capa do post sobre curiosidades sobre a prada
|

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.

Após alguns anos em que o status da mesma já não era o mesmo, foi assumida por Miuccia Prada (neta de um dos fundadores) e seu marido, Patrizio Bertelli. A dupla trouxe a maison italiana, mais uma vez, para os holofotes e a fez uma das marcas de luxo mais valiosas do mundo.

Com um vasto leque de produtos, um dos mais conhecidos e de maior sucesso da marca italiana são suas bolsas, principalmente aquelas confeccionadas no icônico couro saffiano, que é sua marca registrada.

Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a icônica marca italiana Prada:

1. Seu nome originalmente era ‘Fratelli Prada’

Quando foi fundada no ano de 1913 na cidade de Milão, a marca não recebeu de imediato o nome em que é conhecida no mundo inteiro, ela foi batizada de “Fratelli Prada”, que em italiano significa “Irmãos Prada”, já que foi criada pelos irmãos Mario e Martino Prada. Seu nome foi modificado apenas anos mais tarde para apenas Prada.

Localização em Milão da primeira loja da Prada. Clique na imagem e confira criações da marca!
Localização em Milão da primeira loja da Prada. Clique na imagem e confira criações da marca!

2. A marca possui uma fundação

Assim como inúmeras marcas de moda de luxo, a Prada também possui uma fundação chamada “Fondazione Prada”. Fundada em 1993 e presidida por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli desde 1995, a instituição é dedicada à arte contemporânea e cultura. Atualmente é considerado maior museu de arte moderna de Milão, possuindo 10 pavilhões, onde expõem obras fixas e temporárias de artistas contemporâneos aclamados e que dialoguem com os mesmos ideais progressistas de seus presidentes.

Interior da Fondazione Prada. Clique na imagem e confira criações da marca!
Interior da Fondazione Prada. Clique na imagem e confira criações da marca!

3. A Prada possui um grande comprometimento com a sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos assuntos mais atuais do momento e a Prada vem mostrando grande comprometimento com a causa, através de práticas que garantem que sua produção tenha menos impacto no meio ambiente.

Em 2019, a marca italiana assinou um empréstimo milionário com o Grupo Crédit Agricole Corporate que funciona da seguinte maneira: a cada novo objetivo alcançado pela marca envolvendo práticas sustentáveis (como o número de lojas com o Certificado LEED Gold, com ambientes que aderem a práticas eco-friendly como diminuição da emissão de carbono e economia de energia), os juros anuais do empréstimos diminuem.

No mesmo ano, lançou a linha Re-Nylon, onde os produtos possuem uma responsabilidade social e são éticos. As peças são confeccionadas com nylon reciclado à partir de plásticos coletados de oceanos, redes de pescar e fibras têxteis descartadas que foram confeccionadas em parceria com a produtora de fibras sintéticas Aquafil, batizada de ECONYL®.

Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

4. Já foi mencionada em diversas obras

Por ser uma das marcas de moda mais conhecidas e icônicas do mundo, não é surpresa que a grife já foi mencionada em diferentes obras, sejam elas literárias ou cinematográficas. Porém, a que talvez seja mais conhecida é no livro “O Diabo Veste Prada”, que posteriormente foi adaptado para as telas de cinema e estrelado por Meryl Streep, Anne Hathaway e Emily Blunt.

Filme 'O Diabo Veste Prada.' (Foto: Reprodução/Instagram @bazaaruk)
Filme ‘O Diabo Veste Prada.’ (Foto: Reprodução/Instagram @bazaaruk)

5. A marca possui ligação com a vela

O que muitos podem não saber, é que a Prada possui ligação direta com um esporte considerado de elite: a vela, mais precisamente com uma das competições mais badaladas do mundo: a America’s Cup, a mais famosa, tradicional e prestigiada regata da vela mundial, disputada desde 1851. A ligação iniciou e se concretizou em 2000 quando a empresa resolveu montar uma equipe para competir na America’s Cup.

Desde então, o veleiro Luna Rossa é um dos concorrentes mais famosos e amados da tradicional competição. Em 2000, o veleiro se consagrou campeão de 38 das 49 corridas promovidas durante aquele ano. Em 2018, a marca italiana decidiu manter a tradição e permanecerá como patrocinadora oficial de sua compatriota, a equipe Luna Rossa, por mais quatro anos.

Veleiro Luna Rossa. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @daicazzoboys)
Veleiro Luna Rossa. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @daicazzoboys)

Já conhecia alguma destas curiosidades sobre a Prada? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Foto: Reprodução/Instagram @baumundpferdgarten

5 Tendências da Semana de Moda de Copenhagen!

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. Ela está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações, lançando…
capa do post de top modelos de tote bags

Os Top modelos de Tote Bags!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre o impacto do resale

O Impacto do Mercado Resale

O mercado de secondhand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo…

Chanel aumenta seus preços na Europa!

Uma das marcas mais tradicionais do planeta, a Chanel está presente no mercado de moda há mais de 100 anos e é responsável por inúmeras peças que são icônicas até hoje, graças a genialidade de sua fundadora, Gabrielle Chanel. Coco Chanel (como é conhecida por todos) criou diversos modelos de roupas e acessórios que foram…
capa do post de motivos para desapegar com o etiqueta unica

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…