capa do post sobre montar guarda roupa cápsula
|

Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu!

Quem nunca abriu o guarda-roupa e falou a frase“eu não tenho nada para vestir”, mesmo ele estando cheio de roupas? Saiba que isso é mais comum do que você imagina!

Isso acontece porque estamos sempre comprando novas peças e querendo seguir as tendências de moda que mudam com grande frequência, ou também por que a nossa personalidade e gosto pessoal se modificam com o passar do tempo.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O conceito do armário cápsula surgiu durante a década de 70 com a estilista Susie Faux. Ela criou a ideia de um guarda-roupa construído apenas com itens que sejam essenciais, atemporais e, principalmente, que combinem entre si. Durante algum tempo, a ideia não foi aderida por muitas pessoas, já que o sucesso das lojas fast fashion era tremendo e impedia que a ideia do guarda-roupa cápsula fosse colocada em prática.

Com a moda sustentável em alta e sendo altamente discutida nos últimos anos, o interesse pelo guarda-roupa capsula e aderir a prática aumenta a cada dia, além de ter se popularizado entre as mulheres.

Confiram abaixo dicas de como montar o seu guarda-roupa cápsula e sua importância:

Principais Diretrizes

  1. Desapegar das roupas que não servem em você, não se enquadram no seu atual estilo de vida ou que estão com algum defeito. Isso pode ser feito a partir de doações ou com a venda em um brechó, como no Etiqueta Única!
  2. Certifique-se que suas roupas favoritas se enquadram ao seu estilo de vida e estação do ano e arrume o armário. Quando uma nova estação climática chegar, também será tempo de reorganizar seu guarda-roupa;
  3. Compre com menos frequência e quando for comprar procure por peças bem feitas, de qualidade e duradouras.

Como criar um guarda-roupa cápsula?

A ideia original do guarda-roupa cápsula é de ter cerca de 30 peças por estação, ou seja, um armário cápsula destinado ao inverno e outro ao verão. Mas se considerarmos o clima brasileiro, esta divisão não é totalmente necessária. O indicado, então, é ter cerca de 70 peças que você poderá utilizar durante todo o ano.

A principal dica na hora de escolher as peças que irão fazer parte do seu armário é investir em itens versáteis, que combinam com diferentes estilos e são possíveis de fazer sobreposições em dias mais frios. A escolha do estilo delas irá depender totalmente do seu gosto pessoal para caimento e cores. Por mais que utilizar tons neutros e sóbrios pode ser a maneira mais fácil, isso não quer dizer que você não pode ter peças coloridas! O indicado é evitar peças que possuam estampas, mas se você é fã do mix de padronagens, está liberado investir em modelos estampados.

O principal ponto é escolher uma paleta de cores que irão conversar entre si, te valorizar e se adequar ao seu gosto. Outro fato importante é investir em mais peças para a parte de cima, já que as de baixo podem ser reutilizadas mais vezes.
As peças do guarda-roupa cápsula devem se adaptar aos seus gostos pessoais, estilo e clima da cidade em que vive.
As peças do guarda-roupa cápsula devem se adaptar aos seus gostos pessoais, estilo e clima da cidade em que vive.

Quais os benefícios do guarda-roupa cápsula?

Há muitos benefícios em se adotar formas de viver minimalista e que vá à contramão do consumismo. Entre os principais benefícios destacamos:

  1. Menor produção de lixo e impacto ao meio ambiente, já que o guarda-roupa cápsula é sustentável e favorece o consumo consciente. Por ano, toneladas de roupas são descartadas e grande parte desse lixo não pode ser reciclado totalmente e vai emitir substâncias tóxicas durante sua degradação por muito tempo;
  2. A ideia é fugir do modelo de consumo das fast fashions e, dessa forma, não apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda feita para o consumo rápido (como se sabe, as fast fashions possuem sua produção em economias do terceiro mundo em que a mão de obra é mais barata e não há regularização definida para as condições de trabalho);
  3. Maior economia em peças de roupas;
  4. Você consegue decidir em menos tempo o que vestir;
  5. Mais fácil de arrumar e manter o guarda-roupa em ordem;
  6. Inúmeras possibilidades de combinações criativas e divertidas com as peças do armário.

Adotar o guarda-roupa cápsula e vivenciar a redução do consumo é uma forma de seguir a moda sustentável.
Adotar o guarda-roupa cápsula e vivenciar a redução do consumo é uma forma de seguir a moda sustentável.
A mudança para um estilo de vida mais minimalista, certamente, é gradativo. Contudo, estimular o desapego de peças que você não usa mais e o questionamento acerca da moda consciente certamente é um bom começo para a mudança de estio de vida em que o guarda-roupa cápsula possa fazer parte!

Resumo em Storie

Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre maxi baga na super sale

As Maxi Bags que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…
capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…