capa do post sobre grupo kering e l'occitane criarem fundo climático

Grupo Kering e L’Occitane criam fundo climático

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Por isso, nos últimos tempos, inúmeras marcas de moda, principalmente no setor de luxo, vêm anunciando ações e medidas que pretendem tomar para garantir que sua produção tenha uma natureza mais sustentável e que tenha menor impacto no ambiente.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O que é o caso do Grupo Kering e da L’Occitane, que acabaram de anunciar a criação de um fundo climático! Confiram mais detalhes sobre o fundo abaixo:

O Fundo Climático para a Natureza

O Grupo Kearing e a L’Occitane unem forças para lançar um fundo a favor da proteção da natureza. Em ocasião da COP15, a conferência mundial para a biodiversidade que acontece em Montreal de 07 a 19 de Dezembro, o conglomerado do luxo e o grupo cosmético anunciaram a criação do Fundo Climático para a Natureza para proteger e restaurar a natureza, com foco especial na independência das mulheres. Com 140 milhões de euros já comprometidos, o fundo tem como objetivo a chegar eventualmente à 300 milhões de euros e estará aberto a novas empresas parcerias.

“Mecanismos inovadores de financiamento são cruciais para canalizar o investimento tão necessário em soluções baseadas na natureza, se quisermos reverter o declínio da biodiversidade até 2030 e, simultaneamente, enfrentar as mudanças climáticas, que estão intrinsecamente interligadas com a natureza,” disse Marie-Claire Daveu, diretora de desenvolvimento sustentável e assuntos institucionais da Kering em comunicado de imprensa.

Ainda no mesmo comunicado, Daveu convida outras empresas “a aderir a esta ambiciosa iniciativa para contribuir para um futuro favorável à natureza”.

Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Instagram @kering_official)
Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Instagram @kering_official)

O fundo será gerido pela gestora Mirova, afiliada da Natixis Investment Managers dedicada ao investimento sustentável, e as operações começarão no primeiro trimestre de 2023 na forma de uma sociedade anônima simplificada com capital variável. Ele terá como objetivo apoiar “projetos de alta qualidade dedicados à proteção e restauração da natureza, o fundo também apoiará os agricultores em sua transição para práticas regenerativas, entregará créditos de carbono e gerará co-benefícios para as comunidades com ênfase específica no empoderamento das mulheres.”

As duas empresas francesas especificam no seu comunicado que os projetos financiados pelo fundo serão “principalmente localizados em países onde os investidores obtêm as suas principais matérias-primas”. Terão ainda de “contribuir de forma significativa para a promoção da independência das mulheres, nomeadamente preenchendo as lacunas existentes em matéria de acesso ao financiamento, à terra e à formação”. Sob esta ótica, o fundo e a Mirova se apoiarão no 2X Collaborative, um orgão intersetorial de promoção de investimentos numa ótica de gênero.

“O nosso planeta enfrenta uma crise mundial de clima e biodiversidade nunca antes vista”, lembra Adrien Geiger, diretor-geral da marca L’Occitane en Provence e responsável de desenvolvimento sustentável do grupo de cosmética. “Ainda que reduzir as nossas emissões e o nosso impacto no meio ambiente seja a nossa prioridade, o Climate Fund for Nature nos ajudará a ir mais além, apoiando projetos que incentivam práticas regenerativas que beneficiam não só a natureza, mas também as comunidades.”

Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Kering.com)
Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Kering.com)

O que acharam desta iniciativa das empresas francesas? Este é um passo muito importante para um futuro mais verde na moda e no planeta.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…
capa do post sobre maxi baga na super sale

As Maxi Bags que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…