Cris Barros e a sustentabilidade na sua marca
A marca de luxo, Cris Barros, completou no ano passado duas décadas de consolidação e de muito sucesso no mercado de moda nacional. Entre as prioridades do presente e também para o futuro da grife está a responsabilidade social e também com a sustentabilidade.
Como a indústria têxtil é uma das mais poluentes e que mais agride o meio ambiente, a preocupação nos setores de moda tem estado cada vez mais em pauta, e inúmeras marcas vêm anunciando as suas medidas para garantir que suas produções tenham uma natureza mais responsável e de menor impacto no mundo.
A Gucci foi uma das pioneiras nesse quesito e vem há anos repensando maneiras e criando ações para se tornar mais sustentável, e já há algum tempo, a etiqueta homônima da estilista Cris Barros também está dando passos largos em direção a esse caminho.
Confira abaixo algumas ações da Cris Barros para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente:
Luxo e a sustentabilidade na Cris Barros
A marca fundada em 2002 pela paulista Cris Barros é sinônimo de elegância e sofisticação. Suas criações são conhecidas pelo seu DNA moderno, minimalista que consegue aliar o chic ao despojado.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
A grife que conquistou celebridades e clientes fiéis é uma das mais renomadas do país. A mulher que usa Cris Barros tem opções de peças para todas as ocasiões. A etiqueta oferece desde calçados, acessórios, roupas casuais e formais sendo os vestidos o grande destaque em todas as coleções.
Enquanto relembrava sua trajetória de sucesso e celebrava a sua coleção, de primevera-verão 2023, chamada de Alter Ego, a design que é responsável pela criação de todas as peças autorais, revelou a sua preocupação:
“Um assunto muito importante para mim será de continuar me dedicando ao engajamento sustentável e social da marca, um dos nossos focos principais e grande pilar. A preocupação com o meio ambiente sempre existiu, mas hoje podemos falar com propriedade que um dos pontos fortes do DNA da marca é esse”
As ações sustentáveis da marca
Em busca de uma produção mais consciente, uma das primeiras medidas adotadas pela marca foi de buscar novas formas de fazer upcycling, reaproveitando sobras e tecidos parados no estoque e arquivos.
O algodão utilizado pela grife é sustentável com certificado ABR – Algodão brasileiro responsável, que respeita a legislação ambiental brasileira e monitora a cadeia produtiva. Além disso, a grife utiliza uma forma de tingimento não poluente, na qual as peças são desenvolvidas com processo de coloração de matrizes naturais.
A Cris Barros também possui a certificação FSC que garante o manejo florestal responsável. Inclusive, grande parte do mobiliário das lojas é desenvolvido com madeiras de resíduos urbanos e florestais.
Há ainda, 100% de compensação das embalagens usadas pela marca com o incentivo à cooperativas de reciclagem. A empresa busca também ser “carbono neutro”, investindo em plantio de árvores e geração de energia solar limpa e renovável para compensar as emissões de carbono de todas as suas operações.
Na coleção cápsula que celebrou 20 anos de história da label, foi utilizado em várias peças, o jacarta, um tecido produzido através de tramas extraídas de fibras de madeira de reflorestamento, reforçando a ideia de que moda de luxo e sustentabilidade podem sim caminharem juntas.
A empresa que é comandada também pela irmã de Cris, Dani Barros Verdi, e seu cunhado Luíz Felipe Verdi, pretende ser a marca mais sustentável do Brasil e não tem poupado esforços para isso acontecer o quanto antes.
A marca Cris Barros faz parte da curadoria afiada do Etiqueta Única e uma ótima maneira de você participar do consumo consciente e da sustentabilidade é adquirindo peças que não são mais usadas mas que continuam em ótimo estado de conservação, dando novos usos e contando novas histórias!