capa do post sobre coco chanel
|

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Coco Chanel

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas por conta de sua notoriedade e história de sucesso.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confiram abaixo a história da icônica estilista francesa Coco Chanel:

Infância e Juventude

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu no dia 19 de Agosto de 1883 na pacata vila de Saumur, localizada no interior da França. Filha de Eugénie Jeanne Devolle, uma lavadeira que era solteira quando ela nasceu, e a segunda filha de  Albert Chanel, um vendedor de rua que comercializava roupas de trabalho e roupas íntimas, Gabrielle ficou órfã de mãe quando tinha apenas 12 anos, vítima de tuberculose.

Quando tinha apenas 13 anos de idade, seu pai resolveu colocá-la junto a sua irmã em um internato católico para moças na cidade de Abauzine, onde ficou até completar 18 anos de idade. Por mais que pudesse permanecer na cidade, decidiu se mudar para uma pensão jovens católicas localizada na cidade de Moulins.

Na pensão, Gabrielle se aperfeiçoou como costureira, além de reencontrar sua tia, Adrienne, irmã mais nova de sua mãe. Em 1903, a dupla foi considerada apta com agulha e linha e foram mandadas para a Maison Grampayre, um ateliê de costura especializado na confecção de enxovais. Agora financeiramente independentes, e trabalhando como costureiras no ateliê, ambas decidem deixar o pensionato, e passam a dividir um quarto alugado na rua Pont Ginguet, em Moulins.

Gabrielle Chanel jovem. Clique na imagem e confira as criações de Chanel! Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel.
Gabrielle Chanel jovem. Clique na imagem e confira as criações de Chanel! Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel.

Quatro anos mais tarde, por volta de 1907, muito cortejada, Chanel começou a fazer suas primeiras aparições no La Rotonde, um “café-concerto” frequentado por oficiais de um regimento de cavalaria estacionado em Moulins. Lá, ela se apresentava como cantora, cantando a música “Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro”, surgindo assim seu apelido, Coco.

Abertura da primeira loja

Foi através de seu primeiro namorado, Etienne Balsan (que conheceu no café e a inseriu na alta sociedade de Paris), que Gabrielle conheceu o grande amor de sua vida, o milionário inglês Arthur Capel, que foi o responsável em ajudá-la à sair do ateliê e abrir sua primeira lojas de chapéus em 1910.

O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade. No começo de sua carreira na moda, vendia elegantes chapéus femininos e acessórios. A loja era localizada na região da Balsan, ponto de encontro de burgueses e políticos franceses, o que deu grande vantagem e oportunidade para Gabrielle vender seus sofisticados chapéus.

Com um estilo simples, sem adorno e flores, seus chapéus conquistaram as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Chanel gostava de ousar em seus trajes, misturando peças femininas e masculinas, o que incomodava os homens da sociedade (e fato que a incentivou a se dedicar à costura). Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios, e a ajudou a comprar um imóvel no prestigiado endereço 21 Rue Cambon.

Gabrielle Chanel na frente de sua loja. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @sparklewithchanel.)
Gabrielle Chanel na frente de sua loja. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @sparklewithchanel.)

Expansão de seus produtos

Suas peças com corte simples encantaram as mulheres, e, em 1913 (antes da Primeira Guerra Mundial) inaugurou duas boutiques simultaneamente em Deauville e em Paris. Nesta época, a estilista começou a confeccionar roupas esportivas femininas como blusas com golas rolês, que tinham inspiração nos marinheiros e eram feitas de malha e tricô.

Dois anos mais tarde, em 1915, abriu seu primeiro ateliê de Alta Costura, e, em 1918, se fixou definitivamente no número 31 da Rue Cambon, onde a loja está até hoje. Ainda nesta época foi ousada ao se tornar a primeira estilista a lançar um perfume com sua assinatura, o icônico Chanel N°5 no ano de 1921.

Coco revolucionou o mundo da moda do Século XX ao libertar as mulheres de faixas e corpetes apertados em saias de babados, fazendo com que elas se sentissem poderosas e livres usando roupas mais simples e práticas.

Gabrielle Chanel com modelo. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @mira_di_san_giacinto.)
Gabrielle Chanel com modelo. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @mira_di_san_giacinto.)

Revolução no guarda-roupa feminino

A estilista francesa transformou o armário das mulheres da época, com jérseis, cardigãs, sapatos sem salto, vestidos de corte a direito e sem mangas, jaquetas, saias plissadas, tailleurs e bolsas com alça de corrente dourada que davam autonomia aos braços.

O icônico ‘little black dress’ foi criado em 1919, confeccionado em crepe com mangas justas e compridas, algo que foi extremamente ousado para época, pois era uma cor inédita para a alta-costura e que era normalmente atribuída ao luto. Saindo das festas de gala e dos momentos de luto, se transformou no curinga e, de antemão, marcaria o perfil da mulher moderna, preparada para ser uma profissional e parecer feminina e elegante em qualquer situação. Ele foi utilizado pela primeira vez em 1926, e foi chamado pela conceituada revista Vogue como o “Ford dos vestidos” (uma alusão aos carros da marca americana que eram produzidos e vendidos em larga escala).

A fama internacional chegou na década de 1930, quando as atrizes de Hollywood começaram a utilizar produtos Chanel. Esse foi o período de maior sucesso nos negócios e a consagração da estilista. Neste auge da fama, a empresa empregava 4.000 funcionários e chegou a vender 28.000 peças em um único ano.

Coco Chanel em seu apartamento em Paris. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel.)
Coco Chanel em seu apartamento em Paris. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel.)

O segredo de seu sucesso era simples: apenas desenhava roupas que gostava de vestir. Não colocava seus esboços no papel, criava-os em cima do tecido, no corpo da modelo. Isso porque era a roupa que deveria se adequar ao corpo, e não ao contrário, como gostava de dizer.

Guerra e Retomada dos Negócios

Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel chegou a trabalhar como enfermeira, uma vez que os negócios relativos à moda estavam em baixa, somente acessórios e perfumes de sua marca eram comercializados neste período na loja da Rue Cambon. Nesta época envolveu-se com o oficial alemão Hans Gunther von Dincklage, o que lhe custou o exílio na Suíça.

Em 1954 voltou a Paris e retomou seus negócios na alta-costura. Sua carreira teve um renascimento nesta época. O cardigã, o vestido preto e as pérolas tornaram-se marcas registradas do estilo Chanel de fazer moda. Quando apresentou a coleção de 1958, as francesas ficaram maravilhadas.

Suas inovações, de fato, transformaram toda a silhueta feminina. O novo comprimento de suas saias mostrou os tornozelos das mulheres, cujos pés passaram a contar com sapatos confortáveis de bicos arredondados. Pérolas em especial, e bijuterias em geral, ganharam lugar de destaque entre os acessórios, cachecóis enrolaram-se com classe nos pescoços.

As pérolas se tornaram uma das marcas registradas de Coco Chanel. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @cocochanelando.)
As pérolas se tornaram uma das marcas registradas de Coco Chanel. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @cocochanelando.)

Falecimento

Coco Chanel faleceu no dia 10 de Janeiro de 1971 aos 87 anos de idade no luxuoso Hotel Ritz de Paris. A francesa na época ainda trabalhava ativamente desenhando sua nova coleção.

Assim como toda a história de sua vida, o momento da morte também foi marcado por glamour e boatos. Sozinha no quarto do sofisticado Hotel Ritz, onde viveu por aproximadamente 33 anos, a estilista teria dito a uma camareira que estava presente: “Vê? É assim que se morre. Sozinha, mas sempre chique”.

Seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que vestiam suas roupas em sinal de homenagem.

Legado

Mesmo 52 anos após seu falecimento, o legado de Coco Chanel continua mais vivo do que nunca. A estilista francesa marcou a história da moda ao transformar o guarda-roupa feminino, libertando as mulheres de roupas com espartilhos e apertadas e lhes dando mais liberdade na hora de se vestir com peças mais soltas mas altamente sofisticadas e elegantes.

Suas criações ainda são as queridinhas de inúmeras mulheres, principalmente o vestido preto, as bolsas com alças de corrente e as peças em tweed, principalmente os conjuntos. A marca atualmente ainda é uma das maisons de luxo mais conhecidas e importantes do mundo, fazendo com que seu patrimônio nunca seja esquecido.

O legado de Chanel continua vivo mesmo após 52 anos de seu falecimento. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @rlikereading.)
O legado de Chanel continua vivo mesmo após 52 anos de seu falecimento. Clique na imagem e confira criações de Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @rlikereading.)

Já conhecia a história e trajetória de Gabrielle Chanel? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Pulseiras de Marcas de Luxo na Cyber Week

    Há algo de magnético nas pulseiras de luxo, sejam bijoux desejadas ou joias lapidadas em metais preciosos. Mesmo quando ocupam pouca superfície na pele, carregam um universo inteiro de significados: o DNA de uma maison, seus gestos arquitetônicos, seus códigos gráficos eternizados em ouro, esmalte ou cristais. São peças que traduzem o espírito de uma…
  • 3 Peças da Balenciaga que você encontra na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • As bolsas crossbody da Gucci imperdíveis na Cyber Week

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • Yang Mi se torna a Nova Embaixadora Prada: Por que essa escolha faz sentido?

    A nomeação de Yang Mi como embaixadora Prada não soa como um anúncio isolado, mas como uma peça que se encaixa perfeitamente no modo como a maison italiana constrói sua presença cultural. A atriz chinesa, uma das figuras mais influentes da televisão e do cinema na Ásia, chega à marca num momento em que a…
  • 3 Bolsas Pequenas de Sucesso na Cyber Week

    Elas quase cabem na palma da mão, mas parecem carregar uma energia desproporcional ao tamanho. As bolsas pequenas de sucesso conquistam justamente por isso: condensam estilo em centímetros e funcionam como pequenas interrupções de cor, textura ou metal na rotina. Quem escolhe versões mini das marcas de luxo entende que, às vezes, o essencial é…
  • 4 Bolsas Clássicas da Bottega Veneta para investir na Cyber Week

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • 3 Acessórios de marcas de luxo na Cyber Week

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • Best of Ferragamo na Cyber Weeek: 3 Acessórios Presenteáveis

    Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
  • As Melhores Bolsas de Luxo na Cyber Week

    As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
  • Versace em ebulição: a saída de Dario Vitale e o início da era Prada Group

    Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
  • Cloud Dancer é a cor do Ano de 2026!

    Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
  • Surpresa: Gucci apresenta Coleção Pre-Fall 2026 em Lookbook!

    Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art  em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…