5 curiosidades sobre o estilista Simon Porte Jacquemus

Se você não é do mundo da moda, talvez você não conheça esse nome, mas com certeza já viu suas criações sendo desfiladas por celebridades como Beyoncé, Kim Kardashian e até mesmo Bruna Marquezine. O designer francês Simon Porte Jacquemus é simplesmente queridinho das celebridades do mundo inteiro.

Jacquemus: um pouco da sua história

Nascido em Mallemort, um pequeno vilarejo no sul da França, Simon Porte Jacquemus mudou-se para a capital da moda, Paris, aos 18 anos. Apesar da sua partida, o local de pouco mais de 6 mil habitantes e seu estilo de vida simples e cheio de sol são sempre referências para as suas peças e desfiles.

Além do local de nascença, é impossível falar sobre a sua história e a criação da sua marca sem entender a sua relação com a sua mãe, Valérie.

Tudo começou quando ele ainda era criança: umas suas primeiras peças foi dedicada justamente a ela. A criação em questão foi uma saia feita com a cortina da sua casa e que sua mãe orgulhosa vestiu para busca-lo na escola.

Montagem com duas fotos de Jacquemus com sua equipe e com suas criações.
Jacquemus e suas criações. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubra todas as peças da grife disponíveis no nosso site.

Descubra nesse post um pouco da sua história, inspirações e cinco curiosidades que vão fazer você se apaixonar pelo estilista!

5- A origem do nome da marca

A marca fundada em 2009, leva o sobrenome de solteira da sua mãe Valérie Jacquemus, como uma forma de homenagem à progenitora que faleceu tragicamente aos 42 anos, num acidente de carro, quando o seu filho Simon tinha apenas 18 anos.

A musa-mór de Jacquemus é constante inspiração até nos dias de hoje. Mas foi no desfile de verão 2018 que a coleção que também levava o nome dela marcou e dividiu toda a trajetória da marca internacionalmente.

O ponto de partida para a criação que foi só elogios da crítica de moda, foi justamente saias, o primeiro tipo de peça que criou para sua amada mãe.

“Perguntei para uma costureira quanto sairia para fazer uma saia e ela respondeu: 150 euros. Negociei por 100 e no dia seguinte voltei com o tecido e o desenho. Foi assim que comecei a minha primeira coleção”, disse ele.

Foto de Jacquemus com sua mãe Valérie, responsável pelo nome da marca.
Simon Jacquemus e sua mãe Valérie que originou o nome da marca. (Foto/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubra as peças Jacquemus disponíveis no nosso site.

4 – Escola informal


Apesar da sua mudança aos 18 anos para Paris justamente para estudar moda, Jacquemus foi um autodidata. Não se graduou e nem ao menos estagiou na área de estilo de alguma marca importante de moda.

Trabalhou apenas na loja da Comme des garçons para ajudar nas suas despesas e foi onde encontrou aprendizado sobre roupas, como abordar os clientes e até mesmo como se sentir mais seguro. A passagem por lá, rendeu ainda o apoio de Rei Kawakubo e Adrian Joffe, presidente da grife.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Foto da loja da Comme des Garçons onde Jacquemus trabalhou.
Loja Comme des Garçons onde Jacquemus trabalhou no começo da carreira. (Foto/Reprodução @commedesgarçons). Clique na imagem e descubra peças da grife no nosso site.

3 – Jacquemus já pensou em ser padre

Acredite se quiser, antes de ser um dos estilistas mais promissores da moda, Simon Jacquemus pensou em um cargo um pouco menos comum e muito distante do mundo de glamour e desfiles que vive hoje: o de padre.

Mas, não, o desejo não tinha nada a ver com a religião ou até mesmo vocação. Tudo é simplesmente explicado pela obsessão do estilista com uniformes e não passou de mais uma dessas excentricidades de artistas. De qualquer forma, em suas criações solares e criativas é possível perceber construções inspiradas por esse seu entusiasmo.

Montagem com duas fotos. Selfie de Jacquemus e foto de uma das suas campanhas com a Bolsa Le Chiquito.
Simon Jacquemus e foto de uma de suas campanhas. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubras as peças do estilista disponíveis no nosso site.

2 – Iniciou a marca com poucos recursos

Como já citamos, Simon não foi assistente de estilistas famosos e começou toda a sua marca sozinho, sem grandes investimentos. Apesar do olhar apurado e das modelagens impecáveis nota-se por exemplo uma certa simplicidade e ausência de estampas em suas primeiras coleções justamente pelo custo mais elevado. Tal dificuldade não impediu o sucesso da marca que hoje é simplesmente desejo absoluto e vendida nas lojas mais importantes do mundo todo.

Montagem com duas fotos de Jacquemus em sua loja e modelo desfilando uma de suas criações.
O estilisa Jacquemus em sua loja e modelo desfilando uma de suas criações minimalistas e sem estampa. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubras todas as peças da grife disponíveis no nosso site.

1- Transformou uma bolsa de apenas 10 cm em ícone

A micro bag Le Chiquito está entre uma das principais criações do estilista que virou febre e desejo de de fashionistas do mundo todo. O item que chama atenção pelo tamanho minúsculo não é nada funcional e pode ser usada mais como uma jóia completando a sua produção do que uma bolsa para levar o que você precisa.

O primeiro lançamento foi em 2018 mas a cada ano, devido ao sucesso, foi ganhando novas edições com tamanhos, cores e até estampas diferentes.  A mini bolsa Jacquemus Le Chiquito é uma das 5 minibolsas de luxo que a gente ama!

Montagem com duas fotos com as micro bolsas Le Chiquito.
Micro bags Le Chiquito, uma das criações ícones do estilista. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubra as peças da marca disponíveis no nosso site.

Gosta das curiosidades sobre marcas famosas? Então descubra também: 5 curiosidades sobre a marca Gucci, 5 curiosidades sobre a Cartier e 5 curiosidades da marca Louis Vuitton.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Bolsas Pretas Estilosas para investir no Black Month

    Quando falamos de cores de bolsas, os modelos em preto são os mais queridos e tradicionais, estando presente no guarda roupa de quase todas as mulheres. Esta é uma cor versátil, clássica e atemporal e investir em peças neste tom garante combinações para quase todo  look que usamos, sejam eles para ocasiões casuais ou mais…
  • Os Sapatos Gucci de Salto no Black Month: 6 Ícones de Diversas Alturas

    Os sapatos Gucci de salto— sejam altos, médios ou baixos — certamente também fariam Carrie Bradshaw declarar a famosa frase “Hello, lovers”, assim como fez para seus Manolos Blahnik. Afinal, a marca italiana, além de roupas e bolsas, também é especialista em calçados que atravessam o tempo, unem design reconhecível e conforto, e acabam se…
  • 4 Peças da Tiffany & Co no Black Month

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • Etiqueta Única e Nomad promovem bazar em São Paulo

    Visando sempre proporcionar diferentes experiências para seus clientes, o Etiqueta Única, maior plataforma de second hand de luxo da América Latina, se juntou ao Nomad, rplataforma voltada à Geração Z e feita para conectar marcas autorais e criativas, para promoverem um bazar que irá acontecer neste sábado, 08 de novembro, na cidade de São Paulo….
  • As bolsas da Gucci para investir no Black Month

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • Saint Laurent no Black Month: 7 Acessórios que Roubam a Cena!

    Fundada em 1961 por Yves Saint Laurent e seu parceiro Pierre Bergé, a Saint Laurent revolucionou o guarda-roupa feminino ao introduzir elementos do vestuário masculino com uma abordagem ousada e refinada. Foi o estilista francês quem eternizou o Le Smoking, o primeiro smoking feminino da alta-costura, em 1966 — um marco que desafiou convenções e consolidou…
  • Saint Laurent é a marca de luxo mais desejada deste ano: Saiba por quê!

    Quando se fala em qual é a marca de luxo mais desejada do ano de 2025, a resposta tem sido praticamente unânime: Saint Laurent. O nome da maison francesa apareceu em primeiro lugar no ranking mais recente da Lyst Index, plataforma global que monitora dados reais de comportamento de consumo e desejo, desde buscas e…
  • Best of Valentino no Black Month

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As bolsas Prada imperdíveis no Black Month

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja…
  • Os Melhores Acessórios de Luxo no Black Month Além das Bolsas!

    Se você já se questionou quais são os melhores acessórios de luxo para investir em novembro, marcado pela Black Friday, saiba que não está sozinho. O mês conhecido como “Black Month” sempre acende o radar de quem acompanha o universo glamuroso das grifes internacionais. Se, por um lado, as bolsas ocupam grande parte das conversas,…
  • Olivier Rousteing deixa a direção criativa da Balmain

    Nos últimos anos, o mundo da moda está enfrentando diversas mudanças, com diversos diretores criativos saindo de suas respectivas casas depois de muitos anos. Casas de moda tradicionais como Chanel, Balenciaga, Versace e Dior foram algumas que entraram em novas eras com a mudança de comando. Agora é a vez da Balmain passar por um…
  • 5 Oportunidades de Marcas de Luxo no Black Month

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…