Christian Louboutin – Glamour e febre de vermelho
A Christian Louboutin é uma marca de luxo fundada em Paris no ano de 1992 que ficou consagrada no mercado por criar as solas vermelhas mais desejadas do mundo da moda. A marca possui sapatos e bolsas com um design despojado, que mistura cores e adornos em saltos altíssimos.
De descendência francesa, ele é um dos principais nomes da moda e que vestem as principais celebridades do mundo – e pessoas que possuem extremo bom gosto.
Para identificar um sapato Louboutin não tem segredo. De longe é possível observar sua extravagância e seus saltos agulhas de 13 cm. São saltos memoráveis, que desenham e se ajustam perfeitamente ao modelito feminino. Muitas famosas, inclusive, o adoram, como Angelina Jolie (que desfilou usando seus modelos, mesmo grávida), Dita Von Teese, Victoria Beckham, Nicole Richie, Katie Holmes e Kate Winslet. E vale salientar que todas elas andam flutuando em cima de suas criações, inspirando mulheres do mundo todo a ter em seus pés, um cobiçado Louboutin.
A história de Christian Louboutin
Antes que a maioria feminina conseguisse pronunciar o nome de Monolo Blahnik, outro estilista que tem um nome tão difícil quanto começou a surgir e tomar proporções inimagináveis. Não seria loucura dizer que ele é o Senhor do Salto Agulha, sendo presença obrigatória no guarda-roupa de qualquer mulher antenada na moda e que queira se sentir incrível e admirada.
https://www.instagram.com/p/rabmFigWFq/
Christian Louboutin nasceu de uma mistura de sangue francês com vietnamita, e está longe de ser o novato dentro do ramo de calçados. Mas agora, chegou no topo e está entre os nomes mais cobiçados do mundo das grandes grifes.
Dentro do mercado de luxo, Louboutin tem duas marcas registradas: o famoso salto altíssimo (que varia entre os 12 e 13 cm) e o solado do sapato na cor vermelho sangue, da qual não abre mão em nenhum de seus modelos.
Onde nasceu as ideias
Numa entrevista dada à apresentadora Oprah Winfrey, Louboutin contou de onde surgiu a sua inspiração no sentido de usar o famoso solado vermelho. Segundo ele, olhando para seus sapatos, ele sentia que os mesmos precisavam de um toque especial, precisavam de algo que lhes dessem vida, uma assinatura onde todos pudessem, de longe, reconhecer suas criações.
Foi então que ele reparou que uma de suas funcionárias estavam sempre com as unhas pintadas. Um belo dia, ela estava passando um vermelho vivo e então, ele pegou o vidrinho e passou na sola e um de seus mockups. Voilá! O sapato ganhou a vida e a liberdade que o designer tanto desejou.
Depois deste grande feito, podemos dizer que nenhuma de suas criações passaram despercebidas, principalmente entre as famosas. Até hoje, ao andar na rua e ver um sapato com sola vermelha, você irá pensar nele!
Em 1979, com 15 anos, ele já era bastante conhecido na noite parisiense. Como admirava a noite e a sensualidade que a mesma trazia junto com ela, começou a comercializar seus sapatos para as dançarinas no Moulin Rouge e também do Folies Bèrgere.
Uma paixão que vem desde sempre
Louboutin sempre admirou as belezas dos sapatos e dos calçados num geral. Tanto é que para a sua primeira coleção, utilizou-se dos rascunhos que fez ainda quando menino, no seu caderno de escola.
Como, neste momento, ele ainda não tinha uma loja física, ele batia de porta em porta, ou melhor, de cabaré em cabaré para vender seus sapatos.
Certa vez, contou em entrevista a Marie Claire:
As mulheres ficavam nuas em cima dos palcos, mas continuavam vestindo meus sapatos
Ainda neste mesmo período, Louboutin ouviu muitos nãos, mesmo que elas quisessem seus produtos, devido ao alto preço do mesmo.
Aprendiz que ninguém menos que Charles Joudan (sendo que foi com este grande mestre que ele aperfeiçoou, aproximadamente, 100 passos para a confecção de um salto agulha perfeita, onde não cause dor e nem desequilíbrio à mulher que o veste), Louboutin trabalhou para grifes bastante renomadas no cenário mundial como Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent.
Em 1992, com a ajuda de dois amigos, por fim, conseguiu abrir sua primeira loja em Paris.
Sua primeira loja era na Galerie Vero-Dodat, com uma excelente localização e muito bem frequentada. Ela ficava muito próxima ao Museu do Louvre.
O sucesso começa a aparecer
Logo a notícia começou a se espalhar pela cidade. Para se entender e compreender a dimensão de sua importância, a primeira fornada de seus sapatos foram direto para o Instituto de Moda do Metropolitan Museum de NY.
A segunda coleção recebeu o apelido carinhoso de Trash, mas que de lixo, não tinha absolutamente nada. Esse nome fora dado porque ela utilizava-se de quinquilharias pequenas do dia a dia, como tampinhas de garrafa, bilhetes de ônibus, entre outras.
Certo dia, uma jornalista americana da W Magazine estava procurando os points da cidade para poder fazer uma reportagem e ouviu, uma conversa entre duas mulheres que falam, exatamente, dessa nova boutique que trazia a moda para seus pés. E, importante falar: uma dessas mulheres era a Princesa Caroline de Mônaco!
Não demorou muito até que a jornalista fosse até a loja e fizesse uma reportagem sobre ele e suas coleções. Louboutin passou a ser descoberto pelo mundo!
Os sapatos Louboutin
Sim, uma coisa nós todos devemos concordar e sermos bastante sinceros: usar um Louboutin não é pra todo mundo.
Em 1994, a loja inaugurou sua primeira loja na cidade de Nova York, onde o modelo mais básico de suas criações custava 500 dólares, mas ultrapassando, facilmente, a barreira dos US$ 1.000 quando se escolhe o modelo diferente ou com materiais especiais.
Analisando friamente, o preço não se compara a nenhuma obra de arte, de fato. O que torna o mesmo muito mais cobiçado por mulheres do mundo todo. Porém, não devemos julgar pelas cifras, já que Louboutin transformou suas peças em verdadeiras obras de arte… não importa se sejam femininos ou masculinos, seus sapatos são feitos como nenhum outro!
Em 2007, seu amigo íntimo David Lynch, fotografou sua nova coleção e organizou uma exposição com fotos de seus produtos em Paris.
Um tênis para chamar de seu
Como nós dissemos acima, Louboutin ficou consagrado mundialmente devido a perfeição de seus saltos agulha.
E talvez seja esse o espanto positivo que todos tiveram quando o mesmo anunciou sua novidade: um tênis. Sem saltos, sem segredo e sem suspense. A marca resolveu lançar um par de tênis estampado e texturizado como um leopardo, chamando a atenção de todos, inclusive das maiores fashionistas de plantão.
Também foi em 2007 que a marca inaugurou sua primeira loja na Ásia, instalando-se na cidade de Hong-Kong.
Christian Louboutin no Brasil
Assim como toda boa marca que deseja expandir seus territórios de comercialização, Louboutin não poderia deixar de fora a América Latina. Então, em 22 de abril e 2009, inaugurou sua primeira loja por aqui, em solo brasileiro, no Shopping Iguatemi, em São Paulo.
O espaço é dividido em três saladas diferentes, sendo que uma delas é fechada para atendimento exclusivo, o local apresenta toda a requinte trabalhada pela marca, com detalhes caprichados e escolhidos a dedos para representar o luxo da Maison.
Bolsas Louboutin
Com o desejo incontrolável de expandir seus negócios e se tornar referência mundial, a grife resolveu lançar uma linha de bolsas especiais… onde o preço chega a €1.300. além disso, expandiu para novas cidades (Miami, Brasília,Dubai, etc).
https://www.instagram.com/p/BYTb4dNH5ny/
Os números não mentem, não é à toa que 95% de sua receita vem de exportação e que desde 2005, sua marca apresenta um crescimento de 30% a 40% ao ano.
O poder do nome Christian Louboutin é tão grande que em 2009 a empresa assinou um contrato exclusivo com a Mattel, que é a fabricante da boneca Barbie… sabe por quê? Porque três de seus novos modelos viriam com sapatos de solado vermelho – marca registrada Louboutin.
https://www.instagram.com/p/BYtQyh4nzE_/
Tudo isso que nós citamos foi apenas para mostrar e somar a importância da marca! E é exatamente por isso que o Luxury Institute vem elevando-a, há três anos seguidos, como a marca de sapatos mais cobiçada e desejada do mundo todo!
Ele é o símbolo de desejo e de cobiça feminina e se você não tem um no seu guarda-roupas, certamente, não sabe o que está perdendo.
Imprimindo um estilo próprio
É impossível que a gente consiga falar do Louboutin sem citarmos o estilo que ele conseguiu exprimir durante esses anos todos de sucesso absoluto, sempre primando pela combinação perfeita e harmônica das cores, dos adornos mais arrojados e do design impecável de suas criações.
A ousadia no salto agulha (não podemos nos esquecer que os modelos mais avançados são feitos em 25 cm de altura) trouxe a fama internacional que é mantida, em grande estilo, ano após anos. Em suas lojas físicas, encontramos sapatos de até 16 cm de altura, sendo que os modelos mais tradicionais ficam na média de 8 a 10 cm.
Há ainda, modelos rasteiros, ou seja, que não utilizam qualquer tipo de salto. No Red Carpet, as famosas sempre imprimem seu estilo e poder nas passarelas, sendo o estilo preferido de celebridades como Caroline de Mônaco, Sarah Jessica Parker e Nicole Kidman.
Mesmo após o sucesso e sua expansão para demais países, os sapatos Louboutin são todos feitos na Itália, numa cidadela muito próxima a Milão. Já as criações são desenvolvidas pelo estilista em seu ateliê em Paris.
O modelo mais caro já fabricado por ele recebeu o nome de Lady Rings, que vem com camurça e cristais e tem seu preço inicial em €1.290.
O modelo Pesce, que faz jus ao nome que recebe, desenha perfeitamente com recortes de couro da exótica carpa. O preço aproximado deste gira em torno de 500 euros.
A pouco tempo, os dois modelos que nós citamos, foram elaborados em parceria com o bordador Jeans François Lesage e utilizados como forma de homenagear Maria Antonieta.
Foram produzidos apenas 36 pares, ou seja, uma coleção limitadíssima. O valor de venda? US$ 6.295 e são encontrados apenas na Madison Avenue, NY.
Campanhas publicitárias ousadas
Com um criador que não tem medo de ousar, a marca não poderia ser diferente. E uma amostra dessa ousadia que a grife traz consigo fora a campanha publicitária que eles realizaram para a coleção de outono/inverno em 2011. Para quem perdeu, a mesma fazia diversas sátiras fashionistas com renomadas obras de artes.
São telas clássicas, conhecida por todos e que saíram das mãos de pintores famosos, como François Clouet, Jean Baptiste Camille Corot e James McNeil Whistler. O autor da campanha que coloca o famoso solado vermelho impresso dentro das obras de arte fora o fotógrafo Peter Lippmann.
Uma das impressões foi inspirada no quadro Elizabeth Of Austria, pintado por François Clouet e conta na imagem com a aparição do sapato Madame au Pigalili, em dourado e uma bolsa de mão Catalina Louboutin.
É claro que causou uma grande movimentação, sendo alvo de muitas críticas e elogios também.
A marca através do mundo
Atualmente, a marca tem 36 lojas e 200 pontos de venda em mais de 50 países espalhados pelos quatro cantos do mundo!
Suas lojas estão localizadas em pontos estratégicos e que oferecem picos de venda, como Paris, Moscou, Londres, Los Angeles, Cingapura, Jacarta, São Paulo, Nova York e Hong Kong. Os Estados Unidos é o país onde a marca tem mais lojas (um total de cinco) e só ele é responsável por 40% do total de suas vendas.
Confira a Coleção 2018 Louboutin
Você sabia?
- Vivenciando a personagem Carrie Bradshaw, na série Sex and the City, a atriz americana se tornou o maior símbolo comercial dos sapatos fabricados pelas mãos de Manolo Blahnik, mas na vida real, a mesma se casou usando um Louboutin com solado azul- que é a cor exclusiva para as noivas da marca.
- A maior cliente da marca é a autora Danielle Steel, que ao lado de suas muitas filhas, conseguem colecionar 600 pares de sapatos e sandálias Louboutin.
- A forma correta de se pronunciar o nome da marca em Português é “Lãbutan”, fazendo o biquinho francês na hora de pronunciar o “u”.