banner summer sale

capa do post sobre o desperdício e poluição da água
|

O Desperdício e Poluição das Águas pela Indústria Têxtil

Comemorado no dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água tem objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados à este recurso natural tão importante. Com a vida do planeta dependendo da água, é necessário e fundamental cuidar das fontes de água para a nossa sobrevivência.

A Indústria têxtil é uma das que mais desperdiça e usa água no mundo, possuindo números alarmantes de uso em geral e também no gastos na confecção de certas peças de roupas e cultivo de matérias primas e fibras.

Confiram mais sobre o Dia Mundial da Água e o impacto que a indústria têxtil causa:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O que é o Dia Mundial da Água?

A comemoração do Dia Mundial da Água foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível, além de visar à ampliação da discussão sobre o tema.

Criada especificamente no dia 22 de Março de 1992, além de instituir a comemoração do Dia Mundial da Água, a ONU ainda divulgou a Declaração Universal dos Direito da Água, que é ordenada em dez artigos. Confiram abaixo um trecho:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O Dia Mundial da Água foi criado diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível.
O Dia Mundial da Água foi criado diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível.

O Desperdício da Indústria da Moda

Não é novidade para ninguém que a indústria da moda é uma das mais poluentes que existem atualmente. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente – o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas.

Este alto nível de consumo de água é sentindo principalmente nas regiões secas.  “Em primeiro lugar, o impacto é sentido pelas comunidades onde a produção está ocorrendo”, disse Alexis Morgan, líder global de administração de água do WWF à Vogue Brasil. “[Existem] problemas em torno do acesso à água e ao saneamento.”

Porém, não é apenas o consumo de água que é um problema na fabricação de roupas: a poluição dos cursos de água também é uma grande preocupação. Cerca de 20% das águas residuais globais são causadas por processos de tingimento e acabamento na indústria da moda, de acordo com um relatório elaborado por Rita Kant da University Institute of Fashion Technology em 2012.

A indústria da moda é uma das mais poluentes que existem atualmente.
A indústria da moda é uma das mais poluentes que existem atualmente.

Poluição das águas

De acordo com o Moody’s Investors Service, a indústria da moda utiliza 10% do abastecimento industrial total de água e os têxteis de acabamento são responsáveis por 20% da poluição global da água industrial. Os peritos da indústria estimam que o impacto ambiental da indústria se agravará até 2030 e triplicará até 2050 devido à crescente procura dos mercados emergentes.

Para fazer face à descarbonização da indústria, as empresas terão de adaptar as suas cadeias de abastecimento. De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, 61% das poupanças de emissões que a indústria pode fazer estão dentro do ciclo de produção.

O impacto ambiental tem início logo na produção das matérias-primas, tendo em conta que a produção de algodão requer enormes quantidades de água para crescimento e processamento. Os cientistas preveem que as necessidades de consumo de água excedam o abastecimento até 2030.

Já tinha conhecimento do impacto da indústria têxtil nos recursos hídricos? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Valentino Alta-Costura S/S 2026: Michele Revisita o Legado da Maison

    O Desfile Alta-Costura Valentino S/S 2026 aconteceu na última quarta, 28/01, sob um silêncio incomum. Poucos dias antes da apresentação, o mundo da moda se despedia de Valentino Garavani, fundador da maison e uma das figuras mais influentes do século XX. A coleção, já em desenvolvimento havia meses, ganhou um novo significado: não se tratava…
  • Stella McCartney e Jeff Koons Lançam nova Collab!

    Uma das marcas inglesas mais conhecidas atualmente, a Stella McCartney foi fundada em 2001 pela estilista homônima. Filha do icônico músico Paul McCartney, a estilista teve que provar seu talento ao longo dos anos, porém foi reconhecida por suas criações modernas, descoladas e muito sofisticadas. É de conhecimento geral que a grife possui laços muito…
  • Last Days: 5 Oportunidades da Gucci na Summer Sale

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • As Bolsas Grandes da Chanel na Summer Sale

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
  • Bolsa de Grife: 7 Modelos de Luxo Icônicos nos Últimos Dias De Summer Sale

    Durante décadas, conquistar uma bolsa de grife original esteve diretamente ligado à experiência da boutique: filas, listas de espera e preços que só cresciam. Esse cenário, no entanto, começou a mudar. O avanço do mercado second hand de luxo transformou a maneira como consumidores acessam modelos icônicos de bolsas de luxo, de marcas internacionais como…
  • Desfile Saint Laurent Masculino Inverno 2026/2027 chama atenção na PFW

    Enquanto os holofotes da temporada se dividiam entre debuts históricos na alta-costura da Dior e na Chanel, o Desfile Masculino Saint Laurent Inverno 2026 reafirmou por que Anthony Vaccarello ocupa hoje um lugar central na moda masculina. Com olhar preciso e linguagem autoral, o estilista segue refinando o vocabulário da maison francesa, propondo um guarda-roupa…
  • Bolsas Clássicas da Fendi na Summer Sale do Etiqueta Única

    A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
  • As oportunidades para aproveitar nos últimos dias da Summer Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Tudo sobre a coleção de Alta-Costura SS26 da Chanel!

    Uma das datas mais importantes datas do calendário da indústria da moda é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade e que são verdadeiras obras de arte. Nesta temporada em especial,…
  • Bolsas Masculinas: 3 Novidades das Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Durante muito tempo, o mercado second hand foi associado exclusivamente a peças antigas ou fora de coleção. Hoje, essa lógica já não se sustenta, especialmente quando falamos de bolsas masculinas e das novidades das marcas de luxo. Portais especializados como o Etiqueta Única passaram a concentrar uma seleção estratégica de best-sellers das grandes grifes, incluindo…
  • Bolsas Chanel: 4 Achados Raros nos Últimos Dias de Summer Sale

    Fundada em 1910 por Gabrielle Chanel, a maison francesa agora comandada por Matthieu Blazy, construiu um repertório de bolsas que se tornaram referências absolutas da moda. Mas além dos modelos amplamente conhecidos, existe um grupo muito mais restrito de criações que circulam pouco no mercado e são vistas como verdadeiros achados raros. São bolsas Chanel…
  • As bolsas clássicas Louis Vuitton na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…