Botas: Dicas de como usar cada tipo e modelo

As botas são um dos calçados mais versáteis no mundo da moda e que qualquer um pode usar e possui uma variedade de modelos que atendem todos os estilos. Além de sempre estar na moda e ser um sapato coringa no guarda-roupa.

Seja cano curto, cano médio ou cano longo, com a chegada do outono elas já começam a dominar os looks de street style. E com diversos modelos e tipos disponíveis no mercado, é comum surgir dúvidas de como combinar e qual é o modelo mais adequado para cada produção.

Confira abaixo dicas de como usar cada modelo de bota e arrasar neste outono.

Botas sem salto

As botas sem salto são mais práticas e, em sua maioria, muito confortáveis e são perfeitas para usar no dia a dia, mas também podem ser uma ótima escolha para sair à noite. Elas podem ter tanto cano curto quanto longo.

Existem diversos modelos dentro desta categoria, o segredo é escolher o tipo ideal que não achate a sua silhueta. Uma boa dica para evitar isso, é apostar em uma calça e calçado da mesma cor, assim, o efeito será de alongamento sem nenhum tipo de corte visual.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Bota Montaria

O modelo montaria era, originalmente, usado por aqueles que praticavam hipismo. Portanto suas características marcantes, o cano longo e a fivela, se assemelham tanto com as botas usadas pelos esportistas.

Atualmente, se tornou altamente popular por ser muito versátil e combinar com os mais diversos estilos. Os modelos mais tradicionais são confeccionados em couro nas cores preto ou marrom. A bota montaria é perfeita para combinar com legging ou calças mais sequinhas como as skinnys, Mas nada impede sua combinação também com shorts, saias e vestidos mais curtos.

(Foto/Reprodução instagram @marinaruybarbosa). Clique na imagem e descubra diversas botas em promoção.

Coturno

O coturno tem inspiração nas botas usadas por soldados durante a guerra, por isso tem uma aparência mais robusta e um solado mais grosso, geralmente tratorado.

Sua principal característica é o cadarço aparente na parte frontal. Geralmente são confeccionadas em couro, mas existem diversos modelos com diferentes materiais como vinil ou até mesmo sintéticos. Também está disponível nas mais variadas cores e estampas.

Ele é o tipo de calçado que garante conforto e que combina com diversas roupas: calças jeans, shorts, vestidos e saias. Caso queira equilibrar o ar mais “pesado” e masculino que ele possa imprimir, basta combinar com peças mais delicadas e românticas que contenham rendas, babados ou cores mais doces.

(Foto/Reprodução instagram @thassianaves). Clique na imagem e descubra modelos de botas similares.

Biker

A bota biker é um modelo bastante semelhante ao montaria, a grande diferença entre as duas é a altura do cano. Enquanto a bota montaria tem o cano longo perto do joelho, a bota biker tem cano curto próximo ao tornozelo.

A inspiração por trás desse modelo são as botas usadas por motoqueiros, tendo assim um estilo mais “rocker“, com tachas, spikes e fivelas. Assim como a montaria, o modelo é bastante popular e versátil, combina com diversos estilos e com diversas peças de roupas, principalmente com calça jeans e saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @thassianaves). Clique na imagem e descubra modelos de botas similares.

Galocha

As galochas são botas que foram feitas pensadas em proteger os pés da chuva e de se molharem. Feitas em plástico ou borracha e com o cano longo próximo aos joelhos, elas estão disponíveis em diversas cores e estampas, atendendo a todos os gostos.

Além de serem úteis, elas se tornaram uma peça moderna e estilosa, perfeita para usar não apenas nos dias chuvosos, mas também nos dias mais frios. Ela pode ser facilmente combinada com calça jeans, saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @vanessawz). Clique na imagem e descubra modelos de galochas.

Chelsea

As botas Chelsea tem como sua característica mais forte os elásticos nas laterais. Elas possuem o cano perto do tornozelo e tem inspiração nos modelos usados na Era Vitoriana e se tornaram populares nos anos 60 pelas inglesas.

A Chelsea não é um modelo tão popular atualmente, mas é muito confortável e estilosa ao mesmo tempo. É ótima para usar com shorts, saias e vestidos, dando um ar mais leve ao look.

Country

As botas country são aquelas que tem inspiração nas botas usadas por cowboys em rodeios. Elas possuem cano médio e tem como detalhe marcante o bico mais fino e, em sua maioria, desenhos bordados nas laterais.

O modelo ganhou grande popularidade e com isso, também ganhou modelos mais simples, sem os famosos bordados, mas que continuam com as características marcantes desse estilo.

Como os outros modelos, ela também é versátil, mas como tem características bem definidas, para fugir do estilo “cowgirl”, combine a bota com calças jeans e camisas lisas ou com shorts e camisetas para um visual mais despojado e moderno.

(Foto/Reprodução instagram @rocky_barnes). Clique na imagem e descubra modelos de botas cowboy.

Cano Baixo Flat

As botas de cano baixo flat talvez sejam o modelos mais versáteis. Elas possuem diversos estilos, e podem ter inúmeros detalhes diferentes, franjas, spikes, fivelas,etc. Se assemelha a diversos outros modelos, mas se diferencia por ter sempre o cano baixo e nenhum salto.

O modelo combina com diversos estilos e peças de roupa, basta você descobrir qual é o melhor para você. Ela é uma ótima opção para usar no verão com shorts e saias.

(Foto/Reprodução instagram @fashion_jackson). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Cano Alto Flat

Semelhante as botas over the knee (que ficam acima do joelho), as botas de cano alto flat também possuem cano que ficam acima do joelho, mas tem a diferença de não possuírem nenhum salto.

Por terem um cano mais alto, elas são melhores para serem usadas durante o inverno ou dias mais frios, pois elas esquentam. Caso você seja baixinha, tome cuidado! Este tipo de bota pode te achatar.

Ela é ideal para usar com roupas mais curtas e femininas, mas usá-la com calça jeans skinny também é uma ótima pedida!

(Foto/Reprodução instagram @alpa_rama). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Botas de salto alto

As botas de salto alto são estilosas e femininas e dão sempre um up em qualquer look. Assim como as botas sem salto, existem diversos modelos para aquelas que não abrem mão de um salto, mesmo que não seja tão alto.

(Foto/Reprodução instagram @lalarudge). Clique na imagem e descubra modelos de botas de salto alto.

Ankle Boot

As ankle boots são aquelas que tem o cano baixo mas que são abaixo do tornozelo. Elas são perfeitas para qualquer ocasião, tanto como para o dia-a-dia ou para uma ocasião mais formal.

O modelo dá um toque refinado para qualquer look e pode ser usada tanto no verão como no inverno. A ankle boot pdoe ser usada com qualquer tipo de roupa: calça jeans, shorts, saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @alpa_rama). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Open Boot

As open boots são muito parecidas com as ankle boots, a única diferença é a abertura na parte frontal na ponta dos dedos, iguais aos peep toes.

Este modelo é mais informal e ousada que a ankle boot, portanto é perfeita para sair a noite ou para looks com estilo mais “rocker”. É uma ótima pedida para combinar com peças curtas, como saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @alpa_rama). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Over The Knee

A over the knee é o modelo que possui cano mais justo e acima dos joelhos, além de saltos bem altos.

É um modelo que traz grande sensualidade e personalidade para um look, por isso não são todas que são adeptas a usá-lo. Ela pode ser usada tanto durante o dia como durante a noite. Dê preferencia para usá-la com roupas mais curtas, mas combiná-las com calça skinny também é uma ótima opção.

(Foto/Reprodução instagram @fashion_jackson). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Cano Alto

A bota de cano alto é o modelo mais tradicional de bota. Seu cano é alto, mas não chega a ser acima do joelho como a over the knee. Ela é frequentemente confundida com as botas de montaria pois também possui detalhes em fivela.

O modelo pode ter salto alto fino como salto plataforma. Por ser um modelo clássico, ela pode ser usada por pessoas com diferentes estilos. É um modelo muito eclético que pode ser usado tanto com roupas mais curtas como com calças.

(Foto/Reprodução instagram @silviabraz). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Qual seu tipo preferido de bota? Nos conte nos comentários!

No Etiqueta Única você encontra diversos tipos e modelos de bota para arrasar neste outono!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…