capa do post sobre burberry lançar nova identidade visual
|

Conheça a Burberry — A icônica marca de luxo britânica

Uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais do mundo, a Burberry possui mais de 160 anos de história e é considerada um dos principais nomes do mercado de luxo e também da indústria da moda.

Sua principal e mais icônica característica é a estampa xadrez, presente em diferentes produtos da marca de variadas categorias que são uma febre entre fashionistas ao redor do planeta. Uma de suas peças mais reconhecidas são os clássicos trench coats confeccionados em gabardine, os responsáveis por fazer com que a marca inglesa se tornasse conhecida.

Confira abaixo mais detalhes sobre a história da Burberry e sua trajetória no mundo da moda:

O início de tudo

A Burberry foi fundada em 1856 por Thomas Burberry em Basingstoke, Inglaterra.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Aos 21 anos de idade, Thomas abriu uma pequena loja especializada em roupas para atividades esportivas, como a caça e a pesca.O jovem Burberry baseou-se na premissa de que roupas deviam ser criadas para proteger as pessoas contra a instabilidade do clima inglês, úmido e chuvoso.

Aprendiz de tecelão, preocupava-se muito com a qualidade de seus produtos e, com menos de 20 anos de história, se tornou muito popular entre os ingleses. Sua loja se tornou um grande empório, onde tinha uma clientela sofisticada e rica.

Sua grande inovação se deu na criação do gabardine, tecido impermeável, respirável e extremamente resistente para dias chuvosos. O tecido virou matéria-prima de guarda-chuvas e indumentária para facilitar a vida de exploradores e esportistas,  pescadores e esportistas, que, até então, eram pesadas e desconfortáveis. O tecido impermeável, macio e chique caiu perfeitamente bem sobre a chuvosa Inglaterra e ainda como opção para o lazer no campo e no mar, tão comum entre a aristocracia da época.

Antiga propaganda dos icônicos trench coats da Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Repdrodução/Echostories.com)
Antiga propaganda dos icônicos trench coats da Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Echostories.com)

Em 1891, sob o nome de Thomas Burberry & Sons, a marca abriu sua nova loja na região de West End, em Londres. No ano de 1895, Thomas foi “convocado” pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, peça que seria antecessora ao trench coat. Era o surgimento da famosa capa de chuva, adaptada ao estilo militar.

Em 1909, a marca inaugurou sua primeira loja em Paris, ingressando assim na “capital da moda”. Durante o ciclo de expedições nesta época, a Burberry soube associar sua marca ao espírito aventureiro que tomou conta da Europa.

A Burberry pelo Mundo

Em 1911, equipados com barracas e roupas que foram desenvolvidos especialmente pela Burberry, o explorador norueguês Roald Amundsen e toda a sua equipe ficou famosa internacionalmente por terem sidos os primeiros a pisar no Polo Sul.

Três anos mais tarde, repetiu a consultoria para o anglo-irlandês Ernest Schackleton que embarcou para a Antártida vestindo um casaco com capuz da marca.  Nesse ínterim, em 1912, a marca patenteou o casaco Tielocken, antecessor do trench coat, que possuía fecho simples com cinto e fivela, e apenas um botão na gola.

Em 1914, a empresa foi comissionada pelo escritório de guerra para adaptar o antigo casaco dos oficiais para combate. Sendo assim, adicionaram dragonas para exibir as patentes dos oficiais, a aba sobreposta no peito oferecia maior segurança, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo, e ali nascia a versão trench coat que conhecemos hoje, um casaco extremamente quente e resistente, que, durante a Primeira Guerra Mundial, foi vestido por meio milhão de soldados britânicos.

Até o final da década, a Burberry viu seus tradicionais casacos equiparem exploradores, pilotos de aviões e esquiadores. Em 1919 o rei George V concedeu a marca a Garantia Real e contribuiu para sua popularização, principalmente entre os britânicos.

Poster Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Repdrodução/Racing Green Magazine
Poster Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Redrodução/Racing Green Magazine)

O nascimento do icônico xadrez

O icônico e clássico tecido xadrez nas cores bege, preto, branco e vermelho foi introduzido em 1924 e logo depois, foi  patenteado e passou a ser utilizado no forro dos casacos da grife. O que muitos podem não saber é que o xadrez era uma derivação do tartan, estampa tradicional da cultura do Reino Unido, principalmente na Escócia, o qual era usado para diferenciação dos clãs (famílias).

Esse xadrez não era apenas mais uma estampa, mas acabaria por se tornar o símbolo de representação da marca. Mais do que febre, o trench coat acabou se tornando sinônimo do estilo britânico de viver. Considerado como uma grande inovação para a época, a Burberry passou a oferecer após 1934 a entrega de produtos adquiridos no mesmo dia para seus clientes situados em Londres.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a marca forneceu ao exército britânico uma variedade de roupas e acessórios militares, incluindo o tradicional casaco. Apesar das condições austeras impostas pela guerra, ela continuou a fabricar roupas civis durante a década de 1940, incluindo casacos, sobretudos e ternos para homens e mulheres.

O icônico xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Repdrodução/Instagram @burberry)
O icônico xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)

Trench Coat nos cinemas

Após o término do conflito mundial, o trench coat forrado com tecido xadrez ganhou as ruas se atrelando cada vez mais a um conceito de elegância, que vestiu de políticos a estrelas de cinema, como por exemplo, quando utilizado pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no filme “Casablanca”.

O casaco também apareceu na clássica cena final do filme “Bonequinha de Luxo”, onde seus protagonistas trajavam a peça e também na série “A Pantera Cor de Rosa”, sendo usada por Peters Sellers no papel do Inspetor Clouseau.

Em razão da importância da marca no mercado britânico e mundial, em 1955, a Burberry foi condecorada com um Royal Warrant (uma garantia real, menção honrosa concedida a comerciantes e marcas) de produtores de peças resistentes à água pela Rainha Elizabeth II. Também neste ano a marca foi adquirida pelo grupo Great Universal Stores (GUS).

Internacionalização e expansão de produtos

A marca ganhou ainda mais proeminência quando foi a fornecedora oficial de roupas para a equipe olímpica feminina britânica que participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964. Nessa época o sucesso era tanto que, um ano mais tarde, um em cada cinco casacos exportados da Grã-Bretanha era um produto Burberry.

A grife começou sua internacionalização na década de 1970 quando uma loja âncora foi inaugurada em plena Manhattan. Nesse período, o xadrez ajudou a diversificar a linha de produtos que começara focada no “rainwear” (algo como “roupas de chuva”). Foram criados então guarda-chuvas, echarpes e cachecóis com a famosa estampa xadrez que se tornaram verdadeiros sucessos de vendas.

Mas nem tudo foi glamour na história da tradicional marca britânica. Na segunda metade do século XX, a marca em si ficou perdida no acelerado mundo da moda e foi relacionada a um público acima de 50 anos. A clientela da marca dividia-se entre senhoras e turistas japoneses de passagem pelo Reino Unido.

Acessórios com a icônica estampa xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca!
Acessórios com a icônica estampa xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca!

A reinvenção da Burberry

A reviravolta em sua história começou em 1997 quando a GUS (que detinha a maior parte das ações da Burberry) convidou a americana Rose Marie Bravo, então presidente da tradicional loja de departamento Saks Fifth Avenue, para ser a principal executiva da marca. A partir dali, se iniciou o processo de criação de uma nova imagem: uma Burberry totalmente fashion.

Uma de suas principais providências foi recrutar Roberto Menichetti, ex-estilista da Jil Sander para comandar a criação das novas coleções da marca britânica. Em 1998, ele desenvolveu uma linha de vestuário chamada BURBERRY PRORSUM (mesmo nome que aparece na bandeira do símbolo da marca), que possuía produtos com valor um pouco mais caro, misturando estampas e cores, sobrepondo peças, embaralhando o clássico com o novo.

Além disso, em 1999, o famoso xadrez saiu do forro e foi parar no lado direito dos casacos em uma jogada ousada. Outra providência da executiva foi contratar o fotógrafo Mario Testino para cuidar das campanhas publicitárias da marca e recrutar Kate Moss, uma das maiores modelos da história, para ser a garota-propaganda da marca, que causou furor ao aparecer de biquíni em uma das campanhas. O resultado foi imediato, sem perder seus consumidores tradicionais e leais, a faixa etária do público-alvo mudou de 50 para 30 anos.

Campanha Burberry Prorsum Primavera/Verão 2014. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Hommemodel.blogspot.com)
Campanha Burberry Prorsum Primavera/Verão 2014. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Hommemodel.blogspot.com)

A partir de 2000 a marca inglesa resolveu implantar a estratégia de inaugurar novas e sofisticadas lojas em várias cidades do mundo. Começando por uma unidade na badalada Bond Street, uma das icônicas ruas do consumo de luxo em Londres, seguida depois por lojas em Los Angeles, Düsseldorf, Berlim, Barcelona e Nova York.

Mas a reinvenção da Burberry só ficou completa em 2001, com a chegada do estilista britânico Christopher Bailey, vindo do Grupo Gucci. Nas coleções seguintes o estilista introduziu visuais mais casuais, adicionando um fulgor boêmio à herança de design da famosa marca britânica.

Contrabalançar a tradição da marca com uma estética moderna foi essencial para a consolidação da grife no segmento de luxo. A empresa também resolveu segmentar seus produtos, separando por linhas: Burberry London, Burberry Black Label e Burberry Brit.

O grande mérito da dupla Rose Marie e Bailey foi pegar um produto empoeirado e reinventá-lo em uma linguagem jovem e moderna – sem perder a elegância britânica. O resultado: o xadrez mais famoso do mundo agora aparecia conectado a figuras como Kate Moss, Madonna, Liam Galagher, vocalista do Oasis, além da atriz Emma Watson, que foi modelo da casa por muitos anos, que, devido ao seu sucesso nos filmes de Harry Potter, influenciou os mais jovens a se interessar pela marca britânica.

Modernização

Em 2004 a marca britânica iniciou vendas através de seu comércio eletrônico nos Estados Unidos. No ano seguinte disponibilizou as vendas online para o Reino Unido e, pouco depois, para toda a Europa.

Já em 2010, foi a primeira marca a realizar uma transmissão ao vivo de um desfile de moda. Além disso, se tornou a primeira marca de artigos de luxo a aderir ao Ethical Trading Initiative (iniciativa de comércio ético).

Em dezembro de 2013, a primeira Beauty Box, loja com conceito inovador que oferece perfumes, acessórios e maquiagens da marca com forte apelo digital , foi aberta em Covent Garden, na cidade de Londres. E a ousadia criativa da Burberry não parou por aí: em 2016 foi a primeira marca do segmento de moda a disponibilizar coleções apresentadas nos desfiles para compra imediatamente após o show (o chamado See Now, Buy Now).

Cachecóis xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)
Cachecóis xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)

Pouco depois, em 2018, a marca comemorou a diversidade e a inclusão lançando a estampa Rainbow Vintage Check (o tradicional xadrez com as cores do arco-íris). Ainda neste ano o italiano Riccardo Tisci foi nomeado diretor criativo da marca, e jea chegou inovando com o lançamento da B Series, composta por peças exclusivas de edição limitada, com curadoria dele próprio, que estavam disponíveis para comprar no dia 17 de cada mês, por 24 horas apenas por redes sociais como o Instagram.

Em sua coleção de estreia, o estilista introduziu a cor laranja às clássicas peças da marca, apostou em casacos de vinil, criou novo logotipo – assinado pelo designer Peter Saville – e brincou com o estilo western. E, para apresentar as primeiras peças a serem vendidas com o novo monograma, a Burberry lançou uma coleção cápsula acompanhada por uma campanha publicitária estrelada pela modelo Gigi Hadid. A marca também anunciou que não usaria mais peles de animais e não desperdiçará artigos e complementos que não são vendidos.

A Burberry hoje

Atualmente, a Burberry está sob o comando do estilista Daniel Lee, que teve sua estreia no ano de 2023 na coleção de Outono/Inverno 2023. Para seu debut, Lee trouxe a Burberry sob um prisma menos pretensioso e nostálgico, com peças fortemente com estilo grunge. O mood jovial e provocativo (nos moldes do humor inglês) estava presente nas criações do estilista.

O designer resolveu fugir da paleta majoritariamente sóbria, e trouxe estampas em formato de pato em diferentes peças, que serviu como ‘alívio cômico’. A combinação de galochas e estampas xadrezes em diferentes cores evocou a imagem clássica da elite aristocrática do English countryside, cujo principal passatempo é a caça.  T-shirts, tricôs, jaquetas e obviamente o trenchcoat surgiram em tamanhos oversized, com pinceladas de desconstrução que ganhavam vida no styling e gestual dos modelos.

Lee está trazendo em suas coleções temas que remetem às origens da tradicional marca inglesa, principalmente ao tema da natureza. Além disso, o estilista está reinventando itens icônicos da casa, como o trench coat e, é claro, a estampa xadrez.

Desfile Burberry Fall 2024. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Vogue Runaway)
Desfile Burberry Fall 2024. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Vogue Runaway)

Já conhecia mais sobre a história da Burberry e sua trajetória no mundo da moda? O que acha da marca?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

bolsas-de-luxo-coloridas-para-usar-no-euro-summer-e-sempre-capa-270625

Bolsas de luxo coloridas para usar no Euro Summer— e sempre!

Quando se fala em malas para os dias de sol na Riviera, as bolsas coloridas pensadas para o Euro Summer estão entre os itens mais certeiros — e desejados. Em versões de couro ou lona com acabamento premium, elas unem o visual vibrante típico da estação com a durabilidade e versatilidade que se espera de…
capa do post sobre bolsas louis vuitton para apostar na summer sale

Louis Vuitton inaugura a ‘The Louis’ em Xangai

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas dior para investir no black month

As Melhores Oportunidades da Dior no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa-lee-know-e-nomeado-embaixador-gucci-entenda-os-motivos-300625

Lee Know é nomeado Embaixador Gucci: Entenda os motivos!

Em mais um movimento estratégico, a Gucci anunciou nesta segunda-feira (30) o cantor sul-coreano Lee Know, integrante do Stray Kids, como seu novo embaixador global. A nomeação acontece em um momento de transição importante para a maison italiana, que se prepara para um novo capítulo criativo com a aguardada estreia de Demna, ex-Balenciaga, como diretor…
desfile-masculino-hermes-verao-2026-na-pfw-semana-de-moda-de-paris-capa-300625

Desfile Masculino Hermès 2026: Novas Bolsas Birkin roubam a cena

Entre a aguardada estreia de Jonathan Anderson à frente da Dior Men e a presença arrebatadora de Beyoncé na primeira fila da Louis Vuitton de Pharrell, quem diria que a Hermès roubaria a cena da Paris Fashion Week Spring Summer 2026? Pois foi exatamente isso que aconteceu — e de um jeito muito à la…
capa do post sobre peças de marcas de luxo francesas no etiqueta única

5 Peças de Marcas de Luxo Francesas para Investir

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
capa do post sobre peças tiffany & co que são imperdíveis no etiqueta única

3 Joias de marcas de luxo que são atemporais e clássicas

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em grandes marcas do setor de luxo, alguns…
capa do post sobre bolsas best sellers no etiqueta única

As bolsas best sellers que você encontra no Etiqueta Única!

Peças de marcas de luxo, sejam elas roupas, calçados, bolsas e principalmente jóias possuem um valor naturalmente bem elevado, sendo considerados por muitas pessoas verdadeiros investimentos, já que muitos itens acabam se valorizando a cada ano, já que existem aumentos de preços anuais, principalmente na categoria de bolsas. Cada grife possui uma extensa gama de…
Por-que-as-Bolsas-de-Camurca-Marrom-sao-os-acessorios-da-Vez-a-gucci-mostra-270625

Por que as Bolsas de Camurça Marrom são os Acessórios da Vez? A Gucci mostra!

Elas surgem quase discretas, mas não passam despercebidas: as bolsas de camurça marrom estão dominando as ruas — e os closets mais elegantes — nesta temporada. Em um cenário onde o luxo se reinventa com mais propósito e menos ostentação, o marrom, com sua sofisticação natural, surge como o novo preto. Versátil, atemporal e profundamente…
marrom-e-novo-preto-bolsas-de-couro-iconicas-que-provam-o-poder-da-cor-270625

Marrom é o novo preto: 4 Bolsas de Couro Icônicas que provam o poder da cor!

As bolsas de couro marrom são o novo preto — e não estamos falando apenas de tendência, mas de permanência. Nos últimos desfiles internacionais e nacionais, os tons terrosos dominaram as passarelas de inverno, com destaque especial para o marrom em todas as suas versões: escovado, polido, camurça, chocolate, café. A cor que antes era subestimada…
capa do post sobre parceria entre a givenchy e a bogs

As curiosidades que você não sabia sobre Hubert de Givenchy!

Uma das maiores casas de moda da França, a Givenchy é atrelada à sofisticação e ao requinte, ao corte perfeito e ao equilíbrio, acima de tudo. A extrema elegância sempre foi a principal marca das criações clássicas de Hubert de Givenchy, um francês reconhecido mundialmente por seu trabalho coerente e requintado, e cuja marca é…