Conheça A Grife italiana René Caovilla e seus sapatos-joia

Que os sapatos italianos são os mais desejados do mundo da moda isso já não é mais nenhuma novidade, mas algumas grifes se destacam mais do que outras. A grife René Caovilla é um dos maiores exemplos contemporâneos a alcançar tamanho requinte e sucesso nesse meio, através dos seus desejados sapatos jóia.

Até os dias de hoje a marca mantém o seu formato original de administração familiar, sendo comandada por Edoardo Caovilla, neto do fundador da empresa.

Com produção 100% artesanal, as peças produzidas conquistam fashionistas e celebridades pela sua alta qualidade e sofisticação sem igual. Jane Fonda, Uma Thurmann, Rihanna e Bela Haddid são algumas das musas já vistas no tapete vermelho usando calçados René Caovilla.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Para saber mais a respeito da história dessa grande e renomada grife, confira a seguir!

A história de fundação da marca

René Caovilla nasceu em 1938 em Riviera del Brenta, região pertencente à cidade de Veneza, na Itália. Seu pai, Edoardo Caovilla, foi estudante de Luigi Voltan, importante sapateiro italiano, marcado por ter introduzido o processo de produção serializado em sua fábrica, fundada em 1898. Voltan também foi o primeiro a produzir sapatos em Riviera  del Brenta.

Edoardo preferia trabalhar com roupas artesanais de alta-costura, enquanto que sua esposa bordava os sapatos à mão em uma pequena sala dentro da fábrica. Esse cômodo permanece preservado até hoje.

Em 1950, René foi até as cidades de Paris e Londres para estudar design. Ao retornar para casa, começou a trabalhar com seu pai, e logo no início da década de 1960 assumiu o negócio da família.

René casou-se logo em seguida com Paola, cuja família também estava envolvida no ramo de calçados. Ela tornou-se a responsável pelas relações públicas e pela linha de bolsas da empresa Caovilla.

https://www.instagram.com/p/_1N1khjiWk/

O foco principal de René nesse contexto já era dedicado à criação de exuberantes sapatos para serem usados em eventos noturnos. Desde a sua fundação, a René Caovilla se consagra ao produzir peças ricas em detalhes elegantes e com alta qualidade.

No início dos anos 1970 René Caovilla trabalhou junto de Valentino Garavani, atualmente o dono de uma das maiores casas de moda do mundo. Na década seguinte, diversas colaborações foram feitas com a Dior e com a Chanel. Em 2000, foi a fez da parceria com Karl Lagerfeld.

https://www.instagram.com/p/BpR6t5WFQii/

Após décadas dedicado aos trabalhos colaborativos feitos para outras grandes labels, René Caovilla decidiu encerrar esse tipo de parceria e começou a criar os chamados scarpe gioelli,  “jeweled shoes”, ou sapatos-jóia, em tradução para o português. Com tamanho charme e exuberância, não demorou até que suas criações exclusivamente próprias se tornassem uma febre entre os admiradores de calçados.

O atual diretor de criação da René Caovilla

Atualmente outro Edoardo é o responsável pelo comando da empresa, dessa vez o filho de René Caovilla. Formado em economia, está na direção de criação da casa há oito anos.

https://www.instagram.com/p/BKnzD6CgMti/

Ele conta que seu avô era um verdadeiro sonhador:

“Como na Itália vivemos duas grandes guerras, e ele passou por ambas, acreditava desde sempre que somente a arte e a beleza poderiam salvar o mundo” 

Sobre o seu pai, que permaneceu à frente dos negócios até os 72 anos, Edoardo conta que sua paixão pelo trabalho era tanta que “era capaz de olhar um lindo calçado, se emocionar e até chorar!”

Mais pragmático e objetivo, Edoardo se enxerga como um “homem que quer entender o que mulheres das mais variadas partes do mundo gostariam de usar, optar por um material aposta, me cercar de uma equipe criativa da qual confio e assim construir as bases do meu negócio”.

https://www.instagram.com/p/B3L33XmoRbQ/

Além de CEO da empresa e diretor criativo, ele é também o responsável pela expansão internacional da marca.

Ao contrário do que muitas grifes da moda costumam fazer, Edoardo não pretende vender a empresa para nenhum conglomerado de luxo. Ele conta que alguns deles (como Kerin e LVMH) já demonstraram interesse em adquiri-la, porém ele acredita que o melhor para a empresa é de fato manter o seu formato de negócio de família.

Excelência na criação e produção artesanal

A fábrica da marca permanece em Veneza, e mantém cerca de 122 funcionários.

Cada par de calçados chega a passar por cerca de 34 fases distintas até alcançar seu formato final. O salto, uma das partes mais complexas na produção de qualquer calçado, conta com até 32 elementos produzidos para formar encaixes absolutamente precisos.

https://www.instagram.com/p/BaVxQerFtIO/

Em entrevista cedida à Fashion Foward em 2017, Edoardo Caovilla explicou que a principal preocupação da sua empresa é com o design do sapato, sem se preocupar exatamente com os custos.

“Temos a melhor matéria-prima em cada elemento do produto porque não há limitações em relação a preços, de acordo com o nosso posicionamento no mercado. Nós temos história, herança, qualidade no produto, design contemporâneo, oferecemos um produto cool e que respeita o meio-ambiente”

Essa excelência na produção é uma das questões responsáveis pela fama obtida pela grife, que sempre busca combinar conforto e beleza em suas peças.

Quatro coleções são lançadas anualmente: duas para o verão e duas para o inverno.

Exuberância e originalidade

Dentre todos os grandes sucessos de René Caovilla, o best seller é o modelo Snake, sandália trabalhada com tiras que sobem pelo tornozelo, simulando o movimento de uma serpente. Ele foi criado em 1969, e em 1975 chegou a ser exposta no acervo de moda no MoMa, em Nova York.

https://www.instagram.com/p/BoeOKSdiT3V/

Essa é uma das principais peças queridinhas das celebridades, e já fez parte de looks luxuosos como os das cantoras Rihanna e Carrie Underwood e da modelo Chanel Iman. Mais que um calçado de luxo, o Snake se tornou um verdadeiro objeto de referência em design. O modelo possui variações diversas, que estão à venda no e-commerce da grife por valores a partir de 860 libras, o equivalente a R$ 4.240.

Com uma visão ampla do seu público, a René Caovilla passou a trabalhar também com sapatos flat.

https://www.instagram.com/p/Bl3kQk_nAf5/

Apesar de não ter salto, essa linha de modelos da grife possui peças ultra-trabalhadas, com direito a composições feitas de cristais Swarovski e demais materiais de altíssima qualidade.

Super charmosos, esses itens também se tornaram um grande hit da marca. O CEO Edoardo Caovilla explica que é um verdadeiro desafio:

“imprimir a palavra luxo em criações bem próximas ao chão, mas nos orgulhamos do feito e de conseguir um resultado novo e elegante de modelos sem saltos a cada nova coleção”.

Os modelos mules da René Caovilla também têm feito grande sucesso dentro dessa categoria de calçados baixos. As queridinhas dessa seção são a Palmia, que é feita de camurça e com detalhes de cristais, e a Audrie, de veludo com ponteira também adornada de cristais.

https://www.instagram.com/p/BmyLokTntME/

Um toque especial extra comum a esse modelo são as solas, todas trabalhadas com brilho. 

Os mules ou as sandálias e sapatilhas rasteiras da René Caovilla podem ser a escolha ideal para quem procura por praticidade e conforto para encarar o dia, sem deixar de lado a elegância e o bom gosto.

https://www.instagram.com/p/BmDuuv5ng4C/

Em 2007, a multimarcas Harrods ganhou os holofotes do mundo da moda ao contratar uma legítima cobra egípcia para proteger o balcão de sapatos que guardava um par de sandálias René Caovilla. De alta-costura, a peça era feita com rubi, safira e diamantes incrustados.  

A preocupação com a sustentabilidade

Em 2017, a marca finalizou o seu projeto de sustentabilidade. A postura atual da grife se deve principalmente ao posicionamento de Edoardo, que antes de ingressar na empresa trabalhou no setor de gestão de resíduos e energia. “Você não pode viver nesse mundo e não estar ciente da importância da sustentabilidade”, disse Edoardo em entrevista recente à revista Savoir Flair.

Preocupação com a sustentabilidade em suas ações
Preocupação com a sustentabilidade em suas ações

A sua pretensão é fazer com que a empresa ocupe o primeiro lugar do ranking em termos de sustentabilidade e meio-ambiente, qualidade do produto e do trabalho dos funcionários. Para ele, não basta que a René Caovilla seja a melhor do mundo: ele quer que ela seja a melhor para o mundo. “Estamos trabalhando para vincular nosso sucesso ao impacto que temos no mundo e na sociedade” relatou.

Para alcançar esse objetivo, a empresa procura trabalhar o entendimento dos clientes com relação ao trabalho feito pela marca, os materiais usados nas peças e a importância do artesanato em cada uma delas. “Queremos que os clientes entendam quando estão comprando algo feito corretamente e quando não estão” explicou o diretor criativo.

Ele reconhece que isso é um grande desafio, mas acredita que em cerca de um ano a René Caovilla já estará ocupando uma posição de destaque no que diz respeito à sustentabilidade.

Primeira loja no Brasil

Em 2017, a René Caovilla inaugurou a sua primeira loja em território brasileiro. A boutique fica localizada no shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

https://www.instagram.com/p/Bb2HAfNlZWz/

https://www.instagram.com/p/Bb2HDNGFSug/

https://www.instagram.com/p/Bb2GwLglSm2/

A decisão de trazer as suas peças para o Brasil se deu quando o CEO da marca percebeu a quantidade substancial de clientes brasileiras comprando em suas lojas europeias. Com tamanha adesão desse público, foi definido que era hora de abrir uma loja no Brasil.

A grife, que aspira ser a melhor marca de acessórios femininos de luxo do mundo, dedica-se a lançar sapatos seguindo o conceito de joias.

https://www.instagram.com/p/BLq0ZrFhmXx/

O espaço inaugurado no shopping paulistano é o primeiro da marca a apresentar um novo conceito. O projeto do lugar foi assinado por Bonelli Radovic, do m2atelier, que trabalhou com a ideia de representar os principais valores da grife (como herança, elegância e inovação) ligando-os a detalhes que remetem à cidade-sede: Veneza.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre calçados que nunca saem de moda

4 Calçados que nunca saem de moda!

O mundo da moda é um eterno efeito de “vai e vem” quando se trata sobre tendências. Ou seja, diversas peças e estilos que estão em alta pode cair no esquecimento na temporada ou ano seguinte, podendo voltar a estar em moda após vários anos ou até mesmo décadas. Mas, existem também aquelas peças, principalmente…
capa do post sobre peças Hermès na super sale

As bolsas Hermès para investir no Black Month!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
a-sustentabilidade-na-miu-miu-luxo-upcycling-e-consciencia-coleção-miu-miu-upcycled

A Sustentabilidade na Miu Miu: Luxo, Upcycling e Consciência!

A sustentabilidade na Miu Miu é um compromisso reforçado a cada temporada. Considerada por muitos como a irmã mais nova e descolada da Prada, a grife vem consolidando seu espaço não só como uma ditadora de tendências, mas também abraça práticas voltadas para uma moda mais sustentável. (o EÚ ama!) Na campanha de fim de…
capa do post sobre best of saint laurent bags no etiqueta Única

As peças Saint Laurent para apostar no Black Month!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
capa do post sobre sapatos de salto de marcas de luxo no black month

4 Sapatos de Salto de Marcas de Luxo no Black Month!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
Primeira bolsa Dior: qual modelo vale a pena investir na black friday? A Dior participa de Black Friday? Saiba tudo!

A Primeira Bolsa Dior para Se Ter

Se você está começando a explorar o universo das bolsas de luxo e deseja dar o primeiro passo com um investimento assertivo, as bolsas Dior são uma escolha segura. Conhecida por sua elegância clássica e pela qualidade artesanal, a marca francesa criou peças que continuam a ser altamente desejadas por colecionadores e fashionistas ao redor…
capa do post sobre bolsas queridinhas para investir na super sale

As bolsas de marcas francesas para investir no Black Month

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…

Loro Piana assina a Decoração de Natal da Harrods!

Quando o Natal se aproxima, as principais lojas de luxo do mundo se preparam para transformar suas vitrines em verdadeiros espetáculos visuais. Entre as mais aguardadas decorações natalinas está a da conceituada loja Harrods, em Londres. Este ano, a fachada do prédio que abriga as melhores marcas de luxo do mundo recebeu uma decoração de…

10 curiosidades da marca Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais reconhecidas no mundo, a Louis Vuitton conta com mais de 150 anos de tradição no mercado de moda e de luxo e se tornou uma das mais valiosas do ramo. O império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas mulheres,…
capa do post sobre valentino promover o upcycling

3 Peças Valentino que são imperdíveis no Black Month!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
embaixadores-da-louis-vuitton-callum-turner-e-a-nova-escolha-da-maison

Embaixadores da Louis Vuitton: Callum Turner é a Nova Escolha da Maison!

O time de embaixadores da Louis Vuitton acaba de aumentar. Em um anúncio recente, a grife francesa, famosa por bolsas-desejo como a Neverfull e a Speedy, revelou Callum Turner como o novo “Embaixador global da Louis Vuitton”. Essa estratégia de nomear celebridades como representantes não é nova e faz parte do DNA da icônica casa…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

Os calçados descolados de Marcas de luxo no Black Month!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…