banner xmas sale

Conheça A Grife italiana René Caovilla e seus sapatos-joia

Que os sapatos italianos são os mais desejados do mundo da moda isso já não é mais nenhuma novidade, mas algumas grifes se destacam mais do que outras. A grife René Caovilla é um dos maiores exemplos contemporâneos a alcançar tamanho requinte e sucesso nesse meio, através dos seus desejados sapatos jóia.

Até os dias de hoje a marca mantém o seu formato original de administração familiar, sendo comandada por Edoardo Caovilla, neto do fundador da empresa.

Com produção 100% artesanal, as peças produzidas conquistam fashionistas e celebridades pela sua alta qualidade e sofisticação sem igual. Jane Fonda, Uma Thurmann, Rihanna e Bela Haddid são algumas das musas já vistas no tapete vermelho usando calçados René Caovilla.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Para saber mais a respeito da história dessa grande e renomada grife, confira a seguir!

A história de fundação da marca

René Caovilla nasceu em 1938 em Riviera del Brenta, região pertencente à cidade de Veneza, na Itália. Seu pai, Edoardo Caovilla, foi estudante de Luigi Voltan, importante sapateiro italiano, marcado por ter introduzido o processo de produção serializado em sua fábrica, fundada em 1898. Voltan também foi o primeiro a produzir sapatos em Riviera  del Brenta.

Edoardo preferia trabalhar com roupas artesanais de alta-costura, enquanto que sua esposa bordava os sapatos à mão em uma pequena sala dentro da fábrica. Esse cômodo permanece preservado até hoje.

Em 1950, René foi até as cidades de Paris e Londres para estudar design. Ao retornar para casa, começou a trabalhar com seu pai, e logo no início da década de 1960 assumiu o negócio da família.

René casou-se logo em seguida com Paola, cuja família também estava envolvida no ramo de calçados. Ela tornou-se a responsável pelas relações públicas e pela linha de bolsas da empresa Caovilla.

https://www.instagram.com/p/_1N1khjiWk/

O foco principal de René nesse contexto já era dedicado à criação de exuberantes sapatos para serem usados em eventos noturnos. Desde a sua fundação, a René Caovilla se consagra ao produzir peças ricas em detalhes elegantes e com alta qualidade.

No início dos anos 1970 René Caovilla trabalhou junto de Valentino Garavani, atualmente o dono de uma das maiores casas de moda do mundo. Na década seguinte, diversas colaborações foram feitas com a Dior e com a Chanel. Em 2000, foi a fez da parceria com Karl Lagerfeld.

https://www.instagram.com/p/BpR6t5WFQii/

Após décadas dedicado aos trabalhos colaborativos feitos para outras grandes labels, René Caovilla decidiu encerrar esse tipo de parceria e começou a criar os chamados scarpe gioelli,  “jeweled shoes”, ou sapatos-jóia, em tradução para o português. Com tamanho charme e exuberância, não demorou até que suas criações exclusivamente próprias se tornassem uma febre entre os admiradores de calçados.

O atual diretor de criação da René Caovilla

Atualmente outro Edoardo é o responsável pelo comando da empresa, dessa vez o filho de René Caovilla. Formado em economia, está na direção de criação da casa há oito anos.

https://www.instagram.com/p/BKnzD6CgMti/

Ele conta que seu avô era um verdadeiro sonhador:

“Como na Itália vivemos duas grandes guerras, e ele passou por ambas, acreditava desde sempre que somente a arte e a beleza poderiam salvar o mundo” 

Sobre o seu pai, que permaneceu à frente dos negócios até os 72 anos, Edoardo conta que sua paixão pelo trabalho era tanta que “era capaz de olhar um lindo calçado, se emocionar e até chorar!”

Mais pragmático e objetivo, Edoardo se enxerga como um “homem que quer entender o que mulheres das mais variadas partes do mundo gostariam de usar, optar por um material aposta, me cercar de uma equipe criativa da qual confio e assim construir as bases do meu negócio”.

https://www.instagram.com/p/B3L33XmoRbQ/

Além de CEO da empresa e diretor criativo, ele é também o responsável pela expansão internacional da marca.

Ao contrário do que muitas grifes da moda costumam fazer, Edoardo não pretende vender a empresa para nenhum conglomerado de luxo. Ele conta que alguns deles (como Kerin e LVMH) já demonstraram interesse em adquiri-la, porém ele acredita que o melhor para a empresa é de fato manter o seu formato de negócio de família.

Excelência na criação e produção artesanal

A fábrica da marca permanece em Veneza, e mantém cerca de 122 funcionários.

Cada par de calçados chega a passar por cerca de 34 fases distintas até alcançar seu formato final. O salto, uma das partes mais complexas na produção de qualquer calçado, conta com até 32 elementos produzidos para formar encaixes absolutamente precisos.

https://www.instagram.com/p/BaVxQerFtIO/

Em entrevista cedida à Fashion Foward em 2017, Edoardo Caovilla explicou que a principal preocupação da sua empresa é com o design do sapato, sem se preocupar exatamente com os custos.

“Temos a melhor matéria-prima em cada elemento do produto porque não há limitações em relação a preços, de acordo com o nosso posicionamento no mercado. Nós temos história, herança, qualidade no produto, design contemporâneo, oferecemos um produto cool e que respeita o meio-ambiente”

Essa excelência na produção é uma das questões responsáveis pela fama obtida pela grife, que sempre busca combinar conforto e beleza em suas peças.

Quatro coleções são lançadas anualmente: duas para o verão e duas para o inverno.

Exuberância e originalidade

Dentre todos os grandes sucessos de René Caovilla, o best seller é o modelo Snake, sandália trabalhada com tiras que sobem pelo tornozelo, simulando o movimento de uma serpente. Ele foi criado em 1969, e em 1975 chegou a ser exposta no acervo de moda no MoMa, em Nova York.

https://www.instagram.com/p/BoeOKSdiT3V/

Essa é uma das principais peças queridinhas das celebridades, e já fez parte de looks luxuosos como os das cantoras Rihanna e Carrie Underwood e da modelo Chanel Iman. Mais que um calçado de luxo, o Snake se tornou um verdadeiro objeto de referência em design. O modelo possui variações diversas, que estão à venda no e-commerce da grife por valores a partir de 860 libras, o equivalente a R$ 4.240.

Com uma visão ampla do seu público, a René Caovilla passou a trabalhar também com sapatos flat.

https://www.instagram.com/p/Bl3kQk_nAf5/

Apesar de não ter salto, essa linha de modelos da grife possui peças ultra-trabalhadas, com direito a composições feitas de cristais Swarovski e demais materiais de altíssima qualidade.

Super charmosos, esses itens também se tornaram um grande hit da marca. O CEO Edoardo Caovilla explica que é um verdadeiro desafio:

“imprimir a palavra luxo em criações bem próximas ao chão, mas nos orgulhamos do feito e de conseguir um resultado novo e elegante de modelos sem saltos a cada nova coleção”.

Os modelos mules da René Caovilla também têm feito grande sucesso dentro dessa categoria de calçados baixos. As queridinhas dessa seção são a Palmia, que é feita de camurça e com detalhes de cristais, e a Audrie, de veludo com ponteira também adornada de cristais.

https://www.instagram.com/p/BmyLokTntME/

Um toque especial extra comum a esse modelo são as solas, todas trabalhadas com brilho. 

Os mules ou as sandálias e sapatilhas rasteiras da René Caovilla podem ser a escolha ideal para quem procura por praticidade e conforto para encarar o dia, sem deixar de lado a elegância e o bom gosto.

https://www.instagram.com/p/BmDuuv5ng4C/

Em 2007, a multimarcas Harrods ganhou os holofotes do mundo da moda ao contratar uma legítima cobra egípcia para proteger o balcão de sapatos que guardava um par de sandálias René Caovilla. De alta-costura, a peça era feita com rubi, safira e diamantes incrustados.  

A preocupação com a sustentabilidade

Em 2017, a marca finalizou o seu projeto de sustentabilidade. A postura atual da grife se deve principalmente ao posicionamento de Edoardo, que antes de ingressar na empresa trabalhou no setor de gestão de resíduos e energia. “Você não pode viver nesse mundo e não estar ciente da importância da sustentabilidade”, disse Edoardo em entrevista recente à revista Savoir Flair.

Preocupação com a sustentabilidade em suas ações
Preocupação com a sustentabilidade em suas ações

A sua pretensão é fazer com que a empresa ocupe o primeiro lugar do ranking em termos de sustentabilidade e meio-ambiente, qualidade do produto e do trabalho dos funcionários. Para ele, não basta que a René Caovilla seja a melhor do mundo: ele quer que ela seja a melhor para o mundo. “Estamos trabalhando para vincular nosso sucesso ao impacto que temos no mundo e na sociedade” relatou.

Para alcançar esse objetivo, a empresa procura trabalhar o entendimento dos clientes com relação ao trabalho feito pela marca, os materiais usados nas peças e a importância do artesanato em cada uma delas. “Queremos que os clientes entendam quando estão comprando algo feito corretamente e quando não estão” explicou o diretor criativo.

Ele reconhece que isso é um grande desafio, mas acredita que em cerca de um ano a René Caovilla já estará ocupando uma posição de destaque no que diz respeito à sustentabilidade.

Primeira loja no Brasil

Em 2017, a René Caovilla inaugurou a sua primeira loja em território brasileiro. A boutique fica localizada no shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

https://www.instagram.com/p/Bb2HAfNlZWz/

https://www.instagram.com/p/Bb2HDNGFSug/

https://www.instagram.com/p/Bb2GwLglSm2/

A decisão de trazer as suas peças para o Brasil se deu quando o CEO da marca percebeu a quantidade substancial de clientes brasileiras comprando em suas lojas europeias. Com tamanha adesão desse público, foi definido que era hora de abrir uma loja no Brasil.

A grife, que aspira ser a melhor marca de acessórios femininos de luxo do mundo, dedica-se a lançar sapatos seguindo o conceito de joias.

https://www.instagram.com/p/BLq0ZrFhmXx/

O espaço inaugurado no shopping paulistano é o primeiro da marca a apresentar um novo conceito. O projeto do lugar foi assinado por Bonelli Radovic, do m2atelier, que trabalhou com a ideia de representar os principais valores da grife (como herança, elegância e inovação) ligando-os a detalhes que remetem à cidade-sede: Veneza.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As bolsas de marcas de luxo francesas para presentear no Natal

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • 8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

    O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
  • Os Acessórios das Marcas Britânicas de Luxo Mais Famosas na Xmas Sale

    Falar de moda britânica é, quase automaticamente, pensar em Burberry e seu trench coat eterno. Ainda assim, o Reino Unido vai muito além de seu maior símbolo. Ao longo das últimas décadas, marcas britânicas de luxo transformaram irreverência, alfaiataria precisa e discurso autoral em linguagem global — a ponto de levarem seus desfiles para Paris…
  • 3 Sapatos de Salto Alto Clássicos de Marcas de luxo para o Natal

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • Os modelos de bolsas de luxo descontinuadas no XMas Sale

    A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…
  • 3 Joias de Marcas Brasileiras Consagradas para Conhecer e investir na Xmas Sale

    Quando se fala em joalherias icônicas, o pensamento costuma ir direto às vitrines da Place Vendôme ou da Fifth Avenue. Um anel Tiffany T, a pulseira Cartier Love ou os trevos da coleção Alhambra, da Van Cleef & Arpels, funcionam quase como referências automáticas de desejo. No entanto, esse mesmo rigor estético e essa construção…
  • As peças da Hermès que são perfeitas para presentear no Natal

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • 04 Oportunidades Irresistíveis de Marcas de Luxo no XMas Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Bolsas Crossbody de Marcas de Luxo para presentear no Natal

    40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade, algo que as bolsas da época não ofereciam. Foi então que, na década de 50, Coco…
  • Quem será o novo Diretor Criativo da Versace? Rumores apontam um nome!

    Desde que o Grupo Prada concretizou a compra da Versace, uma das maisons mais emblemáticas do luxo italiano, uma pergunta passou a dominar conversas de bastidores, reuniões de compradores e editoriais especializados: quem será o novo Diretor Criativo da Versace? A dúvida ganhou ainda mais força após o anúncio da saída de Dario Vitale, que…
  • Bolsas Celine na XMAS Sale: Os 3 Clássicos Mais Desejados!

    O que faz uma bolsa Celine permanecer relevante ano após ano, mesmo em um mercado movido por novidades constantes? A marca francesa consolidou seus clássicos a partir de uma visão clara de luxo: linhas limpas, proporções bem resolvidas e atenção rigorosa à construção. Os modelos mais desejados da Celine compartilham essa herança, resultado de uma…
  • Coleção Dior Pre-Fall 2026 Reafirma o Talento de Jonathan Anderson

    O lookbook da coleção Dior Pre-Fall 2026, recém-revelado na última quarta-feira, deixa claro que Jonathan Anderson está interessado menos em impacto imediato e mais em construção de linguagem. São criações que se revelam aos poucos — pelas proporções, pelos tecidos e, principalmente, pela forma como códigos históricos da Dior são reposicionados para um novo ritmo…