Capa do post sobre a Jil Sander

Jil Sander – A história da Grife Referência em Minimalismo

A grife Jil Sander se consagrou como um dos maiores ícones do estilo minimalista nos anos 90, e com muito êxito tem sido capaz de manter esse status até os dias de hoje. Com o lema “menos é mais”, Jil Sander tem como marca registrada as peças simples, feitas com alta qualidade e estilo elegante.

A estilista que deu nome à marca foi uma visionária no mundo fashion, sendo capaz de lançar tendências e transformar o jeito de se vestir. Suas peças se tornaram objetos de desejo no mundo todo.

Confira a seguir a história por trás da Jil Sander, grife que é sinônimo de elegância e minimalismo.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A história da estilista e de sua grife

O nome de registro da estilista e design de moda Jil Sander é, na verdade, Hedeimare Jiline Sander. Ela nasceu na cidade alemã de Wesselburen, em 27 de novembro de 1943, e foi criada pela mãe.

Apaixonada por moda, Jil estudou desenho têxtil e formou-se em engenharia têxtil em 1963. Trabalhou por alguns anos na revista feminina alemã Petra, como editora de moda.

Abriu mão de seu cargo em 1967, para então dedicar-se à inauguração da sua primeira boutique, localizada no subúrbio de Hamburgo. No início, vendia desenhos de Thierry Mugler, Sonia Rykiel e também alguns dos seus próprios desenhos. Já nessa época a estilista apostava em looks monocromáticos.

https://www.instagram.com/p/B5ueZFKqz44/

Depois de enfrentar algumas dificuldades, Jil conseguiu fundar a casa de moda Jil Sander em 1968, em Milão. Em 1973, desfilou a sua primeira coleção, e novamente em 1975, em Paris, mas seus modelos não foram bem recebidos na época pela crítica e pelo público. Dentre as peças apresentadas na ocasião estavam calças retas, malhas e blusas soltinhas com design clean.

Marcadas pelos exageros e excessos, as décadas de 70 e 80 não souberam compreender bem o estilo minimal de Jil Sander, conhecida atualmente como “the queen of less” (“a rainha do menos”, em tradução livre para o português). Foi necessário esperar que essas tendências se aliviassem para Jil conseguir obter mais sucesso com suas produções.

https://www.instagram.com/p/B4PI0jFIHPf/

A partir dos anos 1980 suas peças começaram a atrair mais a atenção dos admiradores da moda. Os casacos Jil Sander viraram objetos de desejo nessa época, devido à alta qualidade dos tecidos utilizados, e ao notável perfeccionismo da modelagem das peças. Esses itens se tornaram indispensáveis no guarda-roupa das mulheres da época, que recorriam a eles como forma de glamourizar os seus looks de trabalho.

A grife começou a expandir de maneira mais efetiva nos anos 1990, quando então foram abertas lojas nas principais capitais mundiais da moda. Nessa época, Jil passou a investir em tecidos mais tecnológicos e no mix de texturas, como, por exemplo, no uso de couro com lã.

https://www.instagram.com/p/BqHggkFgC4Z/

Nesse mesmo contexto os acessórios clean da grife começaram a ganhar o devido reconhecimento. Suas bolsas, sapatos e cintos viraram hit. Os poucos detalhes e aplicações conquistavam mais facilmente diversos públicos pertencentes a tribos diferentes.

Referências do mundo esportivo passaram a ser incorporadas pela estilista em seus modelos, incluindo o mix de cores, o que anos depois passou a ser conhecido como colorblocking.

https://www.instagram.com/p/Bx0S7lzICHP/

A estética usada por Jil se tornou a marca registrada da sua grife, e uma verdadeira referência para outros estilistas da época. A designer foi um dos maiores e mais significativos nomes do minimalismo dos anos 90. Em 2003, Jil Sander foi citada pelo jornal inglês The Guardian como uma das 50 estilistas do mundo que vestem melhor o seu público.

A desassociação entre a marca e a estilista

No auge do sucesso da grife, em 1999, o Grupo Prada compra 75% das ações da Jil Sander. O combinado diante dessa aquisição foi de que a estilista continuaria na direção criativa da marca, porém seis meses depois disso, ela deixa o cargo após brigas com Patrizio Bertelli, CEO do Grupo Prada.  

Essa foi a primeira das três vezes que Jil se afastou da direção criativa de sua marca. Pouco depois do primeiro desentendimento, Bertelli trouxe a estilista de volta ao comando da criação da grife, sob um contrato inicial de seis anos, mas que acabou durando apenas por duas coleções.

O estilista belga Raf Simons foi o responsável pela direção criativa da Jil Sander entre 2005 e 2012, quando então as peças ganharam mais cor e brilho. Em entrevista, o estilista chegou a declarar que a sua intenção era dar uma “pitada mais sexy” às peças.

https://www.instagram.com/p/BxxeLPzoW0T/

Simons ficou marcado pela sua atuação brilhante e sensível à frente da marca, sendo capaz de manter sua identidade, bem como a sua projeção no cenário da moda. O designer foi capaz de conquistar não apenas o coração do público, mas também da mídia especializada.

Em 2006, o Grupo Prada vendeu a Jil Sander para a empresa CCP (Change Capital Partners), pelo valor estimado de 76 milhões de libras.

Jil Sander criou sua própria consultoria de moda em 2009, ano em que foi convidada a assinar uma linha de moda masculina e feminina para a Uniqlo, marca japonesa de fast fashion. As coleções lançadas pela coleção +J obtiveram bastante sucesso, provando que o minimalismo continua sendo um dos estilos preferidos da contemporaneidade.

https://www.instagram.com/p/Bs6BMqDgANZ/

A designer retornou ao posto de estilista da grife Jil Sander em 2012, provando que o seu estilo minimalista e refinado ainda permanecia em alta, mesmo após quatro décadas da criação de sua marca.

Ela retornou à empresa após Raf Simons anunciar a sua saída para dirigir a Dior. Em 2013 a designer optou por deixar o selo pela terceira vez, alegando motivos pessoais. A coleção para o verão 2014 foi a última assinada por ela. As peças do inverno 2014/2015 foram desenvolvidas pela equipe de criação da label.

https://www.instagram.com/p/BkXOTvHloHC/

Atualmente a marca Jil Sander está nas mãos da empresa japonesa Onward Holdings Co. Em 2017, Luke e Lucie Meier assumiram conjuntamente a co-direção criativa da grife. Desde então o casal tem trabalhado em parceria, co-criando tanto a linha feminina quanto a masculina.

O estilo minimal de Jil Sander

Cores como o preto, branco, cinza e azul-marinho estão sempre presentes nos desfiles da grife. Como são tons atemporais e fáceis de combinar, acabam se tornando peças-chave do guarda-roupa de qualquer apreciadora da moda.

https://www.instagram.com/p/BqutaWYAD5H/

As peças de Jil Sander são marcadas, além de sua elegância, também pelas suas escolhas de cores, capazes de deixar os looks mais descontraídos. Itens feitos a partir de tecidos rígidos dão um ar mais sério e moderno às combinações.

Os casacos largos são um clássico da grife, assim como os vestidos de corte reto e manga curta, todos feitos com a pretensão de dar uma margem maior ao corpo feminino, redefinindo-o com graça, sutileza e requinte.

Isso se deve ao fato da grife priorizar o corte diferenciado e a qualidade dos tecidos selecionados, harmonizando-os com a estética clean que é marca registrada da Jil Sander.

A exposição Jil Sander: Present Tense

A história da mulher que virou referência do estilo minimalista se tornou uma exposição inédita, lançada no Museum for Applied Art de Frankfurt, na Alemanha. A exposição, intitulada Jil Sander: Present Tense, teve estréia em 2017. Contou com instalações, fotos e demais materiais, que traçam toda a história da estilista Jil Sander e de sua marca homônima.

Na mostra, é feita uma retrospectiva de Jil, através da qual sua carreira é revisitada pela primeira vez em uma produção artística.

Os materiais e conteúdos selecionados narram a construção estética e as escolhas feitas por ela ao longo de suas coleções, desde as suas primeiras peças, feitas ainda na máquina de costura da mãe.

https://www.instagram.com/p/BhpQLahBmAc/

A mostra exibe também as referências e influências da arquitetura nas criações de Jil Sander, e gera uma reflexão a respeito da importância da qualidade no design por meio das roupas, acessórios, perfumes e demais produtos de beleza já criados pela grife. Além disso, a exposição também relembra campanhas memoráveis, tais como as que foram clicadas pelos fotógrafos Craig McDean, Mario Sorrenti, Peter Lindbergh e David Sims.

Veja este vídeo da exposição:

A curadoria da exposição foi composta pela própria Jil Sander e sua equipe, e por Mathias Wagner K., diretor do museu alemão.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…