guarda-roupa cápsula:

O que é e como montar o seu

Com a moda sustentável em alta e sendo altamente discutida atualmente, o interesse pelo guarda-roupa cápsula e aderir à prática aumentam a cada dia.

o que é?

O conceito do armário cápsula surgiu durante a década de 70 com a estilista Susie Faux e consiste em ter apenas itens que sejam essenciais, atemporais e, principalmente, que combinem entre si.

dicas na hora de criar o seu

1

Desapegar das roupas que não servem em você, não se enquadram no seu atual estilo de vida ou que estão com algum defeito.

2

Certifique-se que suas roupas favoritas se enquadram ao seu estilo de vida e estação do ano.

3

Quando uma nova estação climática chegar, também será tempo de reorganizar seu guarda-roupa.

4

Compre com menos frequência e quando for comprar procure por peças bem feitas, de qualidade e duradouras.

como criar?

Tenha 30 peças por estação, ou seja, inverno e verão. Cada estação terá seu guarda-roupa cápsula ou, pensando no clima do Brasil, mantenha 70 peças que você poderá utilizar durante todo o ano.

Pense sempre em itens versáteis, que combinam com diferentes estilos e são possíveis de fazer sobreposições em dias mais frios.

O indicado é que seja montado com tons neutros e sóbrios e evite estampas, mas, isso não quer dizer que você não pode ter peças coloridas, pois o principal é o gosto pessoal.

O principal ponto é escolher uma paleta de cores que irão conversar entre si, te valorizar e se adequar ao teu gosto.

Outro fato importante é investir em mais peças para a parte de cima, já que as de baixo podem ser reutilizadas mais vezes.

benefícios

1

Menor produção de lixo e impacto ao meio ambiente, já que o guarda-roupa cápsula é sustentável e favorece o consumo consciente.

2

Fuga do modelo de consumo das fast fashions e, dessa forma, não apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda.

3

Maior economia em peças de roupas.

4

Você consegue decidir em menos tempo o que vestir.

5

Mais fácil de arrumar e manter o guarda-roupa em ordem.

6

Inúmeras possibilidades de combinações criativas e divertidas com as peças do armário.

Gostou? Leia o post completo