capa do post sobre medidas sustentáveis da gucci
|

Como a Gucci trabalha para a sustentabilidade e meio ambiente?

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras marcas do setor de luxo vêm anunciando e tomando medidas com o objetivo de garantir que suas produções tenham uma natureza mais sustentável e que menor impacto no meio ambiente.

A marca italiana Gucci é uma das pioneiras no quesito sustentabilidade e vem há anos tomando medidas e criando ações para que seu impacto no meio ambiente seja reduzido ao máximo. Ela também é conhecida por ter varias iniciativas sustentáveis que encorajam e educam seus consumidores sobre o assunto.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo algumas ações da Gucci que tem como a sustentabilidade e preservação do meio ambiente:

Coleção de Moda Circular

Batizada de Gucci Off The Grid, a coleção foi anunciada em Junho de 2020 e consistia em roupas e acessórios que são confeccionados em materiais orgânicos, reciclados e que tenham uma origem sustentável. Dentre estes materiais, está um nylon  regenerado que foi feito a partir de retalhos e resíduos de pré e pós consumo.

Para acompanhar o conceito da coleção, a campanha publicitária da Gucci Off The Grid foi fotografada e filmada em Los Angeles e conta com Jane Fonda, Lil Nas X, Miyavi, King Princess e David de Rothschild como protagonistas representando moradores de uma metrópole que criam um refúgio que tem como inspiração em uma casa na árvore em meio aos arranha-céus.

“A coleção é resultado do trabalho em equipe; todo mundo trouxe algo para isso. E na campanha também existe essa ideia de diálogo entre as pessoas que constroem algo novo. Imaginei que poderíamos construir uma casa na árvore no centro da cidade, todos juntos, como crianças brincando no parque. Porque todos nós precisamos construir esta casa ou descobrir que nosso planeta existe, mesmo onde parece que não está lá ou está longe,” disse Alessandro Michele em um comunicado de imprensa.

Metas para se tornar carbon neutral

A maison italiana foi uma das pioneiras em anunciar medidas rumo a sustentabilidade. Em Setembro de 2019, anunciou que iria se tornar carbon neutral e iria compensar todas suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas próprias operações e de toda sua cadeia de suprimentos.

Esta medida acompanha o apoio da marca à projetos de conservação florestal em países em desenvolvimento por meio de uma iniciativa internacional chamada REDD+ ( (Reduzir as Emissões do Desmatamento e da Degradação florestal), desenvolvida pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

“É uma estratégia clara para garantir que nos responsabilizamos por nossas emissões de GEE, e agimos para evitá-las, reduzi-las e restaurá-las, e então compensar as inevitáveis,” disse Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci.

Gucci Equilibrium

Lançada em 2018, a Gucci Equilibrium é uma plataforma online que se tornou o centro das iniciativas da Gucci relacionadas à sustentabilidade, pessoas e novos modelos de produção.

O nome “Equilibrium” exemplifica o verdadeiro desafio da Gucci: garantir aos clientes a alta qualidade de seus produtos, mantendo um impacto social e ambiental positivo. Tudo isso se traduz na busca de um equilíbrio entre a urgência estética, seguir o que é belo e agir com ética, fazendo o bem. Para desvendar esse caminho, a Gucci se apoiou nesta nova abordagem mental e operacional, a “Culture of Purpose”, uma espécie de “Virgílio” dantesco que guia a maison nas escolhas sociais feitas, em como e onde investir e gastar sua energia.

A plataforma é uma vitrine digital criada para apresentar os objetivos e ações concretas realizadas pela marca de moda em termos de sustentabilidade, que pretende inspirar e motivar toda a indústria da moda. Pesquisa de materiais menos poluentes, identificação de processos menos invasivos, criação de soluções inovadoras e atendimento a pessoas e trabalhadores são as palavras-chave do projeto.
Gucci Equilibrium. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Gucci.com)
Gucci Equilibrium. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Gucci.com)

Gucci Changemakers

A Gucci Changemakers é uma iniciativa de impacto social criada pela Gucci em março de 2019 com foco em aumentar a inclusão e a diversidade na indústria da moda e em comunidades e cidades.

O programa Changemakers inclui um Fundo de Impacto multi-anual de US$ 5 milhões para organizações sem fins lucrativos e um programa de bolsas de estudo de US$ 1,5 milhão na América do Norte que alimenta o compromisso da Gucci em criar um impacto social duradouro nas comunidades e na indústria da moda.

Gucci Changemakers. Clique na imagem e confira criações da marca!
Gucci Changemakers. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @wwdkorea)

Estas são apenas algumas ações da Gucci para se tornar mais sustentável! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…
capa do post sobre maxi baga na super sale

As Maxi Bags que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…
capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…