com tipo de salto flatform.
Plataforma Aquazzura Beverly Hills Flatform rosê. Clique na imagem e descubra outros sapatos da marca.

4 – Anabela

O salto anabela geralmente é confundido com o salto plataforma e até com as flatforms, mas seu diferencial é que apesar de também ser extremamente confortável e inteiriço, ele ainda causa uma certa inclinação e curvatura na planta dos pés, o que acaba resultando em uma certa feminilidade e delicadeza ao modelo.

Apesar de também aparecer em calçados fechados, o seu uso é mais comum em sandálias, principalmene no verão, onde elas dão toque romântico ao visual. As sandálias anabelas combinam facilmente com vestidos e saias de todos os comprimentos, do mini ao longo e indepentende da modelagem, que pode variar em mais soltinha ou justinha. Um verdadeiro coringa para ter na sapateira para enfrentar os dias quentes com muito estilo.

sandália com tipo de salto anabela.
Plataforma Louis Vuitton Anabela Monograma. Clique na imagem e descubra outros sapatos da marca.

3 – Salto meia pata

Pode-se dizer que o salto meia pata foi uma solução da moda para quem não abre mão do salto alto, mas que não tolera o sacrifício que o salto fino e agulha exigem. A principal característica deste modelo é a ‘espécie” de plataforma na parte da frente do calçado, que acaba por amenizar os efeitos do salto por mais alto que ele seja ( e normalmente eles são altíssimos).

Esse tipo de salto é encontrado em sapatos fechados, scarpins e também em sandálias abertas e de tiras, e é perfeito para quem busca uma saída para alongar a silhueta. Mas atenção, apesar de ainda ser bem feminino, ele traz um toque mais pesado ao visual. Para eventos mais formais, ele acaba não sendo uma boa opção para substituir as delicadas sandálias, mas funcionam em diversas outras ocasiões. Caso esteja tentando disfarçar a baixa estatura, experimente combinar com calça flare.

2 – Salto bloco

Como o próprio nome já define, o salto bloco é bem grosso e quadrado como um bloco, podendo variar na altura, mas geralmente são baixos. Ele aparece tanto em sandálias abertas, de tiras, mules, tamancos, quanto em sapatos fechados como os scarpins. A estrtutura desse modelo é marcada pelo conforto e segurança que proporciona no caminhar de quem usa, além de imprimir modernidade em qualquer tipo de produção. Ótima opção de salto para mulheres que tem a rotina agitada.

1 – Salto escultural

Os saltos esculturais do tipo statement não são uma novidade: a Saint Laurent, tem o seu modelo de sandália e scarpin com monograma YSL desde 2017, e apesar de parecerem que vão quebrar a qualquer momento, sim, eles são super seguros.

Os sapatos com esse tipo de salto foram super explorados pela Cult Gaia no verão, com suas sandálias com esferas, e mais recentemente pela Loewe, que trouxe vidros de esmaltes e ovos para você pisar. As fashionistas simplesmente amam, mas a verdade é que alguns modelos remetem à obras de arte dignos de ficarem na estante e não nos pés.

Sandália com tipo de salto escultural.
Sandália Yves Saint Laurent com tipo de salto escultural. Clique na imagem e descubra diversos modelos da marca.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas clássicas chanel para investir

Best of Chanel: 5 Bolsas clássicas para investir

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post sobre bolsas que as brasileiras estão usando na pfw

4 Bolsas que as Brasileiras estão usando na PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante de todo o calendário da moda, com sua cidade sede sendo conhecida por ser a capital da moda e local de nascimento de algumas das principais marca da indústria, como Chanel, Christian Dior e Louis Vuitton. Por ter tamanha importância, seus desfiles são alguns…
capa do post sobre curiosidades de bolsas flap chanel

5 Curiosidades para saber sobre bolsas flap Chanel!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de top modelos de bolsa hermès

Best of Hermès: As bolsas icônicas que você encontra no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 185 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…

Luxo Consciente: Pandora Lança Coleção de Joias com Diamantes Sustentáveis!

No cenário global das joias, a Pandora, criadora das pulseiras mais descoladas e desejadas do mundo, continua na vanguarda da inovação. Em 29 de fevereiro, a marca dinamarquesa revelou ao mundo sua mais recente e exclusiva coleção denominada Diamonds by Pandora. Além de ostentar luxo e sofisticação, os designs destacam-se ainda mais por apresentarem diamantes…
capa do post sobre desfiles que se destacaram na pfw

4 Desfiles que se destacaram nos primeiros dias de PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante no calendário de desfiles da indústria da moda e é palco das apresentações de algumas das marcas mais importantes e celebradas do ramo. Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, foi a vez da capital da moda finalizar os desfiles para a próxima temporada….

Chloé na PFW 24: Chemena Kamali faz Estreia Emocionante!

Finalmente, o tão esperado momento chegou para os admiradores da Clhoé! Para os fashionistas que aguardavam ansiosos desde o anúncio da saída de Gabriela Hearst da direção criativa em julho de 2023, a espera chegou ao fim. Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, em Paris, a Semana de Moda foi iluminada pela estreia de Chemena Kamali…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

Louis Vuitton irá fazer desfile Cruise em Barcelona!

A temporada de desfiles de coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! A Louis Vuitton é conhecida por ser uma marca que não poupa esforços quando…
capa do post sobre mini bags queridinhas no eú

As Mini Bags queridinhas que você encontra no Etiqueta Única!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo Existem centenas de modelos existentes no mercado de todas as formas, tamanhos e possíveis, atendendo…

Dries Van Noten Brilha na Paris Fashion Week 2024!

A Paris Fashion Week 2024 está em pleno vapor. E entre os grandes nomes que brilham no cenário da moda, Dries Van Noten se destaca com sua mais recente coleção de inverno. O respeitado designer, formado pela prestigiada Antwerp’s Royal Academy, traz uma fusão única de cores e texturas para a passarela. E assim, surpreende…