Estariam as bolsas se tornando acessórios neutros?
Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos tempos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais.
Historicamente, homens já usavam alguns modelos que eram feitos pensados para este público como pastas, bolsas de academias, mochilas e malas pequenas, sendo outros modelos considerados fora dos limites para eles.
Atualmente, estilistas de marcas voltadas para o público masculino vêm incentivando o uso de modelos de bolsas que são consideradas por muitos como femininos para homens, com pequenas modificações para se adaptarem aos consumidores, como os modelos de ombro, que agora possuem alças mais largas e grossas e que tenham um design mais “masculino”.
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Grandes marcas que são conhecidas por seus acessórios, estão apostando em tamanhos maiores de seus modelos clássicos para atraírem o novo público, como por exemplo, a Hermès como a Birkin 40 e Kelly 50, a Chanel com modelos oversized das tradicionais bolsas flap, a Dior com a Dior Book Tote e a clássica Saddle Bag, entre outras.
Mostrando que está comprometida a quebrar o paradigma de que bolsas são peças exclusivas femininas, a Dior reintroduziu a versão masculina da Saddle Bag, modificando sua alça para que ficasse com uma alça para ser usada transpassada que tivesse um toque mais masculino, fazendo com que o modelo clássico dos anos 2000 voltasse a ser o acessório must have do momento e se tornasse um grande sucesso entre o público alvo.
Cada vez mais, grandes marcas vêm incluindo bolsas em suas coleções masculinas, mostrando que o acessório tem a mesma funcionalidade para as mulheres: carregar pertences. E se engana quem pensa que os homens não tem diversos objetos para carregar consigo no dia a dia como as mulheres, como carteiras, chaves, celulares, eletrônicos, óculos, entre outros.
Um grande e importante fator para que este acessório comece a se popularizar ainda mais entre os homens, é vê-lo aparecer em coleções masculinas, mostrando que ele é apenas uma extensão do look e começarão usar diferentes modelos sem medo.
De fato existem bolsas “sem gênero” no mercado, mas que são meramente designs adaptados de mochilas, bolsas de academia ou pequenas malas de mão com diferentes opções de couro, cores e texturas que não se encaixam na estética do homem elegante moderno. Sendo a razão de diversos homens usarem atualmente versões de modelos de bolsas femininos de grandes marcas de luxo.
Como havíamos falado acima, modelos como a Birkin 40 e a Kelly 50 estão sendo grande populares entre o público masculino. Considerados tamanhos para serem usados em viagens, os fashionistas estão usando estes modelos oversized não apenas para viajar, mas também para ocasiões do dia a dia, combinando a conveniência do tamanho com o estilo.
Já na Chanel, apesar de seu modelo mais conhecido e de sucesso ser a Double Flap, é a Chanel Boy que vem tendo grande sucesso entre o público masculino! Assim como os modelos da coleção de bolsas oversized em parceria com o cantor Pharell em 2019. Mesmo tendo sido apenas uma coleção cápsula, muitos jornalistas e especialistas do mundo da moda se perguntam se esta foi uma tentativa discreta da maison francesa de lançar uma coleção masculina.
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Incentivados pelas marcas de luxo e por fashionistas, homens estão começando a usar agora bolsas nos ombros, segundando nas mãos, transpassadas e em baixo dos braços, assim como as mulheres usam. Agora, eles não possuem mais receio de comprar modelos “femininos” e usá-los como peças chaves de seus looks e a prática está se tornando muito comum na moda masculina, em looks street style a até mesmo no mundo do hip hop.
Estilistas estão abraçando a ideia das bolsas serem acessórios neutros e cada vez mais colocando-as em suas coleções masculinas e criando modelos que atendam os desejos de um público que cada vez mais cresce.
Além disso, as marcas estão percebendo que suas vendas podem dobrar se promoverem seus produtos para ambos os públicos. E com isso, o público feminino está começando a gostar também de comprar bolsas no departamento masculino, já que elas oferecem um design diferente dos modelos que estão acostumadas a ver e comprar.
Com isso, podemos ver que a bolsa pode ser sim um acessório neutro, que modelos considerados clássicos femininos podem ser adaptados para serem usados por ambos homens e mulheres e suas necessidades.