banner summer sale

Foto: Reprodução/Instagram @oprah
|

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Oprah Winfrey!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas editoras do Etiqueta Única por conta de sua notoriedade e história de sucesso.

Confiram abaixo a história da icônica apresentadora americana Oprah Winfrey:

O Começo de Tudo

Oprah Gail Winfrey nasceu no dia 29 de Janeiro de 1954 na cidade de Kosciusko, localizada no estado do Mississippi, Estados Unidos. Seu nome foi uma homenagem a Orpah, uma das pessoas do Livro de Rute (livro da terceira divisão da Bíblia hebraica). Porém, devido a problemas de soletração ou pronúncia, seu nome ficou como Oprah, mas seu pais resolveram deixá-lo com a escrita diferente.

Depois do nascimento, seu pai a registrou, apesar de não morar junto com a filha, e raramente a visitava. Sua mãe, já sozinha desde a gravidez, viajou para o norte dos EUA para trabalhar quando ela tinha poucos meses de vida. Oprah então passou os seis primeiros anos de vida longe da mãe, morando num sítio numa zona rural bastante pobre com a avó materna, Hattie Gail Mae.

Sua avó lhe ensinou a ler antes dos cinco anos e levava para a igreja, onde recebeu a alcunha “A Pregadora” pela habilidade de recitar versos da Bíblia. Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe muito se não soubesse cantar e recitar corretamente os versos bíblicos ou quando comportava-se mal.

Oprah Winfrey na infância. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)
Oprah Winfrey na infância. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)

O resto de sua infância e juventude foram marcadas por muita dificuldade financeira, abusos e negligências por parte de integrantes de sua família e outros acontecimentos traumáticos, como a perda de um filho horas depois de seu nascimento.

Universidade e Começo na Televisão

Após muita luta e dedicação aos estudos, Oprah ganhou uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee após ganhar um concurso de locução, onde estudou Comunicação Televisiva. Em seus dois primeiros anos na faculdade, trabalhou como locutora de notícias de plantão na rádio local WVOL. 

A escolha de Oprah pela mídia não surpreendeu sua família, em especial sua avó, que dizia que Oprah tinha o dom de falar em público. Oprah posteriormente reconheceu a influência da sua avó, dizendo que ela sempre a incentivou a falar em público “deu-me uma imagem positiva de mim mesma”.

Quando começou a trabalhar na mídia local, foi a mais jovem e única pessoa negra a ocupar o cargo de âncora em um jornal na cidade de Nashville, capital do estado. Em 1976, mudou-se para Baltimore, Maryland, após ser convidada para ser repórter e apresentadora de um jornal local. Lá, ela atuou ao lado de Richard Sher no programa de entrevistas People are Talking, que estreou no dia 14 de agosto de 1978. Também liderou o Dialing for Dollars.

Oprah com a escritora Tori Morrison no Oprah Show. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)
Oprah com a escritora Tori Morrison no Oprah Show. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)

Reconhecimento e Oprah Winfrey Show

Em 1983, mudou-se para Chicago, onde liderou o talk show matinal AM Chicago. Dentro de poucos meses, o programa se tornou o mais visto da região de Chicago, superando o concorrente The Phil Donahue Show. Devido ao enorme sucesso, a emissora cedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em Setembro de 1986.

Já tendo superado os concorrentes locais, Oprah duplicou sua audiência nacional, superando Donahue no ranking de talk show mais visto dos Estados Unidos. Seu sucesso foi tanto, que a renomeada revista Time publicou: “Poucas pessoas apostaram que Oprah Winfrey teria uma rápida ascensão na mídia televisiva. Em uma área de trabalho dominada por homens brancos e mulheres brancas, ela é uma negra de preferência majoritária… Ela não é concorrência para Paul Donahue…Trata-se do talk show como uma sessão terapêutica.”

Em meados de 1990, Oprah adotou um programa em formato de tabloide tratando sobre doenças cardíacas e assuntos religiosos e entrevistando pessoas de origem humilde. Em 10 de fevereiro de 1993, a apresentadora conseguiu uma rara e altamente esperada entrevista com Michael Jackson, que se tornou o segundo evento mais assistido da história da TV mundial em todos os tempos (e efetivamente, a maior audiência da carreira de Winfrey), com uma plateia recorde de 600 milhões de pessoas assistindo o programa de todas as partes do mundo, simultaneamente. O especial, intitulado “Michael Jackson talks… to Oprah”, foi ao ar, ao vivo, da mansão do cantor, Neverland Valley, localizado no Condado de Santa Barbara, na Califórnia.

Ao longo de 25 anos de existência do programa, Oprah se tornou uma das apresentadoras mais conhecidas do mundo, além de entrevistar diversas pessoas importantes, desde celebridades, até políticos e presidentes americanos.

Trabalho no Cinema

Além de seu programa na televisão, Oprah também atuou no cinema, sendo a primeira vez em 1985 no filme ‘A Cor Púrpura’ do diretor Steven Spielberg, ganhando uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

A apresentadora também atuou em diversos filmes como ‘Beloved’ em 1998, ‘O Mordomo da Casa Branca’, ‘Uma Dobra no Tempo’ e emprestou sua voz para a dublagem de personagens em ‘A Menina e o Porquinho’, ‘Bee Movie’ e ‘A Princesa e o Sapo’.

Oprah no filme "Uma Dobra no Tempo". (Foto: Reprodução/Instagram @wrinkleintime)
Oprah no filme “Uma Dobra no Tempo”. (Foto: Reprodução/Instagram @wrinkleintime)

Já conheciam a trajetória desta incrível apresentadora? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Jacquemus Inverno 2026: Marca francesa homenageia Paloma Picasso

    Mesmo quem não acompanha de perto o calendário das semanas de moda provavelmente já cruzou com alguma imagem da Jacquemus nas redes sociais: desfiles em cenários improváveis, silhuetas marcadas, acessórios que viralizam e uma estética imediatamente reconhecível. No inverno 2026, apresentado no último domingo (26/01) em Paris, Simon Porte Jacquemus voltou a provar por que…
  • Quem é a Embaixadora da Jacquemus? Marca Francesa Anuncia seu Primeiro Nome

    Toda grande marca de luxo tem um time de embaixadores. Mas você sabe quem é a embaixadora da Jacquemus? A marca francesa, embora muito mais jovem do que nomes parisienses como Dior, Louis Vuitton ou Chanel, conquistou uma base sólida de clientes e admiradores ao redor do mundo e anunciou recentemente a primeira “Embaixadora Jacquemus”….
  • Desfile Masculino da Hermès Inverno 2026/27: Despedida Histórica com Solados Laranja

    Final de semana agitado no mundo da moda! O desfile masculino da Hermès Inverno 2026/2027 em Paris, ainda ecoa entre fashionistas, clientes, admiradores e profissionais da indústria. Não apenas pela coleção em si, mas pelo que ela representou: o encerramento discreto, e profundamente chic, de um dos ciclos mais longos e consistentes da moda de…
  • 5 Bolsas Coloridas para investir na Summer Sale

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • 4 Oportunidades da Dior para não perder na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As bolsas clássicas da Gucci na Summer Sale

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • As peças imperdíveis da Summer Sale do EÚ

    Artigos de luxo são comumente conhecidos por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual e alta qualidade. Eles são considerados por muitos um investimento, já que muitas peças acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com…
  • Taylor Russell é a nova embaixadora da Dior!

    ma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As Bolsas Crossbody da Chanel que são clássicas e atemporais

    história da bolsas transversal é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. Nesta época, a mulher começou a ter um novo papel na sociedade, já que houve maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com isso, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade, algo…
  • O Desfile Masculino da Dior Inverno 2026 por Jonathan Anderson é o Assunto da Vez!

    Um dia após a apresentação, o desfile masculino da Dior assinado por Jonathan Anderson na Paris Fashion Week Inverno 2026 continua entre os assuntos mais comentados nas redes sociais e nos bastidores da indústria. Não se trata apenas de impacto visual ou de peças ousadas, mas de uma coleção que reabre discussões antigas, e ainda…
  • Dicas de Marcas e Roupas de Luxo para um Armário de Verão Elegante

    Quando o assunto é marcas e roupas de luxo específicas para o verão, o guarda-roupa pede uma combinação precisa entre frescor, refinamento e materiais nobres. Em uma estação marcada por altas temperaturas, menos camadas e mais exposição à luz natural, as peças ganham protagonismo absoluto. É justamente aí que entram as grandes maisons e nomes…