A Indústria da Moda e a sustentabilidade
Comemorado no dia 22 de Abril, o Dia Mundial do Planeta Terra tem como objetivo representar a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos nos oceanos.
Confiram mais sobre o que é o Dia Mundial do Planeta Terra e quais ações a moda vem tomando para se tornar mais sustentável:
O que é o Dia Mundial do Planeta Terra?
O Dia Mundial do Planeta Terra foi criado por meio de um protesto ambiental que aconteceu no ano de 1970 liderado pelo ativista ambiental e senador estadounidense Gaylord Nelson.
A manifestação que tinha temas ecológicos ocorreu no dia 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland, dado aí a escolha do dia para celebrar esta data comemorativa tão importante e necessária.
Gaylord teve o auxílio de diversas comunidades educacionais, que somaram cerca de 20 milhões de pessoa, o que possibilitou o ativista de realizar um grande um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais e tinham temas como poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa. E seu objetivo era pressionar o governo e como resultado, atingir alguns objetivos.
A data foi reconhecida e implementada pela ONU quase quatro décadas mais tarde, mais especificamente no ano de 2009, além de ter tido seu nome oficial modificado para Dia Internacional da Mãe Terra.
Ações para se tornar a Indústria mais sustentável
Moda Circular
O conceito de moda circular baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, que seriam: Preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos. A partir destes princípios, ela se diz respeito ao ciclo de vida de um produto, ou seja, desde o seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e o usuário.
Ele foi primeiramente introduzido na primavera de 2014, um momento em que o temo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma das precursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que o apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H&M.
A moda consciente questiona a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Atualmente, é possível reciclar cerca de 90% das peças de vestuário, calçados e acessórios descartados, mas apenas 15% são de fato reutilizados.
Consumo Consciente
Com a mudança no comportamento do consumidor o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.
Uma das formas de praticar o consumo consciente e sustentável é consumir produtos second-hand e desapegar das peças que estão paradas no seu guarda-roupa.
O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.
Já pensou em desapegar das suas peças? É super fácil e o Etiqueta Única faz tudo por você! Saiba como vender suas peças sem sair de casa!