Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g.

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Costanza Pascolato!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas seguidoras do Etiqueta Única de nosso instagram.

Confiram abaixo a história do grande nome da moda brasileira Costanza Pascolato:

Infância e Adolescência

Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato nasceu no dia 19 de setembro de 1939 em Siena, Itália. Sua família era aristocrata italiana e se mudou para o Brasil quando ela tinha apenas cinco anos de idade, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Quando chegaram ao país, foram recebidos pela família Mattarazzo que, além de hospedarem a família de Costanza, puseram um motorista à disposição.

Quatro anos após sua chegada ao Brasil, em 1948, seus pais fundaram a icônica tecelagem Santacostancia. Após terminar os estudos no colégio, Constanza não cursou faculdade e, no final da década de 50, se tornou assistente de artistas como Clóvis Graciano. Além disso, quando tinha apenas 15 anos, foi campeã sul-americana de salto ornamental em Mar Del Plata, na Argentina.

Durante a adolescência, Costanza já tinha muito interesse pela cultura e pela educação. O que ajudou e fazer com que ela soubesse a ler em português, francês e italiano, além de manter os costumes refinados.

Costanza nos anos 70. (Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Costanza nos anos 70. (Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Vida Adulta

Em 1962, quando tinha 21 anos de idade, se casou pela primeira vez com o banqueiro Robert Blocker, brasileiro filho de americanos. E começou a trabalhar ao seu lado como responsável pela agenda profissional do marido. Já nesta época, Costanza via mudanças sociais de grande impacto no modo de se vestir e na produção das roupas.

Com Robert, tiveram duas filhas, Consuelo e Alessandra e após quase dez anos de casamento, acabaram se separando em 1971. No início da década de 70, após se divorciar, acabou apaixonando-se por Giulio Cattaneo della Volta, o que fez com que seu pai a deserdasse. Fato que acabou fazendo com que ela precisasse encontrar um emprego, o que não foi fácil, pois ninguém acreditava que sabia fazer algo devido à sua aparência refinada.

Após muita procura, a oportunidade finalmente veio com a ajuda de amigos, a italiana conseguiu um emprego na revista Cláudia como produtora de decoração na revista na revista Claudia da Editora Abril.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Em 1975, casou-se com seu grande amor, Giulio Cattaneo della Volta, com quem viveu até a morte dele em 1990. No mesmo ano, enfrentou a depressão e um câncer de mama. Seu último casamento, com o produtor musical Nelson Motta, durou dois anos e acabou no ano de 1991.

Costanza no mundo da moda

Costanza sentiu o impacto e dificuldades quando não foi muito bem recebida na área onde trabalhava na revista. O que fez com que corresse atrás do que precisava saber e aprender e trabalhando e se esforçando muito mais que seus companheiros que possuíam mais conhecimento.

Sua transição para o mundo da moda foi feita sem dificuldades e aconteceu rapidamente, já que seu interesse e senso estético sempre foram muito fortes. Logo ela se tornou consultora na revista Claudia e começou a acompanhar as principais semanas de moda européias na França, Itália e Inglaterra. O que, após anos de experiência, a fizeram se tornar uma expert no assunto e, posteriormente lançar 5 livros sobre estilo e moda.

No ano de 1980, Costanza recebeu o título de “papisa da moda” da jornalista Joyce Pascowitch, apelido que carrega até hoje. Após trabalhar por 17 anos na Revista Claudia, Costanza deixou a revista após a morte de seu pai em 1987, em decorrência de um câncer no fígado, para assumir a tecelagem da família junto a seu irmão Alessandro.  Juntos, a dupla a transformou em uma das maiores empresas brasileiras do ramo têxtil e, até hoje, fornece tecido para os maiores estilistas do Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Após assumir a tecelagem, também começou a assinar uma coluna de moda no jornal Folha de São Paulo e abriu sua própria empresa de consultoria. Alguns anos mais tarde, integrou a equipe da revista Vogue Brasil onde escreve até hoje uma coluna. Além disso, assinou uma coluna com joalheria H.Stern.

Em 2008, Costanza foi condecorada Commendatore dell’Ordine della Stella pelo governo italiano como uma de suas cidadãs ilustres.

Costanza Hoje

Com o avanço rápido da tecnologia, a italiana tratou-se de se atualizar e lançou um site próprio onde posta suas opiniões sobre o mundo contemporâneo, além de notícias sobre o mundo da moda.  Além do site, também possui uma conta na rede social Instagram, onde reúne mais de 710 mil seguidores e divide com eles seus looks, inspirações de ambientes e detalhes de decorações.

Em Abril de 2014, junto de sua amiga, a artista plástica Marilu Beer, integraram a primeira temporada do sofá-chat-show “Costanza & Marilu”, que era exibido no Youtube. Em novembro do mesmo ano, a série fez sua estréia no canal pago Discovery Home & Health.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Inspire-se no estilo de Costanza!

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Costanza é um dos maiores e mais importantes nomes da moda brasileira. Sua contribuição para a indústria é imensurável e sua força de vontade de aprender sempre serve de inspiração para inúmeras pessoas.

Já conhecia a história e trajetória da papisa da moda? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

6 sapatos queridinhos das fashionistas!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências, diversas peças que estão em alta agora são rapidamente esquecidas na temporada seguinte, às vezes retornando à moda após vários anos. Isso vale para roupas, acessórios e até mesmo sapatos! Por mais que existam modelos que são clássicos e icônicos que nunca saem…
capa do post sobre como desapegar no app do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…