capa do post sobre documentário da Dior
|

Dior lança documentário “Metamorphosis”

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso entre as amantes da marca.

Além de suas incríveis e icônicas criações, a grife também é conhecida por suas coleções Cruises que acontecem todos os anos em uma localização diferente do globo que, não apenas serviu como inspiração, mas que também participou ativamente na criação das peças vistas na passarela, através da contratação de artesãos locais.

Para celebrar essa parceria de sucesso entre os locais dos desfiles e a maison francesa, a Dior irá lançar em breve o documentário “Metamorphosis”, que tem como foco a mais recente coleção Cruise da grife, que teve como inspiração a cultura mexicana.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais detalhes sobre o documentário “Metamorphosis” da Dior:

Dior Metamorphosis

Na tarde do dia 29 de Novembro, a maison francesa Dior convocou alguns convidados para uma prévia do “Dior Metamorphosis”, o mais recente da sua série de documentários de bastidores da coleção Cruise, que visam celebrar a cultura e o artesanato dos artesãos envolvidos no confecção de cada linha sazonal.

Depois de Atenas, Marrocos e, a Andaluzia, em 2023, Maria Grazia Chiuri, diretora criativa de Moda Feminina da marca, elegeu a Cidade do México para apresentar a mais recente coleção Cruise, evento que aconteceu em Maio deste ano.

A exibição do documentário aconteceu na sala de projeção do moderno Hôtel Marignan, localizado em Paris.  O documentário abriu com uma introdução à pintora mexicana e ícone feminista Frida Kahlo – a quem Chiuri atribui em grande parte a sua inspiração por trás da coleção Cruise 2024.

Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

O nome do filme, “Metamorphosis”, é em referência ao fato de Frida Kahlo ocultar sua perna direita com suas roupas, a qual ficou mais curta do que a perna esquerda depois que foi diagnosticada com poliomielite quando criança. Na tentativa de desviar a atenção, ela passou a usar apenas vestidos Tehuana, que são, por definição, uma combinação de uma saia longa e um huipil (uma blusa de algodão adornada com elaborados motivos bordados). Ambos os itens da vestimenta tradicional mexicana ajudaram a chamar a atenção para seu busto e para longe de sua deformidade.

E como resultado, o vestido Tehuana é hoje sinônimo do estilo de Kahlo, ganhando o título de símbolo da moda entre as grandes artistas femininas. Ao controlar a trajetória dos olhos dos outros a partir de sua fraqueza física, ela transformou esta última em um elemento de força.

Em outra ode a Kahlo, o desfile aconteceu no colégio da falecida artista, San Ildefonso, onde ela conheceu seu mentor e amante de longa data: o muralista Diego Rivera.

Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

O resto do filme de uma hora desenrola-se na busca da designer por artesãos competentes na região. O que produziu um resultado frutífero, já que Chiuri compartilha a meio deste que teria escolhido todos os talentos que viu no trabalho, se fosse possível. Depois de selecionar (principalmente do estado de Oaxaca, no sul do México) uma série de bordadeiras, tecelãs, ourives e artistas bem treinadas, estas últimas incluindo Elina Chauvet, conhecida pela sua instalação feminista “Zapatos Rojos”, a câmara foca então em cada uma de suas técnicas surpreendentes nos respetivos locais de trabalho. Muitas vezes este sendo dentro de suas prórpias casas, já que muitas não têm acesso a ateliês.

Tecelagens de borboletas – o símbolo do México para o retorno das almas de seus ancestrais – tomam forma em um huipil e são adornadas em fivelas de cintos prateados. A jaqueta Bar, assinatura da Dior, também foi revisitada com motivos tradicionais mexicanos, modernizando sua forma clássica.

Se no filme aparecem artesãos do sexo masculino, são as mulheres que, sem dúvida, detêm o título de protagonistas do documentário “Dior Metamorphosis”. Retratadas como lutadoras apaixonadas pela sua herança cultural, transmitida de geração em geração por via de suas mães e avós e já antes delas, cada mulher fala do seu talento artístico com orgulho e devoção genuína. “O trabalho que essas mulheres fazem, porque foi realizado por mulheres, geralmente é desprovido de qualquer relevância cultural. O meu trabalho com a Dior é mudar isso”, diz Chiuri em determinado momento do filme.

O documentário termina com o começo do próprio desfile Cruise 2024, um evento monumental para o qual cada artesão colaborador foi convidado. Um jovem tecelão chamado Hilan Cruz, um estudante de Antropologia de 27 anos que pareceu à diretora criativa da Dior um puro talento, foi até convidado a voltar com ela para Paris para ajudar a ensinar o seu ofício nos ateliês da marca. Nesta homenagem às mulheres, ao México e à arte, ressoa a mensagem de Maria Grazia Chiuri: os saberes das respectivas heranças culturais do mundo devem transcender como um “diálogo entre o presente e o futuro”. Para nunca ficar no passado.

“Metamorphosis” estará disponível no site oficial da Dior a partir de 6 de dezembro.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 5 Bolsas de Luxo queridinhas da Black Week

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…
  • Dior irá realizar desfile Cruise em Los Angeles!

    A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar em alguns meses. Porém, diversas marcas já estão anunciando suas escolhas de local para suas…
  • Miu Miu e Oakley se unem e agitam o mundo da moda

    O encontro entre Miu Miu e Oakley não nasceu para ser óbvio e talvez por isso tenha se tornado um dos lançamentos mais comentados dessa temporada. Quando a marca italiana, conhecida como a “irmã mais nova da Prada” e por seu olhar sofisticado e irônico sobre o vestuário, decidiu mergulhar no universo técnico dos esportes…
  • As Bolsas Especiais da Chanel na Black Week

    Há algo magnético nas bolsas especiais da Chanel. Quando a maison decide revisitar um clássico com bordados artesanais, estampas exclusivas ou acabamentos produzidos em tiragem reduzida, cada peça ganha um novo capítulo dentro da própria história da marca. Esses modelos fogem do lugar-comum, falam diretamente com colecionadores e mostram como a Chanel preserva seu DNA…
  • Pequenos Acessórios Presentáveis no Black Month

    Existe um tipo de presente que acerta antes mesmo de ser aberto: os pequenos acessórios de luxo. Aqueles itens que cabem na palma da mão, mas carregam toda a força criativa de uma grande maison. São escolhas certeiras para quem busca algo cool, fashion e com aquele toque emocional que só o luxo sabe entregar….
  • 4 Bolsas de Luxo Pouco Conhecidas no Black Month!

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer pessoa. Ela surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo da moda, que se tornou…
  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Pulseiras de Luxo: Os 6 Modelos Que Dominam as Buscas

    No universo das joias, poucas categorias crescem tanto em relevância quanto as pulseiras de luxo. Elas carregam a estética das grandes maisons, refletem seus códigos de design e se tornaram protagonistas nas plataformas de busca. À medida que consumidores procuram peças com assinatura forte e acabamento impecável, alguns modelos se destacam e concentram a atenção…
  • Louis Vuitton irá realizar desfile da coleção Cruise em Nova York!

    A temporada de desfiles de coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! A Louis Vuitton é conhecida por ser uma marca que não poupa esforços quando…
  • As bolsas crossbody da Chanel no Black Month

    pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de um século de história, a maison francesa desenvolveu produtos em diversos segmentos de moda, mas o…
  • Black Month: Os Acessórios de Luxo que Dão Um UP em Qualquer Look

    Existe algo quase mágico nos acessórios de luxo certos. Eles entram no look como quem não quer nada, mas mudam a narrativa inteira: afinam o styling, entregam identidade e deixam até o visual mais básico com cara de produção de editorial. E quando vêm das maisons que dominam esse universo, como, por exemplo, Louis Vuitton,…
  • Black Month: Os Sapatos rasteiros para aproveitar

    Por muitos anos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…