capa do post sobre guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu!

Quem nunca abriu o guarda-roupa e falou a frase “eu não tenho nada para vestir” mesmo ele estando cheio de roupas? Saiba que isso é mais comum do que você imagina!

Isso acontece porque estamos sempre comprando novas peças e sempre querendo seguir as tendências de moda que mudam com grande frequência ou também por que a nossa personalidade e gosto pessoal se modificam com o passar do tempo.

Resumo em Storie

O conceito do armário cápsula surgiu durante a década de 70 com a estilista Susie Faux. Ela criou a ideia de um guarda-roupa construído apenas com itens que sejam essenciais, atemporais e, principalmente, que combinem entre si. Durante algum tempo, a ideia não foi aderida por muitas pessoas já que o sucesso das lojas fast-fashion era tremendo e impedia que a ideia do guarda-roupa cápsula fosse colocada em prática.

Com a moda sustentável em alta e sendo altamente discutida atualmente, o interesse pelo guarda-roupa capsula e aderir a prática aumenta a cada dia e ele se tornou altamente popular entre as mulheres.

Confiram abaixo dicas de como montar o seu guarda-roupa cápsula e sua importância:

Principais Diretrizes

  1. Desapegar das roupas que não servem em você, não se enquadram no seu atual estilo de vida ou que estão com algum defeito. Isso pode ser feito a partir de doações ou com a venda em um bazar, como no Etiqueta Única!
  2. Certifique-se que suas roupas favoritas se enquadram ao seu estilo de vida e estação do ano e arrume o armário. Quando uma nova estação climática chegar, também será tempo de reorganizar seu guarda-roupa;
  3. Compre com menos frequência e quando for comprar procure por peças bem feitas, de qualidade e duradouras.

Como criar um guarda-roupa cápsula?

A ideia original do guarda-roupa cápsula é de ter cerca de 30 peças por estação, ou seja, um armário cápsula destinado ao inverno e outro ao verão. Mas se considerarmos o clima brasileiro, esta divisão não é totalmente necessária. O indicado, então, é ter cerca de 70 peças que você poderá utilizar durante todo o ano.

A principal dica na hora de escolher as peças que irão fazer parte do seu armário é investir em itens versáteis, que combinam com diferentes estilos e são possíveis de fazer sobreposições em dias mais frios. A escolha do estilo delas irá depender totalmente do seu gosto pessoal para caimento e cores. Por mais que utilizar tons neutros e sóbrios pode ser a maneira mais fácil, isso não quer dizer que você não pode ter peças coloridas! O indicado é evitar peças que possuam estampas, mas se você é fã do mix de padronagens, está liberado investir em modelos estampados.

O principal ponto é escolher uma paleta de cores que irão conversar entre si, te valorizar e se adequar ao seu gosto. Outro fato importante é investir em mais peças para a parte de cima, já que as de baixo podem ser reutilizadas mais vezes.

As peças do guarda-roupa cápsula devem se adaptar aos seus gostos pessoais, estilo e clima da cidade em que vive.
As peças do guarda-roupa cápsula devem se adaptar aos seus gostos pessoais, estilo e clima da cidade em que vive.

Quais os benefícios do guarda-roupa cápsula?

Há muitos benefícios em se adotar formas de viver minimalista e que vá à contramão do consumismo. Entre os principais benefícios destacamos:

  1. Menor produção de lixo e impacto ao meio ambiente, já que o guarda-roupa cápsula é sustentável e favorece o consumo consciente. Por ano, toneladas de roupas são descartadas e grande parte desse lixo não pode ser reciclado totalmente e vai emitir substâncias tóxicas durante sua degradação por muito tempo;
  2. A ideia é fugir do modelo de consumo das fast fashions e, dessa forma, não apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda feita para o consumo rápido (como se sabe, as fast fashions possuem sua produção em economias do terceiro mundo em que a mão de obra é mais barata e não há regularização definida para as condições de trabalho);
  3. Maior economia em peças de roupas;
  4. Você consegue decidir em menos tempo o que vestir;
  5. Mais fácil de arrumar e manter o guarda-roupa em ordem;
  6. Inúmeras possibilidades de combinações criativas e divertidas com as peças do armário.
Adotar o guarda-roupa cápsula e vivenciar a redução do consumo é uma forma de seguir a moda sustentável.
Adotar o guarda-roupa cápsula e vivenciar a redução do consumo é uma forma de seguir a moda sustentável.

A mudança para um estilo de vida mais minimalista, certamente, é gradativo. Contudo, estimular o desapego de peças que você não usa mais e o questionamento acerca da moda consciente certamente é um bom começo para a mudança de estio de vida em que o guarda-roupa cápsula possa fazer parte!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

6 sapatos queridinhos das fashionistas!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências, diversas peças que estão em alta agora são rapidamente esquecidas na temporada seguinte, às vezes retornando à moda após vários anos. Isso vale para roupas, acessórios e até mesmo sapatos! Por mais que existam modelos que são clássicos e icônicos que nunca saem…
capa do post sobre como desapegar no app do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…