Banana Republic – onde o casual encontra modernidade
As peças da marca vão dos modelos casuais aos modernos sem fugir do luxo, com cores sóbrias, bolsa para qualquer ocasião e estilo, vestidos que seguem a tendência, sem falar nas calças e camisas que possuem um acabamento inconfundível, trazendo muita qualidade para cada peça.
A Banana Republic, atualmente, está entre as favoritas dos jovens americanos de classe média e veste esse público que gosta da combinação versátil e que traz o luxo do dia a dia de uma maneira única e inquestionável. Conheça um pouco mais da história da marca!
A história da Banana Republic
Essa história tem início no dia 28 de novembro de 1978, com a criação da marca e inauguração de uma loja temática de artigos e roupas para viagens voltada para um estilo diferenciado: o safári.
A idealização da marca foi realizada pelo casal Mel e Patrícia Ziegler, os dois eram jornalistas e trabalhavam no famoso jornal San Francisco Chronicle, mas que possuíam uma paixão fora desse ambiente de trabalho, que era se aventurar e viajar por locais exóticos.
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A pequena loja era localizada a 6.5 km ao norte de San Francisco, em Mill Valley. Naquele tempo foi nomeada de Banana Republic Travel and Safari Clothing Company e tinha uma decoração única, como animais empalados, plantas artificiais, folhagens, jipes e hélices de avião. Logo o sucesso das jaquetas muito confortáveis e das calças khaki tornaram a marca americana muito conhecida.
Travelogue – O catálogo de vendas
Uma ferramenta que ajudou no crescimento e reconhecimento da marca foi o clássico catálogo de vendas, que ficou conhecido como travelogue. Esse instrumento da marca foi incluído em 1979 e trazia fotos muito belas como ilustração das peças.
No ano de 1983 a marca já possuía duas unidades em funcionamento, o catálogo de vendas e aproximadamente, US$ 10 milhões de faturamento por ano.
Foi então nesse mesmo ano que a marca foi comprada pela empresa GAP Inc., dando início a um planejamento de expansão com as lojas se modernizando e se redecorando para um espaço mais sofisticado, que se baseia ao estilo de vida ao ar livre, sem deixar de trazer a proposta casual chique.
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O instrumento de vendas da marca, o travelogue, já atingia 1 milhão de consumidores no ano de 1984 e respondia por cerca de 50% do faturamento das vendas.
E, rapidamente, a Banana Republic experimentou um grande sucesso de vendas, como consequência das inaugurações de novas unidades em diversas cidades americanas e da variação dos produtos.
A repercussão desse sucesso foi a inauguração da centésima unidade da marca, em 1988.
Mas, além do crescimento que a Banana Republic estava atingindo, em 1989 as vendas começaram a despencar. E através de uma análise, foi observado que o público estava enjoado do tema que a marca trazia como proposta.
A mudança na proposta da marca
A partir dessa concepção e diagnóstico, a marca ficou sob o comando da Jeanne Jackson e começou uma radical mudança na sua maneira de gestão, passando a voltar total atenção para o público alvo. As peças vinham com novas cores, mais vivas e um design mais moderno para agradar ainda mais o público jovem.
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E a mudança não parou por ai! A marca trouxe também a comercialização de joias e uma coleção de produtos em couro.
Foi o grande início do sucesso retornando para a marca, com as vendas aumentando e a Banana Republic se transformando na marca favorita dos jovens endinheirados e sedentos por consumo.
Crescimento Internacional e lançamento de novos produtos
No ano de 1995, a marca deu início a sua trajetória internacional, inaugurando a primeira loja no Canadá, mais especificamente, em Vancouver.
Foi a partir desse momento que a marca americana começou um grande processo de expansão, se introduzindo também no mercado japonês por meio da comercialização das suas linhas em lojas de multimarcas.
Nesse mesmo período que a diversidade de produtos da marca aumentou ainda mais, com a chegada da primeira coleção de artigos pessoais, que incluía cosméticos e cremes.
Mas além desses produtos, o portfólio da marca foi composto por uma linha de acessórios para casa, presentes, artigos versáteis como cintos e o lançamento, em 1996, do perfume Banana Republic for Men.
A marca ficou conhecida como uma das primeiras nesse segmento a abrir unidades especialmente para mulheres e homens. E, rapidamente, novos produtos foram lançados, como sapatos, roupas íntimas e bolsas.
Aqui, a marca já possuía 200 unidades nos Estados Unidos e 5 lojas no Canadá, atingindo um faturamento de US$ 500 milhões.
Em 1997, a Banana Republic inseriu uma coleção esportiva, que incluía sapatos e roupas, nomeada de BR Arthletic.
Foi nesse mesmo ano que a marca americana abriu suas primeiras unidades âncoras em Waikiki, Chicago e San Francisco.
Mas a grande mudança que a marca trouxe para o mundo da moda foi em 1998, quando apresentou uma surpreendente campanha de marketing, que incluía quiosques localizados em diversos centros comerciais divididos pelo país, anúncios impressos e os primeiros comerciais de TV.
Também contava com a reintrodução do catálogo da marca, que era uma das maneiras de vendas e que foi interrompida dez anos atrás.
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No ano de 1999, a marca lançou uma nova maneira de vendas: o comércio virtual, que permitiu ao público uma forma de comprar os produtos mais fácil e cômoda. Em 2001, a Banana Republic inseriu uma linha de acessórios e roupas para serem comercializados, especialmente, no seu comércio eletrônico.
A internacionalização da marca
A marca atingiu um novo milênio e logo inovações foram surgindo com a apresentação das primeiras unidades em Yokohama e Tóquio, no Japão em 2005.
Ainda em crescimento internacional, a marca continuou a sua expansão em 2007 com a inauguração das unidades em Emirados Árabes Unidos, Omã, Cingapura, Malásia, Indonésia, Kuwait e Coréia do Sul. Além das novas unidades, a marca também trouxe o lançamento da sua primeira coleção de óculos de sol e prescrição e também do seu novo perfume, o Cordovan.
No mês de março em 2008, a Banana Republic fez aniversário de três décadas de sucesso e reconhecimento e para comemorar, abriu sua primeira unidade na Europa, mais especificamente em Londres, na rua mais comentada e badalada da capital inglesa, a Regent Street, com 1.600m².
Um tempo depois, a marca americana impulsionou ainda mais o seu reconhecimento internacional através das inaugurações das primeiras unidades franqueadas na Índia, Arábia Saudita e Turquia e alguns outros países.
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Durante os últimos anos, a Banana Republic trouxe uma nova proposta para as suas lojas, apresentando, primeiramente, no bairro do SoHo e em Las Vegas. Também inaugurou a sua primeira loja especificamente voltada para comercialização de acessórios em edições limitadas.
Outra inovação trazida foi o serviço em que o cliente pode adquirir os produtos através do comércio eletrônico e retirar na loja mais próxima. Essa novidade foi nomeada como Reserve It!.
O novo conceito da marca
No ano de 2014, a marca americana apresentou a sua nova diretora criativa, a Marisa Webb. O intuito era trazer um novo conceito de lifestyle para a Banana Republic, que tem o objetivo de voltar a atenção para a elaboração de visuais mais descontraídos para serem usados fora dos ambientes sociais e dos escritórios, com um estilo mais para o dia-a-dia e para os finais de semana, podendo ser sofisticados e confortáveis.
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E continuando com os projetos inovadores para renovar o conceito da marca, em 2015 a Marisa Webb, atual diretora criativa, divulgou a inauguração da sua nova unidade, em uma das localizações mais frequentada e badalada de Manhattan, a Quinta Avenida.
O local é composto por dois andares e traz um novo conceito de design para a decoração, que tem o objetivo de destruir o estilo “working women” da grife com tons de cores, uma grande diversidade de produtos e uma inovadora distribuição de acessórios e roupas.
A Banana Republic no mundo
Nos dias atuais a grife americana possui mais de 660 unidades nos Estados Unidos, Canadá e cerca de outros 30 países, como por exemplo a Inglaterra e o Japão, trazendo por ano um faturamento de US$ 2.5 bilhões.
A Banana Republic tem a sua loja âncora, a flagship Store, localizada em San Francisco na famosa rua Grand Avenue. Esse espaço é uma casa que fora construída no ano de 1908, trazendo consigo um patrimônio histórico.
Uma outra forma famosa de venda da marca americana são as lojas do Free Shop que comercializavam produtos da grife. Além de contar com essa estratégia de venda, a Banana Republic consegue atingir mais de 80 países com a sua loja virtual, incluindo o Brasil.