Botas: Dicas de como usar cada tipo e modelo

As botas são um dos calçados mais versáteis no mundo da moda e que qualquer um pode usar e possui uma variedade de modelos que atendem todos os estilos. Além de sempre estar na moda e ser um sapato coringa no guarda-roupa.

Seja cano curto, cano médio ou cano longo, com a chegada do outono elas já começam a dominar os looks de street style. E com diversos modelos e tipos disponíveis no mercado, é comum surgir dúvidas de como combinar e qual é o modelo mais adequado para cada produção.

Confira abaixo dicas de como usar cada modelo de bota e arrasar neste outono.

Botas sem salto

As botas sem salto são mais práticas e, em sua maioria, muito confortáveis e são perfeitas para usar no dia a dia, mas também podem ser uma ótima escolha para sair à noite. Elas podem ter tanto cano curto quanto longo.

Existem diversos modelos dentro desta categoria, o segredo é escolher o tipo ideal que não achate a sua silhueta. Uma boa dica para evitar isso, é apostar em uma calça e calçado da mesma cor, assim, o efeito será de alongamento sem nenhum tipo de corte visual.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Bota Montaria

O modelo montaria era, originalmente, usado por aqueles que praticavam hipismo. Portanto suas características marcantes, o cano longo e a fivela, se assemelham tanto com as botas usadas pelos esportistas.

Atualmente, se tornou altamente popular por ser muito versátil e combinar com os mais diversos estilos. Os modelos mais tradicionais são confeccionados em couro nas cores preto ou marrom. A bota montaria é perfeita para combinar com legging ou calças mais sequinhas como as skinnys, Mas nada impede sua combinação também com shorts, saias e vestidos mais curtos.

(Foto/Reprodução instagram @marinaruybarbosa). Clique na imagem e descubra diversas botas em promoção.

Coturno

O coturno tem inspiração nas botas usadas por soldados durante a guerra, por isso tem uma aparência mais robusta e um solado mais grosso, geralmente tratorado.

Sua principal característica é o cadarço aparente na parte frontal. Geralmente são confeccionadas em couro, mas existem diversos modelos com diferentes materiais como vinil ou até mesmo sintéticos. Também está disponível nas mais variadas cores e estampas.

Ele é o tipo de calçado que garante conforto e que combina com diversas roupas: calças jeans, shorts, vestidos e saias. Caso queira equilibrar o ar mais “pesado” e masculino que ele possa imprimir, basta combinar com peças mais delicadas e românticas que contenham rendas, babados ou cores mais doces.

(Foto/Reprodução instagram @thassianaves). Clique na imagem e descubra modelos de botas similares.

Biker

A bota biker é um modelo bastante semelhante ao montaria, a grande diferença entre as duas é a altura do cano. Enquanto a bota montaria tem o cano longo perto do joelho, a bota biker tem cano curto próximo ao tornozelo.

A inspiração por trás desse modelo são as botas usadas por motoqueiros, tendo assim um estilo mais “rocker“, com tachas, spikes e fivelas. Assim como a montaria, o modelo é bastante popular e versátil, combina com diversos estilos e com diversas peças de roupas, principalmente com calça jeans e saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @thassianaves). Clique na imagem e descubra modelos de botas similares.

Galocha

As galochas são botas que foram feitas pensadas em proteger os pés da chuva e de se molharem. Feitas em plástico ou borracha e com o cano longo próximo aos joelhos, elas estão disponíveis em diversas cores e estampas, atendendo a todos os gostos.

Além de serem úteis, elas se tornaram uma peça moderna e estilosa, perfeita para usar não apenas nos dias chuvosos, mas também nos dias mais frios. Ela pode ser facilmente combinada com calça jeans, saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @vanessawz). Clique na imagem e descubra modelos de galochas.

Chelsea

As botas Chelsea tem como sua característica mais forte os elásticos nas laterais. Elas possuem o cano perto do tornozelo e tem inspiração nos modelos usados na Era Vitoriana e se tornaram populares nos anos 60 pelas inglesas.

A Chelsea não é um modelo tão popular atualmente, mas é muito confortável e estilosa ao mesmo tempo. É ótima para usar com shorts, saias e vestidos, dando um ar mais leve ao look.

Country

As botas country são aquelas que tem inspiração nas botas usadas por cowboys em rodeios. Elas possuem cano médio e tem como detalhe marcante o bico mais fino e, em sua maioria, desenhos bordados nas laterais.

O modelo ganhou grande popularidade e com isso, também ganhou modelos mais simples, sem os famosos bordados, mas que continuam com as características marcantes desse estilo.

Como os outros modelos, ela também é versátil, mas como tem características bem definidas, para fugir do estilo “cowgirl”, combine a bota com calças jeans e camisas lisas ou com shorts e camisetas para um visual mais despojado e moderno.

(Foto/Reprodução instagram @rocky_barnes). Clique na imagem e descubra modelos de botas cowboy.

Cano Baixo Flat

As botas de cano baixo flat talvez sejam o modelos mais versáteis. Elas possuem diversos estilos, e podem ter inúmeros detalhes diferentes, franjas, spikes, fivelas,etc. Se assemelha a diversos outros modelos, mas se diferencia por ter sempre o cano baixo e nenhum salto.

O modelo combina com diversos estilos e peças de roupa, basta você descobrir qual é o melhor para você. Ela é uma ótima opção para usar no verão com shorts e saias.

(Foto/Reprodução instagram @fashion_jackson). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Cano Alto Flat

Semelhante as botas over the knee (que ficam acima do joelho), as botas de cano alto flat também possuem cano que ficam acima do joelho, mas tem a diferença de não possuírem nenhum salto.

Por terem um cano mais alto, elas são melhores para serem usadas durante o inverno ou dias mais frios, pois elas esquentam. Caso você seja baixinha, tome cuidado! Este tipo de bota pode te achatar.

Ela é ideal para usar com roupas mais curtas e femininas, mas usá-la com calça jeans skinny também é uma ótima pedida!

(Foto/Reprodução instagram @alpa_rama). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Botas de salto alto

As botas de salto alto são estilosas e femininas e dão sempre um up em qualquer look. Assim como as botas sem salto, existem diversos modelos para aquelas que não abrem mão de um salto, mesmo que não seja tão alto.

(Foto/Reprodução instagram @lalarudge). Clique na imagem e descubra modelos de botas de salto alto.

Ankle Boot

As ankle boots são aquelas que tem o cano baixo mas que são abaixo do tornozelo. Elas são perfeitas para qualquer ocasião, tanto como para o dia-a-dia ou para uma ocasião mais formal.

O modelo dá um toque refinado para qualquer look e pode ser usada tanto no verão como no inverno. A ankle boot pdoe ser usada com qualquer tipo de roupa: calça jeans, shorts, saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @alpa_rama). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Open Boot

As open boots são muito parecidas com as ankle boots, a única diferença é a abertura na parte frontal na ponta dos dedos, iguais aos peep toes.

Este modelo é mais informal e ousada que a ankle boot, portanto é perfeita para sair a noite ou para looks com estilo mais “rocker”. É uma ótima pedida para combinar com peças curtas, como saias e vestidos.

(Foto/Reprodução instagram @alpa_rama). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Over The Knee

A over the knee é o modelo que possui cano mais justo e acima dos joelhos, além de saltos bem altos.

É um modelo que traz grande sensualidade e personalidade para um look, por isso não são todas que são adeptas a usá-lo. Ela pode ser usada tanto durante o dia como durante a noite. Dê preferencia para usá-la com roupas mais curtas, mas combiná-las com calça skinny também é uma ótima opção.

(Foto/Reprodução instagram @fashion_jackson). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Cano Alto

A bota de cano alto é o modelo mais tradicional de bota. Seu cano é alto, mas não chega a ser acima do joelho como a over the knee. Ela é frequentemente confundida com as botas de montaria pois também possui detalhes em fivela.

O modelo pode ter salto alto fino como salto plataforma. Por ser um modelo clássico, ela pode ser usada por pessoas com diferentes estilos. É um modelo muito eclético que pode ser usado tanto com roupas mais curtas como com calças.

(Foto/Reprodução instagram @silviabraz). Clique na imagem e descubra modelos similares.

Qual seu tipo preferido de bota? Nos conte nos comentários!

No Etiqueta Única você encontra diversos tipos e modelos de bota para arrasar neste outono!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre desfile da dior em nova iorque

Tudo sobre o desfile da Dior em Nova Iorque!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Os Embaixadores da Bottega Veneta: Quem São e Qual o seu Papel?

A Bottega Veneta, sob a direção criativa do designer Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento. Fundada  em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a grife italiana tem uma abordagem que a diferencia de outros nomes famosos no setor de luxo. Com um estilo caracterizado…
capa do post sobre peças clássicas da Chanel

As peças icônicas da Chanel que são atemporais

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de presentes de luxo para sua mãe

4 Presentes de luxo para presentear sua mãe!

Comemorado no segundo domingo do mês de maio (neste ano no dia 12 de Maio), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas. Este é o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao…
capa do post sobre peças gucci com preços imperdíveis no etiqueta única

As peças Gucci com preços imperdíveis no Etiqueta Única!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…

O Significado de Versace: Um Ícone de Extravagância e Luxo!

Que a grife da medusa é uma das mais antigas e desejadas no mercado de luxo, não é novidade para ninguém. No entanto, você já parou para pensar no significado de Versace?  A marca fundada em Milão em 1978 estabeleceu um lugar de destaque na indústria da moda. Ela ficou conhecida por suas criações deslumbrantes…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

5 Bolsas Fashionistas da Chanel para investir no Etiqueta Única

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…