Podcast Balmain L'Atelier. (Foto: Reprodução/fashionnetwork.com).

Balmain lança o podcast L’Atelier!

A Balmain é uma das marcas de luxo mais descoladas do momento. Criada em 1945 por Pierre Balmain, a maison é conhecida atualmente principalmente por seus icônicos e clássicos blazers de alfaiataria, que possuem design impecável e grande trabalho artesanal.

No último dia 1 de Abril, a maison francesa anunciou seu novo projeto, o podcast L’Atelier, que foca no DNA e na incrível história da Balmain ao longo de seus 76 anos de existência.

Conheça mais sobre a história da Balmain e seu mais novo podcast, o L’Atelier:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Breve História da Balmain

A Balmain foi fundada por Pierre Balmain em 1945 na França.

Pierre teve contato com a moda desde cedo, seu pai era dono de um loja de vestidos, onde sua mãe e duas tias também trabalhavam. Quando criança, fazia vestidos para as bonecas de papel que criava enquanto passava tempo na loja. Após seu pai morrer de forma repentina quando tinha apenas 7 anos de idade, Pierre e sua mãe se viram sem dinheiro algum, pois seu pai escondeu o fato que o negócio estava falindo.

Aos 11 anos, ganhou uma bolsa de estudos para estudar em um colégio interno em Chambéry. Ao se formar no colégio, já sabia que gostaria de trabalhar com moda, mas, para agradar sua mãe, foi estudar arquitetura na École des Beaux-Arts em Paris, o que não durou muito tempo pois não era o que ele gostava. Então, começou a escrever para estilistas pedindo um trabalho de meio período e conseguiu um com o estilista Edward Molyneux.

Após ser chamado para o serviço militar e ser dispensado, Balmain teve sua primeira experiência como estilista ao trabalhar com Lucien Lelong. Foi trabalhando no ateliê que Pierre conheceu Christian Dior, que foi um grande amigo. Quando Pierre decidiu abrir sua marca, convidou Dior para abrirem em sociedade, algo que Dior considerou por um momento mas decidiu declinar.

Balmain então abriu sua marca em 1945 e teve seu primeiro desfile em outubro do mesmo ano. Sua coleção foi um grande sucesso, apesar de suas criações serem em cores escuras com cores sóbrias sendo predominantes. O estilista apresentou uma nova maneira de vestimenta para a mulher, um novo entendimento da forma e charme feminino.

A marca sempre soube o que seus consumidores gostavam e queriam e sempre lhes ofereciam exatamente isso. Sua marca registrada são suas peças com caimento perfeito, alta qualidade e design diferenciado.

Na década de 80 e no começo da de 90, a marca não tinha tanto prestígio como outras grandes marcas da alta costura como Chanel e Dior, mas voltou a seu auge no final dos anos 90 com um estilo mais sexy, agressivo e sensual em suas peças, principalmente em seus famosos blazers e em suas coleções ready-to-wear.

O L’Atelier

Seguindo os passos de outras marcas de luxo como a Versace (que lançou o Medusa Power Talks no final de Março), a Balmain é a nova maison a lançar o seu próprio podcast, que será centrado em importantes aspectos da história incrível e única da Balmain e de seu DNA.

Com 10 episódios, o L’Atelier Balmain irá incluir excursões à Saint-Jean-de-Maurienne (a pequena vila na França onde o fundador da maison, Pierre Balmain, nasceu) e ao número 44 da rue François Premier, o elegante e sofisticado endereço onde a marca homônima de alta costura nasceu logo após a Segunda Guerra Mundial.

Em sua primeira temporada, o L’Atelier narra a viagem da província até a capital Paris do primeiro e também do mais recente diretor criativo da marca, Olivier Rousteing, que é natural de Bordeaux. Contando a história de dois franceses que são ambiciosos e trabalhadores que conseguiram tornar seus sonhos em realidade.

Podcast Balmain L'Atelier. (Foto: Reprodução/fashionnetwork.com).
Podcast Balmain L’Atelier. (Foto: Reprodução/fashionnetwork.com).

Outro tema abordado no podcast será um encontro de Olivier com outros escritores e historiadores da moda, onde irão pesquisar e debater temas chaves, personalidades e momentos de design da empresa que possui 76 anos de existência. Seu segundo episódio é dedicado à investigar o legado da Balmain, uma marca francesa que é controlada pela família real do Qatar.

“Os códigos distintivos da maison e sua silhueta facilmente reconhecível não podem ser separados da sua história única de otimismo e atrevimento,” disse Rousteing em um comunicado da marca.

O podcast também conta com temas como a primeira coleção de Pierre Balmain para sua marca recém criada nos anos 40, além das musas, monarcas e modelos associadas à Balmain, bem como o funcionamento interno da maison na época de Pierre e na de Olivier Rousteing.

O L’Atelier Balmain já está disponível nas principais plataformas online como Apple Podcasts, Spotify, Youtube e também no site oficial da marca.

O que acharam deste novo projeto da Balmain de criar um podcast e abordar diferentes temas relacionados à sua história? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.