7 tipos de salto que toda mulher precisa conhecer

Quando se trata de sapato de salto, as opções e tipos disponíveis para compra podem parecer infinitas. Eles são capazes de aumentar a confiança, transformar o visual e chamar atenção no ambiente que você chega e por isso a moda oferece tantas opções.

Seja estiletes extravagantes do tipo que Christian Louboutin adora criar ou plataformas que proporcionam conforto nas alturas como as desfiladas na Gucci, apresentamos abaixo os diferentes tipos de salto que você deveria conhecer ao escolher seu próximo par de sapatos.

Os tipos de salto

Provavelmente, a maioria das pessoas sabem diferenciar apenas dois ou três tipos de saltos. No entanto, existem de fato, um grande número a mais. Sem perceber, a maioria deles provavelmente já cruzou seu caminho. Alguns até podem ter sido notados, mas talvez não foi identificado. Para atualizar o seu repertório de moda e proporcionar compras mais assertivas, listamos abaixo os 7 tipos mais comuns de salto.

7 – Salto fino

Os saltos finos vêm nas mais variadas alturas. Os tipos mais comuns de sapatos que eles aparecem são os scarpins e as sandálias de salto alto. Aliás, bastam apenas 7 centímetros para o calçado ser considerado um “sapato de salto alto”. O famoso salto agulha também está nessa categoria.

Sem dúvidas este é o modelo de salto que oferece menos conforto, devido a inclinação e a má distruibuição do peso do corpo que ele causa . Por outro lado, ele proporciona uma certa sensualidade, seja pela postura que ele exige para usá-lo, pelas curvas que ele “desenha” nos pés ou simplesmente pelo estereótipo de objeto super feminino que ele carrega.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Normalmente os sapatos com esse tipo de salto são o eleitos para eventos mais formais e ocasiões especiais como festas, formaturas e casamentos. Caso opte por modelos de salto fino super altos, é válido analisar se o evento exigirá horas em pé.

6 – Salto grosso

Ao contrário do salto fino, o salto grosso oferece maior estabilidade e segurança ao caminhar, justamente por ele ter uma base mais larga para sustentar o peso do corpo, proporcionando assim uma divisão mais equilibrada entre o calcanhar e a ponta do pé.

Em contrapartida, justamente por ser menos delicado ele não oferece aquele toque sexy e super feminino, mas ainda assim garante muita elegância e muita personalidade.

Os sapatos com salto grosso são perfeitos para produções casuais e também para os looks de trabalhos. Eles garantem conforto para quem precisa transitar por reuniões e almoços fora do escritório e combinam perfeitamente com alfaitaria e produções mais arrumadas.

5 – Flatform

Os calçados flatform apareceram como uma ótima alternativa para quem não abre mão de estar nas alturas mas extremamente confortável. Esse tipo de salto é mais comum nas coleções de verão das marcas e apesar de, à primeira vista, parecerem pesados, são super leves, porém nada sofisticados.

A principal característica desse tipo de salto é o solado que é inteiriço e alguns modelos totalmente planos, portanto, por mais alto que seja, você vai sentir que está andando de tênis, com uma distruibuição do seu peso totalmente uniforme, sem pressionar nenhuma parte do pé em específico.

Já que a sua aparência é mais robusta não é todo tipo de evento que ele se encaixa. O ideal é usar a flatform em produções mais descontraídas e ocasiões que não exiajam nenhuma formalidade. Sliders e sandálias com esse tipo de salto são ótimas para combinar com peças extremamente românticas e delicadas como vestidos com babados e mangas bufantes. O look fica super equilibrado!

Sandália com tipo de salto flatform.
Plataforma Aquazzura Beverly Hills Flatform rosê. Clique na imagem e descubra outros sapatos da marca.

4 – Anabela

O salto anabela geralmente é confundido com o salto plataforma e até com as flatforms, mas seu diferencial é que apesar de também ser extremamente confortável e inteiriço, ele ainda causa uma certa inclinação e curvatura na planta dos pés, o que acaba resultando em uma certa feminilidade e delicadeza ao modelo.

Apesar de também aparecer em calçados fechados, o seu uso é mais comum em sandálias, principalmene no verão, onde elas dão toque romântico ao visual. As sandálias anabelas combinam facilmente com vestidos e saias de todos os comprimentos, do mini ao longo e indepentende da modelagem, que pode variar em mais soltinha ou justinha. Um verdadeiro coringa para ter na sapateira para enfrentar os dias quentes com muito estilo.

sandália com tipo de salto anabela.
Plataforma Louis Vuitton Anabela Monograma. Clique na imagem e descubra outros sapatos da marca.

3 – Salto meia pata

Pode-se dizer que o salto meia pata foi uma solução da moda para quem não abre mão do salto alto, mas que não tolera o sacrifício que o salto fino e agulha exigem. A principal característica deste modelo é a ‘espécie” de plataforma na parte da frente do calçado, que acaba por amenizar os efeitos do salto por mais alto que ele seja ( e normalmente eles são altíssimos).

Esse tipo de salto é encontrado em sapatos fechados, scarpins e também em sandálias abertas e de tiras, e é perfeito para quem busca uma saída para alongar a silhueta. Mas atenção, apesar de ainda ser bem feminino, ele traz um toque mais pesado ao visual. Para eventos mais formais, ele acaba não sendo uma boa opção para substituir as delicadas sandálias, mas funcionam em diversas outras ocasiões. Caso esteja tentando disfarçar a baixa estatura, experimente combinar com calça flare.

2 – Salto bloco

Como o próprio nome já define, o salto bloco é bem grosso e quadrado como um bloco, podendo variar na altura, mas geralmente são baixos. Ele aparece tanto em sandálias abertas, de tiras, mules, tamancos, quanto em sapatos fechados como os scarpins. A estrtutura desse modelo é marcada pelo conforto e segurança que proporciona no caminhar de quem usa, além de imprimir modernidade em qualquer tipo de produção. Ótima opção de salto para mulheres que tem a rotina agitada.

1 – Salto escultural

Os saltos esculturais do tipo statement não são uma novidade: a Saint Laurent, tem o seu modelo de sandália e scarpin com monograma YSL desde 2017, e apesar de parecerem que vão quebrar a qualquer momento, sim, eles são super seguros.

Os sapatos com esse tipo de salto foram super explorados pela Cult Gaia no verão, com suas sandálias com esferas, e mais recentemente pela Loewe, que trouxe vidros de esmaltes e ovos para você pisar. As fashionistas simplesmente amam, mas a verdade é que alguns modelos remetem à obras de arte dignos de ficarem na estante e não nos pés.

Sandália com tipo de salto escultural.
Sandália Yves Saint Laurent com tipo de salto escultural. Clique na imagem e descubra diversos modelos da marca.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre virginie viard deixar a chanel

5 Fatos Curiosos que você não sabia sobre bolsas Chanel!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post sobre sapatos essenciais de se ter

Os sapatos essenciais de se ter no armário

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências. Diversas peças que estão em alta no momento podem acabar esquecidas na temporada seguinte, podendo retornar alguns anos mais tarde com novas versões e releituras. Isto também acontece com os sapatos, que são um dos itens mais necessários e indispensáveis de um look….
capa do post sobre bolsas crossbody de marcas de luxo para investir

As bolsas crossbody de marcas de luxo para investir já!

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Bolsa LV Neverfull: 7 Fatos Curiosos sobre a Tote Bag de Sucesso!

O mercado de luxo sempre despertou curiosidades entre clientes e admiradores ao redor do mundo, principalmente quando o assunto é bolsas de luxo – e nesse quesito, a Louis Vuitton é expert. Afinal, a grife francesa possui diversas “it bags” que de fato merecem esse título. Mas entre todas elas, a Bolsa LV Neverfull se…

Tweed sem Caretice: Como usar o Tecido Queridinho da Chanel?

O tweed é um dos tecidos mais icônicos e versáteis no mundo da moda. Em 2024, ele continua super em alta, especialmente com a chegada das estações mais frias. Se você está procurando por um casaco de tweed, um blazer de tweed feminino, ou até mesmo uma saia de tweed, este guia é para você….
capa do post de peças atemporais para usar o ano todo

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e, já no inverno, roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…

Best of Prada Bags no Etiqueta Única

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças essenciais para dias frios

5 Peças essenciais para os dias frios de inverno

O inverno já começou há algumas semanas e, com ele, os dias de temperaturas mais baixas e friozinhos já se tornaram uma realidade em grande parte do território nacional. Isso faz com que nosso guarda roupa sofra uma mudança drástica para se adequar. Os looks mais fresquinhos e com poucos artigos de vestuário dão lugar…
capa do post sobre peças de luxo para o verão europeu

4 Peças de Luxo para usar no verão europeu

Por mais que estejamos no inverno no hemisfério sul, o hemisfério norte entrou há poucas semanas no tão aguardado verão, o que faz com que as viagens para o continente europeu e norte americano sejam bem mais frequentes nesta época do ano. Arrumar a mala para uma viagem durante o verão pode parecer fácil, mas,…

Louis Vuitton X Timberland: a Collab do Ano chega às Lojas em Agosto!

Fashionistas, preparem-se! A tão aguardada collab entre Louis Vuitton e Timberland finalmente tem uma data de lançamento confirmada. Após meses de expectativa, a grife francesa anunciou oficialmente que o pré-lançamento da coleção das botas ocorrerá em 18 de julho. A notícia vem depois da primeira aparição pública da colaboração em janeiro, durante a temporada FW24…
capa do post sobre bolsas no new in do etiqueta Única para investir

5 Bolsas do New In do Etiqueta Única para investir!

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
capa do post sobre best of saint laurent bags no etiqueta Única

Best of Saint Laurent Bags no Etiqueta Única

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a marca…