Conheça a Vilebrequin, marca francesa especializada em moda praia masculina de luxo

Vilebrequin é a famosa grife francesa de bermudas, reconhecida mundialmente pelas suas estampas inusitadas e descoladas. A qualidade do tecido exclusivo usado pela marca também é digna de atenção, já que faz com que a peça seque rapidamente.

A marca é uma das primeiras escolhas para levar na mala durante viagens para os mais badalados balneários e cruzeiros do mundo, e já conquistou artistas como George Clooney e Brad Pitt.

Confira a seguir a história da marca de origem francesa que chama a atenção devido a suas estampas exclusivas, design contemporâneo e alta tecnologia.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Como surgiu a Vilebrequin

A história da Vilebrequin começou no ano de 1971, em Saint-Tropez, comuna no sul da França reconhecida internacionalmente por suas praias belíssimas, que atraem turistas de todo o mundo. O local é também um recanto para os milionários europeus.

Saint-Tropez

Em uma de suas viagens para lá, o fotógrafo e jornalista automobilístico Fred Prysquel decidiu transformar uma toalha de mesa de algodão xadrez em um calção de banho, algo que fosse simples, elegante e apropriado para ser usado nas praias da região. Após algumas tentativas, resolveu fazer uso da tela de uma vela de barco, justamente pela sua propriedade de secagem ultra-rápida.

Essa criação marca o surgimento do boxer-short, o primeiro calção de banho masculino batizado de Vilebrequin (nome que em francês remete ao eixo central do motor de um carro, em referência à paixão do criador da marca por corridas de automóveis). A invenção de Prysquel chamava a atenção não só pela sua estampa, mas também pelo corte singular, muito diferente das outras peças da época.

https://www.instagram.com/p/_FHBbBOGEi/

A partir de então, o jornalista passou a aprofundar-se ainda mais no assunto, realizando pesquisas acerca de tecidos com o intuito de produzir calções e bermudas em pequena escala e aprimorar ainda mais a sua criação. As peças produzidas por ele eram vendidas exclusivamente na Riviera Francesa, e conquistaram a admiração não só dos frequentadores comuns do lugar, mas também de diversas celebridades de Saint-Tropez.

Isso contribuiu de forma a dar grande visibilidade e respeitabilidade à marca, que em poucos anos se tornou um ícone fashion. Logo suas bermudas passaram a ser vistas nas mais badaladas praias europeias. Seu principal triunfo foi aliar modelagens inovadoras aos tecidos de secagem rápida, aspectos que se tornaram a marca registrada da Vilebrequin.

https://www.instagram.com/p/Bnn6doZFH1h/

As cores vibrantes e estampas divertidas ilustrando calções e shorts de banho masculinos conquistaram rapidamente o público, e eventualmente também caíram no gosto das celebridades da Europa.

Durante os primeiros anos da década de 90, a marca dedicou-se a buscar e implementar inovações em sua linha de bermudas. Foi dessa forma que surgiu o bolso feito com forro de algodão e protegido com Velcro, aliando praticidade e bom gosto.

Em 1995, a Vilebrequin explorou o conceito “Like father, like son” (“Tal pai, tal filho”, em tradução para o português). Essa forma de publicidade buscava se beneficiar da ideia de cumplicidade entre pais e filhos. Para isso, apresentou coleções de bermudas adultas e infantis, o que impulsionou ainda mais a marca como um objeto de desejo.  

https://www.instagram.com/p/BD-wK1DuGCS/

A primeira loja oficial da Vilebrequin foi inaugurada em 1996, aproveitando-se de muito luxo, elegância e descontração em seus aspectos decorativos.

Nesse mesmo ano, a grife apresentou mais dois exclusivos modelos de calções de banho. Um deles foi batizado de Okoa, e se tratava de uma bermuda mais longa, com design mais fashion que a tradicional. O outro era o Master, e era mais curto e confortável.

https://www.instagram.com/p/BfRj8UfgXP9/

Além disso, nessa mesma época a Vilebrequin também expandiu a sua linha de produtos, introduzindo itens como toalhas de praia, camisetas, camisas pólos, bonés, chapéus, calças de abrigo, moletons, óculos de sol e, posteriormente, até mesmo uma linha completa de prêt-à-porter para o inverno, composta por camisas de linho, parcas, calças e malhas de cashmere.

Tais posicionamentos mostram como a empresa de Prysquel soube atrair e fidelizar seu público, oferecendo uma gama de peças que atendesse diversas preferências e necessidades em variadas épocas do ano.

https://www.instagram.com/p/BmBm3StDdAA/

A qualidade e exclusividade são outros aspectos fortemente valorizados pela marca. Para fins de controle e garantia da qualidade de seus produtos, todos os modelos de bermudas têm ponteiras de prata no cordão e até mesmo número de série. Desde o seu surgimento, o principal propósito da marca sempre foi vender bermudas com status de produto de luxo.

Ainda no século XX, diversas outras lojas da marca foram inauguradas em localidades como Nova York, Genebra, Paris, Cannes, Lyon e Marselha.

A Vilebrequin do século XXI

Em 2007, o Fashion Fund One adquiriu 100% da TRB International SA, holding com sede em Luxemburgo que até então detinha as operações mundiais e os direitos de propriedade intelectual da Vilebrequin. O negócio foi fechado pelo valor aproximado de 120 milhões de dólares.

A proposta era de que o fundo levasse a Vilebrequin ao próximo nível de desenvolvimento. O diretor-gerente da Fashion Fund One na época, Hans Ouwendijk, declarou que a Vilebrequin se encaixava perfeitamente em sua estratégia de investir em marcas fortes e com patrimônio estabelecido.

Após mais de 4 décadas dedicada à criação de peças de vestuário masculino, em 2013 a Vilebrequin finalmente lançou a sua primeira linha de produtos dedicada ao público feminino, composta por biquínis, vestidos, shorts, camisetas, bolsas e acessórios.

Nesse mesmo ano, a grife lançou pela primeira vez em sua história bermudas com estampas de um personagem famoso, o Wally, da série de livros infanto-juvenis “Where’s Wally?”, criada pelo ilustrador britânico Martin Handford.

Nos anos seguintes, mais lojas próprias da marca foram abertas ao redor do mundo, com a inauguração de unidades na Coréia do Sul, Tailândia e Cingapura.

A primeira coleção de calçados da Vilebrequin foi lançada em 2016, composta por tênis, sandálias e alpargatas.

https://www.instagram.com/p/Bl-4flKgl9U/

Com mais essa atitude, a grife diversificou ainda mais a sua gama de produtos, se tornando uma marca além da moda praia e atendendo cada vez mais as necessidades de seus clientes.

Elegância, tecnologia e irreverência de mãos dadas

Os temas mais frequentemente explorados nas estampas da Vilebrequin são referentes à fauna e flora, como desenhos de tartarugas, florais, tropicais, etc. As listras e as estampas xadrezes também são bastante utilizadas. No total, são 200 estampas diferentes.

A originalidade e exclusividade da marca são tamanhas que seus shorts e bermudas podem ser reconhecidos a metros de distância.

Um dos principais pontos positivos da marca é o seu constante investimento em variedade. Por isso, a Vilebrequin também produz peças lisas, com mais de 50 cores diferentes. Dessa forma, ela consegue agradar tanto os clientes mais despojados quanto os mais conservadores, tudo com muito bom gosto e requinte.

https://www.instagram.com/p/BhB1Z8DgWEK/

São confeccionados no total 16 modelos de bermudas com diferentes cortes. O campeão de vendas da Vilebrequin no mundo é o modelo Moorea, caracterizado por ser mais largo e pela sua amarração na cintura. Esse design é um clássico, pois foi desenhado nos primeiros anos da marca, e até hoje faz um enorme sucesso.

Todos os shorts e bermudas são confeccionados com um tipo de algodão especial, que proporciona a sensação de toque de pêssego na pele. Esse tecido foi desenvolvido com exclusividade pela Vilebrequin, com o intuito de priorizar o conforto de quem usa suas peças.

https://www.instagram.com/p/BlSktb4D9z4/

Além disso, os shorts e bermudas possuem um compartimento vedado da mesma dimensão do bolso traseiro, para que se possa guardar pertences. Há também um sistema de ilhoses, feito para evitar que a bermuda fique inflada ao sair da água.

Toda essa tecnologia e evolução constantes buscadas e aprimoradas pela Vilebrequin com o passar das décadas a tornaram a única marca de luxo masculina totalmente especializada no universo praia, e uma das mais badaladas grifes francesas. Esse é o primeiro nome que vem à mente quando se procura peças masculinas de moda praia com alta tecnologia.

 

Não à toa a marca conquistou inúmeras celebridades. Além das citadas no início do texto, há também muitas outras pessoas importantes e influentes que são fãs da marca, como Tom Cruise, David Beckham, Leonardo di Caprio, Hugh Grant, Robert de Niro, Príncipe William, Barack Obama e Nicholas Sarkozy.

O status da Vilebrequin ao redor do mundo

Atualmente, a Vilebrequin está presente em cerca de 60 países ao redor do mundo, e conta com mais de 200 lojas próprias localizadas em cidades marcadas pelo luxo e consumo, como Saint-Tropez, Capri, Paris, Milão, Londres, Beverly Hills, Lisboa, Nova York e Los Angeles.

https://www.instagram.com/p/BkXjx0xj-YF/

Peças como roupas e acessórios da marca, como seus óculos de sol e as toalhas de praia, também são comercializados em 2 mil pontos de venda estratégicos, como aeroportos e lojas de departamento ao redor do mundo.

Países como França, Estados Unidos e Itália são os maiores mercados da Vilebrequin, marca que atualmente pertence ao G-III Apparel Group desde 2012. O grupo adquiriu a empresa pelo equivalente a 106 milhões de dólares na época, e detém outras marcas de luxo valiosas, como DKNY, Donna Karan e Calvin Klein.

De volta ao Brasil

Em 2008, a grife francesa finalmente chegou ao Brasil, com a inauguração de uma loja própria no shopping Iguatemi, em São Paulo. Logo, outra unidade foi aberta no Rio de Janeiro. Suas bermudas custavam entre R$ 530 e R$ 1.400. 

Em 2016, no entanto, a marca encerrou as suas atividades no Brasil, em função da crise financeira enfrentada pelo país na época.

A Vilebrequin voltou ao Brasil quase dez anos depois de ter vindo para cá pela primeira vez, e dessa vez tudo indica que para ficar.

A marca abriu uma pop-up store no JK Iguatemi, inaugurada em novembro de 2017. Posteriormente, em março de 2018, mudou-se definitivamente para uma flagship store, no piso térreo do shopping, com o lançamento de uma linha de maiôs e biquínis inéditos.

O shopping JK Iguatemi fica localizado na Vila Olímpia, e a loja Vilebrequin conta tanto com peças do segmento masculino quanto para o vestuário feminino.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…

Miu Miu: Explorando a Essência dos Produtos da Marca Italiana!

‘It’s not a bag, it’s a Birkin’ – A frase, eternizada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City ao se referir ao modelo icônico da Hermès, ganhou destaque ao ser aplicada a diversos itens de outras marcas de luxo. Entre elas, destacam-se, por exemplo, as peças da Miu Miu, a irmã mais jovem…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

Editor’s Choice: 4 Bolsas Valentino para investir

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre top modelos de bolsa saint laurent

YSL Beauty lança novas zonas no programa de renaturalização 

Um dos assuntos mais em alta e discutidos dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras…

O Estilo Bottega Veneta: O Luxo Discreto que Conquista Cada Vez Mais Admiradores!

Você provavelmente percebeu que a tendência “quiet luxury” está ganhando destaque no mundo da moda e atraindo cada vez mais adeptos. Quer você seja fã ou não, a verdade é que, com a ascensão desse conceito de “luxo silencioso,” o estilo Bottega Veneta está chamando a atenção e conquistando até mesmo as gerações mais jovens….
Bolsas Gucci que Ainda Valem o Investimento em 2024

Qual o valor da bolsa mais barata da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…

5 Bolsas Grandes para presentear no Dia das Mães

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre best of gucci bags

Gucci irá realizar desfile Cruise em Londres!

A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! Conhecida por seus desfiles em localidades diferentes e nada óbvias, a Gucci…

Bottega Veneta: Decifrando o Significado do Nome da Marca Italiana!

No mundo da moda,as grandes grifes muitas vezes carregam consigo o nome de seus fundadores, como um lembrete de sua herança e legado. No entanto, há uma exceção intrigante a essa regra: a Bottega Veneta. Se você já se perguntou sobre o significado por trás desse nome incomum ou sobre a razão pela qual a…