|

Moda Sustentável: A Revolução das Marcas Nacionais e Internacionais

Felizmente, no cenário atual, a moda sustentável não é uma busca exclusiva apenas das grifes internacionais. Marcas brasileiras de luxo também dão passos largos em direção à sustentabilidade.

Isso por que a moda sustentável não é apenas uma tendência passageira; é um movimento que veio para ficar. A conscientização sobre os impactos ambientais e sociais da indústria fashion levou muitos consumidores a adotarem um estilo de vida mais responsável, inclusive na hora de escolher suas roupas de marcas de luxo.

Enquanto as tendências de moda podem desaparecer tão rapidamente quanto surgem, a sustentabilidade é um conceito permanente. Mais do que uma “trend do momento”, a moda sustentável é um compromisso com o futuro do nosso planeta. Ela não segue as regras efêmeras do mundo fashion, mas, em vez disso, busca criar um impacto duradouro e positivo.

Quem não se lembra da época da cintura baixa, das calças jeans skinny , das bolsas de palha que invadiram a cidade, ou até mesmo da breve era barbiecore? No entanto, há uma tendência que não é passageira como essas, e que está se tornando cada vez mais relevante: a moda sustentável.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Mas ao contrário do que muitos podem pensar, fazer compras de moda de luxo sustentável não significa abrir mão do estilo ou da qualidade. Pelo contrário! Envolve fazer escolhas informadas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade a longo prazo.

Listamos 3 dicas infalíveis para um consumo mais consciente com exemplos não só de grifes internacionais, mas também de marcas brasileiras que são exemplos de moda sustentável:

3. Pesquise antes de comprar

Uma compra de moda de luxo sustentável começa com pesquisa. Descubra marcas que priorizam a sustentabilidade e a ética em sua produção. Procure por certificações de sustentabilidade, como o GOTS (Global Organic Textile Standard) ou o Fair Trade. Compreender a filosofia de uma marca é fundamental para fazer escolhas conscientes.

No cenário internacional, por exemplo, temos grandes nomes de destaque nesse sentido. A etiqueta britânica Stella McCartney realizou um desfile na última Paris Fashion Week com uma coleção feita com 95% de materiais ecológicos. Provando que luxo e sustentabilidade, podem sim, andar juntos.

No Brasil também temos marcas de luxo que estão se tornando mais responsáveis e dando largos passsos em direção à sustentabilidade. A etiqueta homônima Cris Barros é um desses grandes exemplos – e orgulho nacional!

Em busca de uma produção mais consciente, uma das primeiras medidas adotadas pela marca foi de buscar novas formas de fazer upcycling, reaproveitando sobras e tecidos parados no estoque e arquivos.

O algodão utilizado pela grife é sustentável com certificado ABR – Algodão brasileiro responsável, que respeita a legislação ambiental brasileira e monitora a cadeia produtiva. Além disso, a label feminina utiliza uma forma de tingimento não poluente, na qual as peças são desenvolvidas com processo de coloração de matrizes naturais.

Stella Mccartney e Cris Barrros: exemplo de moda sustentável de grife internacional e marca brasileira.
(Foto 1/Reprodução instagram @stellamccartney ; Foto 1/Reprodução instagram @crisbarrosofficial). Clique na imagem e descubra Marcas de Moda Sustentável Nacionais e Internacionais!

2. Invista em Peças Atemporais

Em vez de seguir as últimas tendências, opte por peças atemporais e versáteis. Itens clássicos e bem feitos não saem de moda, reduzindo a necessidade de substituí-los com frequência. Isso não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também reduz o desperdício.

O armário-cápsula além de tornar o dia a dia mais prático e fácil, é inteligente, é sustentável! O chic agora é reinventar novas formas de uso e combinação de uma mesma peça. Nada é mais fashion hoje do que repetir roupa. Isso mesmo: repetir roupa está mais do que valendo!

Uma peça de alta qualidade, que é o que geralmente marcas de luxo oferecem, foi feita para durar, para usar e abusar! Use isso a seu favor. Incorpore aquele item curinga em diversas produções diferentes e mostre toda a sua criatividade para o mundo.

A grife francesa Chloé é especialista em criar peças que nunca saem de moda. Independente da coleção, o item se mantém atual e jamais com cara de datado. Além disso a etiqueta que acaba de se despedir de Gabriela Hearst como estilista (com direito a bateria da mangueira e tudo!), possui um grande comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, por exemplo, ela se tornou a primeira marca de luxo da Europa a obter o selo B-Corp (Benefit Corporation). Este é considerado o padrão mais alto em empresas sustentáveis.

Em contrapartida, no Brasil, também temos uma marca nacional para se orgulhar. Flávia Aranha é o nosso nome de destaque. A label homônima, além de valoriar o trabalho artesanal e buscar um processo mais humano em suas criações é expert em criar peças que transitam em diferentes temporadas. Flávia Aranha também investiga novas matérias-primas, como o látex natural, alternativa ao couro animal produzida na Amazônia, para compor calçados e bolsas. Assim como também prioriza o tingimento natural das suas peças atemporais.

Duas fotos de roupas da Flavia Aranha exemplo de marca brasileira de moda sustentável.
(Fotos/reprodução instagram @flaviaaranha_). Clique na imagem e descubra Flavia Aranha em Promoção!

1. Escolha Materiais Sustentáveis

Dê preferência a roupas feitas de materiais sustentáveis, como algodão orgânico, linho, cânhamo e tecidos reciclados. Esses materiais são mais gentis com o meio ambiente e muitas vezes mais duráveis.

Mas lembre-se: a moda sustentável não se trata apenas de usar roupas feitas de materiais reciclados ou comprar de marcas que afirmam ser “verdes”. É um movimento que abrange todo o ciclo de vida do produto, desde a produção até o descarte. Envolve a preocupação com os processos de fabricação, o uso responsável de recursos naturais, a redução do desperdício, e a promoção de condições de trabalho justas em toda a cadeia de suprimentos.

Vale lembrar que mais uma vez, temos um exemplo de uma marca brasileira que usa materiais sustentáveis em suas coleções. Podemos citar agora, a etiqueta carioca Osklen.

Enquanto a Prada dá exemplo com seu nylon feito à partir de materiais coletados dos oceanos, a Osklen também cria peças atemporais produzidas com poliéster reciclado (PET). Ao usar tal material em suas coleções a grife brasileira evita o descarte no meio ambiente de cerca de 272 mil garrafas PET por ano.

osklen exemplo de moda sustentável de marca brasileira.
(Fotos/reprodução instagram @osklen). Clique na imagem e descubra Osklen em Promoção!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre acessórios que dão up em qualquer visual

Acessórios que dão um Up em Qualquer visual

Os acessórios são itens muito importantes de qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. No entanto, existem alguns que são capazes de dar um up instantaneamente no visual sem precisar de muito esforço. Sejam eles…
capa do post sobre peças chanel para aproveitar na super sale

As bolsas Chanel para presentear no Dia dos Namorados

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Dior: Como a marca francesa alcançou tamanha fama e desejo?

No universo da moda, poucas marcas têm o mesmo prestígio e importância da Dior. A grife francesa fundada em 1947 é atualmente comandada com maestria pela estilista Maria Grazia Chiuri na linha feminina e Kim Jones na masculina, e permanece como uma das etiquetas de luxo mais amadas e disputadas do mundo. Mas qual é…
capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Best of Cartier para o Dia dos Namorados

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

Dia dos Namorados: 4 Bolsas Prada para emocionar!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…

Dia dos Namorados: 4 Tênis Masculinos que são Presentes Infalíveis!

O Dia dos Namorados está se aproximando e, como de costume, a pergunta que não quer calar volta a assombrar muitos corações apaixonados: qual presente masculino mais agrada aos homens? Por alguma razão, encontrar o presente perfeito para os companheiros pode ser uma tarefa árdua, uma verdadeira caça ao tesouro onde o “X” parece se…
capa do post sobre comfy shoes para usar o ano todo

5 modelos de comfy shoes para usar o ano todo!

Por muitos anos, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo e a beleza…
capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…