Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro.

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Djamila Ribeiro!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas seguidoras do Etiqueta Única de nosso instagram.

Confiram abaixo mais sobre a escritora e filósofa brasileira Djamila Ribeiro!

O Começo e Contato com a Militância

Djamila Taís Ribeiro dos Santos nasceu no dia 01 de Agosto de 1980 na cidade de Santos, São Paulo.

Seu primeiro contato com a militância foi ainda na infância, tendo seu pai, um estivador, militante e comunista que, mesmo com pouco estudo, era muito culto. Seu nome, Djamila, tem origem africana e foi uma escolha dele. Com apenas 19 anos, conheceu a Casa da Cultura da Mulher Negra, uma organização não governamental santista, onde trabalhou por quatro anos e teve contato com com obras de feministas e de mulheres negras  e passou a estudar temas relacionados a gênero e raça.

A santista graduou-se em 2012 em Filosofia na Unifesp e, posteriormente, em 2015, tornou-se mestra em Filosofia Política com ênfase em teoria feminista pela mesma instituição. Antes de se formar em Filosofia, Djamila interrompeu uma graduação em jornalismo no ano de 2005. Suas principais áreas de atuação são temas de relações raciais e de gênero e feminismo.

Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!
Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!

Djamila Hoje

Djamila é colunista online da CartaCapital, Blogueiras Negras e na Revistas AzMina e possui uma forte presença no mundo digital, pois acredita que é importante apropriar a internet como uma ferramenta na militância das mulheres negras, já que, segundo ela a “mídia hegemônica” costuma invisibilizá-las.

Em maio de 2016, a filosofa foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Fernando Haddad. Anos mais tarde, escreveu o prefácio do livro “Mulheres, raça e classe” da filósofa negra e feminista Angela Davis, obra inédita no Brasil e que foi traduzida e lançada em setembro de 2015. E participa ativamente de eventos, documentários e outras ações que envolvam debates de raça e gênero.

Muito influente, Djamila foi um dos 51 autores, oriundos de 25 países, convidados a contribuir para Os papéis da liberdade (“The Freedom Papers“) no ano de 2018.

Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!
Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!

Obras e Capa da Revista Forbes

Além de ser conhecida por seus estudos, Djamila também é escritora e lançou algumas obras ao longo de sua carreira. Escreveu os livros: “O que é um lugar de fala?”, que aborda a urgência pela quebra dos silêncios instituídos, trazendo também ao conhecimento do público produções intelectuais de mulheres negras ao longo da história), “Quem tem medo do feminismo negro?” e, recentemente, “Pequeno Manual Antirracista”, que fechou o ano de 2020 como o mais vendido na plataforma da Amazon.

Ao longo de sua trajetória, a santista foi altamente reconhecida por seu importante trabalho, recebendo alguns prêmios, como o Prêmio Cidadão SP em Direitos Humanos no ano de 2016, Trip Transformadores em 2017, Melhor colunista no Troféu Mulher Imprensa em 2018, Prêmio Dandara dos Palmares e está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, segundo a ONU.

Seu mais recente reconhecimento aconteceu no mês de fevereiro, quando foi nomeada pela Revista Forbes como uma das 20 Mulheres de Maior Sucesso do Brasil, aparecendo ainda na capa da edição. Nela, Djamila contou um pouco sobre seus planos e como recusa ser o centro das atenções quando é apontada por muitas pessoas como a protagonista da democratização do movimento antirracista que ganhou força nos últimos anos no Brasil.

“Não acho que sou a principal responsável, mas acredito que meu trabalho editorial, tanto com obras próprias, quanto com a coordenação e edição de coleções de outros autores negros – com preço e linguagem acessíveis -, pode ter ajudado. Não existe outro caminho [para uma mudança real de mentalidade] que não seja o letramento racial. As pessoas precisam ter acesso a essas produções para refletir criticamente,” contou ela a revista Forbes.

Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!
Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!

Inspire-se no Estilo de Djamila!

Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!
Foto: Reprodução/Instagram @djamilaribeiro. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Djamila!

Djamila Ribeiro é um nome muito importante para a democratização do movimento antirracista, com obras em assuntos muito importantes e recorrentes, sua jornada serve de inspiração para milhares de jovens no Brasil.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…

Mondepars: Marca de Sasha Meneghel faz seu desfile de estreia!

A tão aguardada estreia da marca de Sasha Meneghel, Mondepars, foi marcada por um desfile deslumbrante em São Paulo. Nessa manhã, ela não apenas revelou sua coleção, mas também transmitiu uma mensagem forte: o marrom é o novo preto. Sasha, reconhecida como a filha da icônica apresentadora Xuxa, a eterna Rainha dos Baixinhos, há muito…
capa do post sobre bolsas icônicas para presentear sua mãe

5 Presentes para sua namorada na Super Sale!

Uma das grandes ações do ano do Etiqueta Única já começou, a Super Sale do Mês dos Namorados! Esta é uma ação para celebrar uma das datas comemorativas mais esperadas e queridas do ano. Durante todo o mês de Junho você pode conferir centenas de peças das melhores marcas de luxo com descontos incríveis e…
capa do post de como desapegar no aplicativo do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…

Balenciaga x Under Armour: Descubra os Tênis da Collab do Momento!

A indústria da moda é constantemente palco de colaborações inovadoras que desafiam as fronteiras entre marcas de luxo e nomes inesperados. Recentemente, no desfile Resort 2025 em Xangai, a Balenciaga e a Under Armour protagonizaram um momento surpreendente ao revelarem uma collab até então inédita. A união dessas duas etiquetas de universos distitnos resultou em…