Capa do post sobre a Persol

Persol – Conheça a história dos óculos dessa visionária marca

A Persol é uma marca de óculos italiana, que se destaca no mercado principalmente pela tecnologia dos seus produtos. Não é à toa que essa é uma das maiores referências quando o assunto são óculos esportivos, reconhecidos pelo seu design diferenciado e pela durabilidade e resistência das peças.

A tecnologia de ponta utilizada no modo de produção da Persol já conquistou diversos clientes célebres por todo o mundo. Entre algumas das figuras mais influentes já vistas usando óculos Persol estão a atriz Ellen Paige, o ator Jaz Effron e o cantor Jay Z.

Você já sabe como se formou o império que é hoje a marca Persol? Confira a seguir!

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Criação dos óculos Protector e da marca Persol

Em 1917, o fotógrafo e especialista em óptica Giuseppe Ratti começou a produzir na cidade de Turim modelos de óculos tecnicamente avançados. As peças foram concebidas de acordo com as necessidades de pilotos esportivos e aviadores da aviação italiana. Na época, Ratti era proprietário da Ótica Berry.

https://www.instagram.com/p/B4nCx2lIT0S/

Seu principal objetivo era criar óculos que fornecessem conforto, proteção e visão para o seu público. Esse modelo foi batizado de Protector, com lentes redondas fumês e cercadas de borracha.

A peça era fixada à cabeça por meio de faixas elásticas, e sua praticidade e alta tecnologia fizeram com que rapidamente fossem adotadas pelos pilotos da Força Aérea Italiana e pelas Forças Armadas.

Algumas das figuras mais ilustres a fazer uso da invenção de Ratti foram o Major Gabriele d’Annunzio (que recebeu um modelo de óculos criado especialmente sob medida) e o Capitão Natale Palli, que juntos fizeram um voo histórico sobre a cidade de Viena em 9 de agosto de 1918.

Na ocasião (na qual ambos utilizaram legítimos óculos Persol), foram espalhados diversos folhetos e cartazes explicativos acerca das intenções de paz da Tríplice Entente, aliança inicialmente formada entre o Reino Unido, a França e o Império Russo.    

A marca também marcou presença em outro evento histórico, junto do aviador italiano Francesco de Pinedo, que fez um voo transatlântico que levou 193 horas para ser concluído.

Referência de inovação e qualidade, foi apenas uma questão de tempo até que os óculos Protector fossem acolhidos também por forças aéreas de todos os cantos do mundo, incluindo nos Estados Unidos.

Em seguida, a grande inovação dos anos 1920 foram as lentes amarelo-marrom, produzidas com cristal neutro e sílica de altíssima pureza. Essa criação viria a fazer parte de todos os óculos Persol a partir de então. Seu principal diferencial é a forte proteção oferecida contra os raios solares nocivos.  

https://www.instagram.com/p/B5qMEe-oAkI/

Foi assim que nasceu a marca Persol, em 1930, a partir do crescimento da demanda e da evolução do modelo de óculos Protector. O nome vem da frase “per il sole”, que significa “para o sol”, reforçando a questão da resistência e proteção oferecidas pelo modelo.

Avanços tecnológicos

Os anos seguintes à fundação da Persol foram marcados por diversas inovações tecnológicas de destaque. Entre elas está a criação da Seta Prateada, dobradiça decorada com o desenho de uma seta na haste dos óculos. Seu desenho foi inspirado nas espadas dos antigos guerreiros.

https://www.instagram.com/p/BjZ5xf8goZy/

Algumas alterações foram feitas em seu desenho, incluindo uma série de evoluções e ajustes técnicos e estéticos. Até que por fim foi criada a seta Supreme, que até hoje distingue a marca Persol. Além de ser um detalhe funcional, se tornou também um elemento decorativo inconfundível da marca.

Já no final dos anos 1930 foi criado e patenteado o sistema Meflecto, responsável pela flexibilidade das hastes com o intuito de proporcionar máximo conforto. Esse foi o primeiro método do mundo a criar hastes flexíveis.

https://www.instagram.com/p/BowgZ7PCYmw/

O processo conta com 10 etapas de trabalho a mais do que uma armação normal. Com ele, os óculos de adaptam à forma única do rosto de cada cliente, e até os dias de hoje essa é uma solução ainda não superada tecnologicamente. O método Meflecto se tornou uma das características particulares da Persol, justamente por ser capaz de proporcionar um conforto incomparável a quem usa os óculos da marca.

Foi nessa mesma época que foi criado a Persol Victor Flex, que se trata da tecnologia responsável por formar uma ponte flexível, que forma uma curvatura que possibilita maior aderência do modelo ao rosto. Esse detalhe se chama “ponte de 3 entalhes”, e é utilizada ainda hoje no Modelo 649.

https://www.instagram.com/p/Bcfw5IejFcX/

Nos anos 1960, a Persol ingressou em mais um importante mercado, produzindo óculos de trabalho, como os Labor, por exemplo, próprios para a proteção de funcionários de soldagem. Esse tipo de óculos requer um nível de excelência ainda maior, uma vez que demanda filtros específicos para cada tipo diferente de uso.

https://www.instagram.com/p/Be1Dv4IDthL/

Essa linha era altamente especializada, composta por mais de 35 patentes internacionais. Ela foi a responsável por colocar o nome da Persol entre os primeiros lugares da indústria óptica mundial.

Modelo 649

Foi em 1957 que surgiu um dos modelos mais célebres da Persol. O Modelo 649 foi criado especialmente para condutores dos bondes da cidade de Turim. Era necessário criar óculos grandes, capazes de proteger os olhos do ar e da poeira.

https://www.instagram.com/p/BdNbw72D6QY/

O seu design original e chamativo fez um grande sucesso, resultando no desenvolvimento de cópias por parte de diversas marcas concorrentes da Persol nos anos seguintes a sua invenção.

No filme “Divórcio à Italiana”, o personagem feito pelo ator italiano Marcello Mastroianni fez uso de óculos Persol Modelo 649, o que contribuiu ainda mais com o seu sucesso e fez com que se tornassem uma lenda no mercado.

O item se tornou um verdadeiro símbolo da excelência do design Persol. Chegou até mesmo a ser incluído no livro francêsQualità: scènes d’objets à l’italienne (lançado em 1994) como um dos objetos mais representativos de mentes criativas italianas da contemporaneidade.

https://www.instagram.com/p/BjILDNSDV-d/

No ano seguinte, o Modelo 649 foi selecionado para representar a relação entre moda, design e tecnologia, exibido em uma exposição realizada em 1995 na Trienal de Milão. Na mostra estavam presentes criações de outros grandes nomes, como Armani, Cartier, Prada e Rolex, entre outros.

Em 2004, o modelo icônico da Persol marcou presença em outra exposição, intitulada “Excess: Fashion & the Underground in the 80’s”, representando o caráter atemporal de suas peças, junto de uma coleção variada composta por diversos outros itens da cultura pop contemporânea.

https://www.instagram.com/p/BXkjD-_Dq3_/

Esse modelo representa grande relevância para a marca ainda nos dias de hoje, e se mantém presente em diversas coleções. Atualmente, ele possui uma nova versão, o 9649, que mantém sua forma inconfundível, harmonizando-a com um perfil mais leve e sutil.

Expansão mundial

Durante a década de 60 a Persol foi capaz de expandir ainda mais o seu encantamento sob os Estados Unidos, para além do fornecimento de modelos específicos para as Forças Armadas e para a NASA.

O pontapé definitivo para que isso acontecesse foi quando estrelas de cinema e da televisão passaram a usar seus modelos tanto durante as filmagens como em suas vidas cotidianas.

Esse foi o caso, por exemplo, de Greta Garbo e Steve McQueen. O ator ganhou inclusive uma edição especial em sua homenagem, que buscou transmitir seu espírito rebelde e seu carisma inato.

https://www.instagram.com/p/BzInLsHpTxp/?hl=en

Essa visibilidade contribuiu imensamente para uma maior popularidade da marca.

Décadas mais tarde, no início dos anos 90, a imagem da linha feminina da Persol foi confiada à atriz italiana Ornella Muti. Um par de óculos foi criado especialmente para ela. O Modelo 830 posteriormente foi um grande sucesso de vendas quando foi disponibilizado para venda.

A primeira boutique norte-americana da Persol foi aberta em 1991 na Rodeo Drive de Beverly Hills, demonstrando uma preferência cada vez maior da marca por um público mais selecionado.

Entre os anos 1993 e 1994, a Persol também fez uma parceria com a supermodel norte-americana Carol Alt, que também teve um modelo personalizado em sua homenagem, o Carol 853.

Em 1994, a marca marcava presença em 40 países, possuindo mais de 3 mil pontos de venda apenas em território italiano. No restante do mundo, já totalizavam mais de 12 mil pontos da Persol. O sucesso da marca se tornou inquestionável e uma verdadeira referência na indústria da moda.

Persol se coloca à prova

Durante as décadas de 80 e 90, a marca dedicou-se ainda mais aos avanços de ordem tecnológica de seus modelos.

Foi com isso em vista que começou a participar de várias expedições com o intuito de testar a qualidade e resistência de suas lentes em grandes altitudes e até mesmo em desertos. Seu principal objetivo era verificar o seu desempenho em condições extremas e também experimentar a adesão de novos tipos de materiais.

https://www.instagram.com/p/BHSH14vBCKh/

Entre essas expedições, pode-se citar a que foi feita às Ilhas Svalbard, localizadas no norte da Noruega e o patrocínio da Persol feito em prol de diversas edições do Rally Dakar, mais longa e dura prova de rali feita em todo o mundo, contando com categorias de automóveis, motos, caminhões e quadriciclos. Além disso, a marca também ajudou a equipar times para o Rally dos Faraós de 1991, promovido no Egito.

A Persol também patrocinou o equipamento de astronautas russos durante seu treinamento de sobrevivência na cidade de Vorkuta, na Sibéria, com temperaturas médias de 65º abaixo de zero. Nessa ocasião, que incluía saltos de pára-quedas, as equipes utilizavam lentes polarizadas multi-camadas produzidas pela Persol.

https://www.instagram.com/p/6AOaWCKyDd/

Em 1989, o excursionista italiano Enrico Rosso fez uso de óculos Persol durante a sua escalada ao Pico Kun, parte do maciço montanhoso da cordilheira do Himalaia, com altitude equivalente a 7 quilômetros.

Na ocasião, Rosso e seu grupo estavam acompanhados de Paolo Gugliermina, oftalmologista responsável por realizar testes oculares nos participantes da aventura. Ao fim da experiência, o médico relatou que nenhum dos homens do grupo chegou a apresentar qualquer problema de visão ou nos olhos.

https://www.instagram.com/p/5hZdoNqyAB/

Esse resultado positivo se deveu à proteção fornecida pelas lentes Persol, que foram desenhadas especificamente para essa missão. Graças ao êxito conquistado nessa ocasião, diversas outras expedições ao Himalaia foram feitas ao longo da década de 90.

Situações como as citadas foram de grande importância para a evolução e aprimoramento das tecnologias Persol, uma vez que possibilitou a realização de estudos ópticos e de testes de qualidade das lentes produzidas pela marca.

https://www.instagram.com/p/BdtL6G2DRsQ/

Em decorrência da riqueza de informações reunidas junto a diversas situações extremas, a Persol lançou em 1990 a Persol Sport, linha criada com a missão de proteger os olhos de praticantes de atividades esportivas. A essa altura, a marca já tinha sua imagem fortemente associada a diversas personalidades do mundo do esporte, como o piloto de rallies Jean Alesi.

Últimas décadas

A Persol foi adquirida pelo Grupo Luxottica em abril de 1995. O grupo é o líder mundial no setor, e foi o responsável por transformar a marca no grande sucesso internacional que é até os dias de hoje.

Foi a partir dessa mudança que a marca se tornou uma das marcas mais importantes do panorama óptico mundial. Ainda assim, foi capaz de manter as suas raízes e o seu distinto compromisso com a tradição e a qualidade de seus produtos. Os óculos Persol continuam sendo feitos na histórica fábrica localizada em Turim.

https://www.instagram.com/p/3QoNGmqyN4/

Outros grandes nomes de sucesso responsáveis por representar a marca nos últimos anos foram a atriz Maria Grazia Cucinotta e os jogadores de futebol Alessandro Del Piero e Filippo Inzaghi, capazes de incorporar com originalidade e elegância o estilo criado pela Persol.

Além desses, há também diversos outras figuras marcantes do mundo empresarial, do esporte e do cinema que contribuíram com a riqueza e singularidade do nome da marca.

https://www.instagram.com/p/B3PmFeNI60P/

Atualmente, há mais de 800 lojas de departamento no mundo que contam com os modelos Persol. A marca está presente em 15 países, e emprega mais de 125 mil pessoas.

Aniversário de 100 anos da Persol

Em comemoração aos 100 anos da marca, a marca lançou em 2017 um novo modelo, batizado de Persol 9649SG Limited Edition.

https://www.instagram.com/p/BUwxAiejfZP/

Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma edição limitada, com apenas 200 exemplares. As peças foram todas feitas à mão, e possuem um detalhe de luxo exclusivo e inconfundível: a seta que se tornou marca registrada da Persol foi trabalhada com ouro 18 quilates.

O item conta com as marcações “ouro 750”, a data do centenário da marca e a certificação da edição limitada, também gravadas a ouro, nas hastes). O modelo possui lentes polarizadas azuis, e hastes na cor café.

Além dessa peça, a Persol anunciou também nessa época o PO6649S, com maior diversidade de cores.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…