Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g.

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Costanza Pascolato!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas seguidoras do Etiqueta Única de nosso instagram.

Confiram abaixo a história do grande nome da moda brasileira Costanza Pascolato:

Infância e Adolescência

Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato nasceu no dia 19 de setembro de 1939 em Siena, Itália. Sua família era aristocrata italiana e se mudou para o Brasil quando ela tinha apenas cinco anos de idade, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Quando chegaram ao país, foram recebidos pela família Mattarazzo que, além de hospedarem a família de Costanza, puseram um motorista à disposição.

Quatro anos após sua chegada ao Brasil, em 1948, seus pais fundaram a icônica tecelagem Santacostancia. Após terminar os estudos no colégio, Constanza não cursou faculdade e, no final da década de 50, se tornou assistente de artistas como Clóvis Graciano. Além disso, quando tinha apenas 15 anos, foi campeã sul-americana de salto ornamental em Mar Del Plata, na Argentina.

Durante a adolescência, Costanza já tinha muito interesse pela cultura e pela educação. O que ajudou e fazer com que ela soubesse a ler em português, francês e italiano, além de manter os costumes refinados.

Costanza nos anos 70. (Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Costanza nos anos 70. (Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2g) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Vida Adulta

Em 1962, quando tinha 21 anos de idade, se casou pela primeira vez com o banqueiro Robert Blocker, brasileiro filho de americanos. E começou a trabalhar ao seu lado como responsável pela agenda profissional do marido. Já nesta época, Costanza via mudanças sociais de grande impacto no modo de se vestir e na produção das roupas.

Com Robert, tiveram duas filhas, Consuelo e Alessandra e após quase dez anos de casamento, acabaram se separando em 1971. No início da década de 70, após se divorciar, acabou apaixonando-se por Giulio Cattaneo della Volta, o que fez com que seu pai a deserdasse. Fato que acabou fazendo com que ela precisasse encontrar um emprego, o que não foi fácil, pois ninguém acreditava que sabia fazer algo devido à sua aparência refinada.

Após muita procura, a oportunidade finalmente veio com a ajuda de amigos, a italiana conseguiu um emprego na revista Cláudia como produtora de decoração na revista na revista Claudia da Editora Abril.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Em 1975, casou-se com seu grande amor, Giulio Cattaneo della Volta, com quem viveu até a morte dele em 1990. No mesmo ano, enfrentou a depressão e um câncer de mama. Seu último casamento, com o produtor musical Nelson Motta, durou dois anos e acabou no ano de 1991.

Costanza no mundo da moda

Costanza sentiu o impacto e dificuldades quando não foi muito bem recebida na área onde trabalhava na revista. O que fez com que corresse atrás do que precisava saber e aprender e trabalhando e se esforçando muito mais que seus companheiros que possuíam mais conhecimento.

Sua transição para o mundo da moda foi feita sem dificuldades e aconteceu rapidamente, já que seu interesse e senso estético sempre foram muito fortes. Logo ela se tornou consultora na revista Claudia e começou a acompanhar as principais semanas de moda européias na França, Itália e Inglaterra. O que, após anos de experiência, a fizeram se tornar uma expert no assunto e, posteriormente lançar 5 livros sobre estilo e moda.

No ano de 1980, Costanza recebeu o título de “papisa da moda” da jornalista Joyce Pascowitch, apelido que carrega até hoje. Após trabalhar por 17 anos na Revista Claudia, Costanza deixou a revista após a morte de seu pai em 1987, em decorrência de um câncer no fígado, para assumir a tecelagem da família junto a seu irmão Alessandro.  Juntos, a dupla a transformou em uma das maiores empresas brasileiras do ramo têxtil e, até hoje, fornece tecido para os maiores estilistas do Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Após assumir a tecelagem, também começou a assinar uma coluna de moda no jornal Folha de São Paulo e abriu sua própria empresa de consultoria. Alguns anos mais tarde, integrou a equipe da revista Vogue Brasil onde escreve até hoje uma coluna. Além disso, assinou uma coluna com joalheria H.Stern.

Em 2008, Costanza foi condecorada Commendatore dell’Ordine della Stella pelo governo italiano como uma de suas cidadãs ilustres.

Costanza Hoje

Com o avanço rápido da tecnologia, a italiana tratou-se de se atualizar e lançou um site próprio onde posta suas opiniões sobre o mundo contemporâneo, além de notícias sobre o mundo da moda.  Além do site, também possui uma conta na rede social Instagram, onde reúne mais de 710 mil seguidores e divide com eles seus looks, inspirações de ambientes e detalhes de decorações.

Em Abril de 2014, junto de sua amiga, a artista plástica Marilu Beer, integraram a primeira temporada do sofá-chat-show “Costanza & Marilu”, que era exibido no Youtube. Em novembro do mesmo ano, a série fez sua estréia no canal pago Discovery Home & Health.

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Inspire-se no estilo de Costanza!

Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!
Foto: Reprodução/Instagram @costanzapascolatos2. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Costanza!

Costanza é um dos maiores e mais importantes nomes da moda brasileira. Sua contribuição para a indústria é imensurável e sua força de vontade de aprender sempre serve de inspiração para inúmeras pessoas.

Já conhecia a história e trajetória da papisa da moda? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre desfile da dior em nova iorque

Tudo sobre o desfile da Dior em Nova Iorque!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Os Embaixadores da Bottega Veneta: Quem São e Qual o seu Papel?

A Bottega Veneta, sob a direção criativa do designer Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento. Fundada  em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a grife italiana tem uma abordagem que a diferencia de outros nomes famosos no setor de luxo. Com um estilo caracterizado…
capa do post sobre peças clássicas da Chanel

As peças icônicas da Chanel que são atemporais

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de presentes de luxo para sua mãe

4 Presentes de luxo para presentear sua mãe!

Comemorado no segundo domingo do mês de maio (neste ano no dia 12 de Maio), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas. Este é o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao…