Bottega Veneta inaugura escola para formar artesãos
A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca
Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade visual, mas também o estilo de suas peças, dando à elas um ar mais descolado e moderno. Esta foi uma escolha que fez com que ganhasse grande popularidade, principalmente entre os jovens fashionistas, que almejam e desejam suas criações.
Por mais que tenha uma nova pegada, a grife italiana nunca deixou de presar pelo trabalho artesanal, que sempre foi sua referência e marca registrada. Assim, a Bottega Veneta anunciou que está inaugurando uma escola para formar novos artesãos!
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Confira abaixo mais detalhes sobre a escola da Bottega Veneta para artesãos:
A Accademia Labor et Ingenium
Seguindo os passos de outras marcas de luxo, a Bottega Veneta anunciou a inauguração de sua escola para formar novas gerações de artesãos. Com inauguração prevista para Outubro de 2023, a escola foi nomeada ‘Accademia Labor et Ingenium’, em homenagem aos valores fundadores da marca, presentes no brasão original ‘Labor et Ingenium, Craft and Creativity’.
O projeto inclui atividades de formação, workshops e aulas, distribuídas entre o atelier da maison em Montebello Vicentino e um novo espaço em Povolaro Dueville. Também está prevista a contratação de 50 alunos por ano ao final de um programa liderado por cinco mestres artesãos da Bottega Veneta.
A escola também proporcionará programas de atualização e desenvolvimento para os atuais funcionários da empresa, bem como colaborações de treinamento com parceiros regionais para promover a criatividade da região italiana do Veneto e transmitir o legado do Made in Italy.
“O artesanato e a excelência criativa são parte integrante da nossa marca e da herança da nossa região natal, Veneto. Com esta academia, estamos elevando o espírito coletivo, que está no coração da Bottega Veneta, a um nível ainda mais alto, aproveitando a nossa rica história de partilha de competências e inovação para formar os artesãos do futuro,” declarou Leo Rongone, CEO da Bottega Veneta.
A primeira colaboração externa da Accademia começou no dia 16 de outubro com um programa de treinamento de sete semanas para oito alunos selecionados da rede universitária Iuav, marcando a quarta parceria da empresa com a Iuav desde 2012. Dirigido pelo maestro artesão Bottega Veneta Ruggero Negretto e intitulado: “O processo criativo artesanal: curso de design e produção de bolsas”, o programa inclui cursos de prototipagem e produção de diversos formatos e acabamentos de bolsas, além de insights sobre o setor de luxo e desenvolvimento de competências profissionais de comunicação e relacionamento interpessoal.
“Desde quando eu era um jovem aprendiz na Bottega Veneta, aprendi com a experiência, o conhecimento e a paixão dos artesãos mais experientes. É uma grande honra e uma grande responsabilidade transmitir este conhecimento único a uma nova geração e dar continuidade a esta importante tradição de oficina em toda a sua comunidade, criatividade e legado cultural”, disse Negretto.
O que achou sobre a escola para formar artesãos da Bottega Veneta? Acha que outras marcas deveriam investir assim como ela?