capa do post de busca de novos materiais
|

A procura das marcas de moda por materiais ecológicos

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

Esta pauta também é muito importante para grandes marcas de luxo, que nos últimos anos vêm se preocupando cada vez mais em se tornaram mais sustentáveis e procurar alternativas de materiais que não agridam o meio ambiente.

Confiram abaixo um pouco mais sobre esta busca das empresas por materiais mais ecológicos:

Novas opções para a moda

Um dos materiais inovadores sustentáveis apresentados há pouco tempo são bem simples: folhas de bananeiras. A empresa Bananatex folhas de bananeiras nas Filipinas para fazer bolsas, camisetas e já fez parceria para uma linha de sapatos para a sueca H&M através da marca Good News, que esgotou em duas horas.

Durante a conferência Premiere Vision Paris, onde profissionais da indústria se reúnem para descobrir quais tecidos dominarão as próximas estações, Hannes Schoenegger, cofundador da empresa disse: “Você poderia comer o produto fina. Colhemos apenas as laterais das plantas, e elas já estão crescendo na floresta, então não são usados ​​produtos químicos, pesticidas ou até mesmo água”.

Collab entre a Good News e a H&M usando tecido da Bananatex. (Foto: Reprodução/Instagram @kwofie)
Collab entre a Good News e a H&M usando tecido da Bananatex. (Foto: Reprodução/Instagram @kwofie)

Falando sobre empresas em território nacional, a Nova Kaeru oferece couro feito das escamas descartadas do peixe gigante pirarucu e outro da planta tropical “orelha de elefante”.

Diferentes alternativas

Por mais que esses têxteis possam ser relativamente de nicho, existem algumas empresas que estão determinadas a trazê-los para o mainstream. Como é o caso da empresa espanhola Pyratex®, que oferece várias opções, desde a reciclagem de resíduos da produção de milho e cana-de-açúcar até a fabricação de fibras de algas islandesas, bambu chinês ou madeira austríaca.

“Não se trata de substituir o algodão por uma cultura alternativa. Trata-se de encontrar uma ampla variedade de substitutos para garantir que nada seja usado em excesso”, disse a porta-voz Pilar Tejada Lopez.

Uma planta que desperta um interesse particular em diversas pessoas, é a urtiga, que pode ser transformada em um tecido semelhante à seda e incrivelmente forte que pode ser usado em roupas do dia a dia e peças de luxo.

Pilar destaca o fato de que muitas dessas tecnologias não são novas. “Na verdade, as urtigas são usadas para roupas há séculos, mas nós as esquecemos”, disse ela. “Parte do nosso trabalho é reintroduzir essas ideias que foram perdidas.”

Tecidos Sustentáveis da Pyratex. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)
Tecidos Sustentáveis da Pyratex®. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)

Necessidade de atenção

Por mais que a descoberta de alternativas eco-friendly para tecidos seja animadora e muito importante, alguns experts alertam para a dependência excessiva de novos materiais na busca pela sustentabilidade das marcas. “Os materiais de substituição não servem pra nada se continuarmos a fabricar a mesma quantidade de roupas”, diz Victoire Satto, da The Good Goods, empresa de mídia especializada em moda responsável. “Eles podem até aumentar o problema se forem ampliados, incentivando mais desmatamento para dar lugar a novas plantas da moda”, completa ela.

É por isso que empresas como a Bananatex se recusam a ir além dos limites da agricultura natural. “Nosso projeto faz parte de um programa de reflorestamento, uma boa forma de revitalizar os solos e dar trabalho às famílias locais”, destaca Schoenegger. “Há um limite natural e não vamos além disso, porque seria prejudicial.”

A Pyratex® também dá muita ênfase à parceria com agricultores responsáveis ​​e evita as cadeias de suprimentos ultracomplexas que dificultam para as empresas de vestuário saber quem cultiva suas matérias-primas e em quais condições.

Vestido Phillip Lim feito com tecido Pyratex de algas marinhas e bambu.  (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)
Vestido Phillip Lim feito com tecido Pyratex de algas marinhas e bambu. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)

Já conheciam algumas desses tecidos inovadores e sustentáveis? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Best of Gucci no Black Month do Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • As bolsas Chanel que são imperdíveis no Black Month

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
  • 5 Bolsas Mini que são estilosas e elevam qualquer look

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • 3 Colares da Tiffany & Co para aproveitar no Etiqueta Única

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • As Bolsas Clássicas de Marcas de Luxo no Black Month!

    tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos foi quando Coco Chanel…
  • Dior irá lançar um livro para comemorar o Dior Lady Art Project

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 75 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino. Um de seus maiores símbolos é a bolsa Lady Dior, que é uma criação…
  • 3 Acessórios de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • As Bolsas da Valentino que valem o investimento

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • 4 Bolsas Crossbody Estilosas de Marcas de Luxo para Usar!

    A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
  • Peças de Marcas de Luxo Francesas que valem o investimento

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • 5 Bolsas da Prada que você encontra no Etiqueta Única

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja…
  • 3 Bolsas Pouco Convencionais da Hermès para Investir

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…