Foto: Reprodução/Instagram @emmawatsonmyhero

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Emma Watson!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas seguidoras do Etiqueta Única de nosso instagram.

Confiram abaixo mais sobre a trajetória da atriz e ativista britânica Emma Watson:

Infância e Educação

Emma Charlotte Duerre Watson nasceu em Paris, França, no dia 15 de Abril de 1990. Filha dos advogados britânicos Chris Watson e Jacqueline Luesby (ambos formados na renomada Universidade de Oxford), a atriz residiu na capital francesa até os 5 anos de idade, época em que seus pais se divorciaram e ela se mudou com a mãe e o irmão mais novo, Alex, para Oxford, Inglaterra. Após o divórcio, Emma e Alex passavam os finais de semana na casa do pai em Londres, capital inglesa.

Além de Alex, Emma ainda possui mais três irmãos: Toby e as gêmeas Lucy e Nina, frutos do segundo casamento do pai. Por ter vivido na França, Emma ainda sabe falar a língua, mas não tão bem quanto falava no passado.

Após se mudar para a Inglaterra, iniciou os estudos na escola privada Dragon School, onde estudou até 2003. Com apenas seis anos de idade surgiu o interesse em se tornar atriz, então começou a estudar paralelamente canto, dança e teatro na Stagecoach Theatre Arts, onde participou de diversas peças teatrais, como “Arthur: The Young Years” e “The Happy Prince”, mas sem nunca atuar profissionalmente.

Foto: Reprodução/Instagram @emmawatsonno1. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Foto: Reprodução/Instagram @emmawatsonno1. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Depois de deixar a Dragon School em 2003, Emma passou a frequentar a Headington School, uma escola privada apenas para meninas também localizada em Oxford, onde participou de equipes de hóquei e dança, e permaneceu até 2007. Durante o período de gravações dos filmes da série Harry Potter, Emma e os demais colegas menores de idade tinham aulas diárias de no mínimo três horas e no máximo cinco com tutores particulares, pois não era possível frequentar a escola.

Anos mais tardes, Emma graduou-se em Literatura Inglesa pela prestigiada Universidade Brown, localizada em Providence, Rhode Island/EUA. Porém, por conta de sua agenda movimentada de filmagens, cumpriu parte dos estudos na Inglaterra, especificamente na Universidade de Oxford.

Início da carreira e Harry Potter

O primeiro papel de Emma no cinema foi 1999, quando foi escalada para viver a personagem Hermione Granger em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, adaptação cinematográfica do livro de J.K. Rowling. Uma agência de talentos descobriu a inglesa por meio da sua professora de teatro e os produtores ficaram impressionados com a sua confiança e suas habilidades naturais para a atuação.

Após oito audições, o produtor David Heyman contratou Emma, Daniel Radcliffe e Rupert Grint para os papéis principais do longa. O longa foi lançado em Novembro de 2001 e marcou o início de sua carreira e quebrou recordes de maior bilheteria para um dia de estreia (31,6 milhões de dólares) e de maior bilheteria em um final de semana (93,5 milhões de dólares) nos Estados Unidos, além de ser a maior bilheteria mundial do ano, com arrecadação de 974,8 milhões de dólares.

A atuação do trio protagonista foi altamente elogiada e, frequentemente, a de Emma era posta como a melhor. O jornal The Daily Telegraph adjetivou sua atuação como “admirável” e Bryan Linder, em sua crítica para o IGN, escreveu que ela “roubou a cena”. Por sua atuação em Harry Potter e a Pedra Filosofal, conquistou o Young Artist Awards de Melhor Atriz Juvenil de Cinema.

Emma como Hermione Granger. (Foto: Reprodução/Instagram @chosen_one_h.) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Emma como Hermione Granger. (Foto: Reprodução/Instagram @chosen_one_h.) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Já no primeiro filme, a saga Harry Potter (que já era um enorme sucesso literário) teve um ótimo recebimento não apenas pela parte da crítica, mas também pelo público em geral, principalmente crianças e adolescentes que já tinham ou não lido os livros. Este fato fez com que Emma se tornasse uma estrela mundial, sendo reconhecida em todo mundo graças a sua incrível atuação como Hermione. A atriz interpretou a personagem em mais sete filmes, até 2011, sendo sempre elogiada pela crítica especializada.

Filmes além de Harry Potter

Seu primeiro trabalho fora da Saga Harry Potter foi no telefilme “Dançando para a Vida”, adaptação do romance homônimo da escritora Noel Streatfeild. Nele, Emma interpretou a aspirante à atriz Pauline Fossil, uma das três órfãs adotadas por um explorador excêntrico que lutam para realizar seus ambiciosos sonhos. A diretora do filme, Sara Goldbacher, disse que ela era “perfeita” para interpretar a personagem. O longa estreiou no dia 26 de Dezembro de 2007 no canal BBC One e obteve uma audiência de 5,2 milhões de espectadores.

A atriz também fez uma variedade de longas metragens ao longo de sua carreira, que incluem a animação “The Tale of Despereaux” (2008), animação que foi baseada no livro homônimo de Kate DiCamillo onde deu voz à princesa Pea. Fez também uma pequena, porém importante, participação no filme “My Week with Marilyn” (2011), onde interpretou Lucy, uma assistente de figurino que se envolve com o protagonista Colin Clark na época em que este trabalhava como assistente do diretor Laurence Olivier, em The Prince and the Showgirl, e se envolve com a estrela do filme, Marilyn Monroe, formando um triângulo amoroso.

Sua participação em “As Vantagens de Ser Invisível” (2012) como Sam foi altamente comentada e aclamada pela crítica e pelo público. O filme estreiou no Festival Internacional de Cinema de Toronto e obteve bilheteria mundial de 33,3 milhões de dólares. Outros papéis que tiveram grande destaque na mídia foram Nicki Moore em “Bling Ring: A Gangue de Hollywood” (2013) da diretora Sofia Coppola, Ila em “Noah” (2014) de Darren Aronofsky e mais recentemente na adaptação live action de “A Bela e a Fera” (2017), onde interpretou a protagonista Bela e no remake do clássico “Adoráveis Mulheres” (2019), interpretando Meg March.

Emma como Bela. (Foto: Reprodução/Instagram @emmswatsoon) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Emma como Bela. (Foto: Reprodução/Instagram @emmswatsoon) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Filantropia, Sustentabilidade Ambiental e ONU Mulheres

Além da atuação, Emma Watson é uma ativista muito passional. Em 2009, colaborou, gratuitamente, com a People Tree, uma marca de moda de comércio justo, para ser o rosto e a estilista de uma coleção de roupas ecológicas, com a finalidade de angariar fundos para a People Tree Foundation. A coleção foi lançada no ano seguinte em um evento organizado pelo Príncipe Charles em prol da consciência ambiental.

Por ser uma empresa de comércio justo que ajuda famílias oriundas de países emergentes a saírem da linha da pobreza, além de contribuir para uma melhor oportunidade de vida, Emma viajou até Bangladesh como representante da People Tree para entender o processo de produção e conhecer as pessoas que manufaturam as roupas, o que ela descreveu como uma “experiência incrível e única”.

Três anos mais tarde, em 2011, a inglesa aceitou posar para o artista plástico Mark Demsteader com intuito de produzir uma coleção de 30 quadros de pintura elaborados com diferentes técnicas como guache, carvão, tinta e óleo. Ao aceitar o convite, pediu que 10% do lucros sob as vendas dos quadros fossem doados para a Camfed International, uma organização não governamental britânica que atua nas zonas rurais africanas que busca inserir garotas no ambiente escolar ao ceder-lhes livros, uniformes e outros suprimentos necessários. No ano seguinte, se tornou embaixadora da ONG pois apoia  a causa da importância do estudo na vida de um indivíduo e na construção da sociedade, e declarou ter ficado “feliz em apoiar a Camfed e o trabalho incrível que eles fazem”.

Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Em junho de 2014, Emma foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres. Na ocasião, foi anunciado que sua primeira participação no papel seria na campanha HeforShe, um movimento que luta pela igualdade de gênero e que acredita que a causa não é um problema apenas das mulheres. Em setembro do mesmo ano, a atriz fez um discurso histórico no lançamento da campanha que obteve repercussão global.

Desde seu discurso, Emma sofreu diversos ataques – online, pessoalmente, em entrevistas relacionadas ao seu trabalho de atriz – que questionavam a efetividade do feminismo e qual papel ela tinha direito de ter. A inglesa sempre afirma que estes ataques só levaram ela a ter mais certeza do quanto precisava falar sobre o assunto e o quanto a luta ainda é necessária. Com o objetivo de mostrar as mulheres e meninas que o feminismo é sobre liberdade, criou um clube do livro sobre o assunto, o “Our Shared Shelf” (“Nossa Prateleira Compartilhada” em tradução livre).

Em um grupo criado no site GoodReads, as participantes lêem um livro indicado por Emma e comentam seus pensamentos sobre ele e suas interpretações.

“Como parte do meu trabalho na ONU Mulheres, comecei a ler quantos livros e ensaios sobre igualdade conseguia colocar minhas mãos. Há tantas coisas incríveis por aí! Divertido, inspirador, triste, provocativo, empoderador!”, escreveu ela na descrição do grupo que conta com mais 232 mil membros.

Com uma forma de incentivar a leitura, Emma costuma esconder e distribuir livros pelas cidades que visita. Escondendo-os em pontos turísticos e estações de metrô, dando dicas depois em sua conta do instagram para que as pessoas possam encontrá-los.

Inspire-se no estilo de Emma!

Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Emma Watson desde criança já demonstrou o quão talentosa era e ao longo de sua carreira cativou a todos com seu carisma e dedicação. Sua trajetória como ativista e feminista é muito importante e serve de exemplo e inspiração para milhares de jovens ao redor do mundo.

Já conhecia mais sobre sua carreira e trabalho filantrópico? O que acha dela? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Maiores Oportunidades Chanel no EÚ!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Balenciaga Rouba a Atenção com Nova Campanha Estrelada por Amigos e Familiares!

Enquanto o mundo da moda continua em alvoroço com a notícia de Alessandro Michele assumindo o comando da Valentino, a Balenciaga entra na disputa pelos holofotes. Isso porque a grife acabou de divulgar as fotos de sua mais recente campanha. E surpreendentemente, os tradicionais modelos esguios, dividem o espaço com pessoas comuns e intimamente ligadas…
capa do post sobre peças gucci imperdíveis

5 Peças Imperdíveis no New In do Etiqueta Única

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
capa do post sobre alessandro michele ser novo diretor criativo da valentino

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino!

Uma semana depois do mundo da moda acordar com a chocante notícia que Piearpaolo Picicoli iria deixar a casa de moda italiana Valentino depois de mais de duas décadas nela, seu sucessor foi finalmente revelado: Alessandro Michele, que ocupou o cargo de diretor criativo da Gucci até Novembro de 2022.
capa do post sobre peças monograma Louis Vuitton disponíveis no EÚ.

Louis Vuitton desenvolve baús para as Olimpíadas!

Um dos eventos mais importantes do mundo, as Olimpíadas de Verão de Paris 2024 irão acontecer em apenas 4 meses e os preparativos estão a todo vapor. Em Julho de 2023, foi anunciado que o conglomerado LVMH iria ser o patrocinador oficial dos Jogos. Agora, a Louis Vuitton acaba de revelar os baús exclusivos que…

Versace Inaugura seu Primeiro Hotel 5 Estrelas na Ásia!

Na história da moda, poucas marcas são tão icônicas e reconhecíveis quanto a Versace. Com sua estética audaciosa, a marca italiana conquistou o coração dos fashionistas em todas as partes. Fundada em 1978 por Gianne Versace, e hoje sob a liderança de sua irmã, Donatella Versace e no guarda-chuva do grupo americano Capri Holdings, a…

Bulgari Reforça Compromisso Social com Criação da Fondazione Bvlgari!

Reconhecida por suas criações emblemáticas, como o anel B. Zero1 e pela icônica Serpenti que adorna joias e bolsas, a Bulgari está gerando repercussão agora por uma nova razão. A marca anunciou nessa quarta-feira, 27 de Março, a criação da Fondazione Bvlgari. Esta fundação, estabelecida pela Bulgari S.p.A., tem como objetivo promover iniciativas filantrópicas e…
capa-post-bolsas-de-luxo-para-o-dia-a-dia140723

Dicas de autenticidade de peças Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre semana de moda de copenhagen e sustentabilidade

Semana de Moda de Copenhagen endurece regras de sustentabilidade

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. O evento está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações,…

Os modelos de bolsas para mulheres românticas!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou algo obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…

Conheça 7 Marcas de relógio renomadas no mundo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Os relógios de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo…

Cartier: Embaixadores Famosos Celebram o Centenário do Icônico Anel Trinity!

Controlada pela Richemont, o terceiro maior conglomerado de luxo do mundo, a Cartier ascendeu para se tornar a marca de joias mais famosa da história. Fundada em 1847 por Louis-François Cartier, a grife se distinguiu como uma das mais antigas e reverenciadas do setor, preservando uma tradição de excelência. Desde o seu início, a Cartier…