de-quem-e-a-marca-valentino-descubra-o-atual-proprietario-da-grife-italiana-120225
|

De quem é a marca Valentino? Descubra o atual proprietário da grife italiana!

Se você já se perguntou de quem é a marca Valentino, saiba que a história dessa icônica grife italiana é repleta de luxo, sofisticação e muitas mudanças no comando. A Maison Valentino é uma das mais antigas e desejadas do mundo da moda e tem um legado que atravessa gerações. Mas afinal, quem é o dono da Valentino hoje? Vamos descobrir!

A origem da Grife

A marca Valentino foi fundada em 1960 pelo estilista italiano Valentino Garavani, em Roma. Desde o início, suas criações se destacaram pelo glamour, pelo uso impecável do vermelho Valentino – cor que se tornou um símbolo da etiqueta– e pelos vestidos deslumbrantes que conquistaram celebridades e até membros da realeza.

Valentino, considerado o “Rei do Chic”, construiu um império no mundo da alta-costura, vestindo nomes como, por exemplo, Jackie Kennedy, Elizabeth Taylor e Sophia Loren. Por décadas, ele foi sinônimo de elegância e sofisticação no universo da moda de luxo. Apesar de ter se aposentado em 2008, seu nome ainda é associado à grife. Esse detalhe gera confusão tanto sobre quem comanda a grife quanto de quem é a marca Valentino hoje.

Foto do estilista Valentino Garavani ao lado de modelo usando vestido vermelho da sua marca homônima que não pertence mais a ele.
Valentino Garavani e seu icôico tom de Vermelho. (Foto/Reprodução instagram @realmrvalentino). Clique na imagem e descubra Vestidos Valentino com Descontos Incríveis!

De quem é a Marca Valentino atualmente?

Atualmente, a Valentino pertence majoritariamente ao fundo de investimentos Mayhoola for Investments, do Catar, que adquiriu a grife em 2012 por aproximadamente 700 milhões de euros. Desde então, a marca passou por uma fase de expansão global, consolidando sua presença no mercado de luxo e diversificando suas coleções, mantendo-se como uma das casas de moda mais influentes do mundo.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Apesar de muitos ainda associarem a Valentino ao seu fundador, o estilista italiano Valentino Garavani, ele não possui mais nenhuma participação na empresa. Desde sua aposentadoria em 2008, Valentino não tem envolvimento nas decisões criativas ou administrativas da marca que leva seu nome.

Uma reviravolta significativa ocorreu em 2023, quando o grupo francês Kering – dono de marcas como Gucci, Balenciaga e Saint Laurent – comprou uma participação de 30% da Valentino por 1,7 bilhão de euros. Além disso, a Kering garantiu a opção de adquirir 100% da grife até 2028, o que pode significar uma futura mudança no controle da empresa.

Com essa movimentação estratégica, a Valentino segue sob o comando da Mayhoola for Investments, mas com uma forte influência da Kering, que busca fortalecer ainda mais sua presença no mercado de luxo.

A nova direção criativa com Alessandro Michele

Em 2024, a Valentino passou por mais uma grande mudança: Alessandro Michele, ex-diretor criativo da Gucci, assumiu o comando artístico da casa, sucedendo Pierpaolo Piccioli. Michele, conhecido por seu estilo extravagante e romântico, tem a missão de levar a maison a um novo momento, equilibrando o legado clássico do seu fundador com um twist mais contemporâneo. A mudança de estilistas também é um dos fatores que contribuem para gerar dúvidas sobre de quem é a marca Valentino hoje. No entanto, Alessandro Michele é apenas o designer da etiqueta, e não proprietário.

Vestido de Alta-Costura da Valentino por Alessandro Michele, atual diretor criativo da maison. (Fotos/Reprodução instagram @alessandro_michele). Clique na imagem e descubra criações da Grife com Descontos Incrívies!

O papel dos atuais donos da Valentino

A entrada da Kering no capital da Valentino representa uma jogada estratégica para fortalecer ainda mais sua posição no mercado de luxo. O grupo francês tem um histórico de revitalização de marcas, como fez com a Gucci na era Tom Ford e posteriormente com Alessandro Michele. Caso a Kering concretize a aquisição total da Valentino até 2028, a maison poderá se beneficiar ainda mais do know-how do conglomerado para crescer e competir diretamente com outras gigantes do setor, como Chanel e Dior (parte do grupo LVMH).

Essa movimentação também levanta questões sobre o futuro da Valentino no portfólio da Kering. A casa italiana pode ser integrada a um ecossistema de marcas sinérgicas, compartilhando estratégias de marketing, distribuição e inovações sustentáveis, algo que o grupo tem priorizado nos últimos anos.

Foto de François Pinault dono do grupo kering de quem a marca valentino pertence 30%.
François Pinault, proprietário do grupo de luxo Kering que detém 30% da marca Valentino. (Foto/Reprodução Business of Fashion.).

Modernização sem perder a essência

Apesar de todas essas mudanças, a Valentino segue fiel às suas raízes. A marca continua apostando em designs contemporâneos, mantendo o glamour e a alta qualidade que sempre foram suas assinaturas. Peças icônicas, como os vestidos de alta-costura impecavelmente estruturados e bolsas-desejo, permanecem como símbolos do DNA da casa, enquanto novas coleções sinalizam um futuro dinâmico.

Com a gestão do fundo Mayhoola, a direção criativa de Alessandro Michele e a influência crescente da Kering, a Valentino está em um momento decisivo. A marca tem tudo para continuar sua trajetória de sucesso, unindo tradição e inovação em um dos mercados mais disputados do mundo da moda.

Amelia Gray, uma das modelos queridinhas do momento usando look total Valentino por Alessandro Michele. (Foto/reprodução instagram @maisonvalentino). Clique na imagem e descubra Bolsas da Marca Italiana com Descontos Incrívies!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam moda e querem saber mais sobre as grandes marcas do mercado de luxo!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

bolsas-gucci-com-mood-invernal-que-voce-precisa-conhecer-modelos-de-luxo-para-inverno-dias-frios-winter-with-gucci-capa-010725

4 Bolsas Gucci com Mood Invernal que Você Precisa Conhecer!

Casacos estruturados, calçados robustos e… bolsas. A Gucci também tem modelos que traduzem o mood invernal com maestria — e vale a pena conhecê-los de perto. Há quem diga que o inverno é a estação mais elegante do calendário da moda — e com razão. Trench coats bem cortados, sobreposições cuidadosamente pensadas, tecidos encorpados e…
capa post sobre bolsas de luxo nada óbvias.

5 Bolsas de luxo nada óbvias para investir

A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
bolsas-de-luxo-coloridas-para-usar-no-euro-summer-e-sempre-capa-270625

Bolsas de luxo coloridas para usar no Euro Summer— e sempre!

Quando se fala em malas para os dias de sol na Riviera, as bolsas coloridas pensadas para o Euro Summer estão entre os itens mais certeiros — e desejados. Em versões de couro ou lona com acabamento premium, elas unem o visual vibrante típico da estação com a durabilidade e versatilidade que se espera de…
capa do post sobre bolsas louis vuitton para apostar na summer sale

Louis Vuitton inaugura a ‘The Louis’ em Xangai

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas dior para investir no black month

As Melhores Oportunidades da Dior no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa-lee-know-e-nomeado-embaixador-gucci-entenda-os-motivos-300625

Lee Know é nomeado Embaixador Gucci: Entenda os motivos!

Em mais um movimento estratégico, a Gucci anunciou nesta segunda-feira (30) o cantor sul-coreano Lee Know, integrante do Stray Kids, como seu novo embaixador global. A nomeação acontece em um momento de transição importante para a maison italiana, que se prepara para um novo capítulo criativo com a aguardada estreia de Demna, ex-Balenciaga, como diretor…
desfile-masculino-hermes-verao-2026-na-pfw-semana-de-moda-de-paris-capa-300625

Desfile Masculino Hermès 2026: Novas Bolsas Birkin roubam a cena

Entre a aguardada estreia de Jonathan Anderson à frente da Dior Men e a presença arrebatadora de Beyoncé na primeira fila da Louis Vuitton de Pharrell, quem diria que a Hermès roubaria a cena da Paris Fashion Week Spring Summer 2026? Pois foi exatamente isso que aconteceu — e de um jeito muito à la…
capa do post sobre peças de marcas de luxo francesas no etiqueta única

5 Peças de Marcas de Luxo Francesas para Investir

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
capa do post sobre peças tiffany & co que são imperdíveis no etiqueta única

3 Joias de marcas de luxo que são atemporais e clássicas

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em grandes marcas do setor de luxo, alguns…
capa do post sobre bolsas best sellers no etiqueta única

As bolsas best sellers que você encontra no Etiqueta Única!

Peças de marcas de luxo, sejam elas roupas, calçados, bolsas e principalmente jóias possuem um valor naturalmente bem elevado, sendo considerados por muitas pessoas verdadeiros investimentos, já que muitos itens acabam se valorizando a cada ano, já que existem aumentos de preços anuais, principalmente na categoria de bolsas. Cada grife possui uma extensa gama de…
Por-que-as-Bolsas-de-Camurca-Marrom-sao-os-acessorios-da-Vez-a-gucci-mostra-270625

Por que as Bolsas de Camurça Marrom são os Acessórios da Vez? A Gucci mostra!

Elas surgem quase discretas, mas não passam despercebidas: as bolsas de camurça marrom estão dominando as ruas — e os closets mais elegantes — nesta temporada. Em um cenário onde o luxo se reinventa com mais propósito e menos ostentação, o marrom, com sua sofisticação natural, surge como o novo preto. Versátil, atemporal e profundamente…