Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu!
Quem nunca abriu o guarda-roupa e falou a frase“eu não tenho nada para vestir”, mesmo ele estando cheio de roupas? Saiba que isso é mais comum do que você imagina!
Isso acontece porque estamos sempre comprando novas peças e querendo seguir as tendências de moda que mudam com grande frequência, ou também por que a nossa personalidade e gosto pessoal se modificam com o passar do tempo.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O conceito do armário cápsula surgiu durante a década de 70 com a estilista Susie Faux. Ela criou a ideia de um guarda-roupa construído apenas com itens que sejam essenciais, atemporais e, principalmente, que combinem entre si. Durante algum tempo, a ideia não foi aderida por muitas pessoas, já que o sucesso das lojas fast fashion era tremendo e impedia que a ideia do guarda-roupa cápsula fosse colocada em prática.
Com a moda sustentável em alta e sendo altamente discutida nos últimos anos, o interesse pelo guarda-roupa capsula e aderir a prática aumenta a cada dia, além de ter se popularizado entre as mulheres.
Confiram abaixo dicas de como montar o seu guarda-roupa cápsula e sua importância:Principais Diretrizes
- Desapegar das roupas que não servem em você, não se enquadram no seu atual estilo de vida ou que estão com algum defeito. Isso pode ser feito a partir de doações ou com a venda em um brechó, como no Etiqueta Única!
- Certifique-se que suas roupas favoritas se enquadram ao seu estilo de vida e estação do ano e arrume o armário. Quando uma nova estação climática chegar, também será tempo de reorganizar seu guarda-roupa;
- Compre com menos frequência e quando for comprar procure por peças bem feitas, de qualidade e duradouras.
Como criar um guarda-roupa cápsula?
A ideia original do guarda-roupa cápsula é de ter cerca de 30 peças por estação, ou seja, um armário cápsula destinado ao inverno e outro ao verão. Mas se considerarmos o clima brasileiro, esta divisão não é totalmente necessária. O indicado, então, é ter cerca de 70 peças que você poderá utilizar durante todo o ano. A principal dica na hora de escolher as peças que irão fazer parte do seu armário é investir em itens versáteis, que combinam com diferentes estilos e são possíveis de fazer sobreposições em dias mais frios. A escolha do estilo delas irá depender totalmente do seu gosto pessoal para caimento e cores. Por mais que utilizar tons neutros e sóbrios pode ser a maneira mais fácil, isso não quer dizer que você não pode ter peças coloridas! O indicado é evitar peças que possuam estampas, mas se você é fã do mix de padronagens, está liberado investir em modelos estampados. O principal ponto é escolher uma paleta de cores que irão conversar entre si, te valorizar e se adequar ao seu gosto. Outro fato importante é investir em mais peças para a parte de cima, já que as de baixo podem ser reutilizadas mais vezes.Quais os benefícios do guarda-roupa cápsula?
Há muitos benefícios em se adotar formas de viver minimalista e que vá à contramão do consumismo. Entre os principais benefícios destacamos:- Menor produção de lixo e impacto ao meio ambiente, já que o guarda-roupa cápsula é sustentável e favorece o consumo consciente. Por ano, toneladas de roupas são descartadas e grande parte desse lixo não pode ser reciclado totalmente e vai emitir substâncias tóxicas durante sua degradação por muito tempo;
- A ideia é fugir do modelo de consumo das fast fashions e, dessa forma, não apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda feita para o consumo rápido (como se sabe, as fast fashions possuem sua produção em economias do terceiro mundo em que a mão de obra é mais barata e não há regularização definida para as condições de trabalho);
- Maior economia em peças de roupas;
- Você consegue decidir em menos tempo o que vestir;
- Mais fácil de arrumar e manter o guarda-roupa em ordem;
- Inúmeras possibilidades de combinações criativas e divertidas com as peças do armário.