Conheça a trajetória de Patricia Bonaldi!
Um dos maiores nomes da moda nacional, Patricia Bonaldi ficou conhecida por conta de seus vestidos de festa cheios de bordados e rendas com grande trabalho artesanal.
Com mais de uma década de história, a marca é considerada uma das maiores e mais importantes do Brasil. O sucesso da empreendedora e fundadora da PatBo vai muito além do seu talento nato, e foi fruto do seu tino para os negócios e da oportunidade que viu nas redes sociais de agregar valor à sua marca.
Conheça abaixo a trajetória da estilista Patricia Bonaldi:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Começo de tudo+ ida para a moda
Patricia Bonaldi nasceu na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, e teve uma uma infância humilde e sua relação com a moda começou ainda cedo, quando era criança e, junto de sua mãe, iam em uma costureira de confiança para planejar vestidos para usarem em eventos e ocasiões especiais. Acostumada a criar suas roupas, desenhando, comprando os tecidos e acompanhando até ver a peça pronta, Patricia não pensava que suas habilidades fossem além de um hobby.
Anos mais tarde, Patricia decidiu cursar Direito na Universidade Federal de Uberlândia . Vontade e disposição para trabalhar duro nunca lhe faltaram, e, durante o curso, teve diversos empregos, sempre fora do ramo da moda, trabalhando como assistente bancária e operadora de telemarketing. Já casada, a mineira abraçou a oportunidade de ir trabalhar no Japão, acompanhando o marido, em uma fábrica de eletrônicos, fato que a fez trancar a faculdade e passar os próximos três anos no outro lado do mundo.
Após voltar ao Brasil, Bonaldi decidiu investir suas economias e abrir uma multimarcas na cidade que cresceu. Apesar de vender diferentes marcas, suas clientes sempre se interessavam no que ela estava usando, que eram peças que a própria criava. Foi a partir daí que surgiram as demandas de peças sob medida, que aumentaram a cada dia.
Criação da marca própria + PatBo
A primeira loja Patricia Bonaldi surgiu logo após 2002, quando criou sua primeira coleção própria. Depois de inaugurada, seu talento começou a ser reconhecido nas passarelas do Minas Trend. Não demorou muito e a grife ganhou espaço nos circuitos de moda e decolar, com vestidos cheios de paetês, rendas e pérolas em seda pura, organza de seda, tule e tafetá. Esse trabalho com raízes fincadas no handmade mineiro foi o que guiou a marca da estilista desde o início, há mais de uma década.
A PatBo, veio dez anos mais tarde, em 2012, surgindo a partir da necessidade da estilista de encarar novos desafios. E foi ela a responsável em fazer com que ela ganhasse reconhecimento em território nacional. A marca traz as ideias mais ousadas da estilista homônima, e começaram a ganhar forma em peças que incorporam e fazem tendência, a partir da mesma essência do fazer à mão e bordados.
Em uma entrevista para a Vogue Brasil, Patricia disse “A marca traz a expertise do hand made que desenvolvi na Patricia Bonaldi, mas imprime um lado mais experimental e destemido, que me permite ousar e me superar criativamente, fazendo uma moda fun e fashionista. As coleções também são amplas, transitando por evening, jeans, casual e beachwear”.
O bordado é uma marca registrada das peças de Patricia Bonaldi e foram os responsáveis por levá-la ao estrelato e se tornar a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Este é um detalhe tão importante para a estilista que ela fundou uma escola para ensinar a técnica e torná-las bordadeiras.
“Durante muitos anos ensinamos técnicas tradicionais de bordados e pedrarias em Uberlândia. Capacitando essas pessoas, estamos valorizando nossa cultura e talento, e impedindo que essa mão de obra, que é tão importante, se torne escassa. Acredito que se não mantermos viva essa expertise, podemos num futuro não tão distante não tê-la mais. O objetivo é ensinar e profissionalizar mulheres de diversas idades técnicas de manufatura artesanal e preservar esse saber que é tão antigo e valioso”, disse ela em uma entrevista.
Expansão Internacional + Desfiles na NYFW
Sempre focada no trabalho e com o desejo de fazer com que sua marca cresça cada vez mais e se torne conhecida, Patricia começou o projeto de internacionalizar a PatBo, sendo o primeiro passo ter suas peças sendo vendidas em diferentes pontos de distribuição, que hoje chegam a 250 espalhados em diferentes continentes, que incluem multimarcas como Bergdorf Goodman, Harrods, Net-a-Porter e Moda Operandi.
Todo os esforços para atrair mais clientes internacionais renderam frutos e, em 2021, Bonaldi apresentou sua primeira coleção em formato físico durante a Semana de Moda de Nova Iorque, além de abrir sua primeira loja no exterior na cidade, localizada no Soho.
Um ano mais tarde, o trabalho da mineira foi recompensado ao ser convidada a fazer parte do CFDA (Council Of Fashion Designers of America) e entrar para o calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Nova Iorque, organizada por eles, sendo a primeira estilista brasileira a realizar o feito.
Seu primeiro desfile como membro do CFDA aconteceu em fevereiro de 2022 na temporada de Outono/Inverno 2022, onde honrou as origens da marca por meio do trabalho manual. O desfile foi uma celebração do fazer à mão e resgatou a fundação da grife por meio do uso e preservação de bordados e ornamentos, trabalho pelo qual a estilista é conhecida.
Alguns meses mais tarde, apresentou sua segunda coleção, desta vez de Primavera/Verão, na NYFW e foi altamente aclamada por grandes nomes da indústria.
Look no Grammy 2023
Além de serem amadas no Brasil, as criações de Bonaldi também caíram no gosto de diversas fashionistas internacionais e até mesmo de celebridades! A cantora Camila Cabello elegeu um look PatBo para compareceu ao Grammy Awards 2023, que aconteceu no dia 05 de Fevereiro.
O vestido que Cabello usou faz parte da coleção de Primavera 2023 da grife e carrega sua marca registrada: o bordado. O busto da peça é bordado com pérolas e levou um total de 40 horas para ser confeccionado, sendo feito com uma técnica que não utiliza o tecido como base para o bordado.
Patricia Bonaldi atualmente é uma das estilistas mais importantes no cenário nacional. Já conhecia sua trajetória? Nos conte nos comentários!