O Desperdício e Poluição das Águas pela Indústria Têxtil
Comemorado no dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água tem objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados à este recurso natural tão importante. Com a vida do planeta dependendo da água, é necessário e fundamental cuidar das fontes de água para a nossa sobrevivência.
A Indústria têxtil é uma das que mais desperdiça e usa água no mundo, possuindo números alarmantes de uso em geral e também no gastos na confecção de certas peças de roupas e cultivo de matérias primas e fibras.
Confiram mais sobre o Dia Mundial da Água e o impacto que a indústria têxtil causa:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O que é o Dia Mundial da Água?
A comemoração do Dia Mundial da Água foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível, além de visar à ampliação da discussão sobre o tema.
Criada especificamente no dia 22 de Março de 1992, além de instituir a comemoração do Dia Mundial da Água, a ONU ainda divulgou a Declaração Universal dos Direito da Água, que é ordenada em dez artigos. Confiram abaixo um trecho:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 – A água é a seiva do nosso planeta;
3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8 – A utilização da água implica respeito à lei;
9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
O Desperdício da Indústria da Moda
Não é novidade para ninguém que a indústria da moda é uma das mais poluentes que existem atualmente. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente – o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas.
Este alto nível de consumo de água é sentindo principalmente nas regiões secas. “Em primeiro lugar, o impacto é sentido pelas comunidades onde a produção está ocorrendo”, disse Alexis Morgan, líder global de administração de água do WWF à Vogue Brasil. “[Existem] problemas em torno do acesso à água e ao saneamento.”
Porém, não é apenas o consumo de água que é um problema na fabricação de roupas: a poluição dos cursos de água também é uma grande preocupação. Cerca de 20% das águas residuais globais são causadas por processos de tingimento e acabamento na indústria da moda, de acordo com um relatório elaborado por Rita Kant da University Institute of Fashion Technology em 2012.
Poluição das águas
De acordo com o Moody’s Investors Service, a indústria da moda utiliza 10% do abastecimento industrial total de água e os têxteis de acabamento são responsáveis por 20% da poluição global da água industrial. Os peritos da indústria estimam que o impacto ambiental da indústria se agravará até 2030 e triplicará até 2050 devido à crescente procura dos mercados emergentes.
Para fazer face à descarbonização da indústria, as empresas terão de adaptar as suas cadeias de abastecimento. De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, 61% das poupanças de emissões que a indústria pode fazer estão dentro do ciclo de produção.
O impacto ambiental tem início logo na produção das matérias-primas, tendo em conta que a produção de algodão requer enormes quantidades de água para crescimento e processamento. Os cientistas preveem que as necessidades de consumo de água excedam o abastecimento até 2030.
Já tinha conhecimento do impacto da indústria têxtil nos recursos hídricos? Nos conte nos comentários!